Jornal A União

Page 4

Agende-se! A UNIÃO João Pessoa, Paraíba - QUINTA-FEIRA, 16 de agosto de 2012

Teatro, cinema e mostra de música Grupo de escola municipal faz apresentação na Estação Cabo Branco. Alunos de Crei de Mangabeira vão ao teatro, hoje, e o Cinema Estacine exibe “O tempero da vida” e “O pecado mora ao lado”. Mostra Sesc de Música continua inscrevendo.

Fotos: Arquivo

escola se apresenta na Estação O grupo Explosão PPS, da Escola Municipal Padre Pedro Serrão, se apresenta neste sábado (18), no projeto Estação Fim de Tarde. O show está marcado para as 17h30, no anfiteatro da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, no bairro do Altiplano. A entrada é aberta ao público. O professor de música da escola e coordenador do grupo, Alexandre Pereira, contou que o repertório da apresentação vai valorizar a cultura paraibana. “Músicas de Cátia de França, Luiz Gonzaga, Elba Ramalho e Chico César serão apresentadas no show. Vamos fazer também

uma homenagem ao músico Herbert Vianna, já que estamos no Ano Cultural dedicado a ele”, revelou. Pereira disse que o grupo começou em 2010, de forma tímida, com poucos alunos. Dois anos depois, eles já têm uma miniorquestra. Segundo Alexandre, a intenção é que o grupo aumente, já que, por meio da música, os alunos melhoram o desempenho dentro da sala de aula. “A música ajuda os alunos na concentração e nos trabalhos em grupo. Fico muito feliz em ver mais jovens interessados em ingressar na nossa miniorquestra”, contou.

Estudantes vão ao teatro

Estacine exibe dois filmes O projeto Estacine, da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, exibe neste sábado, 18, na Mostra Cinema à Mesa, a comédia dramática grega “O Tempero da Vida”. Já no domingo, 19, a Mostra Marilyn Monroe apresenta a comédia “O Pecado Mora Ao Lado”, com a clássica cena do vestido sendo levantado pelo vendo do metrô de Nova York. As exibições acontecem às 16h, no miniauditório da Estação das Artes, o novo prédio do complexo arquitetônico da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes. Os filmes exibidos no projeto Estacine são resultados de uma parceria entre a Estação Cabo Branco, a Locadora Ribalta e a Agência Nacional do Cinema (Ancine) com a proposta de promover a cultura e o entretenimento através da sétima arte.

Mostra Cinema à Mesa – “O Tempero da Vida” (Politiki Kouzina, Grécia/Turquia, 2003, 1h47) conta a história de Fanis Iakovidis, um professor de astrofísica turco de descendência grega que, na infância, foi obrigado a deixar seu próprio país em um período de guerra entre as duas nações. Já adulto,

O Centro de Arte e Cultura Municipal Teatro Ednaldo do Egypto, em Manaíra, recebe, na tarde desta quinta-feira, 16, alunos do Centro de Referência em Educação Infantil (Crei) Maestro Pedro Santos, do Conjunto Cidade Verde, em Mangabeira VIII. A sessão especial contará com 100 crianças, que vão assistir ao espetáculo “Pluft o Fantasminha”, de Maria Clara Machado, ícone do teatro infantil brasileiro. O espetáculo começa às 15h. O elenco é formado por alunos da rede municipal que participaram do curso de teatro ofertado pela Prefeitura de João Pessoa (PMJP), por meio da Secretaria de Educação e Cultura (Sedec). A atividade faz parte do projeto A Escola vai ao Teatro, que dá ao alunado a oportunidade de vivenciar o processo cultural dentro de um contexto socioeducativo. Para o coordenador do Ednaldo do Egypto e diretor do espetáculo, Alberto Black, será bastante salutar observar a participação dos estudantes atuando para uma platéia. “Este é o resultado de um curso que teve participação

espontânea e promoveu a inclusão sociocultural”, disse. Sinopse – A peça conta a história do rapto da menina Maribel pelo cruel Pirata Perna-dePau. O vilão esconde a garota em uma velha casa abandonada, onde vive uma família de fantasmas: a Mãe, que faz deliciosos pastéis de vento e conversa ao telefone com a Prima Bolha; o fantasminha Pluft, que nunca viu gente; o Tio Gerúndio, que passa o dia inteiro dormindo dentro de um baú; e Chisto, o primo aviador que surge apenas no final para fazer um salvamento espetacular da menina. A trama se concentra na procura do tesouro do avô da menina, o Capitão Bonança, que morreu no mar deixando lá no fundo a sua herança. Mas a grande chave da poesia teatral criada pela autora é a amizade que surge entre a menina Maribel e o fantasminha Pluft. Os momentos de comicidade ficam por conta dos amigos de Maribel, o trio clownesco JoãoJulião-Sebastião, que vai à sua procura para salvá-la.

Fanis retorna para a Turquia para encontrar seu avô, que desenvolveu uma culinária peculiar, cultuada e praticada tanto por gregos quanto por turcos. A volta para sua cidade natal é também um retorno à infância de Fanis e sua relação com o avô. Fragmentos de seu passado são trazidos à tona misturados a belas cenas de banquetes que nos remetem ao filme “A Festa de Babete”, já exibido na Mostra Cinema à Mesa. Outra referência seria “Como Água Para Chocolate”, também já exibido no projeto Estacine. O velho cozinheiro coloca tal paixão ao preparar seus pratos que o sucesso de seus preparados é inevitável. Mostra Marilyn Monroe – “O Pecado Mora ao Lado” (The Seven Year Itch, EUA, 1955, 1h45) é uma divertida comédia sobre o desejo de um homem casado por sua nova vizinha. Após mandar sua mulher para o interior durante o verão, Richard Sherman (Tom Ewell) conhece uma loira inocente e provocante que acaba de mudar para o apartamento de cima. Richard começa a sentir desejos incontroláveis pela loira que, aparentemente, quer só a amizade do rapaz.

Mostra Sesc continua inscrevendo Com o intuito de valorizar a cultura e incentivar a produção artística do estado, o Serviço Social do Comércio da Paraíba inscreve para a Mostra Sesc de Música Paraibana, evento que já se configura como um dos principais espaços de divulgação da música local. Os cadastros são gratuitos e podem ser realizados até o próximo dia 24. As fichas de inscrição, disponíveis no site www.sescpb.com.br, devem ser entregues no Setor de Cultura das unidades de João Pessoa, Campina Grande e Guarabira. Não serão aceitas inscrições enviadas por fax, internet ou Correios. Os interessados em participar do concurso devem preencher o material com os dados de todos os integrantes do grupo e dos intérpretes das músicas. Cada

concorrente pode inscrever até três canções instrumentais de diversos gêneros ou músicas de vários estilos, desde que sejam autorais, escritas em português e que não tenham sido apresentadas em nenhum outro festival. A presença do material na internet não invalida a inscrição. Além da ficha de inscrição devidamente preenchida, os interessados devem entregar três cópias digitadas de cada uma das músicas com o título e os nomes dos autores e intérpretes. É necessário também que os candidatos apresentem uma cópia da letra cifrada ou da partitura, um CD com as músicas em condições ideais de audição, além dos direitos de gravação e execução assinado pelos autores.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.