Boas


















































































Na edição anterior, anunciámos as comemorações do 70º aniversário do nosso querido jornal A Voz de Loulé. E Festa não tem faltado… No passado dia 2 de dezembro, muitos foram os que se associaram à nossa celebração na nossa redação, onde brindámos aos 70 anos do jornal, ouvimos e recordámos velhas e novas histórias, matámos saudades e confraternizámos …
diretora@avozdeloule.com CPJ nº 8050 A
Nesse mesmo dia, ao fim da tarde, a convite do Presidente da Junta de Freguesia de Boliqueime, Nelson Brasão, participámos na apresentação do livro “Um Homem não vive só” do escritor Abilio Catarina. A Diretora Municipal da Câmara de Loulé, Dália Paulo, realçou a importância dos jornais regionais na cultura algarvia. Nélson Brasão felicitou o jornal pela sua longevidade e imparcialidade e ambos desejaram uma longa vida ao jornal. Celebrando assim mais uma vez o 70º aniversário do nosso Jornal, com um magnífico Bolo oferta da Junta de Freguesia, confecionado pela Ana Borges da Joaninha Doce.
No domingo dia 4 de dezembro, a Junta de Freguesia de Salir, a convite do seu Presidente Francisco André e aproveitando a realização de mais um Mercadinho da Horta com a presença do Rancho Folclórico as Mondadeiras das Barrosas, cantámos os Parabéns à Voz de Loulé. Antes da inauguração do enorme Presépio, ouvimos as palavras do Presidente da Junta de Freguesia e da Vice-Presidente da Câmara Municipal Ana Machado que felicitaram e desejaram longa vida ao Jornal, também degustamos um saboroso bolo oferecido pela Junta de Freguesia, elaborado pela Salirense Rita Feijão.
No dia 10 de dezembro, a convite da Câmara Municipal de Loulé, participámos com a Junta de Freguesia de São Clemente, no Baile Social de Natal, no Salão de Festas em Loulé. A Vereadora Marilyn Zacarias e o Presidente da Junta de Freguesia, Carlos Filipe, felicitaram o Jornal pelo seu aniversário e, de seguida partiu-se o bolo gigante que assinala esta época festiva e natalícia, elaborado pela Loulé Doce.
FICHA TÉCNICA
DI RETORA
Nathalie Dias
S EDE Rua 1º de Dezembro nº 26 B · 8100-615 Loulé
Tel: 289 463 054
*Chamada para a rede fixa nacional E-mail: geral@avozdeloule.com
ADMINISTRAÇÃO
Nathalie Dias
TIRAGEM POR NÚMERO 6200 Exemplares
PRO
REDAÇÃO
Nathalie
PAGINAÇÃO Isaura Inácio
IM PRESSÃO
LUSOIBÉRIA
República,
D ISTRIBUIÇÃO Portugal, Europa, América do Norte, América do Sul, África, Austrália Quinzenalmente às quintas-feiras QuiosquesCTT, Iberomail
C O LABORADORES André Magrinho Ciência na Imprensa Regional Cristóvão Norte
DECO Domitília Gonçalvel
Francisco Bota Inez Indalécio Sousa Irina Martins Isidoro Cavaco
Joaquim Hilário Luís José Pinguinha Luís Pina Manuel da Silva Costa Maria das Dores Lopes Maria José Dias Natália Sousa
Neto Gomes Noelia Bota Alvarez Ofélia Bomba Ricardo Proença Gonçalves Teresa Lourenço
R EGISTADO
Depois de 2 Natais com muitas restrições, aproveitemos este ano para cumprir as promessas e os desejos feitos quando estávamos em pandemia e nem sequer podíamos partilhar momentos com família e amigos.
Há coisas mais importantes que a riqueza e os bens materiais, não se acanhem em perguntar ao próximo se está tudo bem ou se necessita de alguma coisa, nem todos tem as mesmas possibilidades e é tão simples ajudar o próximo.
Valorize mais o que tem do que aquilo que não possui.
NO MINISTÉRIO DA JUSTIÇA (Secretaria Geral sob o nº 119521) Depósito Legal nº 108766/97
CAPITAL SOCIAL: 5.000€
Sócios e Quotas Nathalie Dias Rodrigues (mais de 5% do capital social)
Os artigos publicados n’ A Voz de Loulé, quando assinados, são da exclusiva responsabilidade dos seus autores.
ERC N.º 119 521
A todos os nossos leitores, amigos, colegas jornalistas, aos que estão longe, àqueles que nos cumprimentam diariamente, aos que trabalham durante as festas, aos que zelam pela nossa saúde e segurança, aos que estão doentes, às nossas crianças, aos nossos idosos. A todos desejo umas Festas Felizes, que neste Natal o seu coração e a sua casa se encham de alegria, amor e paz. Que o Ano Novo traga prosperidade, saúde e muita felicidade para todos.
Após esta edição de natal, última do ano 2022, fazemos umas pequenas férias, para voltar às nossas funções habituais logo no dia 2 de janeiro de 2023.
Dezembro é o último mês do ano, o mês da esperança renovada, num mundo melhor. Mês em que para as comunidades cristãs se celebra o Natal, como tempo de esperança e luz. O mundo com as questões bélicas e das mudanças climáticas obriga-nos a mudar de hábitos, repensar a utilização de um bem tão precioso como a água e racionar a eletricidade. Todos somos precisos para que a “nossa casa comum” tenha futuro! O concelho de Loulé vai continuar a celebrar o Natal nas ruas iluminadas, mas com contenção, menos horas ligadas, menos dias e com iluminação LED. Uma forma de dar a magia que, especialmente, as crianças precisam e gostam, e ao mesmo tempo mitigar a questão energética. Os olhos das nossas crianças vão brilhar com a tradicional chegada do Pai Natal, a Loulé na “Aldeia do Natal” (17), a Quarteira na “Praça do Natal” (18) e a Almancil no “Jardim dos Sonhos” (18). O Natal no comercio local e com os nossos artesãos tem outra magia, por isso organizamos a Feira da Serra, no antigo armazém do Carnaval (junto ao Convento de Santo António) (10 e 11) e a campanha “Um Natal Especial” em parceria com a ACRAL, onde pode ganhar prémios. Entre as compras de Natal, visite a exposição de presépios no Palácio Gama Lobos.
O mês começa com a segunda edição de um Festival que veio para ficar, o Contrapeso, e que nesta edição tem uma programação internacional extraordinária, uma iniciativa da Mákina de Cena que tem como parceiro o Cineteatro Louletano (01 a 4). Recebemos um dos maiores músicos português, Carlos Bica, com um concerto imperdível “Playing with Beethoven” (17). E voltamos a receber a ACTA, companhia de Teatro do Algarve com “Pedras com Asas” (09). Loulé aposta fortemente na investigação histórica e este mês apresenta-se o Caderno do Arquivo Nº18 (17), com um tema tão atual “Artes de Educar: emergência e edificação do paradigma escolar moderno (meados do século XVIII – princípios do século XX)”, com coordenação de Jorge Ramos do Ó. No desporto, recebemos o “Portugal Football Summit” (01 e 08), o “Raid Serra Mar 2022” uma oportunidade de dar passeio de BTT do Ameixial até Quarteira (07) e a tradicional corrida de São Silvestre Quarteira 2022 (28). Uma palavra especial aos homens e mulheres dos bombeiros, proteção civil, saúde e forças de segurança que nestes dias mantém a comunidade segura. Que o espírito de Natal invada o Mundo e que possamos ter um 2023 com mais paz, segurança e alegria!
Vítor Aleixo, Presidente da Câmara Municipal de Loulé
Nesta quadra festiva, desejo a todas as famílias um Natal abençoado com saúde, paz, harmonia e amor, bem como um Feliz Ano de 2023.
O Município de São Brás e Alportel felicita também o Jornal “A Voz de Loulé” pelo seu 70º aniversário, um marco histórico para a comunicação social regional, motivo de orgulho para todos os cidadãos e para o Algarve no seu todo.
Sete décadas que são exemplo de resiliência, inovação e dedicação ao jornalismo, cuja liderança por Nathalie Dias é fortalecida com colaboradores das mais diversas áreas que dão voz ao Algarve e aos algarvios. O meu bem-haja a todas e a todos os que fazem parte deste grande projeto de elevação do jornalismo de proximidade e qualidade.
O Presidente da Câmara Municipal de São Brás de Alportel Vítor Guerreiro
Este ano o Município de Loulé voltou a associar-se às comemorações nacionais da Restauração da Independência de Portugal (1 de dezembro), com um programa de atividades que procurou trazer à memória de todos um momento marcante para a identidade nacional. Uma homenagem simbólica à Padroeira de Portugal e uma conferência sobre o papel do Algarve nesta luta pela independência marcaram a manhã.
andre.magrinho54@gmail.com
As celebrações arrancaram com o hastear da Bandeira Nacional, junto à Muralha do Castelo, onde a Banda Filarmónica Artistas de Minerva interpretou o Hino Nacional e o Hino da Restauração, numa alusão ao fim dos 60 anos de domínio espanhol. Foi no exterior da Ermida da Nossa Senhora da Conceição, espaço eclesiástico que marca esta ligação de Loulé à Restauração, que decorreram os discursos oficiais. D. João IV, aquando a consagração de Nossa Senhora como Padroeira de Portugal, mandou erigir esta Ermida, um dos ex-líbris patrimoniais do concelho.
A cerimónia encerrou com a deposição de flores junto à lápide que se encontra na fachada da Ermida e que se baseia numa previsão régia de D. João IV, datada de 25 de março de 1646, que corresponde ao momento em que Nossa Senhora da Conceição, a “Imaculada Conceição”, se torna Padroeira de Portugal.
O Arquivo Municipal juntou-se a estas comemorações com a realização da conferência “O Algarve na Guerra da Restauração (1640-1668)”, apresentada pelo historiador Pedro Pires.
Em exclusivo ao nosso jornal, Cláudia Gonçalves explica que existiam “alguns desentendimentos” entre membros da Direção.
Cláudia Gonçalves era até ao dia 28 novembro, Presidente da Associação Existir, mas, após dois anos de trabalho, renunciou ao cargo, alegando “alguns desentendimentos” entre membros da Direção. Em entrevista ao nosso jornal, a ex-Presidente explicou que a gestão da Associação estava a ser feita com algumas “falhas” e que existia “um membro desestabilizador” que motivou ainda mais a sua decisão de abandonar o projeto.
Sobre um possível regresso à Existir, Cláudia Gonçalves não descarta a hipótese de se voltar a candidatar, através da criação de uma nova lista, mas assume que para tal acontecer “tinham de sair os membros desestabilizadores da atual direção”.
A ex-Presidente deixou claro que continuará disponível para ajudar os funcionários e utentes da Associação Existir.
