Revista L'Chain - Brinde a vida!

Page 1

Ano 03 - Edição 19 - Novembro/Dezembro 2013 - Cravinhos/SP

CHEZ MOI

Modernidade em móveis e decoração CASA DA CRIANÇA

Brincar: A linguagem das crianças MARCENARIA IRMÃOS RIBEIRO

Móveis exclusivos e personalizados


2

CRAVINHOS/SP

NOVEMBRO / DEZEMBRO 2013


EXPEDIENTE

Editorial A mistura de gêneros

N Nossa Capa

Davi Lucas Medeotto Figueiredo Letícia Ayumi Miura Kowara Walter Moreira Neto João Pedro Patrício Rafaela Ricoldi de Castro Maria Vitoria Aníbal Roupas e Acessórios - Leleo da Cuca Fotos: Kátia Bionês Making Of: Jamila Grecco Diretor Geral Francisco Cavalcanti MTB 33.717 Jornalista Responsável Leandro Cavalcanti MTB 66.822 fone: (16) 9 9201-0942 Jornalismo Kennedy Oliveira Gomes MTB 46.290 Jamila Grecco Departamento Comercial Kátia Bionês Cavalcanti fone: (16) 9 9135-4356

essa última edição da revista L’Chain do ano de 2013, o nosso leitor passará pela magia e pureza das crianças, que demonstram também estarem antenadas na moda e serem vaidosas desde bem jovens. Também saberá como se pode ter uma vida saudável, através de uma alimentação balanceada e com a prática contínua de exercícios físicos. E para aquelas pessoas que querem reformar ou construir temos duas matérias especiais, uma falando sobre a vantagem de contratar um marceneiro para fazer um móvel personalizado e outra sobre a tendência das cores para ambientes internos e externos. E ainda quem quiser aprender sobre um pouco de decoração interna e poderá ler em nossas páginas as dicas dadas pelo empresário Diego Duchini. E se você acha que não pode ter uma horta em sua casa, porque ela é pequena, o Sr. Otávio Pinto, conta como é possível fazer um cantinho verde na vertical e ainda ter verduras sem agrotóxico e com muito sabor. E não faltará emoção na história do professor Paulino Igual, que tem se destacado em campeonatos e desenvolve um projeto social na cidade de Serra Azul. Um gesto de superação! A revista ainda traz uma viagem inesquecível para a Bélgica e muita sensualidade com modelos de lingerie, bem como é o perfume ideal para conquistar a pessoa amada. E ainda tem dicas de cinema, festas e muito mais. Não deixe de ler nenhuma de nossas páginas e no final faça um “Brinde a vida!”.

versão online e making of na página www.atribunaregional.com.br

Boa leitura!

curta nossa página facebook.com/revistalchainumbrindeavida Dê sugestões, envie carta, fax ou e-mail para: Rua Cristiano Barreto, 54 - Centro Cravinhos/SP - CEP. 14.140-000 e-mail: revistalchain@atribunaregional.com.br Fone: (16) 3951-2228 / Fax: (16) 3951-4819 Nova Enfim Gráfica e Editora Rua Luis Barreto, 1470 - Campos Elíseos Ribeirão Preto/SP - Fone (16) 3234-1508 CNPJ: 12.550.082-0001/27 A Redação se reserva o direito de adaptar as mensagem sem alterar o conteúdo. A L’Chain não se responsabiliza por opiniões expressas em matérias, publicidades e artigos assinados.

NOVEMBRO / DEZEMBRO 2013

Nesta Edição Curtas e Boas Casa Editorial de Moda Casa da Criança Casa Alimentação Luta Saúde Arquitetura

04 05 06 e 07 09 10 11 12 13, 16 e 17 14

Lazer Música Perfume Relato de Viagem Coluna Animal Filme Casamento Teatro e Baladas Aniversariantes L’Chain Teen Foto

15 18 19 20 21 24 25 e 27 26 28 e 29 30 31

Editado pelo Sistema Impacto de Publicidade e Jornalismo Ltda - ME / CNPJ: 04.923.916/0001-74

CRAVINHOS/SP

3


CURTAS E BOAS

Xiko Cavalcanti

Natureza esquecida Implantada no início do século XX com a denominação de Avenida Fagundes, que abrigou o Ginásio Municipal, hoje o Forum, vem ser uma das mais antigas vias públicas de Cravinhos. Suas árvores, no canteiro central, na maioria são centenárias. Algumas já foram retiradas em razão de algum perigo que poderiam causar. No final do mês de setembro, um temporal de alguns minutos com ventos fortes, acabou por trazer uma delas sobre uma residência, próxima a antiga Escola Paroquial, causando apenas danos materiais, mas pela força do vento e pela espessura do tronco, poderia ter provocado uma tragédia. Para o especialista em Meio Ambiente, Profº Elias Antonio Vieira, deve-se criar no município um departamento com profissionais da área, para realizar acompanhamento frequente, assim visando verificar o estado e a saúde de cada árvore. “Fazer a poda de forma correta em determinado tempo, e caso constate algo estranho para se evitar a remoção, fazer o tratamento adequado, para evitar transtornos futuros”, comenta o professor. Vale ressaltar que a árvore que sofreu a queda foi removida.

Fé supera os limites Os brasileiros são conhecidos pelo seu grande grau de religiosidade, por isso um grande sinônimo de fé vem sendo divagado por todo o Brasil, é o Caminho da Fé. Inspirado no milenar Caminho de Santiago de Compostela (Espanha) foi criado para dar estrutura às pessoas que fazem a peregrinação até o Santuário Nacional de Aparecida. O caminho que conta com 35 cidades devidamente cadastradas na Associação do Caminho da Fé, tem a cidade de Cravinhos incluída desde 2007. E são muitos os peregrinos cravinhenses que já realizaram o trajeto. O caminho não precisa de penitências, sofrimentos ou privações, mas favorece a expansão de conhecimentos, através do contato diário com a natureza, os animais e os habitantes. Mesmo sendo um caminho que não tem um momento exato de chegada e que é todo lardeado por pousadas e sítios, passar mal pelo caminho se transforma em algo normal. É de alma pura, simples e de quem acredita na proteção dos Céus que o peregrino encara o Caminho da Fé, um trajeto para quem quer desafiar seus próprios limites, se aventurar em novas experiências e ainda poder estar durante o mínimo de 12 dias em contato com a natureza e ter momentos de reflexão.

