Issuu on Google+


Backstage

Índice 06 Editorial

34 Eu no espelho

08 Dicas de Moda

38 Vitrine Avenida

10 14 18

Empreendedorismo

46 Representante

Estilo

50 Desfile

Editorial de Moda

52

Eventos

54

Guia de Lojas

28 Avenida 32 Palestra Tendência

Colaboradores: MODA: Livia Salermo, Eder Martins, Edivan Lopes, Valquiria Pimenta MODELOS: Gabriela Vilela MAKE UP: Tarcisio Lopes ( MARY KAY ) TEXTOS: Adriana Dias FOTOGRAFIA E DESIGN: Filipe Andrade e Lorenzo Porto Agência PPdesigner

Expediente: DIRETOR EXECUTIVO: Filipe Andrade – ppdesign.filipe@gmail.com || ESTILO e DIREÇÃO DE ARTE: ppdesigner.com.br EDITORA, REDATORA: Escritório da Notícia – adriodias@hotmail.com || JORNALISTA RESPONSÁVEL: Adriana Dias Mtb 025230/SP || AUXILIAR DE PRODUÇÃO: Lorenzo Porto e Valquiria Pimenta || FOTOS: Filipe Andrade TRATAMENTO DE IMAGEM: Agência ppdesigner.com.br || GRÁFICA: São Sebastião || CONTATO: 35-88442603 A Revista Av. da Moda Passos é uma publicação de 5.000 exemplares dirigida aos lojistas e consumidor final. Dúvidas, críticas e sugestões pelo e-mail contato@avdamodapassos.com.br. A revista não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos assinados.

www.facebook.com/avdamodapassos

04

@avdamodapassos


Editorial

UM BRINDE AO OUTONO

E

sta segunda edição da Av. da Moda Passos vem brindar o outono/inverno com tudo o que há de mais belo nas lojas da Avenida da Moda, este grande pólo de negócios da moda que tem ganhado a cada dia mais visitantes, inclusive virtuais. Sim, as lojas deste Shopping a céu aberto estão no site da revista com mais de 10 mil acessos todo mês. Isto merece um brinde também. Para seu maior deleite, nós trazemos nas próximas páginas peças exclusivas, histórias de sucesso de empresários, como da família Talento e também de representantes que ganham a vida levando a moda mineira a outros Estados, exemplificado por José Roberto Rosa de Almeida, o Beto. Qualidade dos produtos, acabamento diferenciado e o potencial da Avenida da Moda são temas que trataremos sempre e nesta edição quem fala sobre este assunto é a estilista Aline Marques Batista. Esta empresária/ estilista antenada traz novidades da Europa e antecipa tendências para o verão de 2013. O tema Avenida também vem em forma de projetos que a Apicon está programando para todos os associados e, claro, visando os consumidores, mostrar para o mundo o que Passos tem de melhor no setor confeccionista. E ainda o desfile AV Virou Moda, de lançamento da coleção que foi um sucesso e promete ser ainda mais na próxima estação. Como o espelho é o melhor amigo da mulher e do homem, antes de sair de casa siga o exemplo de várias pessoas que estão clicando diante dos espelhos os looks antes de se expor nas baladas. Ah, se ficar legal, mande para o blog. Ainda no mundo virtual, a revista e alguns anunciantes estão codificados com um ícone chamado “q r code”, programa que permite que seu celular com câmera leia códigos de barra 2D e entre diretamente na home page na internet.

DIRETOR

NA MÃO DOS FAMOSOS

REVISTA ONLINE

A Revista AV Virou Moda Passos ganhou o mercado da moda em várias regiões do País e está na mão de muitos famosos. Confira:

1

2

3

1 – Bia Arantes, atriz que vive a personagem Alexia, de Malhação 2 – A ex-BBB Talula, presente no AV Virou Moda em Passos 3 – O ex-BBB Kadu, também presente no desfile passense

06

Acesse o site e confira toda a coleção das lojas da Avenida.


Dicas de MODA

Outono

Inverno 2012

por Thiago Daniel

A

estação do ano mais chique. Mostrará para “gregos e troianos “ várias propostas para compor o seu look. Claro, não indo contra o seu estilo, mas adaptando-o na tendência.