No passado dia 20 de outubro, foi acordado novo gasoduto Barcelona-Marselha (BarMar) e CelZa, i.e., Celorico da Beira-Zamora, protagonizado pelos Primeiros-ministros de Portugal e Espanha e o Presidente da República de França. Desenvolvimentos mais detalhados foram remetidos para a reunião de trabalho de 9 de dezembro em Alicante. A atentar nas declarações dos diversos intervenientes, incluindo a Presidente da Comissão Europeia, Ursula Von Der Leyen, o corredor de hidrogénio, denominado H2Med, será composto por dois grandes "pipelines" entre Celorico da Beira e Zamora e entre Barcelona e Marselha. Estima-se que venha a transportar 10% do consumo de hidrogénio verde da UE em 2030, isto é, cerca de 2 milhões de toneladas de hidrogénio verde entre Barcelona e Marselha e 750 mil toneladas entre Celorico da Beira e Zamora, anualmente. Para iniciar o processo, os três governos de Portugal, Espanha e França, propõem-se apresentar uma candidatura conjunta até 15 de dezembro, a fundos europeus, tais como o mecanismo Conectar Europa, que pode assegurar 50% do valor do projeto. As duas ligações internacionais serão essencialmente para transportar hidrogénio verde, no futuro, ainda que, num período de transição, transportem também gás, como havia sido inicialmente anunciado, aquando do acordo político. Assim, as ligações para o hidrogénio, produzido a partir de energias renováveis, juntam-se as já existentes de gás natural (que Portugal terá que readaptar para poder transportar hidrogénio) entre Portugal e Espanha e a outras elétricas. O hidrogénio verde, como frisou António Costa, "por razões naturais, a Península Ibérica é um dos melhores locais da Europa" para "desenvolver as energias renováveis", conseguindo “preços mais baixos que outros países na produção da energia”, designadamente na energia solar. É nesta perspetiva que o hidrogénio verde produzido na Península Ibérica é mais competitivo, além de que permite satisfazer as necessidades próprias da Península ibérica, garantindo igualmente capacidade exportadora para o resto da Europa, fazendo deste projeto um "Corredor de Energia Verde". E, como referiu Ursula von der Leyen "A Península Ibérica será um hub de hidrogénio na Europa", revelando que estão a ser negociadas parcerias com o Egito, Marrocos, e outros países do sul do Mediterrâneo. Este projeto é uma resposta aos imperativos da transição e de segurança energéticas, abrindo a Portugal a possibilidade de novas fontes de aprovisionamento, nomeadamente em África e no Mediterrâneo, até porque o corte, há cerca de um ano, do gás proveniente da Argélia, Portugal ficou numa posição de forte dependência da Nigéria, donde passou importar cerca de 50% do nosso consumo de gás anual.
A apresentação do livro aconteceu no Salão Nobre da Câmara Municipal de Tavira.
Neto Gomes, jornalista e escritor lançou, no passado dia 3 dezembro, um novo livro, que retrata a biografia de Fialho Anastácio.
indaleciosousa.adv@gmail.com
O Conselho de Ministros aprovou o Decreto-Lei que estabelece medidas de acompanhamento e mitigação do aumento da taxa de esforço em contratos de crédito para aquisição ou construção de habitação própria permanente.
O Decreto-Lei, que se aplicará desde a entrada em vigor e durante todo o ano e ainda em 2023, vem regular o processo de negociação entre bancos e clientes nos créditos de habitação própria e permanente, procurando aliviar o impacto da subida das taxas de juro no rendimento líquido das famílias.
1.1 Entre as soluções que podem ser usadas na renegociação estão o alargamento do prazo do crédito, a consolidação de créditos, a realização de um novo crédito ou a redução da taxa de juro durante um determinado período de tempo.
1.2 Além destas medidas, a partir da data de entrada em vigor do Decreto-Lei, não haverá o pagamento da penalização da comissão da amortização antecipada.
2.1 Os limites em causa estão relacionados com a taxa de esforço, que compara as prestações dos créditos (o empréstimo à habitação e outro) com o rendimento.
2.2 Quando a taxa de esforço está em 50% (metade do rendimento das famílias fica para pagar os seus créditos), os bancos já são hoje em dia obrigados a proceder à negociação para integrar os clientes no âmbito do Plano de Ação para o Risco de Incumprimento (PARI).
2.3 Com as alterações do Decreto-Lei as taxas de esforço foram reduzidas.
3.1 Os bancos vão ter 45 dias para avançar com os processos negociais.
3.2 Não haverá comissões a pagar pelo cliente para a negociação.
As medidas que vigoram até ao final de 2023 destinam-se apenas para habitação própria e permanente e até 300 mil euros de crédito concedido. São também aplicáveis apenas aos créditos com taxa variável, excluindo os créditos à taxa fixa.
Fialho Anastácio foi Presidente da Câmara Municipal de Tavira, Deputado e Governador Civil. Dividido em dois volumes, o livro “Prestar Contas” aborda no primeiro volume a jornada do engenheiro desde a sua infância até ao cargo de deputado, onde se incluem passagens que retratam um período de dificuldades económicas vividas pelas autarquias no final do século XX.
Já o segundo volume vai narrar toda a sua atividade enquanto governador civil (entre 1995 e 2002).
A obra trata ainda vários momentos que marcaram a região até à atualidade, tais como as infraestruturas construídas para a saúde, cultura, forças de segurança, educação e ambiente.
Este é o 19º livro de Neto Gomes.
A Presidente da Câmara Municipal de Tavira, Ana Paula Martins, abriu o programa de apresentação.
A iniciativa abrange os alunos do Agrupamento de Escolas Dra. Laura Ayres em Quarteira, o Agrupamento de Escolas de Almancil e a Escola Internacional Nobel School em Almancil, com os seus professores das áreas artísticas.
O desafio foi lançado na pessoa de Uschi Kuhn. O objetivo é sensibilizar através da arte para a proteção da biodiversidade da Ria Formosa, especificamente do cavalo marinho, cuja população diminuiu drasticamente nos últimos anos.
Os alunos desenvolveram vários trabalhos onde exploraram vários materiais, técnicas e suportes para elaborar as suas obras de arte. Pretende-se que esta atividade se torne o mais abrangente possível.
O Lions Clube de Vilamoura irá realizar uma Gala Solidária no dia 21 de dezembro, no Cineteatro Louletano.
Os fundos angariados servirão para a aquisição de uma carrinha adaptada para assistência a crianças com cancro e outras doenças incapacitantes, assim como a prestação de cuidados paliativos.
Artistas como César Matoso e Filipa Sousa, Alexandre Afonso, Isis Andrade e Margarida Costa, Ezequiel Tomás e Banda e Gabriela Santana estarão presentes. Também o Rancho Folclórico Infantil e Juvenil de Loulé vai atuar.
Os bilhetes encontram-se à venda no CineTeatro Louletano e online, na Bol.
Indalécio Sousa Advogado, Licenciado em Direito e Mestre em Ciências Jurídico-Forenses
“A Junta de Freguesia de São Sebastião deseja aos seus Fregueses, Familiares e Amigos umas Boas Festas e um Próspero Ano 2023”
Analídio da Ponte Presidente da Junta de Freguesia
Moldura em papel de jornal reciclado
A Câmara Municipal de Loulé apresentou, no passado dia 02 de dezembro, mais uma edição da Gala do Desporto.
Neste evento, os atletas do concelho e os respetivos clubes brilharam fora dos recintos desportivos. Este evento visa reconhecer os atletas e equipas que, ao longo dos anos civis de 2020, 2021 e 2022 (épocas 2019/2020, 2020/2021 e 2021/2022), se destacaram pelos seus resultados desportivos ao nível regional, nacional e internacional, levando o nome de Loulé por todo o país e além-fronteiras.
Dos «clássicos» Atletismo, Ginástica, Natação, aos sempre presentes Ciclismo, Râguebi e BTT, passando pelo Basebol, Padel ou Kitesurf, várias foram as modalidades que estiveram em foco nesta noite de festa – um verdadeiro «desfile de estrelas», como descreve o Município.
Foram 161 títulos nacionais, 38 internacionais, representando 34 clubes e 5 agrupamentos escolares, que foram distinguidos ao longo desta noite, com os atletas, técnicos e dirigentes a subirem ao palco para receberem uma medalha que assinala e perpetua esta distinção.
Além dos Campeões Nacionais – vencedores de campeonatos nacionais -, foram também consagrados na Gala os participantes medalhados (1º, 2º e 3º lugar) em competições internacionais, nomeadamente em Europeus e/ou Mundiais, ou que tiveram uma participação nos Jogos Olímpicos.
E nem o desporto escolar ficou de fora até porque, nos Nacionais que aconteceram em Loulé no passado mês de junho, também houve campeões louletanos. Aos Campeões Regionais foi atribuído um diploma de reconhecimento.
Um conjunto vasto e heterógeno – homens, mulheres, jovens, menos jovens - de «heróis dos tempos modernos, que com as suas proezas desportivas elevaram o nome de Loulé ao mais alto patamar, dentro e além-fronteiras», como destacou a vice-presidente Ana Machado na sessão de boas-vindas.
«Todos estes atletas esforçaram-se, foram exemplares na sua forma de estar e de perseverar, conseguiram um lugar no pódio de provas de diversas modalidades e provaram a todos que, em Loulé existe mesmo imenso talento», enalteceu.
Já o presidente da Câmara, Vítor Aleixo, que ao lado dos outros elementos do seu executivo entregou as medalhas aos distinguidos, sublinhou a importância do momento: «É o reconhecimento do mérito destes atletas, do seu esforço, da sua dedicação e da competição saudável, porque é nela que o desporto radica».
Por outro lado, o autarca enfatizou «a alegria e o orgulho» num trabalho coletivo que envolve «os atletas, as famílias e as autoridades públicas, nomeadamente a Câmara, que tanto investe para que Loulé seja reconhecido por esse país fora como um município que aposta na prática do desporto enquanto componente fundamental para a formação de bons cidadãos».
Em representação do Governo, Custódio Moreno, diretor do IPDJ, enfatizou igualmente a importância do desporto neste concelho: «Em Loulé respira-se desporto! Em Loulé há muitos anos que há uma estratégia para o desporto!», disse, recordando o facto de, em 2015, Loulé ter sido a primeira «Cidade Europeia do Desporto» na região. «O desporto é muito mais do que o primeiro lugar no pódio, é saúde, é inclusão, é igualdade de género, é desporto adaptado, e tudo isto acontece em Loulé», disse deixando ainda uma referência aos «grandes eventos» que acontecem neste território, da serra ao mar, como o Motocross da Cortelha ou Triatlo Internacional de Quarteira. É, pois, um conjunto de fatores que fazem de Loulé «um exemplo na Europa».
Fomentar o desporto para todos, estimular a produção de conhecimento, a qualificação e formação profissional, integrar harmoniosamente uma cultura de saúde e de exercício físico nos hábitos da comunidade constituem os principais objetivos do «Compromisso com o Desporto» assumido por Loulé, sobretudo desde 2015, ano em que ostentou o título de «Cidade Europeia do Desporto».
A dinâmica desportiva está presente nas cerca de 70 modalidades existentes em todo o concelho. São 4.392 os atletas federados e mais de 400 atletas não federados que diariamente se dedicam à prática desportiva, além do chamado desporto informal praticado por milhares de pessoas.
O apoio do Município tem sido fundamental para o associativismo desportivo, nas áreas da formação, realização de eventos, promoção do desporto inclusivo, entre outras áreas. Só este ano, através do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Desportivo e dos contratos-programa celebrados com os clubes foi alocado um valor de 1,3 milhões de euros.
Também no que concerne às infraestruturas desportivas, o investimento municipal tem sido determinante e avizinham-se algumas novidades já que, em sede de revisão do PDM, serão contemplados espaços para futuros equipamentos, como anunciou Vítor Aleixo.