A volta do concurso Miss Cravinhos O Concurso de Miss nunca acabou. Após final de contrato, o canal do apresentador Silvio Santos, o SBT, deixou de promover o evento durante alguns anos. Atualmente a TV Bandeirantes vem incentivando e estimulando jovens do país inteiro a participarem do evento que é apresentado em cada Estado, e posteriormente o Miss Brasil que a cada ano é realizado em um estado brasileiro. O concurso tem aberto as portas para muitas jovens se destacarem no cenário artístico ou nas passarelas do mundo. O jornal A Tribuna Regional, esteve pela primeira vez envolvido em um concurso local no ano de 1992, quando a vencedora foi a bela e simpática jovem, na época com apenas 17 anos, Carla Castelhano. No ano seguinte em 1993, a conquista do título foi da jovem Milene Ribeiro. Com o objetivo de revelar novos talentos da beleza em Cravinhos, o Jornal A Tribuna Regional, Secretaria Municipal da Cultura e Prefeitura Municipal, organizam o Concurso Miss Cravinhos que será realizando em abril de 2014. A escolha e organização estará a cargo do experiente em desfiles de modas, Leandro Maurício.

4

CRAVINHOS/SP

Escritor Paulo Bomfim na Rádio Cultura FM

Com a contratação do poeta Paulo Bomfim, que tem suas origens em Cravinhos e região, a Rádio Cultura FM (103,3) de São Paulo, traz mais uma personalidade para enriquecer sua grade, que já conta com nomes como João Carlos Martins, Ferreira Gullar, Marcelo Bratke e Salomão Schvartzman, além de outros jornalistas, maestros e especialistas em música. O poeta Paulo Bomfim comanda Passeios da Memória, atração em que apresenta uma crônica, poesia ou prosa diferente a cada semana, sempre às 9h, com reapresentação às 18h. O poeta Paulo Lébeis Bomfim nasceu no dia 30 de setembro de 1926, em São Paulo, viveu parte de sua infância em Cravinhos, é conhecido como O Príncipe dos Poetas Brasileiros, e é membro da Academia Paulista de Letras. Jornalista profissional iniciou suas atividades jornalísticas em 1945, no Correio Paulistano, indo a seguir para o Diário de São Paulo a convite de Assis Chateaubriand, onde escreveu durante uma década Luz e Sombra, redigindo também Notas Paulistas para o Diário de Notícias, do Rio de Janeiro. Foi diretor de Relações Públicas da Fundação Cásper Líbero e fundador, com Clóvis Graciano, da Galeria Atrium. Paralelamente, atuou como produtor de rádio e televisão. Foi ainda presidente do Conselho Estadual de Cultura de São Paulo. Suas obras foram traduzidas para o alemão, o francês, o inglês, o italiano e o castelhano. Em 23 de maio de 1963 entrou para a Academia Paulista de Letras.

NOVEMBRO / DEZEMBRO 2013


Kennedy Oliveira

CASA

foto: Kátia Bionês

Marcenaria Irmãos Ribeiro: sempre um projeto personalizado para seus clientes

N

a maioria das vezes quando a pessoa adquire sua casa própria quer móveis exclusivos e feitos sob medida, por isso existe a Marcenaria Irmãos Ribeiro, que está situada em Cravinhos e atua no ramo moveleiro há mais de 20 anos. Quando garoto Luverci Ribeiro, mais conhecido como Vê, começou a trabalhar em uma marcenaria, e aos poucos foi descobrindo o seu amor pela profissão e acreditou que com muito esforço poderia ter o seu próprio negócio. O empresário adquiriu uma área e aos poucos foi construindo o seu espaço, com honestidade e muita competência, assim a credibilidade apareceu e se transformou em referência em sua cidade, bem como na região de Ribeirão Preto. Depois de alguns anos Vê Ribeiro começou a perceber que um dos seus filhos tinha o dom para ser marceneiro, então aos poucos o integrou à equipe da empresa, e atualmente Murilo Ribeiro se tornou o responsável pela marcenaria de seu pai, mas não esquecendo de toda a trajetória feita para solidificar o nome da “Marcenaria Irmãos Ribeiro”. “No começo da empresa tivemos que conquistar clientes e espaço no mercado, e nosso diferencial sempre foi não nos limitar apenas a projetar e entregar os móveis a nossos clientes, mas também queremos que essas pessoas se sintam verdadeiramente realizadas ao verem os móveis instalados em sua residência. Sempre somos honestos e nos tornamos amigos dos clientes, assim podendo os atender de forma personalizada”, comenta Murilo Ribeiro. Muito se engana quem acha que a Marcenaria Irmãos Ribeiro somente atende clientes que precisam de móveis e projetos residenciais, porque já fizeram diversos trabalhos para prédios e estabelecimentos comerciais. “Nossa missão é contribuir ao bem estar de nossos clientes, confeccionando móveis planejados que concretizem seus sonhos iniciais. Temos como visão sempre buscar a perfeição e a melhoria contínua no desenvolvimento e produção de móveis planejados, tornando-se cada vez maior a confiança e segurança em um relacionamento personalizado com nossos clientes”, diz

o empresário. Atualmente a Marcenaria Irmãos Ribeiro conta com um quadro de sete colaboradores, sendo três marceneiros capacitados e com experiência, três auxiliares que estão em formação e um gerente administrativo. Sempre estão trabalhando para que o cliente seja bem atendido e tenha um orçamento sem compromisso. “Nossa equipe está super qualificada e por isso podemos oferecer das esquadrias aos acabamentos, assim confeccionando desde batentes aos mais variáveis projetos de móveis. E quem quiser um atendimento diferenciado e um orçamento sem compromisso é só entrar em contato com a nossa marcenaria, porque sempre estaremos prontos para atendê-lo em sua residência ou aqui em nosso local de trabalho”, afirma Ribeiro.