TONS TERROSOS No meio dos vários tons de marrom que prometem marcar o inverno, aparecem também um pouco de azul, vinho, mostarda e verde musgo.

Jaqueta Cropped

A

s jaquetas mais curtinhas, que vão no máximo até a cintura, são perfeitas para invernos não tão rigorosos e por isso tem tudo para ser hit da estação.

PELES, COURO Em saias curtas, golas e capuzes, as peles – sintéticas, servem muito mais para trazer charme e textura extra ao look do que para aquecer. Em blusas, vestidos, saias longas ou curtas, o couro aparece como elemento principal e também em pequenos detalhes. A novidade fica por conta das peças que tem textura croco ou efeito de “tricô”. VELUDO O veludo apareceu muito nas passarelas do inverno 2012 e promete ser o tecido da vez para vestidos, saias, conjuntinhos e macacões.

As vedetes da Moda Saia Lápis

C

om ares meio década de 60, apesar de aparecer em vários comprimentos e modelos, a saia que mais teve destaque e que tem tudo pra conquistar no inverno é a clássica saia-lápis.

Estampas RENDA

N

este inverno Renda-se. opte por peças que tenham apenas detalhes em renda. Dê preferência para as rendas que tenham essa cor meio ocre/dourada, lembrando da macro tendência dos tons terrosos.

08

A

s estampas miúdas, suaves, em bolinhas multicoloridas, pássaros estilizados ou florais leves rivalizam com xadrezes em tamanhos médios que oferecem ares mais countries aos modelos.


Empreendedorismo

Dona Lena cercada pelos filhos Lúcia Helena, Rosélia, Renata e Raul dos Reis Silveira

TALENTO EM FAMÍLIA

A

determinação e empreendedorismo de Maria Helena dos Reis Silveira, a Dona Lena agregados ao apoio e profissionalismo de Antônio Feliciano da Silveira (falecido) foram preponderantes para que hoje, 28 anos depois, a Talento se tornasse a potência que é no setor confeccionista de Passos. Com mais de 600 funcionários distribuídos entre a fábrica, duas lojas em Passos, outras 10 lojas de atacado e varejo em São Paulo e duas em Belo Horizonte, a Talento tem muita história para contar e para isso, a equipe de reportagem da AV da Moda Passos foi recebida por Rosélia dos Reis Silveira, segunda geração de empreendedores da família Talento e Mariana Maia Silveira, terceira geração. De acordo com a administradora de empresas Mariana, responsável pela gerência administrativa da Talento, praticamente todos da família trabalham na empresa comandada com mãos leves, mas seguras de Dona Lena. “Minha vó, a Dona Lena da Talento, como a maioria das pessoas a conhece, é visionária, empreendedora e tem um modo peculiar de administrar uma empresa que é genuinamente passense e familiar. Até para dar bronca ela nos dá

10

uma aula de empreendedorismo. Confesso que aprendi muito mais aqui, na prática com ela do que nos quatro anos que fiquei na Fundação Getúlio Vargas. E ela trabalha todos os dias aqui na fábrica ou na casa dela”, admite Mariana. O organograma do grupo Talento hoje é composto pelos filhos de Lena, Raul dos Reis Silveira, que atua como diretor Financeiro; Rosélia, diretora de Recursos Humanos; Lúcia Helena Silveira Beraldo e Renata dos Reis Silveira, ambas diretoras de estilo e produção. Já na terceira geração, com os netos os cargos estão com Gabriela, Psicóloga do RH; Bruno e Carolina, supervisores de lojas em São Paulo; Raul Junior, supervisor de Tecnologia da Informação e Giovane, responsável pela expedição para São Paulo. Os outros netos, conforme Mariana, mais novos como Pedro, Paula, Antônio, Fábio e Rodrigo Filho já se espelham nos exemplos da família e sempre que podem vão até a fábrica para verem o processo produtivo e já se mostram interessados. As bisnetas Giovana e Júlia nem sonham, pois são pequeninas, mas já visitam fábrica e lojas. Mariana conta que desde criança convive com as histórias da Talento e vivenciou boa parte delas. “Sei que minha