«Há uma pressão crescente sobre os espaços desportivos que neste momento já não respondem às necessidades e há que ter a capacidade de planeamento para o futuro, de nos dotarmos de mais equipamentos desportivos. Fazem falta mais campos de futebol, de padel, entre outros. Tem que haver vontade coletiva, social e política para alargarmos o nosso parque de infraestruturas desportivas e é isso que iremos fazer», adiantou.
Padre Carlos Aquino effata_37@hotmail.com
“O coração do rei é como água corrente nas mãos do Senhor (…) Prepara-se o cavalo para o dia da batalha, mas o Senhor é quem dá a vitória” (Pr 21, 1.31). Celebrámos há dias a Restauração da Independência de Portugal ocorrida a 1 de dezembro de 1640. Um dia de memória e de identidade, convidando a redescobrir e a valorizar fundamentos e raízes, o sonho de um País que se desejou soberano.
Mas para a maior parte do nosso povo e muito significativamente para os nossos jovens, riqueza do nosso presente e promessa edificadora de futuro, felizmente a viver independente e não já refém do poder de antigas, novas ou tiranas soberanias, este acontecimento tão longínquo no tempo já pouco ou nada significa. A celebração deste dia não passou de uma evocação bacoca exprimida num apático cerimonioso a que se ausentaram, não recordando um Património do qual já se perdeu a memória e o interesse, com pouco significado para as suas vidas. Vive-se como já adquiridas a autonomia, a liberdade, a soberania. Não interessa saber os caminhos que nos fizeram aí chegar, os desafios acolhidos no percurso dos tempos ou o acontecer surpreendente da História.
Também isto é pobreza! E é pobreza não se valorizar e celebrar num País, que agora se orgulha de ser laico, ignorando que o mesmo não significa o não reconhecimento e exclusão da dimensão religiosa do ser humano ou o ofuscamento do tanto que o cristianismo afirmou na nossa identidade enquanto Nação, que tal acontecimento tenha sido interpretado pelo proclamado Rei D. João IV, depois de ouvidas as cortes reunidas em Lisboa a 25 de Março de 1646, como um ato de poderosa intercessão da Santa Mãe de Deus invocada como a Senhora da Conceição.
Por isso assentou tomar por padroeira de seus reinos e senhorios a Santíssima Virgem Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa, autenticando com selo régio a devoção plurissecular do povo da terra de Santa Maria.
A História do nosso País, quando vista aos olhos da fé, dificilmente se compreende sem o recurso à intervenção tutelar de uma jovem Mulher, Mãe, a Virgem Santa Maria. Portugal nasceu em Guimarães à sombra da Senhora da Oliveira, foi depois abençoado por Santa Maria de Braga. Cresceu conduzido por Santa Maria de Alcobaça e afirmou-se perante Castela mediante a proteção de Nossa Senhora da Vitória.
Expandiu-se pelo mundo rezando a Santa Maria do Restelo ou de Belém e restaurou a sua independência, protegido pelo manto da Senhora da Conceição de Vila Viçosa. Voltou a reencontrar-se em tempos de grande escuridão e prova invocando-a e acolhendo-a como a Senhora de Fátima. Agora, neste tempo, em que assistimos, envergonhadamente, a tanta violência contra as mulheres, à indiferença perante a força criativa, renovadora e sábia dos nossos jovens, dispensando-os da reconstrução do País, a uma orfandade ideologicamente imposta, que belo e que grande desafio seria o de restaurarmos a nossa independência já adquirida, contemplando e acolhendo, de novo, esta Mulher. Portugal será sempre povo de Santa Maria. Por isso, ainda hoje se eleva da terra, esse canto do povo crente e peregrino de Portugal: “Salve Nobre padroeira do teu povo protegido…ó glória da nossa terra, que tens salvado mil vezes. Enquanto houver portugueses, Tu serás o seu amor”!
Até ao dia 8 de janeiro, decorrem as candidaturas ao Programa de Apoio ao Associativismo Desportivo do Município de Loulé, para o ano civil de 2023.
Esta iniciativa define os tipos e formas de apoio a conceder pela Câmara de Loulé para a promoção e dinamização da prática da atividade física e do desporto, estabelecendo as regras e condições para a sua atribuição.
Destina-se a todos os agentes desportivos de Loulé que reúnam cumulativamente os seguintes requisitos: estejam legalmente constituídos; possuam sede social ou núcleo na área do município; estejam registadas no Portal Associativismo do Município de Loulé, e procedam à atualização regular da sua caraterização institucional; tenham a situação fiscal perante as Finanças e Segurança Social devidamente regularizadas; mantenham atividade no ano em que subsídios são processados, em cada um dos eixos/medidas a que se candidatam.
Em 2022, este Programa beneficiou 58 clubes, associações e federações, num investimento de mais de 1,3 milhões de euros.
Sob o mote “25 anos em Rede pela Saúde”, perto de três dezenas de municípios de todo o país marcaram presença em Loulé, no passado dia 30 de novembro, para participar na Assembleia Intermunicipal da Rede Portuguesa de Municípios Saudáveis.
Numa sessão híbrida, em que alguns dos representantes estiveram presencialmente no Auditório do Solar da Música Nova e outros acompanharam online, debateram-se tanto questões mais técnicas e financeiras como assuntos de interesse geral dos membros. Em relação aos pontos da ordem do dia daquela que foi a última reunião do ano, além da primeira proposta de revisão orçamental de 2022, também o Plano de Atividades para 2023 esteve em destaque.
A sessão foi conduzida pelo presidente da rede, Paulo Silva, autarca do Seixal, e pelo presidente da Assembleia Intermunicipal de Viana do Castelo, Ricardo Rego, vice-presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo. Na mesa esteve também a anfitriã, Ana Machado, vice-presidente da Câmara Municipal de Loulé.
Entidades/Empresas com linhas telefónicas têm de colocar informação atualizada relativa ao preço das chamadas Coimas podem atingir os 3 mil euros.
De acordo com o Decreto-Lei nº. 59/2021, de 14 de julho, qualquer entidade (empresas, associações, etc) que disponibilize linhas telefónicas para contacto do consumidor deve divulgar, de forma clara e visível, nas suas comunicações comerciais, na página principal do seu sítio na Internet, nas faturas, nas comunicações escritas com o consumidor e nos contratos com este celebrados, quando os mesmos assumam a forma escrita, o número ou números telefónicos disponibilizados, aos quais deve ser associada, de forma igualmente clara e visível, informação atualizada relativa ao preço das chamadas.
A informação relativa aos números e ao preço das chamadas deve ser disponibilizada começando pelas linhas gratuitas e pelas linhas geográficas ou móveis, apresentando de seguida, se for o caso, em ordem crescente de preço, o número e o preço das chamadas para as restantes linhas.
Quando não seja possível apresentar um preço único para a chamada, pelo facto de o mesmo ser variável em função da rede de origem e da rede de destino, deve, em alternativa, ser prestada a seguinte informação, consoante o caso: «Chamada para a rede fixa nacional»; «Chamada para rede móvel nacional».
A ASAE já começou a aplicar coimas a quem não cumpre estas regras e as penalizações podem atingir os 3 mil euros.
União de Freguesias de Querença, Tôr e Benafim
Margarida Correia Presidente da UF
Desejamos a toda a população um Bom Natal e um Próspero Ano de 2023 melhor para todos.
Moldura em papel de jornal reciclado
2023 no Concelho de Loulé
Estou numa situação difícil, eu e o meu marido temos algumas dívidas, por créditos que não conseguimos pagar atualmente, mas quero acreditar que recuperaremos, falaram-me num mecanismo chamado PEAP, mas não sei bem em que consiste e se devemos de recorrer a ele. Pode ajudar-me?
Isilda P.O processo especial para acordo de pagamento (PEAP) é um processo dirigido a pessoas singulares (e a pessoas coletivas sem finalidades lucrativas), que se encontram em situação económica difícil ou em situação de insolvência meramente iminente, e que se destina a promover negociações com os respetivos credores de modo a assinar com estes um acordo de pagamento, que preveja uma reestruturação do passivo do(s) devedor(es), evitando-se assim a sua insolvência.
O PEAP é um processo judicial, o que significa que corre os seus termos em Tribunal. Por conseguinte, os Advogados, devidamente mandatados pelos seus clientes, são os únicos profissionais habilitados para dar início a estes processos. O PEAP inicia-se com a apresentação de um requerimento ao Tribunal, assinado pelo devedor e por, pelo menos, um dos seus credores para encetar negociações com todos os credores com vista à aprovação de um acordo de pagamento.
O acordo de pagamento contemplará uma proposta de reestruturação do passivo dos devedores, podendo nomeadamente prever: uma redução das prestações mensais, um alargamento dos prazos de pagamento (moratórias), uma redução de juros, e ainda, eventualmente, um perdão de parte do capital das dívidas.
Para além de prever um programa calendarizado de pagamentos, o acordo deve descrever as modificações que dele decorrem para a esfera jurídica dos credores, deve descrever as medidas adequadas à sua implementação e integrar todos os elementos importantes para a sua aprovação pelos credores e homologação pelo Juiz. O acordo deverá ser aprovado através de votação favorável dos credores, devendo ter a aprovação de pelo menos 2/3 dos credores.
Após a apresentação do requerimento inicial do processo especial para acordo de pagamento (PEAP) por parte do devedor e de, pelo menos, um dos seus credores o Juiz deve nomear um Administrador judicial provisório. Esta decisão do Juiz tem, em especial, os seguintes efeitos:
Suspensão de todas as penhoras e diligências executivas que corram contra o devedor; por outro lado, deixa de poder ser possível aos credores intentar novas ações para cobrança coerciva de dívidas (declarativas e executivas); E os prestadores de serviços essenciais tais como eletricidade, gás natural, água, telecomunicações, ficam impossibilitados de suspender o respetivo fornecimento por não pagamento, durante todo o tempo em que decorrerem as negociações.
O acordo de pagamento pode incluir e produzir efeitos em relação aos créditos tributários e da Segurança Social, concretamente através do pagamento da dívida em prestações mensais.
Por outro lado, pode igualmente ser invocada a prescrição das dívidas correspondentes, a qual pode ser decretada diretamente pelo juiz do tribunal do comércio onde corre o processo especial para acordo de pagamento (PEAP).
As negociações para a aprovação do acordo no âmbito do processo especial para acordo de pagamento (PEAP) têm de estar concluídas no prazo de 2 meses; esse prazo pode ser prorrogado por uma só vez e por 1 mês.
Cara Isilda, espero ter ajudado a clarificar as suas dúvidas, e neste caso recomendo vivamente que procure um advogado este poderá assegurar que os seus direitos são respeitados e salvaguardados ao longo de todo o processo, assim como aconselhar o seu agregado qual a melhor decisão a tomar perante os credores.
E não se esqueça a Justiça não se faz sem Advogados!
As respostas dadas nesta rubrica são prestadas de forma geral e abstrata, tratando-se de informações meramente informativas, pelo que não constitui nem dispensa a assistência profissional qualificada, não podendo servir de base para qualquer tomada de decisão sem a referida assistência profissional qualificada e dirigida ao caso concreto.
Envie as suas perguntas para geral@avozdeloule.com, para análise e resposta da Advogada.
Natal, uma das épocas mais festejadas e desejadas por muitos, mas também de mágoa e tristeza por outros tantos. Há quem adore o Natal quer seja pelas iluminações e decorações, por todo o ambiente visual que se vive, mas também pela partilha e troca, não só de presentes (que não deve ser o foco ou a razão primordial), mas de carinho, de alegria, da união da família e amigos. No entanto é fundamental que este espírito não seja vivido só nesta época, mas sim que seja uma constante. Para alguns sim é de tristeza, não só porque estão sós e podem não ter ninguém com quem partilhar ou receber um abraço, uma refeição quente, mas pela perda daqueles que partiram e que ficou a saudade. Vivam cada momento, criem o hábito de valorizar cada segundo da vida.