Utilizando-se de matéria-prima e ferragens de qualidade e de mão-de-obra qualificada, o resultado são produtos do mais alto padrão de qualidade e durabilidade, alinhados a projetos acessíveis, que atendem as necessidades dos clientes, sem faltar modernidade e beleza aos móveis confeccionados. “Temos nossos valores que são: ser participativo e conscientes das necessidades ambientais e sociais da nossa comunidade; fazer com que o carisma, simpatia e comprometimento com nosso trabalho sejam determinantes no processo de fidelização de nossos clientes; desenvolver atividades diárias com honestidade, clareza e respeito por nossos clientes, fornecedores e parceiros; incentivar a união interna e desenvolvimento profissional de nossos colaboradores e termos sempre concentração, perseverança e perfeccionismo, são os caminhos para que a evolução constante durante o processo de fabricação de móveis planejados aconteça”, explica Murilo Ribeiro. Para as pessoas que quiserem saber um pouco mais do trabalho da Marcenaria Irmãos Ribeiro é só acessar www.marcenariairmaosribeiro. com.br ou ligar no telefone (16) 3951-2602.

Recepção e galpão da Marcenaria Irmãos Ribeiro

NOVEMBRO / DEZEMBRO 2013

CRAVINHOS/SP

Equipe de colaboradores

5


6

CRAVINHOS/SP

NOVEMBRO / DEZEMBRO 2013


NOVEMBRO / DEZEMBRO 2013

CRAVINHOS/SP

7


8

CRAVINHOS/SP

NOVEMBRO / DEZEMBRO 2013


CASA DA CRIANÇA

Leandro Cavalcanti foto: divulgação

É brincando que a criança aprende a brincar e a interagir…

Q

uem nunca se encantou ao ver uma criança sorrindo, pulando, dando cambalhotas, brincando e vivendo num mundo de faz de conta? Quem, quando criança, não ficou chateado, magoado, triste, melancólico ou zangado, por ter uma brincadeira interrompida? A criança e o brincar são contextos indissociáveis, o brincar é tão essencial à criança quanto o trabalho é para os adultos. Pensando nisso, a “Casa da Criança de Cravinhos” iniciou mais um projeto a fim de ajudar a criança em suas dificuldade e limitações. É o “Projeto Criança Aprende Brincando”, que estimula o profissional da educação buscar novas práticas do saber/ fazer, bem como atividades que estimulam a criatividade, socialização, formação emo-

cional e intelectual das crianças, tudo com muitas brincadeiras que buscam a descoberta e compreensão. Neste ambiente, de acordo com a faixa etária de idade, as crianças tomam suas próprias decisões diante o grupo, dentro de sua cultura e história, isso tudo para ampliar seus conhecimentos, despertando hábitos de responsabilidades, respeito e cooperação. O principal objetivo é “fazer de conta que a criança é um operário e que a finalidade de seu trabalho é produzir o homem. Porque o trabalho das crianças não produz um objetivo material, mas cria a mesma humanidade; não uma raça, uma casta, um grupo social, mas a humanidade inteira”. (método Montessori) PROJETO PRIMAVERA 2013 A primavera começou, cheia de flores, cores e alegria. Com ela, a difusão de práti-

cas saudáveis, educativas, lúdicas e divertidas entre as crianças da “Casa da Criança de Cravinhos”. O objetivo deste projeto é vivenciar a alegria da estação com a presença multicolorida das flores, levando à criança a contemplar as suas maravilhas e o bem-estar que a convivência da natureza proporciona. Com isso, acaba despertando o interesse pela preservação do meio ambiente, assim como as formas de vida e sua sobrevivência, além de observar o meio natural, desenvolvendo a curiosidade e a prática investigativa de cada criança. COQUETEL ÁRABE No próximo dia 07/12, acontecerá o Coquetel Árabe, com a participação de integrantes da banda Iris Son’S 5, e boate. Os convites serão limitados, não perca tempo, reserve o seu com antecedência pelo fone (16) 3951-1202. AGRADECIMENTOS A “Casa da Criança de Cravinhos” agradece seus colaboradores, parceiros, voluntários e os que ajudaram através de doações para os eventos do mês da criança. Agradecemos também a participação da “Casa da Criança” no Rodeio de Cravinhos, à Prefeitura e Câmara Municipal de Cravinhos, e a colaboração dos voluntários, parceiros e colaboradores que estavam presentes prestigiando e ajudando no evento.

NOVEMBRO / DEZEMBRO 2013

CRAVINHOS/SP

9


CASA

CHEZ MOI Móveis e Decoração Leandro Cavalcanti fotos: Kátia Bionês A palavra CHEZ MOI vem do francês e significa “minha casa”. Esse nome foi escolhido porque entendemos o que nosso espaço comercial não é apenas uma loja qualquer, tudo que disponibilizamos foi escolhido com muito carinho para que possamos oferecer o que há de melhor em móveis e decoração para você! Portanto é com imensa satisfação que abrimos as portas e convidamos você a conhecer a nossa casa. Entre e fique a vontade! Aguardamos sua visita!

