1 minute read

PROTÓTIPO DO ÔNIBUS DE HIDROGÊNIO ESTÁ EM EXPOSIÇÃO NA BARRA DE MARICÁ“

Veículo foi desenvolvido pela Coppe/UFRJ em parceria com a Prefeitura

O protótipo do ônibus elétricohidrogênio, desenvolvido pela Coppe/UFRJ em parceria com a Prefeitura de Maricá, está em exibição no 3º Congresso Brasileiro do Hidrogênio, que acontece até hoje (31), na Barra de Maricá.

Advertisement

Um grupo de alunos do 9º ano da Escola Municipal Clério Boechat, no Flamengo, conheceram o veículo e receberam explicações de estudantes de engenharia mecânica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Para o diretor da unidade escolar, Felipe Cavalcanti, a visita ao congresso é uma forma dos alunos projetarem um futuro diferente do que existe hoje, com a cidade participando de forma ativa.

Além do ônibus, os alunos também visitaram outros estandes do evento, onde também conheceram projetos à base de hidrogênio.

O estudo da tecnologia do ônibus movido a hidrogênio faz parte dos planos do município para descarbonizar totalmente a frota de coletivos da cidade até 2038. O investimento total é de R$ 11,5 milhões em três veículos sustentáveis, que estão sendo desenvolvidos pelo Laboratório de Hidrogênio da Coppe com diferentes combustíveis não poluentes: 100% elétrico, elétrico-etanol e híbrido elétrico-hidrogênio.

e acordo com a assessoria da Prefeitura de Maricá, a cidade dispõe de uma frota com 115 ônibus com Tarifa Zero, operada pela Empresa Pública de Transporte (EPT) sem qualquer custo para a população.

A expectativa da empresa é que, ao menos, três veículos já estejam circulando pela cidade no próximo ano em caráter experimental, chegando a 15 coletivos em 2027.