avó não se conformava com o fato da desunião do setor lojista, pois ela sempre trabalhou no comércio. Certo dia ela resolveu então se dedicar à fabricação de roupas próprias, quando nasce a Talento. Hoje um dos grandes diferenciais da empresa é o processo de estamparia, que tem o processo 100% feito na fábrica em Passos, com desenhos exclusivos. Esta é, digamos, a menina dos olhos da vovó”, lembra Mariana. Outro grande orgulho de Dona Lena, a quem dedica atenção especial, são seus funcionários. “A vó Lena sempre busca a valorização do seu quadro de trabalhadores. Tem funcionário que está com ela desde o início, crescendo junto com a empresa. Agora seu desafio é construir um berçário para abrigar os filhos de nossas mais de 300 costureiras, que precisam deste apoio”, afirma.

SHOPPING É O NOVO EMPREENDIMENTO Aos 67 anos Dona Lena se mostra uma empreendedora nata e mais uma vez surpreende toda a família com a aquisição de um prédio que foi a leilão no dia 8 de fevereiro deste ano, que foi construído inicialmente para ser um shopping. E será. De acordo com Rosélia, a veia empreendedora da mãe, Dona Lena, está pulsando como nunca. “Ela soube que o prédio iria a leilão, foi lá e arrematou. A ideia dela é de que Passos já comporta um shopping com toda infraestrutura de uma cidade com mais de 100 mil habitantes e principalmente, pólo de uma região de mais de 500 mil pessoas”, explica. Mariana conta que Dona Lena não vai transformar o espaço numa galeria de lojas, mas sim um shopping de uma grande rede. “Ela quer um shopping com todas as exigências que os maiores do país têm e para isso já está em contato com grandes redes e já iniciou o término da construção que ficou por décadas abandonada. A área fica próxima à MG050 no entroncamento com a Arlindo Figueiredo”, salienta Mariana. Sobre o fato de o shopping trazer concorrência para a Avenida da Moda, Mariana afirma na visão da empresária Lena, o que vem em primeiro lugar, sempre, é o crescimento da cidade e a oportunidade de emprego e geração de rendas. “A propósito da Avenida da Moda, segundo Mariana, Dona Lena sempre faz questão de salientar que é um empreendimento coletivo muito valorizado. Os imóveis ganharam ares de cidade grande, inclusive nos preços de aluguéis, mas ela ainda vê a desunião do setor confeccionista como ponto negativo para o crescimento da cidade. A própria Pro-Moda, evento importante para o setor, muitos empresários se recusam a participar. Isso prejudica o comércio”, diz.

INOVAÇÃO COM MODELOS PROFISSIONAIS E DIVULGAÇÃO NACIONAL A ideia de usar modelos profissionais para as campanhas de lançamento de coleção surgiu com a grife Reisman moda masculina -, que trouxe em todo seu material de divulgação o ator global Vladmir Brichita estampado em páginas da Playboy e outdoors por várias capitais do país. “A Reisman não foi uma experiência que tenha dado certo, porém, serviu para que víssemos o ganho que o uso de modelos profissionais, principalmente os globais, e também a utilização de mídia nacional, agrega à marca. Deste momento em diante começamos a fazer também com a marca Talento”, conta Mariana Maia Silveira. Dentre as revistas que trazem a grife Talento em seus editoriais estão Vogue, Elle, Caras, Contigo, Isto É Gente e Uma. Já as modelos são Isabella Fiorentino, Marcelle Bitar, Ana Furtado, Daniela Escobar e a última coleção foi produzida com a atriz hollywoodiana, Rúbria Negrão, que é passense e começou sua carreira de modelo há 18 anos fazendo uma campanha para a Dívida Externa – grife que Renata Silveira tinha lançado na época. “O investimento é alto na divulgação, mas percebemos que agrega muito valor à marca, principalmente para nós que temos no público de São Paulo uma grande porcentagem das vendas”, afirma.

Família reunida em Escarpas do Lago no Bloco da Talento

12


www.xiismoda.com.br Av. da Moda, 3347 | 35. 3521-3640


Estilo

A MODA

na veia A

line Marques Batista é estilista e lançou sua grife Balli há três meses. Ela traz na genética o gosto pela moda. “Nasci neste universo. Minha mãe, Clérida, é modelista, tendo trabalhado 10 anos para uma das marcas pioneiras em Passos, a Talento e outros 12 anos para a também tradicional Glemon”, explica.