A

CHEZ MOI agora localizada na Av. Pedro Amoroso, 1121 (Cravinhos/SP) está com um showroom mais amplo, com uma grande variedade de móveis e artigos de decoração para deixar sua casa com mais estilo! A nova loja possui artigos importados, linhas exclusivas de luminárias e tapetes, além de uma vasta opção de móveis finos de altíssima qualidade desenvolvidos para você que quer inovar sua casa com qualidade, sofisticação e requinte! Ao visitar este espaço você pode comprovar a qualidade do mobiliário exposto. São estofados, racks e homes, sala de jantar, dormitórios, móveis para área externa e muito mais. “A CHEZ MOI - Móveis e Decoração é um show room feito especialmente para você que tem bom gosto e quer explorar seu lado criativo dentro de seu lar”, afirma o proprietário da CHEZ MOI MÓVEIS E DECORAÇÃO, Diego Duchini. Se tratando de casamento, a CHEZ MOI ajuda os noivos a preparar a lista de presentes, além de oferecer uma nova forma para os amigos e parentes dos noivos para presentear o casal, é o sistema de vale presente. A pessoa vem até a loja, paga pela quantia que quiser presentear, e a loja entra em contato com o casal para que eles escolham o produto de seu agrado, ou até mesmo usar esse vale presente para complementar a compra de outros produtos. Além da facilidade, você encontra diversas opções no showroom e uma infinidade de opções através de catálogos completos, e o melhor, com preços acessíveis e facilidade nos pagamentos. “O diferencial da CHEZ MOI é o acompanhamento de um profissional Design de Interiores. Durante a compra ou na montagem da lista de presentes para casamento, auxiliamos o cliente sobre as cores, como aproveitar melhor o espaço, novas tendências, e como deixar o ambiente mais bonito e aconchegante, e claro, tudo com muito estilo e ao gosto do cliente”, explica Diego Duchini. Maiores informações podem ser obtidas pelo fone (16) 3951-4247 ou pelo site www.chezmoidecor.com.br

10

CRAVINHOS/SP

NOVEMBRO / DEZEMBRO 2013


ALIMENTAÇÃO

Jamila Grecco

fotos: A Redação

Horta suspensa oferece melhor qualidade de vida

M

uitas pessoas gostariam de poder ter uma horta em sua casa, pois é uma maneira prática e saudável para se alimentar, mas na maioria das residências não existe mais espaço para poder fazer uma horta, e com o advento dos apartamentos esses locais foram ficando cada vez mais escassos. Por isso arquitetos e moradores que vieram do meio rural resolveram por criar as populares “hortas suspensas”, que normalmente são feitas em garrafas pet. As hortas suspensas vêm conquistando mais espaços, pois são fixadas nas paredes, sendo que podem ser trocadas de local quando houver a necessidade. A verdura cresce normalmente como se tivesse plantado no chão e o cuidado é até mais fácil do que uma horta tradicional. Em Cravinhos, algumas escolas municipais têm aderido ao projeto da horta suspensa, ensinando as crianças a terem uma alimentação mais saudável e a serem

O aposentado e a mulher doam parte da verdura que eles plantam para os vizinhos e pessoas carentes

NOVEMBRO / DEZEMBRO 2013

Otávio Pinto é quem faz o adubo para cuidar de sua horta, a qual ele cuida com carinho e amor

responsáveis com o cuidado dos alimentos. O aposentado Otávio Pinto, 62 anos, tem em sua residência uma horta suspensa, e isso lhe possibilitou que a transformasse em hobby. Nascido e criado em fazendas de Cravinhos e região, o aposentado se preocupa em ter uma alimentação saudável, e, por isso, depois que se aposentou, veio a aderir a horta suspensa e faz questão de ensinar as pessoas que querem aprender. “Sonho em um dia poder ter um sítio para poder plantar e cuidar, mas enquanto isso vou fazendo minhas hortas suspensas”, diz Otávio Pinto. Otávio e a mulher [Márcia Ap. Barbosa] cuidam da horta suspensa com muito carinho, e lá tem verduras saudáveis, pois não se utilizam de agrotóxico, apenas de adubação que é realizada pelo casal. A horta de Otávio é sucesso na vizinhança e já chegou a fazer algumas para os seus vizinhos, e quando ele colhe a sua faz doação a todos, pois, a produção é bem grande. Assim como Otávio, muitos estão optando pela horta suspensa, pois é fácil para cuidar e a pessoa tem uma alimentação saudável. O aposentado se coloca a disposição dos interessados para dar dicas sobre como realizar o plantio na horta suspensa, bem como faz algumas se for pedido. Mais informações podem ser obtidas diretamente com o aposentado pelo telefone (16) 9-9113-5272.

CRAVINHOS/SP

11


LUTA

Jamila Grecco e Kennedy Oliveira

Professor de taekwondo é exemplo de superação

O

taekwondo é uma arte marcial que surgiu no século XVI, mas foi ganhando acessórios e regras a partir de 1988, momento que foi uma das modalidades que integrou os Jogos Olímpicos de Verão e em 1993 foi adicionado ao programa olímpico oficial, assim passando a fazer parte dos Jogos Olímpicos no ano de 2000. Na vida do atleta Paulino Igual Junior, 26 anos, a paixão pelo taekwondo surgiu, porque aos seis anos de idade perdeu a visão do olho direito em um acidente doméstico. Quando tinha oito anos começou a ir ao projeto da modalidade na cidade de Serrana, mas devido sua deficiência tinha muita baixa estima, entretanto com o apoio de seu professor e alguns amigos o taekwondo começou a tornar parte de sua vida, e assim ele foi se superando a cada dia “Aprendi a me defender, a conviver com minha deficiência, fiz amigos que me tratavam como igual. O taekwondo transformou minha vida, o amor pela filosofia da arte marcial coreana me despertou o prazer de lecioná-la”, conta Paulino Junior. Quando ainda adolescente o atleta praticou judô por quatro anos, sendo que buscava uma oportunidade para a disputa da modalidade na paraolimpíada, mas mesmo sabendo que não poderia competir através desse esporte, pois nesta modalidade não existe categoria especial, não desistiu de continuar a praticar o esporte. “Prometi a um amigo que quando me formasse professor de taekwondo daria aulas em Serra Azul, e essa pessoa foi o meu primeiro aluno”, diz Paulino.

