5 minute read

HOMEM É PRESO EM SÃO GONÇALO APÓS ESFAQUEAR ESPOSA E ENTEADO

Acusado ainda colocou fogo na residência da família e reagiu à prisão

GABRIEL MANSUR

Advertisement

Policiais militares do 7º Batalhão prenderam um homem, na madrugada de ontem (30), acusado de esfaquear sua esposa e o filho dela, seu enteado, de 10 anos, além de dois vizinhos e um cachorro.

O crime aconteceu na Rua Lourenço Furtado de Mendonça, no bairro Rocha, em São Gonçalo, região metropolitana do Rio de Janeiro.

O suspeito, identificado como Tiago Pereira dos Santos, de 36 anos, tentou cortar o pescoço do menino, e deu diversas facadas em Lucimara da Silva Monteiro, de 42 anos, conforme relatos de testemunhas.

José Felizardo, um dos vizinhos agredido por Tiago, disse que ele e um outro colega levaram marteladas na cabeça enquanto tentavam proteger Lucimara e a criança da violência.

MAPA DA VIOLÊNCIA

Foi nesse momento também que o cachorro foi golpeado.

"Estávamos dormindo e escutamos barulhos e gritos, descemos para ver. Ele estava agredindo a esposa e já tinha cortado o pescoço da criança. Ele veio para cima de mim, o cachorro estava deitado próximo ao meu carro. Ele deu uma martelada na cabeça do cachorro", disse Felizardo.

Segundo relatos, o homem possui problemas com dependência química, o que pode ter ocasionado o descontrole emocional. Essa seria a primeira vez que ele tentou agredir a família.

Além das agressões físicas, o suspeito ainda ateou fogo na residência onde os três moravam. Logo depois, o Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar foram acionados para a ocorrência.

De acordo com os PMs, como o agressor estava visivelmente alterado, foi necessário atirar em uma de suas pernas para contê-lo. Na chegada, os agentes chegaram a ser apedrejados pelo acusado.

O suspeito, que possui anotação criminal por roubo, foi preso e levado para o Hospital Estadual Alberto Torres sob escolta policial. A mulher e o enteado foram socorridos para o Pronto-Socorro de São Gonçalo (PSSG) e liberados.

O caso foi registrado na 73ªDP (Neves). De acordo com o delegado titular, Geraldo Assed, o homem foi autuado em flagrante e vai responder por seis crimes distintos: tentativa de feminicídio, tentativa de homicídio qualificado, crime de incêndio, resistência e lesão corporal.

Por enquanto, ele segue custodiado no hospital. Assim que ganhar

Santa Teresa O Bairro Mais

Seguro Do Rio De Janeiro

Levantamento do Instituto de Segurança Pública mostra ainda que a Zona Oeste é a mais perigosa

LUCIMARA foi atendida no Hospital Alberto Torres e liberada em seguida alta, será encaminhado ao sistema prisional e audiência de custódia. As vítimas devem comparecer à distrital para também prestarem depoimento.

GOLPE DO CONSIGNADO

M E E Filho S O Presos

Divulgação

Policiais Civis da 76ªDP (Niterói) prenderam ontem em Niterói uma mulher e seu filho, suspeitos de aplicarem do gole do falso empréstimo consignado, em Niterói.

A delegada Titular da 76ªDP, Natacha Oliveira, contou que Cristiane Carvalho Muniz e Luan Gabriel Carvalho dos Reis acumularam mais de 100 denúncias pelos crimes de estelionato e associação criminosa.

“Cristiane Carvalho Muniz e Luan Gabriel Carvalho dos Reis acumulam mais de 100 denúncias pelos crimes de estelionato e associação criminosa. Sozinho, Luan tem 50 anotações criminais, enquanto a mãe tem 63 denúncias”, contou Natacha.

A delegada também informou que, o pai, identificado apenas como Angelo, também atua diretamente no esquema, inclusive dando ordens a Luan, que é responsável pelos repasses financeiros. Angelo não foi localizado.

Nas redes sociais de Cristiane é possível constatar como mãe e filho esbanjavam muito glamour e viviam de status, com jantares e viagens por lugares luxuosos.

As investigações seguem em andamento para identificar mais integrantes do grupo criminoso.