Passense e bairrista, Aline conta que quis fazer o curso de Moda na Fesp (Fundação de Ensino Superior de Passos), tendo sido aluna da primeira turma. Surgiu após a graduação a oportunidade de trabalhar como estilista em uma empresa de moda em Passos e ela aceitou, porém alguns meses depois, foi convidada a trabalhar em Belo Horizonte. Na capital, Aline trabalhou como estilista, juntamente com outros quatro profissionais da área, para uma empresa com mais de 300 funcionários. “Mesmo assim me

Aline Marques Estilista

mantive free-lance para uma empresa passense. Com meu retorno para Passos outra marca me convidou a atuar. Aceitei e fiquei por quatro anos e meio como estilista. E há três estou trabalhando para uma grife de moda Plus size”, explica. Mas foi em março deste ano que esta estilista resolveu investir em um negócio próprio e criou a Balli moda feminina. “Minha família já tinha uma empresa, com a grife Novata, então decidi mudar a marca, o estilo e mantivemos o ponto na Avenida da Moda”, salienta. A Balli tem um estilo mais artesanal com toques diferenciados, que conforme Aline, tem um pouco de sua personalidade. “Eu queria poder desenvolver uma roupa que o cliente veja nas ruas e identifique: esta é uma peça de tal empresa, que no caso, é a Balli. Isso é o que faz um estilista se sentir bem, o reconhecimento de sua arte”, disse.

BUSCANDO TENDÊNCIAS NA EUROPA A estilista Aline Marques Batista afirma que para criar suas coleções ela busca inspirações e tendências na moda européia e também em outras partes do mundo. “Recentemente viajei pela Europa. Fui buscar e também confirmar aquilo que pesquisamos no mercado da moda mundial. O Brasil também dita moda, então é bom que viajemos para saber o que está acontecendo. Fiquei uma semana em Londres e Barcelona, dois grandes celeiros da moda. Faço um mix do que vi de interessante e adéquo ao que cabe à moda brasileira, principalmente à moda mineira”, conta Aline. Questionada sobre o que considera moda mineira, a estilista explica que há sim uma diferença. “A mulher

14


mineira se veste mais elegantemente, é o que dizem de nós: vocês estão sempre chiques e bem arrumadas. As cariocas e paulistas, por exemplo, ou são executivas ou despojadas. Só se vestem como nós para eventos, enquanto que uma mineira que se preze está bem vestida em qualquer ocasião”, consente. Com relação à criatividade na hora de criar, Aline lembra que a partir da pesquisa de mercado a criativi-

dade já vai fluindo. “Sempre me inspiro em uma mulher. Então me questiono: se eu tivesse 40 anos, como gostaria de estar vestida? E se tivesse 20, como gostaria de ir a uma balada? Então, dentro de uma coleção tento atingir todas estas mulheres. Mulheres do século XXI, antenadas e versáteis. Primando sempre para o bom gosto. Penso sempre se eu me sentiria bem e confortável usando aquela peça”, finaliza Aline.

O QUE VAI BOMBAR NO VERÃO 2013 Sem pestanejar Aline Marques Batista solta o verbo e conta para os leitores de Av da Moda Passos o que vai bombar na coleção verão 2013.

CORES: as mais alegres e vibrantes serão usadas. E também o contraste de cores sorbet (sorvete) como rosa, verde, amarelo em tons de sorvete. A cor verde menta também vem ‘quente’. COMPRIMENTO: o estilo mullet – curto na frente e longo atrás -, é tendência mostrando modernidade e ao mesmo tempo mantendo certa discrição. TRANSPARÊNCIA: esta é uma forte tendência que aparece em peças femininas, tanto em blusas, vestidos e camisas. FLUIDEZ: os tecidos estarão mais leves e fluídos. CROPPED TOPS: são tops curtos usados com shorts, calças e saias de cintura alta.