Equipe do mestre Paulino Igual já conquistou muitos torneios nacionais e internacionais

Treinamento acontece em salão no município de Serra Azul

12

No ano de 2006, juntamente a um amigo de infância, montaram um projeto para atender os jovens da cidade de Serra Azul, sendo que o mesmo é de forma gratuita e tem o objetivo de tirá-los das ruas e mostrar que é sempre importante praticar algum tipo de esporte. Inicialmente foram três alunos e as aulas aconteciam somente nos finais de semana, mas a divulgação do trabalho e também o empenho para participar de competições fez com que esse número aumentasse ainda mais. Entretanto começaram as dificuldades, porque sem apoio de ninguém as despesas aumentaram muito, e o professor recebia menos do que o salário mínimo, e mesmo assim não desistiu. “Tinha o sonho de me tornar soldado, mas devido a minha deficiência fiquei impossibilitado, mas passei por muitos mais desprezos em minha vida. Entretanto ensino a meus alunos a correrem atrás de seus sonhos, pois mesmo com todas as barreiras que tive de enfrentar, sou técnico em nutrição, formado em mecânica e procedimentos judiciários e estou cursando Educação Física”, emociona-se o professor. No ano de 2011, o professor serrazulense teve uma séria lesão no joelho, por isso foi submetido a uma minuciosa cirurgia e implantação de pinos, que o deixou um ano apenas ministrando aulas. Mas em 2012 aconteceu a liberação

CRAVINHOS/SP

Paulino Igual participou do Campeonato de taekwondo na cidade de Osaka, no Japão, momento que conquistou a medalha de bronze

médica e a oportunidade de voltar a lutar apareceu no 11º Japan WATA Open Taekwondo Champioship, que ocorreu na cidade de Osaka no Japão. “Corremos atrás de patrocínios para toda a equipe e infelizmente conseguimos apenas uma passagem. Em dezembro de 2012, a empresa Cooperar me ligou e me informou que gostaria de me ajudar dando a passagem para o campeonato no Japão perdi o chão na hora, pois nunca imaginei realizar esse sonho de infância e um objetivo pessoal. Ainda tentei ajuda para outros alunos da equipe, mas sem sucesso. Mesmo assim mantive o objetivo de disputar um campeonato internacional. A Prefeitura Municipal de Serra Azul ajudou a custear a inscrição e alguns dias de hospedagem, a empresa Kamikaze Sports cedeu os equipamentos necessários e vários alunos, pais, amigos e populares da cidade ajudaram a custear o restante dos gastos comprando uma rifa que fizemos”, relembra Paulino. No dia 22 de abril, o professor embarcou para Osaka, onde passou por treinamentos para disputar o campeonato, o qual conquistou medalha de bronze. “Muitos ficaram surpresos ao verem um dos atletas com um tapa-olho, pois retirei minha prótese, para não correr o risco de ser machucado pela mesma e coloquei um tapa-olho, alguns disseram que eu era doido, mas um árbitro internacional me parabenizou por ter feito uma boa luta e ter coragem de disputar um campeonato de alto nível, mesmo com essa desvantagem. Ainda consegui conquistar uma medalha de bronze, fez-me acreditar que valeu a pena cada segundo que estive no tatame”, ressalta, emocionado, o professor de taekwondo. Paulino diz ser realizado por completo, pois teria desculpas suficientes para justificar abusos e rebeldias da vida, mas sempre contou com o apoio de sua família para superar qualquer problema. “Decidi ser uma pessoa melhor todos os dias e dar a outras pessoas a oportunidade que tive e as que não tive, para que eu possa colaborar para termos pessoas melhores, assim como o taekwondo me trouxe, tenho certeza que todos os alunos terão suas chances pessoais e profissionais”, diz Paulino Igual. Os alunos de Paulino têm ganhado a cada dia mais destaque em campeonatos como o vice-campeonato estadual e o 4º lugar no Estado, além de campeão estadual na categoria poomse, tricampeão da Copa Ipiranga de taekwondo, entre outros. O aluno Rafael Pedroso, 18 anos, possui deficiência nos membros superiores e participará do para-taekwondo, em que se prepara para a modalidade e comprova querer ir atrás dos sonhos. Paulino pretende expandir o projeto levando à outras cidades, assim ajudando crianças e adolescentes a saírem das ruas. Interessados no projeto devem entrar em contato pelo telefone (16) 9-9199-1829.

NOVEMBRO / DEZEMBRO 2013


SAÚDE

foto e texto: divulgação

Pommeprote o Extrato de proteína da batata que ajuda a emagrecer

E

magrecer é sempre bom. Melhor ainda quando é de uma forma natural, sem passar fome e sem prejuízos à saúde. É isso o que promete o extrato da proteína da batata. O extrato da proteína da batata – Pommeprote, inibe o apetite e faz com que a sensação de saciedade chegue mais rápido. Com acompanhamento médico adequado e doses personalizadas, os fitoterápicos são importantes no processo de emagrecimento. O Pommeprote atua no nível metabólico, diminuindo a fome de forma natural e não quimicamente como as anfetaminas. Estudos clínicos realizados comprovam os efeitos na redução de apetite e no aumento da saciedade. Pommeprote ajuda a controlar o apetite e os famosos ataques de gula que complicam qualquer dieta ou plano alimentar. De forma natural, atua no organismo enviando mensagens ao estômago e cérebro de que já comemos o suficiente. Administra a sensação de fome de forma natural e segura, não afeta nem compromete o sistema nervoso central. Ação Inibidora de Pommeprote Clinicamente comprovadas, as enzimas contidas na proteína da batata são metabolizadas pelo organismo, promovendo a sensação de saciedade e o controle da fome. Por isso, a ingestão de Pommeprote antes das refeições auxilia na redução da ingestão alimentar e redução do peso. Estudos Testes e estudos em humanos constatou que a ingestão de Pommeprote antes das refeições reduziu a ingestão alimentar em até 27% em pessoas não obesas, e 21% em pessoas obesas. Outro estudo realizado durante 20 semanas (5 meses), apontou que os participantes perderam em média 2,5 Kg por semana, e significativas reduções de 6,5% de cintura e quadril em um período de 12 semanas (3 meses). Posologia De modo geral, deve-se tomar uma dosagem de 200mg de Pommeprote uma hora antes das refeições para obter o equivalente em proteínas com suficiente teor de enzimas inibidoras. Disponível, mediante formulação, em farmácias de manipulação de todo país. Vá até a Farmácia SANTELE e manipule a sua fórmula!