Já pensaram que podemos ser o “remédio” para muitos!? Nossa “simples” presença pode ajudar de uma forma imensa outros seres, temos a capacidade de ser não só o remédio, mas sim a Cura. Através de um abraço, de uma palavra que pode ser de carinho, mas também um “abre olhos”, de um despertar necessário que desbloqueia aqueles que mais amamos. Sorriam, Alegrem a vida de outras pessoas, sejam Alma.
Que o espírito de Natal não esteja presente apenas nestes dias do mês de dezembro, mas sim o máximo possível.
Para qualquer questão ou tema que queiram ver aqui esclarecidos, podem enviar para o email: m2equilibrioeconsciencia@gmail.com. Algumas poderão ser respondidas aqui outras só mesmo em consulta.
Caminha sem medo e encontrarás o teu interior - Fernando Martins
No passado dia 2 de dezembro, a Inframoura recebeu a visita do Secretário de Estado da Digitalização e da Modernização Administrativa, Mário Campolargo.
Esta visita contou ainda com o Presidente da Câmara Municipal de Loulé, Vítor Aleixo, e Telmo Pinto, Presidente da Junta de Freguesia de Quarteira.
A sua visita serviu para tomar conhecimento das iniciativas promovidas pela autarquia, no âmbito das tecnologias associadas à gestão da água e resíduos sólidos urbanos e do desenvolvimento urbano sustentável, referente, concretamente, à energia e à mobilidade em Vilamoura.
O Secretário de Estado da Digitalização e da Modernização Administrativa começou por referir que «fiquei satisfeito com a Inframoura, pela forma como trabalha na gestão da água e das luminárias, no sentido do seu controlo, assim como outras ações que me parecem particularmente importantes». Mário Campolargo falou da importância das cidades inteligentes, entre outros temas a esse interligados.
A visita prosseguiu com uma apresentação, que explorava o conceito de smart cities, a transformação digital sustentável, entre outros.
Por: Filipe VilhenaAs chuvas e aguaceiros fortes, por vezes acompanhados de rajadas, colocaram o distrito de Faro em alerta vermelho nos últimos dias.
A madrugada do dia 04 de dezembro e o dia seguinte, até pelas 15h00, foram períodos críticos, onde vários locais inundaram por todo o Algarve. No concelho de Loulé, Quarteira foi das cidades mais atingidas. A Rua Vasco da Gama foi uma das mais afetadas e a força da chuva chegou mesmo a abater parte da estrada. Entre outras, a chuva alagou também a Avenida Carlos Mota Pinto, junto da rotunda do Polvo. Lojas, garagens, habitações e ruas foram completamente inundadas e muitos carros ficaram parcialmente submersos em vários pontos do Algarve. Os prejuízos são avultados em muitos casos, com a perda de equipamentos.
A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) emitiu, no passado dia 07, um aviso à população para os dias 07 e 08 devido à previsão de chuva, vento forte e agitação marítima no centro e sul. A trovoada fez-se também sentir no Algarve, em dias onde foram registadas mais inundações, embora com menos severidade em relação ao dia 04.
Nos dias seguintes, a chuva “abrandou”, assim como o registo de ocorrências relacionadas com o mau tempo. No dia 12, à data de fecho deste jornal, o Algarve encontrava-se com aviso amarelo.
Por: Filipe VilhenaÁrvore de Natal com 100 peças em crochet em Quarteira
Maria Renée Morales Lam traz arte ao Convento do Espírito Santo
Inaugura sábado, 17 de dezembro, pelas 18h00, na Galeria de Arte do Convento do Espírito Santo, em Loulé, a exposição “Future Past”, de Maria Renée Morales Lam, com curadoria de João Moniz.
Esta exposição decorre até 28 janeiro e tem o seguinte horário: de terça-feira a sábado, das 10h00 às 13h30 e das 14h30 às 18h00.
As alunas do módulo de Artes Tradicionais, das Professoras Solange Guerreiro e Conceição Bernardo, da Academia do Saber, em Quarteira, decoraram uma árvore de Natal com 100 peças de crochet.
O trabalho demonstra a criatividade das alunas, em peças diferenciadas e exclusivas.
“A Voz de Loulé” Edição 1998 Loulé 2022-12-15
Na qualidade de proprietário, Mark Andrew Jonathan Bowden NIF 218.012.837, vem comunicar, por este meio aos Preferentes Legais a sua intenção de proceder à venda dos Prédios Rústicos e Urbanos, infra identificados, expondo-se nas condições que ora se apresentam:
1. Prédio Urbano sito na freguesia de Boliqueime, concelho de Loulé, registado na Conservatória do Registo Predial de Loulé sob o nº4156 e matriz 689 pelo valor de €85.000,00
2. Prédio Urbano sito na freguesia de Boliqueime, concelho de Loulé, registado na Conservatória do Registo Predial de Loulé sob o nº4155 e matriz 690 pelo valor de €50.000,00
3. Prédio Urbano sito na freguesia de Boliqueime, concelho de Loulé, registado na Conservatória do Registo Predial de Loulé sob o nº4232 e matriz 691 pelo valor de €50.000,00
4. Prédio Rústico sito na freguesia de Boliqueime, concelho de Loulé, registado na Conservatória do Registo Predial de Loulé sob o nº6210 e matriz 5052 pelo valor de €5.000,00
5. Prédio Rústico sito na freguesia de Boliqueime, concelho de Loulé, registado na Conservatória do Registo Predial de Loulé sob o nº2693 e matriz 5053 pelo valor de €5.000,00
6. Compradores - Gert Jan Antonie Wijkhuizen e Ewout Hendrik Wijkhuizen
7.Preço Global: €195,000
8. Data da escritura: 25 janeiro 2023
9. A preferência apenas poderá ser exercida relativamente aos cinco prédios no conjunto, na medida em que constitui condicionante do negócio para ambas as partes que apenas têm interesse na concretização do negócio na sua globalidade, englobando os três prédios, os quais, atento o projeto imobiliário previsto para os mesmos, assumem natureza de unidade económica e imobiliária unitária
O Prazo para o exercício da preferência, é de 8 (oito) dias ocorridos contados da publicação do presente aviso, nos termos do disposto no nº2 do artigo 416º, devendo dizer se pretendem exercer o seu direito de preferência, por via de comunicação sob carta registada com aviso de receção para a seguinte morada: Rú-brica Amiga Lda. Largo João XXIII, nº2 8100-664 Loulé
A publicação deste direito de preferência é da inteira responsabilidade do anunciante.
“Finitamente Infinito” de David Santos apresentado no Polo da Biblioteca Municipal em Quarteira
A Inês é uma das crianças que o Agrupamento de Escolas de Almancil ajuda com as tampinhas para pagar as terapias imprescindíveis.
Neste momento, a Inês e a família estão a passar por muitas dificuldades. A mãe da Inês, Élia Lourenço, está sozinha a cuidar da filha e de um irmão que também é dependente. Com um ordenado baixo e uma renda para pagar, os subsídios não chegam para garantir o que é necessário para esta família.
A Inês precisa diariamente de toalhitas e fraldas específicas que são caras.
Toda a ajuda é essencial e pode contribuir com o seu donativo para o MB Way de Élia Lourenço: 916 081 141. O NIB é o: 0033 0000 45456192769 05.
Várias associações e empresas já se juntaram a esta causa, como a Óptica Mar Quarteira/Loulé e a AMDC Associação.
Por: Agrupamento de Escolas de Almancil
No passado dia 07 de dezembro, inserido na iniciativa “Livros Abertos”, foi apresentado pelo Pe. Carlos de Aquino o livro de David Santos, “Finitamente Infinito”.
A Associação Os Barões realiza no próximo dia 18 de dezembro, a partir das 15h00, a festa de Natal dedicada às crianças.
Será uma tarde divertida com a contadora de histórias Adelaide Fonseca e animação com a família Natal do grupo Ao Luar Teatro e com o grupo de percussão de "rufos". No final haverá um pequeno lanche e a visita do Pai Natal.
No passado dia 12 de dezembro, nas suas instalações localizadas na Avenida 25 de Abril, em Loulé, a Seguros de Portugal de João Paulo Mendes & Noélia Mendes, Lda. comemorou o seu 35º aniversário.
Ao nosso jornal, João Paulo Mendes explicou que começou a sua atividade neste ramo em 1987 em Salir. Abriu o primeiro escritório em loulé no ano de 1995 mantendo sempre a atividade nesta cidade e mais recentemente, em 2014 com a expansão da empresa mudou-se para as atuais instalações.
No evento comemorativo, estiveram muitas dezenas de clientes e amigos de João Paulo Mendes e Noélia Mendes.
João Paulo Mendes & Noélia Mendes Med. Seguros Lda. comemora o 35º aniversárioPub.
Todos os anos o Presépio ganha novas figuras.
Atualmente o Presépio conta com mais de mil peças e leva cerca de 2 meses na montagem.
Aura Bartolomeu tem ainda outro projeto, que é a “Vila de Papel”. Trata-se de um presépio que está em expansão ano após ano, totalmente feito com papel.
Aura Bartolomeu regozija-se do seu trabalho já se ter perpetuado por três gerações.
A iniciativa “Alte Encantado” está de regresso e promete animar ainda mais a quadra natalícia. No dia 16 de dezembro, pelas 10h30, na Casa de Povo de Alte vai ser apresentada a peça de teatro “O Festival de Artes”, dos alunos do 3º. Ano do curso de Técnico de Ação Educativa da Escola Profissional Cândido Guerreiro.
Já pelas 11h00, no centro da aldeia de Alte, chega o Pai Natal e com ele animação de rua e o início do Mercadinho, com artesanato e produtos locais. Os mais novos podem fazer pedidos e tirar fotografias com o Pai Natal.
Às 14h00, o “homem de barba branca” dirige-se ao Lar e aos Estabelecimentos da Aldeia.
No dia 17 de dezembro, às 14h00, decorre a Inauguração do “X Roteiro dos Presépios” com visita por Alte e pela Freguesia. Os Presépios podem ser visitados de 17 de dezembro a 8 de janeiro. O mapa está disponível no Polo Museológico de Alte e na página da Junta de Freguesia.
Boas Festas e um Próspero Ano 2023
Filipe Presidente da Junta de Freguesia
Desejamos a toda a população um Bom Ano onde a alegria, a esperança e a saúde estejam presentesAura Bartolomeu, de 76 anos, residente na Goncinha, todos os anos desde 1971, ou seja, há 51 anos, desde o nascimento do filho, vem realizando um Presépio que expõe na sua casa como forma de juntar família e amigos. Bartolomeu
Em exclusivo ao nosso jornal, explica os seus principais objetivos e faz um balanço da equipa e das provas que se avizinham.
O Presidente do Louletano Desportos Clube, Tony do Adro, descreve Américo Silva como “o melhor treinador a nível nacional. Não hesitei em fazer o convite, sei que trabalha muito bem. A equipa está motivada e o objetivo é que se tenha uma boa estrutura. “Queremos fazer uma equipa forte e que sejamos uma família. Há qualidade e os resultados vão aparecer”, acrescenta ainda o responsável.
e em Espanha”.
