o electricista
Eletrotecnia Básica
revista técnico-profissional
55
No Quadro 19 é apresentada uma lista dos símbolos mais utilizados em Instalações Elétricas de Baixa Tensão.
Símbolo
Designação
Símbolo
Designação
Contador de energia
Ponto de luz na parede
Fusível
Caixa de derivação (esquema unififalr)
Conjunto de 3 fusíveis
Tomada monofásica
Caixa de derivação
Tomada monofásica com terra
Interruptor com indicação do número de polos
Tomada para telecomunicações
Disjuntor
Telefone de rede
Disjuntor com proteção diferencial
Tomada trifásica
Interruptor com proteção diferencial
Quadro elétrico
Seccionador fusível
Elétrodo de terra
Botão de pressão normal
Campaínha
Interruptor simples
Transformador
Interruptor com sinalização
Ponto de luz para lâmpadas fluorescentes
Comutador de lustre
Ligador de massa
Comutador de escada
Sirene
Ponto de luz no teto
Besouro
Quadro 19 . Simbologia de Instalações Elétricas.
ESQUEMA TEÓRICO
ESQUEMA MULTIFILAR
ESQUEMA UNIFILAR
Figura 15 . Comutação de lustre: a) Esquema teórico; b) Esquema multifilar; c) Esquema unifilar.
13.2› Comutação de lustre A comutação de lustre é um interruptor duplo, isto é, permite ligar ora um conjunto de lâmpadas, ora o outro conjunto de lâmpadas, ora ambos os conjuntos de lâmpadas simultaneamente. A fase deve, por isso, ser ligada ao contacto central do comutador. O comutador é utilizado, por exemplo, para ligar candeeiros ou lustres que têm várias lâmpadas, de forma a podermos acender apenas parte delas quando o desejarmos (Figura 15).
13.3› Comutação de escada (ou de quarto) A comutação de escada consiste em ligar uma lâmpada numa extremidade da escada e apagá-la na outra e vice-versa ou ligar numa extremidade de uma sala e apagar na outra extremidade. O esquema utilizado é semelhante ao da comutação de quarto ou de um corredor. Estes comutadores confundem-se, exteriormente, com os interruptores; interiormente são, no entanto, diferentes porque possuem três terminais necessários às ligações, conforme se verifica na Figura 16.
13.4› Circuito de iluminação comandado por telerruptor O telerruptor é um aparelho de comando que permite ligar e desligar um dado circuito elétrico, pressionando o mesmo botão sucessivamente, isto é: prime-se uma vez, o circuito liga; prime-se novamente, o circuito desliga; e assim, sucessivamente. O telerruptor é constituído por uma engrenagem, em que a sua bobina varia entre dois estados que são o de alimentada e de desalimentada, sucessivamente, por cada pressão do mesmo botão ou de outro botão em paralelo. O telerruptor veio substituir com muita vantagem a ‘comutação de escada, com inversão’, poupando material e permitindo ligar e desligar do mesmo local. É utilizado nos corredores, nas escadas, no hall dos prédios, e outros (Figura 17).