NOVEMBRO / DEZEMBRO 2013

CRAVINHOS/SP

13


ARQUITETURA Janice Grecco é designer de interiores e estudante de arquitetura

H

oje vamos entrar em um universo multicolorido. São as cores que dão identidade a um lugar, estão em toda parte, em diversas tonalidades, faz parte da gente e de uma linguagem universal. Ha todo momento estamos escolhendo por cores. (elas influenciam até o nosso humor, sabia disso?) A paleta desse universo é extensa e nos cativam de imediato, logo, queremos deixar tudo colorido.Natural, é lindo, porém não é tão simples. E as duvidas surgem mesmo. É preciso que haja uma harmonia entre as cores escolhidas, em função disso podemos alcançar vários efeitos em um ambiente, ‘iluminar, apagar, contrastar, enfatizar algum lugar ou objeto, dar nova vida ou potencializar’, só com o efeito das cores.Aproveite as dicas para hora de escolher a sua cor[E, de|cor|ar].

E

sse círculo é uma boa direção, com ele podemos identificar as cores primárias: amarelo, vermelho e azul. Depois vemos as cores secundárias que é a mistura entre duas cores primárias. (ex.: verde nasce da mistura do amarelo com o azul) E as intermediárias: que são as cores terciárias: resultado da junção entre cores primárias e secundárias, (ex.: a turquesa nasce da mistura do azul com o verde), seguindo temos as cores análogas: que é a combinação de uma primária e mais duas próximas (vizinhas) a ela, as complementares, que é exatamente a combinação de duas cores opostas, (olhadinha no circulo acima) como o violeta x amarelo, verde x vermelho, e o azul x laranja. Entendendo o modo como elas se relacionam é o que vai ajudar (muito) na hora de escolher a cor que vai deixar teu ambiente um espetáculo! Vou deixar um exemplo de um ambiente decorado com cores análogas, e continuo na próxima edição.

14

Decorar! De|Cor|Ar! Quero começar lembrando das paredes, ao escolhermos uma cor para elas, não podemos esquecer do mobiliário e dos objetos que fazem parte do ambiente, eles possuem texturas e tonalidades, como a madeira por exemplo,(há diversas). E, isso interfere no resultado final. A parede pode ser o destaque ou ter a função de destacar os objetos de um lugar, pensar sobre o efeito e sensação que desejamos alcançar, é um passo para acertar. Para isso há de se ter um cuidado especial na hora de escolher essa cor, levar em consideração o mobiliário que já possui, ou possuirá, o revestimento do piso e até a luz desse lugar. Tudo é composição! Para começar a escolha das cores que irá compor um ambiente, o ideal é decidir antes qual ‘caminho

CRAVINHOS/SP

Nesta composição vemos o uso das cores azul/azul esverdeado/verde. Cores que são vizinhas no círculo cromático. de efeito’ dessa composição que vamos seguir. Podemos escolher entre eles, o que segue pela paleta das cores que se harmonizam(Harmonia monocromática, uma única corem várias tonalidades)-(ou Harmonia análoga, que vem de analogia/semelhante); pela paleta das cores complementares(ou contrastantes). E, não nos esqueçamos da de tons neutro, que é uma composição que requer cuidado também. Como disse no inicio, falar sobre cores é entrar em um universo! Vamos por parte que vai dar tudo certo! Dar uma olhada no circulo cromático pra entendermos por onde começar, vai ajudar bastante.

NOVEMBRO / DEZEMBRO 2013


Kennedy Oliveira

LAZER

fotos: Divulgação

Nasce um novo conceito em shopping center

A

empresa de shopping centers Iguatemi lançou o seu mais novo investimento, no final de setembro, em Ribeirão Preto. Com um novo conceitos de compras e lazer, o Shopping Iguatemi tem uma área total de 44.100 m², que inclui lojas inéditas na região, grandes marcas nacionais e internacionais. São mais de 200 operações, sendo 25 grandes lojas, 149 satélites, 30 operações de alimentação e quatro restaurantes. E o estacionamento possui 2640 vagas, das quais 2 mil são cobertas. “Costumamos dizer que Ribeirão Preto proporcionou um cenário extremamente favorável para a chegada da Iguatemi. Sentimos privilégio de ser tão bem recebido pela cidade. Além disso, Ribeirão Preto está numa região privilegiada, pois possui boa infraestrutura e cidades próximas com grande potencial de crescimento e renda. Temos certeza de que a decisão de construir este empreendimento foi acertada e teremos mais um shopping de sucesso”, comenta o gerente geral do Shopping Iguatemi Ribeirão, Daniel Lotufo. O Iguatemi foi projetado não para ser somente um centro de compras, mas também proporcionar lazer e cultura. Aproveitando-se da luminosidade natural o local quer se transformar em um bem sucedido plano de sustentabilidade, por isso mesmo existem espaços internos repletos de jardins, incluindo um gourmet garden, e corredores amplos, que favorecem a circulação dos clientes. “A Iguatemi usou toda sua expertise e a criatividade para montar um empreendimento que surpreendesse o público. O prédio de dois andares conta com uma fachada contemporânea. Internamente, os clientes desfrutarão de corredores amplos e interli-