Depois de presos, mãe e filho foram encaminhados para o sistema prisional.

VÍTIMAS

Um relatório divulgado com dados do Instituto de Segurança Pública (ISP) de 2022 revelou os bairros cariocas mais e menos seguros do Rio de Janeiro. O levantamento considerou o número de homicídios, roubos, furtos e total de ocorrências. Localidades da Zona Oeste da cidade lideram o ranking.

A região mais violenta, segundo os dados do ISP, foi a formada pelos bairros de Bangu, Gericinó, Padre Miguel e Senador Camará. As referidas áreas foram as que mais registraram homicídios no Rio. Em seguida os bairros Anil, Cidade de Deus, Curicica, Gardênia Azul, Jacarepaguá e Taquara.

Já quando o critério adotado é o índice de roubos, a região formada pelos bairros de Cavalcanti, Engenheiro Leal, Madureira, Turiaçu, Vaz Lobo, Oswaldo Cruz, Cascadura e Quintino Bocaiúva foi a que teve o maior número de registros em 2022.

A principal característica de todas essas regiões é de serem áreas mais periféricas da cidade, muitas delas dominadas pelo tráfico ou milícias.

A maior parte dos moradores desses bairros também convive com alguma deficiência de estrutura urbana, como iluminação, ou no efetivo de forças de segurança, o que favo- rece o aumento da criminalidade.

SEGUROS

As regiões consideradas como as mais seguras do Rio de Janeiro são lideradas pelo Centro, mas a grande maioria fica na Zona Sul, com ruas mais iluminadas, policiamento, infraestrutura de comércio, movimentação de pessoas e transporte.

O bairro de Santa Tereza é o mais seguro do Rio de Janeiro. A região está entre as que têm os menores registros de crimes nas quatro categorias analisadas. Se considerado o tipo de crimes mais violentos, como o homicídio, a área teve o menor número de casos da cidade em 2022.

Na divulgação dos dados, o Instituto de Segurança Público do Rio de Janeiro faz uma divisão por regiões, que, em alguns casos, engloba mais de um bairro. É o caso de Gávea, Jardim Botânico, Lagoa, São Conrado e Vidigal. Esses bairros também apareceram entre os menos violentos do Rio de Janeiro em quase todas as categorias. A região é a segunda da cidade com menos homicídios e com menos roubos.

Essa região concentra alguns dos edifícios mais caros e sofisticados do Rio de Janeiro e engloba também a favela do Vidigal, uma das mais conhecidas da cidade. Tem como um dos destaques ser rodeada por montanhas e áreas preservadas de Mata Atlântica.

Outros bairros que aparecem entre os que têm o menor número de registros de homicídios são Catete, Cosme Velho, Flamengo, Glória, Laranjeiras, Botafogo, Humaitá e Urca, que abrigam os mais icônicos pontos turísticos do Rio de Janeiro, como o bondinho para o Pão de Açúcar ou trem do Corcovado, que leva ao Cristo Redentor.

PRAIAS LIDERAM FURTOS

Os bairros que concentram as praias mais conhecidas também são os que mais registraram furtos na cidade. Os campeões no quesito são Ipanema e Leblon, seguidos pela região formada por Barra da Tijuca, Itanhangá e Joá. Na sequência aparecem Copacabana e Leme.

Embora as estatísticas de furto afastem essas regiões das consideradas as mais seguras da cidade, os registros de crimes mais violentos, como homicídio, latrocínio ou roubo, são menos recorrentes.

É comum que áreas que concentram multidões tenham um alto índice de furtos. Portanto, não é possível dizer que esses bairros estejam entre os menos seguros do Rio de Janeiro.

As vítimas são idosos aposentados. Segundo a delegada, os suspeitos usavam dados roubados e diziam para as vítimas que elas tinham valores atrasados para receber da aposentadoria. A partir dessas informações, eles realizavam os empréstimos. Uma das vítimas identificadas teve um prejuízo de R$ 40 mil.

Em outra abordagem, eles diziam que as pessoas poderiam renegociar empréstimos já realizados e pagar menos juros e alguns repasses financeiros eram feitos para contas de familiares dos presos.

Divulgação