O QUE FAZ UM ESTILISTA O estilista é um profissional que trabalha com a criação de estilos de roupas e acessórios. Desenha coleções, peças exclusivas, elabora desfiles. O estilista trabalha diretamente com criatividade. É um profissional que dita e segue as tendências da moda.

16


EDITORIAL DE MODA

Blusa: Symon Rio Cal莽a: Dhamas Acess贸rios: Luana Sapato: Via Nise

18


Blusa: Stilizatti Saia e cinto: Pele Macia Acess贸rios: Luana Sapato: Via Nise


Camisa: Floratta Cal莽a: Ervadoce Acess贸rios: Luana Sapato: Via Nise


Casaco: Xiis Vestido: Joy Boutique Acess贸rios: Luana Sapato: Via Nise


Camisa: Talento Cal莽a: Glemon Acess贸rios: Luana Sapato: Via Nise


Blusa: Streia Saia: D谩ffira Acess贸rios: Luana Sapato: Via Nise


Jaqueta: Formato Z Saia: K铆mika Acess贸rios: Luana Sapato: Via Nise


Conjunto: Afrodite


Blusa: Valentyne Calça: Rharous Sapato: Via Nise

FOTOS: Filipe Andrade (ppdesigner.com.br) ASSISTENTE DE FOTOGRAFIA: Lorenzo Porto MODELOS: Gabi Vilela e Débora Lopes BELEZA: Tarcísio Lopes (Mary Kay) PRODUÇÃO DE MODA: Valquiria Pimenta


AVENIDA

APICON TEM GRANDES PROJETOS PARA A AVENIDA DA MODA

A

nova diretoria da Apicon (Associação Passense das Indústrias de Confecções) assumiu em setembro de 2011 e nestes oito meses já tem um planejamento para tornar a Avenida da Moda mais conhecida no mercado nacional. São vários os projetos que estão em andamento e outros sendo elaborados para entrar em vigor ainda em 2012. De acordo com o presidente da Apicon, o empresário Laerte Francisco Rodrigues Junior, a entidade tem hoje 70 associados, mas pretende buscar mais membros com base nas propostas que estão sendo pensadas para os próximos meses. “Cadastramos a Apicon, com o intuito de receber o título de utilidade pública nas esferas municipal, estadual e federal, isso serve para que consigamos repasse de verbas direto do Estado e/ou do Governo Federal”, conta. Laerte acrescenta que a Apicon já está negociando alguns beneficios para os assossiados, como: convênios com advogados, médico do trabalho e com a rede de farmácias e hoteleira em Passos. Está estruturando a entidade e em breve todo associado receberá uma carteirinha que lhe dará o direito aos convênios. A Apicon está articulando junto ao Sebrae cursos, palestras e workshops de um dia voltados para atendimento e vendas. “Estamos fechando negócios com o Sebrae para trazer a consultora em marketing de moda Renata Miranda que falará sobre tendências e atendimento. Ela é pesquisadora das tendências sociais e seus reflexos nas escolhas e compras do consumidor, além de ser especializada em comunicação e criatividade aplicada ao desenvolvimento de coleções”, salienta Laerte. Outras parcerias em andamento são com as faculdades de Moda, Comunicação e Administração da Fesp (Fundação de Ensino Superior de Passos), com contratos de estagiários em várias áreas, com o Sesi-Senai, com demandas de

28

cursos credenciados, voltados à confecção e também com o IFSUL. “Estamos em negociação também com o IFSUL na elaboração de cursos que atendam às necessidades do nosso setor”, conta. Outros três projetos foram apresentados pela Apicon junto ao governo de Minas. O primeiro é o AV Virou Moda – desfile da coleção primavera/verão -, visando buscar recursos para ampliação da estrutura de desfile das coleções, nos moldes do que aconteceu no dia 10 de março envolvendo 40 empresas. O novo formato serão dois dias de evento que acontecerá nos dias 16 e 17 de agosto. O segundo projeto é um workshop, projeto elaborado pelo professor Diego Vasconcelos, em que contará com algumas atrações, como rodada de negócios, palestras e apresentações, em parceria com a Fesp. Já o terceiro é a Campanha de Iluminação do Natal. Laerte conta que a Apicon finalizou um vídeo institucional para apresentar a Avenida da Moda em eventos e também enviar para potenciais clientes. “Precisávamos de um material de divulgação específico da Avenida contando o que temos de bom. Mostrando para o mercado de moda que Passos tem o maior shopping a céu aberto do Brasil, cercado de belas paisagens e artesanatos de todos os tipos. Com produtos de qualidade e bons preços, além de falar sobre o desfile de coleções”, informa o presidente. A divulgação do pólo confeccionista tem sido pensada também em parceria com o grupo de empresários e entidades que formam o Arranjo Produtivo Local. Um calendário tem sido elaborado, juntamente com a formulação do diagnóstico do setor de confecções, como a Pro-Moda, já consolidada e esperada por lojistas de todo o País.