NOVEMBRO / DEZEMBRO 2013

Vista geral do mall do shopping center, no momento de sua inauguração

gados para garantir fácil circulação por todo o shopping. Parte do centro de compras será aberto criando um boulevard. Além do projeto arrojado, que preza pela beleza, conforto e praticidade dos clientes, o ponto forte do Iguatemi Ribeirão Preto é o seu mix de lojas que será o melhor e mais completo da região”, avalia Daniel Lotufo. Com a inauguração do shopping foram gerados mais de 3500 empregos diretos e indiretos, sendo que a equipe do shopping, que engloba administração, operação, segurança e manutenção, irá contar com 250 colaboradores. Lojas exclusivas Com o Iguatemi Ribeirão Preto, marcas inéditas chegam à região entre elas Topshop (primeira loja fora de São Paulo), Livraria Cultura, Diane Von Furstenberg, Etna, Paquetá Esportes, H. Stern, BabyCottons. “Um dos maiores atrativos dos shoppings da Iguatemi é o mix de lojas adequado às necessidades do público consumidor, que busca marcas consolidadas e de qualidade, mas também quer novidade. Os empreendimentos da Iguatemi buscam oferecer um mix exclusivo nas regiões nas quais são instalados e é isto acontece em Ribeirão”, ressalta o gerente geral do shopping. O Iguatemi Ribeirão Preto abriga também a melhor academia do país, a Bodytech, e a maior operadora de cinemas da América Latina, a Cinépolis, com seis salas, sendo quatro delas VIP’s e uma sala IMAX, que é novidade na cidade. As salas VIPs contam com cardápio especial e garçons, que recepcionam o público e podem ser acionados por meio de um botão acoplado à poltrona. Ribeirão Preto passa, assim, a ser a terceira cidade do Brasil a comportar essa estrutura de cinema. “O shopping nasceu com uma vocação inovadora: planejado para ser integrado ao seu entorno. O projeto valoriza pessoas que têm um estilo de vida moderno e que buscam integração para morar, trabalhar, ter lazer e cultura. Com o Iguatemi Ribeirão Preto os moradores da região poderão contar com opções de lazer, compras, entretenimento e alimentação com conforto e qualidade”, conclui Daniel Lotufo. O shopping integra o plano de expansão da Iguatemi no interior de São Paulo e recebeu investimento de R$ 259,5 milhões, sendo uma parceria com a Vila do Ipê, WTB e Retiro do Ipê.

CRAVINHOS/SP

15


SAÚDE

Ter uma vida saudável para viver mais C ada dia mais pessoas tem sofrido com a obesidade, o que tem ocasionado problemas cardíacos, diabetes, entre outras doenças que se não forem prevenidas a tempo podem levar a morte. Segundo dados do Ministério da Saúde, divulgados no 2º semestre deste ano, a parcela de pessoas obesas no Brasil chegou a 48,5%, sendo que a mesma pesquisa foi aplicada em 26 capitais brasileiras. Existem muitas empresas privadas e públicas que se aliaram a médicos, psicólogos, psiquiatras, nutricionistas e outros segmentos da saúde para desenvolverem projetos que tem como objetivo o incentivo a prática esportiva, assim possibilitando que as pessoas possam deixar a vida sedentária e comecem a ter uma vida e alimentação mais saudável. No município de Cravinhos a empresa Multifarma tem promovido atividades em três campos diferentes, mas que estão interligados entre si, assim proporcionando, de forma gratuita, mais saúde para a população da cidade. Inicialmente foi implantada a campanha “Blitz da Saúde”, que tem como objetivo a realização de exames preventivos como testes de glicemia, IMC (Índice de Massa Corporal), aferição de pressão e dicas de alimentação, isso tudo sob a supervisão de profissionais da área. Em seguida surgiu a “Blitz da Saúde em Movimento”, a qual começou a incentivar a prática de esportes e exercícios físicos que são realizados aos sábados no Parque Ecológico Fazendinha “Dr. Renato e Armando Pagano”, e tem como instrutor o educador físico, Fábio Escudeiro, sendo que o projeto é aberto a todo o público. E o terceiro programa é o “Blitz da Saúde na Medida Certa”, em que os profissionais focam no trabalho contra a obesidade. A nutricionista Renata Dessordi, realiza atendimento gratuito, dá dicas de alimentação e acompanhamento nutricional mensal a todos que desejam uma manutenção ou diminuição do peso. “Fazer a ‘Blitz da Saúde’ fazia parte de um sonho. Era um compromisso que tinha comigo mesma de cuidar da saúde das pessoas, mas isso ser feito além do espaço físico da farmácia. Desejava levar o nosso trabalho à população de maneira acessível e

16

gratuita e também queria despertar nas pessoas a importância do exercício físico para sua saúde. O que me deixa feliz é que muitos já abraçaram essa ideia e estão conosco nos três campos do programa. No último encontro mais de 100 pessoas participaram das atividades no Parque Ecológico, o que nos motiva a continuar investindo em projetos que proporcionam o bem-estar das pessoas”, explica a proprietária da Multifarma e idealizadora do projeto “Blitz da Saúde”, Érica Faramílio Ajonas. A “Blitz da Saúde” foi uma maneira que a empresária achou de oferecer à população acesso direto e gratuito a inúmeros profissionais da saúde, entre eles farmacêuticos, enfermeiros, nutricionistas, educadores físicos e alguns voluntários que se colocaram à disposição para cuidar e instruir as pessoas,