Com tantas provas, é preciso uma equipa reforçada e é precisamente isso que já se começa a preparar. No passado dia 07 de dezembro, o Presidente do Louletano Desportos Clube, o dirigente-desportivo e a equipa visitaram o MOOV Fitness Center, em Loulé, para um treino descontraído, sendo que em seguida foram ao Aquashow para uma tarde no Parque Indoor. Em paralelo a estas atividades, têm sido feitos outros eventos que envolvam os atletas.
Com uma carreira de sucesso, Américo Silva é a grande aposta do Aviludo-Louletano-Loulé Concelho para 2023, onde assumirá a função de diretor-desportivo. Anteriormente, Jorge Piedade ocupava o lugar, mas decidiu fazer uma pausa na sua carreira.
Aos 58 anos, Américo Silva foi ciclista amador entre os anos de 1975 a 1984 e ciclista profissional entre os anos de 1985 e 1996. Durante a sua carreira, foi ainda diretor-desportivo entre 2001-2009 e 2015-2019. O profissional participou na “Vuelta a Espanha”, “Giro de Itália”, “Volta a Portugal”, “Campeonatos do Mundo”, “Campeonatos da Europa” e “Jogos Olímpicos”. Entre as várias distinções, foi treinador medalhado do Olímpico em Atenas, em 2004, recebeu um diploma de mérito da Federação Portuguesa de Ciclismo e uma medalha de mérito pela Junta de Freguesia de Alcabideche.
Após alguns anos de pausa, Américo Silva foi convidado para liderar a equipa do Aviludo-Louletano-Loulé Concelho. Em declarações exclusivas ao nosso jornal, Américo Silva começa por dizer que um dos seus objetivos principais é “fazer crescer a equipa a curto/médio prazo”. O novo diretor-desportivo revela que “vamos ter uma época recheada de competições e o que eu pretendo desta equipa é que sejamos uma equipa muito competitiva e que nos possamos tornar numa equipa líder do pelotão nacional, sempre com uma mentalidade de vencedor”. Sobre a “Volta a Portugal”, evento que se vai realizar em 2023, Américo Silva frisa que “sabemos que a ‘Volta a Portugal’ é uma competição bastante importante e queremos colocar um ciclista dentro dos 10 primeiros da geral, que é aquilo que está ao nosso alcance neste momento. Temos de colocar objetivos que sabemos que vamos atingir”.
A equipa do Aviludo-Louletano-Loulé Concelho terá um calendário recheado de provas desportivas, conforme explica ao nosso jornal o dirigente-desportivo. “Em termos de provas, começamos com a ‘Figueira Champions Classic’ (será o primeiro ano em que será realizada), depois temos a ‘Volta ao Algarve’, assim como o ‘Grande Prémio Internacional Beiras e Serra da Estrela’, o ‘Grande Prêmio Torres Vedras- Troféu Joaquim Agostinho’, o ‘Grande Prémio Abimota’, ‘Grande Prémio Jornal de Notícias’ e do ‘Grande Prémio O Jogo’. Temos muitas competições e iremos, possivelmente, correr no Brasil
Em termos de destaques, Américo Silva realça “o ciclista Tomás Contte, que já nos deu indicações de ser um ciclista que pode vencer muitas etapas ao sprint e daí termos reforçado a equipa nesse sentido. Temos ainda o Vicente García de Mateos, que num passado recente já discutiu a ‘Volta a Portugal’.
A Câmara Municipal de Loulé continua a ser um dos grandes patrocinadores da equipa do Aviludo-Louletano-Loulé Concelho e Tony do Adro agradece o apoio prestado.
Boas práticas para a sustentabilidade foram premiadas durante evento e Loulé recebeu 2 galardões.
Ana Abrunhosa, Ministra da Coesão Territorial, marcou presença na Conferência ODSLocal’22 que decorreu no passado dia 30 de novembro, no Wyndham Grand Hotel, na Quinta do Lago, e foi uma das vozes de alerta neste fórum para a emergência em dar resposta aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) traçados na Agenda 2030 da ONU.
“Aquilo que parecia algo que era distante e que nos foi colocado como um desafio pelas Nações Unidas em 2015, sentimos agora como uma emergência. Hoje já não é uma opção, é um caminho que temos que fazer”, disse esta responsável em relação ao cumprimento das metas propostas em áreas como erradicação da pobreza, melhoria da qualidade da saúde, combate às alterações climáticas, igualdade de género, defesa da biodiversidade, redução das desigualdades ou produção e consumos sustentáveis.
O último relatório da ONU que avaliou o desempenho de 193 países no desenvolvimento sustentável coloca Portugal nos 30 países mais sustentáveis do mundo, ocupando o 20º lugar no ranking, com uma subida de 6 posições face a 2019.
Durante esta que foi a terceira conferência do projeto, Filipe Duarte Santos, presidente do Conselho Nacional de Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, fez um balanço “bastante positivo” do trabalho realizado até agora.
Neste momento são 88 municípios que fazem parte da rede, “uma adesão satisfatória” para Filipe Duarte Santos. Mas o Presidente da República, numa mensagem enviada a esta sessão, elevou a fasquia para o próximo ano. “No ano passado eu lancei-vos o desafio de continuarem a crescer e cresceram, de darem visibilidade e deram, de estimularem a prática de iniciativas a nível local e estimularam. Apesar de um ano muito difícil, da vossa parte houve cumprimento e superação. Este ano o meu desafio é mais ambicioso, irem mais longe: 120 municípios e duplicar os projetos”, apelou Marcelo Rebelo de Sousa
João Ferrão, coordenador do ODSlocal, salientou duas matérias em que é fundamental o papel
das autarquias a sociedade civil para atingir as metas traçadas: cidades e comunidades sustentáveis (ODS 11) e ação climática (ODS 13).
O anfitrião da conferência, o autarca Vítor Aleixo, falou da “força pedagógica” deste momento para mobilização dos atores políticos de primeira linha para a importância da Agenda 2030 das Nações Unidas.
E não foi por acaso a escolha de Loulé para receber o primeiro encontro ODSlocal fora da capital. “Loulé tem uma posição de liderança, ao lado de outros municípios portugueses, na gestão destes dossiers. Lançaram-nos o desafio e nós acolhemos com todo o gosto. Partilhámos experiência pois acreditamos que é ao nível local, municipal, onde as decisões têm mais capacidade de transformar o nosso mundo”, disse.
Esta sessão teve importantes momentos de debate de ideias e contou com a participação de peritos convidados que partilharam um pouco da sua experiência. Lorenz Gross, economista e analista
da OCDE, fez uma abordagem à implementação dos ODS na revisão das políticas locais; Helena Roseta, coordenadora nacional do Programa Bairros Saudáveis, falou sobre este programa público, de natureza participativa, para a melhoria das condições de saúde, bem-estar e qualidade de vida em territórios vulneráveis. Um projeto que, assegurou Ana Abrunhosa, “irá continuar”.
Entrega de Prémios ODSlocal distinguem Loulé com dois galardões
A sessão culminou com a entrega de Prémios ODSlocal que distinguiram as boas práticas dos municípios e sociedade civil, nas variadas dimensões da sustentabilidade que os ODS abordam. Loulé foi distinguido com dois desses galardões: Menção Honrosa nos “Prémios Boas Práticas” para o projeto da Comunidade Energética Escolar de Loulé/Escola de Salir e “Municípios com Melhores conjuntos de Boas Práticas”, ao lado de Oeiras e Torres Vedras.
O Dia Internacional do Voluntariado assinalou-se no passado dia 5 de dezembro, na sede da Associação de Saúde Mental do Algarve, em Loulé, com uma homenagem aos homens e mulheres que integraram o Banco Local de Voluntariado durante o ano de 2022.
Esta atividade reuniu mais de 100 voluntários, coordenadores de voluntariado e entidades promotoras de voluntariado do concelho, representando um importantíssimo momento de partilha e de reconhecimento pelo impacto do voluntariado no desenvolvimento sustentável do território.
Esta foi mais uma iniciativa de agradecimento a quem exerce esta nobre função social, no compromisso e esperança de um concelho mais solidário.
O Dia Internacional do Voluntariado foi implementado pela Assembleia Geral da ONU, a 17 de dezembro de 1985, com o objetivo de enaltecer o esforço dos voluntários, salientando os valores de entreajuda e sentido de comunidade, bem como promover a participação em programas de voluntariado. Por outro lado, este dia destaca também o seu contributo para cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
No dia 18 de dezembro, no Adro da Igreja Paroquial de Boliqueime, vai realizar-se o Mercadinho de Natal.
A partir das 10h00, poderá visitar este espaço, que terá comércio local, comida e bebida.
O Município de Loulé celebrou o Dia Internacional das Cidades Educadoras (30 de novembro), este ano alusivo ao tema “Cidade de Paz e das Oportunidades”, com uma iniciativa intergeracional.
A Praça da República, em frente aos Paços do Concelho, foi o local escolhido para a construção de um cordão humano com a palavra PAZ, numa ação que contou com a participação, colaboração e envolvimento de cerca de 400 representantes da rede de parceiros, para além dos vários elementos da comunidade geral que quiseram juntar-se à mesma.
Os parceiros presentes na construção da palavra e moldura foram: Escola Secundária de Loulé (50 participantes), Escola Profissional de Alte (12 participantes), Centro de Animação de Alte (30 participantes), Fundação António Aleixo com o grupo sénior (30 participantes), Universidade Sénior (20 participantes), Agrupamento de Escolas Padre João Coelho Cabanita com a participação de todas as crianças de 1º ciclo da escola EB1nº 4 (180 participantes), Agrupamento de Escolas Engº Duarte Pacheco com a participação dos alunos do pré-escolar da EB1/JI Hortas de Santo António (70 participantes).
Refira-se que o Dia Internacional da Cidade Educadora é uma celebração que tem como objetivo criar consciência sobre a importância da educação no sentido mais lato e pretende dar a conhecer o compromisso dos governos locais como geradores de bem-estar das comunidades que habitam o território, a sua convivência, bem-estar, prosperidade e coesão social. A Rede Territorial Portuguesa de Cidades Educadoras, da qual o Município de Loulé faz parte desde 2007, procura que, todos os anos, se encontre uma forma
original para se assinalar o dia e o seu conceito plasmado na Carta da Associação Internacional das Cidades Educadoras.
Feliz Natal
Um Natal feliz
Será que se diz Com o coração?
Será por hábito Ou por tradição? Talvez não, Porque o Natal Exprime amor.
É Natal
Se houver civilização, Humildade, pão Paz, alegria, Harmonia no coração
Ter fé no Divino
Adorar Deus Menino, Assim é Natal.
O Natal se aproxima
Bem o mostra a televisão
A publicidade desatina
E as notícias que nos dão.
Que tragédias não houvesse
Que tudo corresse bem
Que por nada se perdesse O sentido que o Natal tem.
Foi inaugurado o Presépio comunitário de Salir
Segundo a Junta de Freguesia, “este Presépio é o reflexo de Salir e dos Salirenses. Nasceu da vontade, construiu-se com união, e pode ser visitado todos os dias em solidariedade”.
Esta é uma iniciativa que uniu membros da população, da Associação de Pais da Escola Professor Sebastião Teixeira e da a Associação Cultural de Salir, com o apoio da Junta de Freguesia de Salir e da Câmara Municipal de Loulé. Ana Maria Inácio Martins, de 69 anos, e Maria Eugénia Inácio Martins, de 71 anos, são “amantes” da construção de
Presépios desde pequenas e as principais responsáveis por este projeto.