Cal莽ados, Bolsas e Acess贸rios

Av. da Moda, 2775 Tel.35.3521.8843


32


CASA

MODE

E &E Design promete movimentar o mercado de luxo com a “ Casa Modelo” primeira grande mostra de decoração. A E & E Design, empresa conceito em design no mercado de Passos e região, mais uma vez sai na frente e lança sua primeira grande mostra de Decoração e Design “ Casa Modelo” seguindo os padrões das grandes feiras e mostras de Decoração e Design mundial. O evento conta com diversas parcerias e apoios, além de dois grandes patrocinadores masters; Eloisa Pisos e Revestimentos e Construart Materiais de Construção. A mostra terá seu lançamento oficial no dia 28 de junho de 2012 quando reunirá Vips e convidados para visitação, onde estes poderão conferir os ambientes altamente decorados com obras de artes, peças de design e boa parte do mobiliário que compõe a casa importado diretamente de Paris e Egito, além de peças e artefatos made in Brasil. Tendo como referência o Palácio de Versailles na Franca, a “Casa Modelo “ é uma releitura atual , onde o clássico e o contemporâneo se fundem em perfeita harmonia e o resultado é surpreendente, de encher os olhos de qualquer mortal. Lembrando que a E& E Design empresa sinônimo de sucesso em seus projetos comerciais , agora almeja novos voos e invade as casas, assim decorando ambientes com requinte, sofisticação e agilidade - marca registrada da empresa.

www.eedesign.com.br


H O M E

S T Y L E

PRESENTES PARA VOCÊ E SUA CASA.

Av. da Moda, 2725 Centro | Passos - MG 35 3521.8028


VITRINE Avenida

44


Av.da Moda, 3435- 35.3521 2253 | Passos/MG | Rua Silva Pinto, 247 - (11) 3331 9216 - SP Rua Presidente Antonio Carlos, 259 - Passos/ MG | www.afroditemodapraia.com.br


REPRESENTANTE COMERCIAL

Beto Representações

UM GRANDE NEGÓCIO O mercado da moda tem crescido muito no Brasil e no mundo e atualmente fama e dinheiro não estão mais restritas aos estilistas e donos de grifes. O comprador exclusivo está em alta.

A

cada dia o mercado de moda tem aberto novos espaços para pessoas criativas e trabalhadoras. Profissionais das mais diversas áreas podem atuar no mundo da moda, sem necessariamente, ser um estilista ou designer de moda. Uma destas novas áreas de atuação é com o trabalho de comprador exclusivo ou o nome mais usual, representante comercial de marcas. O paulista José Roberto Rosa de Almeida, o Beto, dedicou boa parte de sua vida, aproximadamente 20 anos, como representante de várias grifes de São Paulo, tais como Moça Bonita, Cor Doce, Rubicon, Trimix, Revanche Jeans entre outras para lojas do interior paulista. Beto conta que numa de suas visitas a uma loja de Ribeirão Preto ficou conhecendo o material da Kímika, de Passos, e se encantou com a qualidade do produto. “Percebi que as peças tinham visual e preços bons. Vim conhecer o pólo da moda mineira em Passos, sendo a Kímika minha primeira visita, por conta do que eu já tinha visto em Ribeirão. Gostei e trouxe minha equipe, com cerca de 15 representantes e começamos a distribuição da moda mineira para o interior paulista e capital”, lembra Beto. Atualmente a empresa Beto Representações, de Itape-

