Revista L'Chain - Brinde a vida!

Page 4

CURTAS E BOAS

Xiko Cavalcanti

Natureza esquecida Implantada no início do século XX com a denominação de Avenida Fagundes, que abrigou o Ginásio Municipal, hoje o Forum, vem ser uma das mais antigas vias públicas de Cravinhos. Suas árvores, no canteiro central, na maioria são centenárias. Algumas já foram retiradas em razão de algum perigo que poderiam causar. No final do mês de setembro, um temporal de alguns minutos com ventos fortes, acabou por trazer uma delas sobre uma residência, próxima a antiga Escola Paroquial, causando apenas danos materiais, mas pela força do vento e pela espessura do tronco, poderia ter provocado uma tragédia. Para o especialista em Meio Ambiente, Profº Elias Antonio Vieira, deve-se criar no município um departamento com profissionais da área, para realizar acompanhamento frequente, assim visando verificar o estado e a saúde de cada árvore. “Fazer a poda de forma correta em determinado tempo, e caso constate algo estranho para se evitar a remoção, fazer o tratamento adequado, para evitar transtornos futuros”, comenta o professor. Vale ressaltar que a árvore que sofreu a queda foi removida.

Fé supera os limites Os brasileiros são conhecidos pelo seu grande grau de religiosidade, por isso um grande sinônimo de fé vem sendo divagado por todo o Brasil, é o Caminho da Fé. Inspirado no milenar Caminho de Santiago de Compostela (Espanha) foi criado para dar estrutura às pessoas que fazem a peregrinação até o Santuário Nacional de Aparecida. O caminho que conta com 35 cidades devidamente cadastradas na Associação do Caminho da Fé, tem a cidade de Cravinhos incluída desde 2007. E são muitos os peregrinos cravinhenses que já realizaram o trajeto. O caminho não precisa de penitências, sofrimentos ou privações, mas favorece a expansão de conhecimentos, através do contato diário com a natureza, os animais e os habitantes. Mesmo sendo um caminho que não tem um momento exato de chegada e que é todo lardeado por pousadas e sítios, passar mal pelo caminho se transforma em algo normal. É de alma pura, simples e de quem acredita na proteção dos Céus que o peregrino encara o Caminho da Fé, um trajeto para quem quer desafiar seus próprios limites, se aventurar em novas experiências e ainda poder estar durante o mínimo de 12 dias em contato com a natureza e ter momentos de reflexão.

A volta do concurso Miss Cravinhos O Concurso de Miss nunca acabou. Após final de contrato, o canal do apresentador Silvio Santos, o SBT, deixou de promover o evento durante alguns anos. Atualmente a TV Bandeirantes vem incentivando e estimulando jovens do país inteiro a participarem do evento que é apresentado em cada Estado, e posteriormente o Miss Brasil que a cada ano é realizado em um estado brasileiro. O concurso tem aberto as portas para muitas jovens se destacarem no cenário artístico ou nas passarelas do mundo. O jornal A Tribuna Regional, esteve pela primeira vez envolvido em um concurso local no ano de 1992, quando a vencedora foi a bela e simpática jovem, na época com apenas 17 anos, Carla Castelhano. No ano seguinte em 1993, a conquista do título foi da jovem Milene Ribeiro. Com o objetivo de revelar novos talentos da beleza em Cravinhos, o Jornal A Tribuna Regional, Secretaria Municipal da Cultura e Prefeitura Municipal, organizam o Concurso Miss Cravinhos que será realizando em abril de 2014. A escolha e organização estará a cargo do experiente em desfiles de modas, Leandro Maurício.

4

CRAVINHOS/SP

Escritor Paulo Bomfim na Rádio Cultura FM

Com a contratação do poeta Paulo Bomfim, que tem suas origens em Cravinhos e região, a Rádio Cultura FM (103,3) de São Paulo, traz mais uma personalidade para enriquecer sua grade, que já conta com nomes como João Carlos Martins, Ferreira Gullar, Marcelo Bratke e Salomão Schvartzman, além de outros jornalistas, maestros e especialistas em música. O poeta Paulo Bomfim comanda Passeios da Memória, atração em que apresenta uma crônica, poesia ou prosa diferente a cada semana, sempre às 9h, com reapresentação às 18h. O poeta Paulo Lébeis Bomfim nasceu no dia 30 de setembro de 1926, em São Paulo, viveu parte de sua infância em Cravinhos, é conhecido como O Príncipe dos Poetas Brasileiros, e é membro da Academia Paulista de Letras. Jornalista profissional iniciou suas atividades jornalísticas em 1945, no Correio Paulistano, indo a seguir para o Diário de São Paulo a convite de Assis Chateaubriand, onde escreveu durante uma década Luz e Sombra, redigindo também Notas Paulistas para o Diário de Notícias, do Rio de Janeiro. Foi diretor de Relações Públicas da Fundação Cásper Líbero e fundador, com Clóvis Graciano, da Galeria Atrium. Paralelamente, atuou como produtor de rádio e televisão. Foi ainda presidente do Conselho Estadual de Cultura de São Paulo. Suas obras foram traduzidas para o alemão, o francês, o inglês, o italiano e o castelhano. Em 23 de maio de 1963 entrou para a Academia Paulista de Letras.

NOVEMBRO / DEZEMBRO 2013


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.