A Junta de Freguesia agradece “a todos aqueles que contribuíram voluntariamente para que esta obra fosse uma realidade, em nome de Salir e dos salirenses, o nosso reconhecimento e o nosso muito obrigado. Aos que estiveram na inauguração, a nossa gratidão pela vossa presença. Acreditem, é muito importante para nós, e para todos os envolvidos na construção”.
Os interessados, podem visitar o Presépio da Vila, junto à GNR de Salir, das 10:00 às 12:00 e das 14:00 às 18:00.
Ingredientes
- 1 lombo de porco com cerca de 1200 gr - 1 ananás fresco cortado em rodelas meia-lua - 70 gr de manteiga - 80 ml de vinho do Porto - 200 ml de vinho branco
- sumo de uma laranja
- 1 cubo ou uma embalagem de caldo natural de galinha ou de carne
- 1 colher de chá de sementes de cominhos - 1 estrela de anis
- sal q.b.
- mistura de 5 pimentas q.b. - colorau q.b.
Corte a carne em fatias finas sem separar do lombo. Coloque a carne num tabuleiro de ir ao forno com a parte de baixo virada para cima.
Tempere a carne de ambos os lados com sal, a mistura das 5 pimentas, o colorau e as sementes de cominhos.
Entre cada fatia de carne, coloque uma rodela de ananás.
Coloque no tabuleiro a estrela de anis, o cubo de caldo, o vinho branco, o sumo de laranja, o Vinho do Porto e a manteiga cortada em pedaços.
Leve ao forno pré-aquecido a 190º e deixe assar por aproximadamente 1 hora e 30 minutos.
Depois da carne bem passada, retire.
Sirva acompanhado de arroz de açafrão, árabe ou de manteiga.
75º aniversário
Fundado a 12 de dezembro de 1947, o Juventude Sport Campinense comemora o seu 75º aniversário.
O clube é federado desde o dia 8 de janeiro de 1976.
A capacidade de os solos reterem M.O. está dependente do teor em argila, grau de humidade e temperaturas pouco elevadas. Daí a inexistência de solos orgânicos a sul do Tejo (exceto Monchique). Eis uma explicação para a metade sul comportar só 10% da população do País.
A figura mostra a “Defenestração de Praga”, episódio ocorrido em 1618 e que foi o rastilho para a Guerra dos Trinta Anos, quando Protestantes Checos atiraram pela janela do Palácio Real de Praga representantes do Sacro Imperador Romano-Germânico. Apesar do dramatismo da imagem, todos os Católicos defenestrados sobreviveram milagrosamente - aterraram num monte de M.O. contíguo
No Sacro Império a M.O. proveniente dos burgos era paga a preço diferente conforme provinha de Protestantes ou de Católicos – o jejum da Quaresma tornava esta matéria prima menos substancial…
O poeta João Vasconcelos de Sá, recitava na presença do então (1934) Secretário de Estado da Agricultura: “… Precisamos de M.O. sr. Soisa e nunca precisámos de outra coisa…”
Em países do Indostão a água dos esgotos é mais cara do que a potável, devido á M.O. em presença… e no Extremo Oriente, remota é a probabilidade de saborear um peixe não produzido em esgoto …
A Humanidade esteve dependente da fertilidade natural do solo (capacidade de fornecer nutrientes ás culturas) e da M.O. incorporada. Mas após a 2ª Grande Guerra, materiais sobrantes destinados à fabricação de explosivos – fosfatos e nitratos, foram encaminhados para a agricultura…
Desde então a população mundial quadruplicou, atingindo os 8 biliões, acompanhada pela redução da população rural versus urbana – em Portugal passou-se de 80% (1950) para 30% (2022) …
A adubação química contribuiu para sermos mais e mais urbanos. Como tal, deixámos de querer ouvir falar na (re)utilização da M.O. ou da água residual, a qual preferimos lançar, melhor ou pior tratada nas praias, ribeiras e aquíferos…
*Chamada para a rede fixa nacional Pub.
Governo concede tolerância de ponto nos próximos dias 23 e 30
“É concedida tolerância de ponto aos trabalhadores que exercem funções públicas nos serviços da administração direta do Estado, sejam eles centrais ou desconcentrados, e nos institutos públicos nos próximos dias 23 e 30 de dezembro de 2022”, refere-se no despacho.
Utente da Santa Casa da Misericórdia de Boliqueime celebra 100 anos de vida
A utente está na instituição há quase 5 anos e, sendo residente na Freguesia de Boliqueime, escolheu ir para o Lar.
É viúva, tem filhos e netos. Tem uma família muito presente que a visita quase todos os dias que a faz sentir-se amada. É uma senhora com uma bondade enorme que trata todos ao seu redor com gentileza.
Jacinta adora fazer ginástica e manter-se ativa. Está lúcida, é bem disposta e lamenta ter uma grande limitação visual, mas mesmo assim tem uma grande alegria de viver e uma grande força para enfrentar todos os obstáculos. É uma referência e inspiração para todos aqueles que com ela se cruzam.
«É uma honra para a Santa Casa da Misericórdia de Boliqueime tê-la como parte desta casa e desta grande família», referiu a instituição em comunicado.
Quando soprou as velas disse com entusiasmo “faço 100 anos”. Disse ainda algumas palavras aos seus colegas do Lar, desejando que todos chegassem aquela idade com muita saúde.
Foi um momento de grande emoção para utentes, familiares, funcionários e dirigentes. Estiveram todos presentes para a homenagear.
Nelson Brazão Presidente da Junta de Freguesia
“A Junta de Freguesia de Boliqueime deseja a todos um Santo e Feliz Natal
Que o Ano Novo 2023 seja um ano cheio de prosperidade
Genealogia
Molduraem papel de jornal reciclado
M.O.
Amor: Não deixe que a rotina tome conta da sua relação e use de criatividade. O seu bem-estar depende da forma como encara os problemas.
Saúde: Não coma demasiados doces, pois isso só o prejudica.
Dinheiro: Deixe de ser demasiado materialista e pense mais no seu dia a dia.
Números da Sorte: 7, 19, 23, 42, 43, 48
Pensamento positivo: Eu valorizo os meus amigos.
Amor: As intrigas e as más-línguas estão presentes na sua vida, mas mostre que é superior a tudo isso. Você merece ser feliz!
Saúde: Poderá andar com a garganta um pouco irritada.
Dinheiro: Não gaste mais do que aquilo que realmente pode, não se esqueça das contas que tem por pagar.
Números da Sorte: 2, 4, 22, 36, 47, 48
Pensamento positivo: Vivo cada momento com felicidade.
Amor: Período de tranquilidade em que a família requer toda a sua atenção e cuidado. Seja paciente e compreensivo com as pessoas que vivem a seu lado!
Saúde: Uma onda de energia positiva está a dar um novo vigor à sua vida. Dinheiro: Entrada de novos recursos, que trarão novo fôlego à sua vida.
Números da Sorte: 19, 26, 30, 32, 36, 39
Pensamento positivo: Eu tenho Fé para ultrapassar todos os
momentos.
Amor: Dinamismo e confiança serão importantes ajudas no campo sentimental esta semana. Plante hoje sementes de otimismo, amor e paz. Verá que com esta atitude irá colher mais tarde os frutos da alegria.
Saúde: O sistema renal está muito sensível esta semana, beba muitos líquidos e ingira alimentos como o kiwi, que evitam a prisão de ventre.
Dinheiro: As suas economias estão a decair, deve conter-se mais pois de contrário vai ter um pequeno desfalque nas suas poupanças. Números da Sorte: 5, 9, 17, 33, 42, 47
Pensamento positivo: Tenho cuidado com o que digo e com o que faço para não magoar as pessoas que amo.
Amor: O seu companheiro vai dar-lhe provas do grande afeto que sente por si. Que a sua alma seja bela e transparente!
Saúde: Tenha atenção pois poderá sentir tonturas e quebras de tensão.
Dinheiro: Ser-lhe-á exigido um maior empenho a nível profissional. Números da Sorte: 8, 9, 22, 31, 44, 49
Pensamento positivo: Eu sei que mereço ser feliz.
Amor: Irá surgir uma boa surpresa. Que o seu sorriso ilumine todos em seu redor! Saúde: Está na altura de ir ao dentista.
Dinheiro: Não tome por certo aquilo que para já é só promessa. Números da Sorte: 2, 8, 11, 28,
40, 42
Pensamento positivo: Dedico-me às pessoas que amo.
Amor: Forte poder de conquista e habilidades de retórica vão darlhe a possibilidade de conseguir o que deseja. Que os seus desejos se realizem!
Saúde: Energia em alta e pensamentos positivos são os seus fortes aliados.
Dinheiro: Requer-se mais diplomacia no local de trabalho para poder obter o que mais deseja. Números da Sorte: 1, 18, 22, 40, 44, 49
Pensamento positivo: Eu valorizo os meus amigos.
Amor: Tendência para a dispersão e a tristeza. Quando a tristeza bate à sua porta, peça ao seu Anjo da Guarda que a mande embora. Saúde: O seu sistema nervoso está muito sensível, e isso causa-lhe grandes oscilações de humor. Dinheiro: Pequenos lucros em novos investimentos.
Números da Sorte: 3, 11, 19, 25, 29, 30
Pensamento positivo: Estou atento a tudo o que se passa à minha volta.
Amor: Não seja tão casmurro e desculpe um amigo, pois ele gosta muito de si. A Realização vem do balanço entre o dar e o receber. Saúde: Cuide da sua saúde espiritual.
Dinheiro: Não deixe que a sua conta bancária fique com saldo negativo, seja prudente. Números da Sorte: 3, 24, 29, 33, 38, 40
Pensamento positivo: A alma não tem idade, jamais envelhece!
Amor: Não entre em depressão pois tudo na vida tem uma solução e mais cedo ou mais tarde verá o seu problema resolvido. A confiança é a grande força da vida! Saúde: Estará com o sistema nervoso descontrolado.
Dinheiro: Tudo estará dentro da normalidade neste campo. Números da Sorte: 4, 11, 17, 19, 25, 29
Pensamento positivo: Procuro manter-me sereno e ouvir a voz de Deus!
Amor: Conseguirá aproximar-se de si e isso fará com que os outros se aproximem também de si e o façam verdadeiramente feliz. Que o Amor seja uma constante na sua vida!
Saúde: A sua saúde será o espelho das suas emoções.
Dinheiro: Período favorável. Números da Sorte: 5, 17, 22, 33, 45, 49
Pensamento positivo: O meu coração está disponível para o Amor.
Amor: Seja o seu melhor amigo, e o amor florescerá! A sua felicidade depende de si!
Saúde: Cuide mais do seu corpo. Dinheiro: Preste mais atenção ao seu saldo bancário não deixe que este baixe.
Números da Sorte: 2, 8, 11, 25, 29, 33
Pensamento positivo: Eu venço os meus medos!
Numa voz suave e quente E de forma original, Ao beijar-me meigamente, Tu disseste: Hoje é Natal.
Só tu és minha alegria, Do resto nada mais sei, Se é Natal neste dia, Confesso, nem reparei.
Neste dia singular, Ao rezar as minhas preces, Eu peço a Deus p'ra te dar Tudo quanto tu mereces.
Numa vida de franqueza, De amor e lealdade, Mesmo dentro da pobreza Pode haver felicidade.
Com amor e fé presente No nosso lar pobrezinho, Vou dar-te um dia diferente, Sem prendas, mas com carinho.