46

tininga-SP, conta com mais de 15 representantes que vão abrindo suas redes e ramificando a moda mineira. Trabalhamos com exclusividade as grifes Kímika, Valentyne, Dáffira e Pele Macia. Beto atende a maioria das cidades do interior de São Paulo e conta que mapearam o Estado para abrirem clientes nas melhores cidades. Quando começaram Ribeirão Preto era a cidade que mais comprava a moda mineira, hoje este leque se abriu. “Levei o produto para a minha carteira de clientes e abrimos novos. Nas grandes cidades nós abrimos para mais de uma loja, principalmente nos shoppings, porém, nas pequenas escolhemos a melhor loja, aquela que trabalha com as melhores grifes, afinal a moda mineira tem a qualidade das roupas do Itaim e os preços de Braz e Bom Retiro”, comenta Beto que chegou a trabalhar com oito marcas famosas destes lugares. “Venho em Passos a cada 15 dias e as lojas também fazem despacho das peças que escolhemos. Optei por estas quatro empresas por considerar a qualidade, preço e exclusividade. Estas marcas não vendem para sacoleiras, isso qualifica e dá uma credibilidade ainda maior ao nosso trabalho”, explica.


“ A moda mineira, especificamente de Passos, é muito ágil. Toda semana tem novidade, o que para nossos clientes é fantástico.”

Para quem trabalha como representante a concorrência das sacoleiras chega a ser desleal. “Então, sabendo que temos exclusividade, podemos trabalhar com mais tranquilidade e levar nossos produtos a mais cidades. A cada dia um novo cliente nos procura para revender a moda mineira. Temos cliente de Ilha Solteira a Apiaí, enfim, de todas as regiões de São Paulo”, salienta. De acordo com Beto, esta é uma profissão que se a pessoa souber escolher os produtos para trabalhar, terá sucesso. Todos os seus representantes sobrevivem deste trabalho. “Posso dizer que sou um empresário bem sucedido. Hoje tenho uma qualidade de vida melhor. Fico muito mais tempo na minha cidade que antes, quando tinha que sair pelas cidades com vários produtos. A Kímika, em especial, me ajudou muito e ainda ajuda, afinal é uma marca que está presente nas grandes publicações como Marie Claire. Os clientes querem o que é bom e que os consumidores conhecem”, explica Beto.

FEDBACK E EXCLUSIVIDADE As empresas com as quais Beto trabalha fazem peças sob encomenda de acordo com o feedback do mercado. “Nós apresentamos para as marcas passenses quais são as demandas que o mercado está interessado. Por exemplo: saias longas. Então quando chegamos para buscar as peças temos algumas feitas para atender a esta demanda”, salienta Beto. Para o representante a exclusividade para os vendedores e não utilizarem do serviço de sacoleiras faz com que algumas empresas cresçam. “Percebemos que as empresas que partiram para exclusividade na área de vendas com representantes, além de se firmarem no mercado, elas cresceram consideravelmente nos últimos 5 anos. Já outras que atendem por sacoleiras estagnaram ou fecharam. Ainda existem fábricas em Passos que não atendem por representantes. Há espaço para outros profissionais e esta é uma área muito interessante e rentável, tanto para o lojista, quanto para o representante”, indica. Ainda conforme Beto, há alguns anos o representante saía abrindo clientes e hoje eles são procurados.

FORMA DE TRABALHO De acordo com José Roberto Rosa de Almeida, o Beto, a maneira com que trabalha é a seguinte: ele vai até às lojas munido de mercadorias da moda mineira e também de catálogos para as próximas coleções, caso seja visita em época de troca de coleção. “Normalmente já levo as peças. A moda mineira, especificamente de Passos, é muito ágil. Toda semana tem novidade, o que para nossos clientes é fantástico. Os consumidores finais são ávidos por novidades. Então, posso levar a peça pronta, independente do lojista ter feito o pedido ou não”, finaliza.

54


Guia de Lojas

30 60


Tamanhos 42 a 52

www.talentomoda.com.br

RĂşbria NegrĂŁo Outono|Inverno 2012

Nas melhores multimarcas da sua cidade

MODA MINAS


Av da Moda Passos - 2ª edição