Neste Natal, meu amor, Eu juro: Tudo farei, P’ra torna-lo superior, Ao Natais, que já te dei
Almancil – Loulé | Gerente de Loja
N.º Oferta: 589159490
Requisitos: Contrato a termo certo/ 12 meses Experiência na profissão/ Disponibilidade de horários/ Conhecimentos de inglês
S. Sebastião - Loulé| Enfermeiro
N.º Oferta: 589167069
Requisitos: Contrato a termo certo/ 12 meses Com ou sem experiência na profissão
Quarteira – Loulé | Mecânico Naval
N.º Oferta: 589154087
Requisitos: Contrato a termo incerto Experiência mínima de 3 anos na profissão
Um dia alguém concebeu, Um sonho, que pôs em pé, Deu-lhe força, ele cresceu E desse sonho nasceu, A nossa Voz de Loulé.
Meu coração, solidário, Hoje está feliz até, Por ver no calendário, Que é dia de aniversário, Da nossa Voz de Loulé.
Com alegria hoje lembro, Que esta voz que nos prendeu. Aos leitores eu relembro, Que foi a um de dezembro, Que este jornal nasceu.
Com a força e a coragem, Da sua diretora O jornal que na sua viagem Vai espalhando a mensagem Do Algarve, mundo fora.
Voz de Loulé engrandece A região algarvia. Por isso de nós merece, Que lhe cantemos em prece, Os Parabéns neste dia.
Terminou o Outono vem o Inverno no último mês de cada ano para estes animais um inferno afeta mais ao vivente humano
É sempre assim a Natureza, que ninguém a pode mudar o frio sempre chega a todo lar, que tantos reclamam com frieza a população com frio eterno, muitos assim não podem viver mas temos que compreender terminou o Outono vem o Inverno…
O Inverno é uma triste estação, não é apreciado por muita gente por tanto frio que se sente, os turistas não andam em calção não tapam o rabinho com pano nem andam com pernas destapadas, as meninas bem agasalhadas no último mês de cada ano!
Esta estação invernal, é saudável em certa gente em algumas partes do Continente também na própria vida animal, as crias sentem calor materno ao caminhar pelo campo gelado, se sentissem calor alterado para estes animais um inferno!
O Mundo está formado sem fim, nenhumas estações são iguais fazem falta aos vivos e mortais o Inverno foi formado assim, por ser a última estação do ano todas estações estão ordenadas se foram por Deus classificadas afetam mais ao vivente humano…
Nos termos e para os efeitos de exercício do direito legal de preferência, Adelino Guerreiro Martins e Helder Manuel Faria Martins, NIF 100.428.479 e 160.669.936 respetivamente, na qualidade de proprietários, naturais da Freguesia de Querença, Concelho de Loulé, de nacionalidade portuguesa, titulares do Bilhete de Identidade nº. 354833, e cartão de cidadão n.º 05066121 3ZX2, respetivamente, emitidos pela República Portuguesa, vitalício e válido até 02/10/2028, respetivamente, residentes em Cerca Nova, 8100-116 Querença e Rua da Abelheira, nº 5, 8125-173 Quarteira, respetivamente, na qualidade de proprietários do prédio abaixo identificado, comunicar aos confinantes a sua intenção de vender o seguinte prédio:
- Rústico, Freguesia de Querença, Concelho de Loulé, descrito na Conservatória do Registo Predial de Loulé sob o número 589/20140402 e inscrito na matriz predial rústica sob o artigo 6969 da Freguesia de Querença.
O preço é de € 4.000,00 (quatro mil euros), devendo ser pago integralmente no ato da escritura pública de compra e venda.
A escritura pública de compra e venda será outorgada entre o dia 5 e 10 de janeiro no Cartório Notarial a cargo de Drª Amélia Brito, em São Brás de Alportel.
O adquirente será SAEED AHMED BUTT, residente em Caminho da Bodega, Cx Postal 710-A, 800-201, Tavira, com a autorização de residência nº. 901L46L25, válida até 20/01/2024.
Nestes termos ficam os proprietários dos prédios rústicos confinantes notificados do objeto da venda, devendo pronunciar-se se pretendem exercer o direito de preferência, no prazo máximo de oito dias contados da publicação do presente anúncio, sob pena de caducidade do referido direito de preferência, nos termos do disposto no nº 2 do art.º. 416º do Código Civil.
A publicação deste direito de preferência é da inteira responsabilidade do anunciante.
No passado dia 11 de dezembro, pelas 13h00, foi apresentado no Adro da Igreja Paroquial de Boliqueime o Presépio, da autoria de Anibal Feliciano Caveirinha.
Com centenas de figuras, animais e estruturas o Presépio pode ser visitado por todos até ao dia 6 de janeiro. Quem o visita, reconhece o encanto e a magia que tem.
Na inauguração estiveram presentes o Pe. Pedro Manuel, membros do Executivo da Junta de Freguesia de Boliqueime e da Assembleia de Freguesia e membros do Executivo da Câmara Municipal de Loulé.
No âmbito da sua atividade e dinâmica com a comunidade local, o Grupo Desportivo Ameixialense promove no próximo dia 17 de dezembro a Festa do Zé Povinho. Trata-se de um evento de cariz popular, com entradas gratuitas, que pretende dar a conhecer os costumes, o artesanato, os produtos e a gastronomia do interior algarvio, através dos petiscos tipicamente serranos disponíveis para jantar no espaço.
Assente nas raízes serranas, o evento contempla ainda vasto programa cultural com especial destaque para os produtos da região.
O património cultural do interior sobre ao palco da Festa do Zé Povinho pelas 21h00 com o espetáculo do «Zé do Burrinho e Xico Ovelha», uma animação teatral, cómica e musical em torno do património cultural e imaterial algarvio. Os contos, as lendas, os trava-línguas, as lengalengas e as cantigas, o património oral do concelho de Loulé trazido de novo ao convívio das comunidades, contrariando o seu desuso numa promoção da riqueza cultural que deste manancial de experiências e sabedoria local advém.
A animação musical fica a cargo de Valter Cabrita para o baile que convida todos os visitantes para um pé de dança.
A Festa do Zé Povinho é uma organização do Grupo Desportivo Ameixialense e conta com os apoios da Câmara Municipal de Loulé e da Junta de Freguesia de Ameixial.
Joaquim Hilário Poeta Popularby Transomnia
José Carrusca Presidente da Junta de Freguesia
Aproveito esta quadra Natalícia para desejar a todos umas Boas Festas e um Bom Ano 2023Moldura
em papel de jornal reciclado
82 Anos
AGRADECIMENTO
Sua esposa, filha e neta agradecem a todos quantos acompanharam o seu ente querido até à sua última morada, ou que de outro modo manifestaram o seu pesar.
Para todos a nossa gratidão.
“A Voz de Loulé” Edição 1998 Loulé 2022-12-15
Atenta a impossibilidade de notificar os proprietários de prédios confinantes ao referido imóvel, vêm os proprietários, nos termos e para efeitos dos artigos 416º e 1380º e seguintes do código civil, da Lei 11/2015 de 27 de Agosto, do Regime Jurídico da RAN e da Portaria 219/2016 de 9 de Agosto, comunicar aos preferentes legais a sua intenção de proceder à venda do Imóvel infra identificado, expondo-se nas condições que ora se apresentam:
1. Vendedor: JOSÉ MANUEL RAMOS E BARROS FAÍSCA natural da freguesia de Nossa Senhora de Fátima, Lisboa, de nacionalidade portuguesa, divorciado, titular do cartão de cidadão com o número 07007849 1ZW1, emitido pela República Portuguesa e válido até 06/03/2030, portador do contribuinte fiscal número 179.445.502 residente Rua dos Antigos Combatentes, Lote P-9, 4º Dtº; 8500-822 Portimão.
2. Imóvel: Prédio Misto composto por: Prédio urbano em regime de propriedade total sem andares nem divisões suscetíveis de utilização independente descrito como uma morada de casas térreas para habitação, com 4 compartimentos e 1 dependência, sito na Lagoa de Momprolê, 8100-305 Loulé, freguesia de Loulé, São Sebastião, e concelho de Loulé, inscrito na matriz predial urbana sob o artigo 1872 e descritos na Conservatória do Registo Predial de Loulé, da freguesia de Loulé sob o número 9223, prédio inscrito anteriormente ao ano de 1951, para o qual, em cumprimento do Decreto-Lei n.º 118/2013, de 20 de Agosto; Prédio rústico composto por uma courela de terra de semear, com alfarrobeiras, amendoeiras, oliveiras e figueiras, com área total de 1.933300ha, sito na Lagoa de Momprolé, freguesia de Loulé (São Sebastião) e concelho de Loulé, inscrito na matriz predial rústica sob o artigo 10110 e descrito na Conservatória do Registo Predial de Loulé, da freguesia de Loulé (São Sebastião) sob o número 9223;
3. Compradores: CARLOS MANUEL LOPES MARTINS, natural de Zambézia, Moçambique, de nacionalidade portuguesa, titular do cartão cidadão com número 07827054 5ZW1, emitido pela República Portuguesa e válido até 10/04/2029, portador do contribuinte fiscal número 114.329.222, casado sob o regime de comunhão de bens adquiridos com SUSANA MARGARIDA FERREIRA PORTO MARTINS natural de Mortágua, Viseu, de nacionalidade portuguesa, titular do cartão cidadão com número 10150991 0ZX0, emitido pela República Portuguesa e válido até 23/03/2028, portadora do contribuinte fiscal número 188.774.661, residentes na Vilas Couto Real, Lote 37, 8125-303 Quarteira;
“A Voz de Loulé” Edição 1998 Loulé 2022-12-15
Nos termos do artigo 100.º, nºs 1 e 2, do Código do Notariado, CERTIFICO:
Que, no dia sete de dezembro de dois mil e vinte e dois, a folhas 93 do Livro de notas 296, deste Cartório, foi lavrada uma escritura de justificação, na qual:
Francisco José Costa, NIF 115.368.612, solteiro, maior, natural de Alte, Loulé, residente na Rua da Fonte, n.º 1, Benafim Pequeno, Loulé declarou:
Que é dono e legitimo possuidor, com exclusão de outrem, do prédio urbano situado em Benafim Pequeno, Freguesia da União de Freguesias de Querença, Tôr e Benafim, concelho de Loulé, composto de morada de casas térreas que servem de dependência, com rés do chão e primeiro andar, tendo uma divisão no rés do chão e outra no primeiro andar, destinado a habitação, com a área coberta, total, de trinta e cinco metros quadrados: a confrontar do norte, do sul e do nascente com caminho rural e do poente com Francisco José Costa (ele, justificante), inscrito na respetiva matriz sob o artigo 596, que proveio do artigo 30, da extinta freguesia de Benafim, que por sua vez proveio do artigo 422, da freguesia de Alte, por criação de freguesias, cujo artigo rústico onde foi implantado desconhece, com o valor patrimonial tributário de €10.292,10, que lhe atribui.
Que este prédio veio à sua posse por volta do ano de mil novecentos e noventa e um, em dia e mês que não pode precisar, por compra verbal feita a Jorge de Sousa Lopes, casado com Maria Rosa Silva Pires Elói Lopes, sob o regime da comunhão geral, ambos já falecidos, residente que foi na Rua "Jornal O Algarve", n.°56, 1º Faro, não tendo, porém, sido reduzida a escritura pública este contrato.
Que desde aquela data, em que se operou a tradição material do prédio, passou a usufrui-lo em nome próprio, a utilizá-lo como casa de habitação e dependência, a guardar nela os produtos e alfaias agrícolas, fazendo obras de reparação, restauro e pintura, suportando os seus encargos, agindo, sempre, com a convicção de ser proprietário daquele imóvel e como tal sempre por todos foi reputado.
Filhos, nora, netas, compadres e restante família lembram com saudade o 5º ano do falecimento da saudosa Maria Rodrigues Valente.
- Com 60 anos, faleceu no dia 24 de novembro, Norberto de Freitas Soares, residente em Quarteira.
- Faleceu no dia 26 de novembro, com 90 anos, Cidália Mendes Dias, residente em Quarteira.
- Com 83 anos, faleceu no dia 26 de novembro, Laura Ventura Ferreira, residente em Loulé.
- Faleceu no dia 28 de novembro, com 93 anos, José Viegas da Costa, residente em Quarteira.
- Com 57 anos, faleceu no dia 30 de novembro, Carla Marisa Reinas Ferreira Marçal de Azevedo, residente em Vilamoura.
- Faleceu no dia 2 de dezembro, com 58 anos, Francisco Manuel Rosa Amador,
residente em Quarteira.
- Com 77 anos, faleceu no dia 3 de dezembro, Vasco da Piedade Ferreira, residente em Quarteira.
- Faleceu no dia 4 de dezembro, com 95 anos, Arminda Rocha dos Ramos, residente em Quarteira.
- Faleceu no dia 5 de dezembro, com 88 anos, Jorge Artur Marques, residente em Quarteira.
- Faleceu no dia 6 de dezembro, com 83 anos, Maria Graciete Rocha Cabrita, residente em Boliqueime.
- Com 91 anos, faleceu no dia 8 de dezembro, Elisabete Ferreira de Matos Pinheiro, residente em Quarteira.
- Com 87 anos, faleceu no dia 10 de dezembro, Maria Filomena Perna Coelho, resi-
4. Preço e condições de pagamento: As Partes declaram que o negócio apenas se realiza na sua globalidade, a venda apenas de um dos bens supramencionado causará um prejuízo avultado para os referidos vendedores já que a sua desanexação não será possível, tendo eles apenas intenção de proceder à venda no seu conjunto pelo preço global de venda de €200.000,00 (duzentos mil euros), correspondendo €120.000,00 (cento e vinte mil euros) ao prédio urbano e €80.000,00 (oitenta mil euros) ao prédio rústico;
5. Data da Escritura: até ao dia 31 de janeiro de 2023;
6. Custos, Impostos e Despesas: Todos os custos inerentes ao título público de compra e venda, impostos ou despesas serão da responsabilidade do respetivo Comprador;
O prazo para exercício de direito de preferência é de 8 (oito) dias corridos, contados a partir da data de publicação do presente anúncio, nos termos do disposto no nº2 do artigo 416º e do artigo 225º e seguintes do Código Civil, sob pena de caducidade do respetivo direito de preferência. Enviar carta registada com aviso de receção para seguinte morada; Rua dos Antigos Combatentes, Lote P-9, 4º Dtº; 8500-822 Portimão.
Contactos: amsilva@remax.pt
A publicação deste direito de preferência é da inteira responsabilidade do anunciante.
dente em Loulé.
Estes funerais foram realizados pela Agência Funerária João & Vítor Tel. 800 209 254
- Faleceu no dia 10 de novembro, com 86 anos, Maria Austresilda Vestia Gorgulho, residente em Almancil.
- Com 78 anos, faleceu no dia 15 de novembro, Maria Alice Guerreiro Dias, residente em Alte.
- Faleceu no dia 18 de novembro, com 72 anos, Vitalina de Assunção Duarte, residente em Almancil.
- Com 93 anos, faleceu no dia 25 de novembro, António Martins Costa, residente em Quarteira.
- Faleceu no dia 25 de novembro, com 87 anos, Carlos Sousa da Conceição, residen-
te em Loulé.
- Com 92 anos, faleceu no dia 27 de novembro, Custódio Manuel Guerreiro, Residente no Alto do Relógio – Loulé.
- Faleceu no dia 28 de novembro, com 80 anos, Maria Helena de Freitas Brito Alcaria, residente na Goncinha –Loulé.
- Com 100 anos, faleceu no dia 30 de novembro, Francisco Custódio, residente no Ameixial – Loulé.
Estes funerais foram realizados pela Agência Funerária Gil Barreto, Lda Tel. 289 462 946-Loulé / Faro
*Chamada para a rede fixa nacional
Faleceu no dia 2 de dezembro, com 82 anos, Vítor José Dias Sousa, residente em Boliqueime.
Que nos termos expostos, vem exercendo a posse sobre o mencionado prédio, com a indicada composição, ostensivamente, à vista de toda a gente, sem oposição de quem quer que seja, em paz, continuamente, há mais de trinta anos, pelo que a propriedade do mesmo foi por ele adquirida por usucapião.
Está conforme o original.
Cartório Notarial em Loulé, a cargo da Notária Paula Cristina Baptista Valentim, sete de dezembro de dois mil e vinte e dois.
A Colaboradora autorizada, Cíntia Carrilho Ramos
(inscrição publicada na ON em 13/08/2020, n.º 103/9)
Conta registada sob o n.º PB3235/2022
Emitida fatura/recibo
“A Voz de Loulé” Edição 1998 Loulé 2022-12-15
A Santa Casa da Misericórdia de Faro na qualidade de proprietária de um prédio rústico sito em Curral da Pedra, Freguesia de Querença, Tôr e Benafim, Concelho de Loulé, descrito na Conservatória do Registo Predial de Loulé sob o nº 4773/20090903 e inscrito na matriz predial rústica da mesma freguesia sob o artigo matricial nº 8254, vêm por este meio dar conhecimento que é sua intenção transmitir o direito de propriedade sobre o referido prédio a favor de Manuel dos Santos Coelho, pelo valor de 10.000 Euros (dez mil euros) a pagar por meio de cheque bancário ou visado, na data da respetiva escritura de compra e venda, a qual se prevê que seja realizada durante a primeira semana do mês de janeiro de 2023.
Nestes termos e por força do disposto do nº 1 do artigo 1380º do Código Civil, vem por este meio conferir aos proprietários dos terrenos confinantes com o prédio rústico acima identificado, a faculdade de exercício de direito de preferência na aquisição, o qual deverá ser exercido e comunicado no prazo de 8 (oito) dias contados a partir da presente publicação, conforme estabelecido no nº2 do artigo 416º do Código Civil, mediante carta registada com aviso de receção remetida para a seguinte morada: Rua João Dias nº6, 8000-369 Faro (ao cuidado de Pedro Pargana)
O presente anúncio é publicado por impossibilidade de determinação da identidade e morada dos proprietários dos prédios rústicos confinantes.
Mais se informa que a ausência de resposta dentro do prazo legal conferido para o efeito será considerada como falta de interesse no exercício da faculdade ora conferida.
A publicação deste direito de preferência é da inteira responsabilidade do anunciante.
PARCERIA – ASSOCIADOS - Eduardo Gouveia - CJ SEGUROS
Firma: Libelinha D Êxito - Mediação de Seguros, Lda.
Aproveitamos para informar os nossos Estimados Cliente e Amigos, que procedemos a alterações.
Ganhámos dimensão, e, capacidade de resposta para melhor servir em Seguros de todos os Ramos. Estamos em Faro, Quarteira, Guia, Almada e Loulé. A todos, desejamos Feliz Natal e um excelente 2023!
Os novos contactos: GERAL: 211 301 252 (Através deste número, será atendido de qualquer um dos escritórios) TM: 917 814 830 (Eduardo Gouveia – LOULÉ)
*Chamadas para a rede fixa e móvel nacional
EMAIL: geral@cjseguros.pt; epgouveia.seguros@sapo.pt Escritório em LOULÉ: Rua M. Manuel Olival - Centro Com. Charlot, Loja nº 6, Ap – 252, 8100-601 LOULÉ
Confiança Informação Credibilidade Ética
Verdade Compromisso Isenção Reportagens Notícias
Neste mês de dezembro, o nosso jornal celebra o seu 70º Aniversário.
Preparamo-nos também para atingir a edição nº 2000, afirmando a nossa posição como o jornal generalista mais antigo em funcionamento desde 1952 no Algarve.
Para recordar esta data, faça parte desta comemoração e venha até à nossa redação para comprar a sua lembrança Atenção que as canecas e o saco são uma edição limitada!
Pode ainda adquirir o nosso cartão presente, onde poderá oferecer a assinatura d’ A Voz de Loulé a um familiar ou amigo.
çõ
Foram sete décadas de história a informar e a formar gerações. A dar voz à comunidade. A contribuir para um mundo melhor, a promover a identidade Louletana e o amor à terra.
Que venham mais décadas com o mesmo compromisso de informação relevante, isenta e de qualidade para os residentes do Concelho de Loulé e para os assinantes espalhados pelo Mundo!
A cidade de Quarteira volta a ser um dos principais palcos da noite de Passagem de Ano no sul do país e, este ano, a Câmara Municipal de Loulé, organizadora do evento, em parceria com a Junta de Freguesia de Quarteira, apresenta uma programação que se irá estender por quatro dias e que terá o seu momento apoteótico com o concerto dos Expensive Soul.
Pela primeira vez as iniciativas programadas acontecem no Passeio das Dunas, a ligação marginal entre Quarteira a Vilamoura, junto ao Porto de Pesca, e que nasceu após um projeto de renaturalização. É aí que, logo no dia 28 de dezembro, irá decorrer uma série de atividades desportivas sendo a tradicional Corrida de São Silvestre o ponto alto da noite. Terá início pelas 20h30. Numa prova de 5 km e, para os mais afoitos 10 km, o percurso inclui a passagem pela Praça do Mar, Calçadão ou Avenidas Sá Carneiro e Mota Pinto. Para retemperar as forças, no final, os participantes serão brindados com uma fatia de bolo-rei e chá quente.
Para o dia 29 dezembro, a partir das 21h00, a proposta é uma noite familiar, com a atuação de grupos de dança de folclore internacional e que estão radicados na cidade. E a 30, véspera do réveillon, no mesmo horário, sobe ao palco o artista local Marc Noah, seguindo-se outro projeto nacional, Hybrid Theory The Linkin Park Tribute . São atualmente a maior banda de tributo do mundo a Linkin Park e têm deixado rendidos fãs da banda norte-americana em todo o mundo.
Mas o melhor está para vir e, no dia 31 de dezembro, o Passeio das Dunas veste-se de gala para uma noite de muita celebração. O recinto abre pelas 21h30 com música ambiente e às 22h30 é a vez do grupo de Leça da Palmeira, os Expensive Soul, subir ao palco. Aquela que é uma das mais consagradas bandas portuguesas traz ao Algarve e à cidade de Quarteira uma fusão de sonoridades que vão desde o soul e o reggae ao R&B e hip-hop, que darão o mote para uma noite cheia de música e dança com os ritmos quentes a que os Expensive Soul já nos habituaram. Um espetáculo piromusical irá acompanhar as 12 badaladas que anunciam a chegada de 2023 e, de certo, entre o público não faltarão as passas e o champanhe. A partir das 00h15, a atuação do DJ Christian F promete prolongar a festa.
Levar animação aos turistas e promover a economia local, em particular o comércio, restauração e hotelaria, são os objetivos desta ação promocional. Quarteira afirma-se, assim, uma vez mais como um dos destinos mais procurados por turistas nacionais e estrageiros para celebrar o Ano Novo e usufruir de umas mini-férias.