CRAVINHOS/SP

quando se fizer necessário. “A minha satisfação é ver o nosso trabalho trazendo um resultado positivo na qualidade de vida das pessoas. Perceber que a cada dia mais pessoas participam e começam realmente a cuidar da sua saúde é o que buscamos sempre. Ensinar as pessoas que a prevenção é o melhor remédio e oferecer o que temos de melhor, esse é o nosso trabalho e o nosso desejo mais significativo. Assim me sinto muito realizada e feliz como pessoa e profissional farmacêutica que busca o cuidado com a saúde da população da nossa cidade”, relata Érica Faramílio. Uma solução para as pessoas que vivem correndo no dia-a-dia são os alimentos “portáteis”, ou seja, aqueles que são pequenos e podem ser levados para qualquer lugar, como por exemplo, nozes, uvas, maçãs,

NOVEMBRO / DEZEMBRO 2013


Kennedy Oliveira

SAÚDE

tomates cerejas, entre outros. Além disso, para evitar o jejum prolongado, a dica é colocar o alarme do relógio ou celular para tocar de 3 em 3 horas, assim lembrando que é necessário se alimentar. “Atualmente existem os alimentos que são considerados ‘on the go’, ou seja, aqueles que são práticos e fáceis de comer, assim podendo se utilizar dos mesmos a hora que a pessoa desejar. O conceito começou com a barra de cereal, mas se expandiu para outros produtos, como salada de frutas, salada que já vem com o molho e o garfo, granola, iogurte, frutas secas e diversas outras opções que podem substituir os alimentos mais calóricos e influenciar no modo de vida”, explica o médico do esporte, Gustavo Magliocca. Apesar da correria do dia-a-dia as pessoas precisam saber conciliar o trabalho com a prática de alguma atividade física, pois somente assim será possível se ter uma qualidade de vida. E mesmo que o objetivo final de cada pessoa não seja atendido em um tempo pequeno, se faz necessário que nunca se desmotive. “O Ministério da Saúde divulgou que a cada ano existe um aumento do número de obesos no Brasil, por isso a única maneira de mudar essa situação é fazendo campanhas para conscientizar as pessoas que alimentar-se adequadamente, não é só um fator estético, mas sim um fator importantíssimo para manutenção da sua qualidade de vida e para prevenção de problemas futuros”, comenta Érica Faramílio. O exercício não precisa estar necessariamente na academia - até mesmo a escada do trabalho ou de casa pode ser uma aliada para sair do sedentarismo. Além disso, para não perder a motivação, a dica é colocar um sapato confortável, como um tênis, logo na entrada de casa para se incentivar a correr ou caminhar logo que chegar. “Não acredito que a falta de atividade física seja o mal do século, acredito que existam pessoas mais ou menos informadas e, de acordo com o grau de informação, elas percebem a importância da atividade física e assim começam a praticá-la com maior frequência, porque entendem que essa é a

NOVEMBRO / DEZEMBRO 2013

fotos: Divulgação

melhor maneira de manter a sua saúde em dia”, diz a proprietária da Multifarma. A atividade física, inclusive, é um hábito fundamental que pode ajudar a melhorar a qualidade do sono. Dormir é essencial para ter bem-estar no dia a dia e existem duas dicas importantes para ajudar a pegar no sono: apagar as luzes e tomar um banho morno antes de ir para a cama são medidas fundamentais e que podem causar grandes mudanças na disposição no dia seguinte. “Com uma boa noite de sono, é possível ainda evitar irritações e mau humor ao longo do dia. Caso você perceba que anda muito irritado ou estressado, a dica é fazer pausas durante o trabalho, por exemplo, e se possível, desabafar e conversar com amigos e colegas”, ensina a psicóloga Maria José Albuquerque. Vale ressaltar que uma alimentação balanceada, aliada à prática de atividades físicas, e boas noites de sono auxiliam no combate a diversas doenças, inclusive o câncer de mama.

CRAVINHOS/SP

Participe do Programa Blitz da Saúde - Blitz da Saúde: Na última quarta-feira de cada mês com aferição de pressão, teste de glicemia e IMC, com acompanhamento de farmacêuticos. - Blitz da Saúde em Movimento: Todos os sábados no Parque Ecológico de Cravinhos, a partir das 8h. Acompanhamento de educadores físicos, farmacêuticos e voluntários. - Blitz da Saúde na Medida Certa: Na última terça-feira de cada mês, a partir das 8h, na farmácia de Manipulação ERIFARMA. Acompanhamento de nutricionistas e profissionais da saúde.

17


MÚSICA

Por Deca texto de Max Kolesne, baterista do Krisiun (revista Modern Drummer Brasil) Fotos: Leandro Cherutti

Baterista de mentira

S

audações, amigos bateristas e amantes da bateria! Nesta edição vou abordar um assunto polêmico, e que tem me deixado um tanto indignado, que é, o excesso de edição e manipulação em gravações, principalmente feitas por bateristas de metal. Hoje em dia existem recursos tecnológicos que permitem ao técnico de som consertar certos erros de performance dos músicos no estúdio. Esses recursos são usados praticamente por quase todo mundo, mesmo por um ótimo baterista, que teve uma performance brilhante no estúdio. Às vezes o técnico vai lá e corrige algum detalhe, ou algum trecho que teve um pequeno deslize. Até aí, tudo bem, o problema é que muitas bandas de metal estão exagerando nas edições e manipulando toda a performance, principalmente do baterista, acelerando os bumbos, sampleando a caixa e toms, deixando tudo muito

18

reto e mecânico, com a intenção de impressionar e enganar o ouvinte com a “performance perfeita”. Só que no fim do trabalho fica uma bela de uma porcaria. Até engana a molecada mais nova, que escuta a primeira vez e fala: “Nossa, mano. Olha os bumbos desse cara!”, mas que com o tempo se dá conta de que essa velocidade e precisão somente uma máquina consegue ter, e que esse baterista fake nem músico é, não tem feeling, não tem dinâmica, não tem pegada, muito menos estilo próprio. Os bateristas que tem abusado desses recursos no estúdio soam todos iguais. São exatamente as mesmas levadas de bumbos rápidos, os mesmos tempos e a mesma pegada. Tudo de mentira... E olha que eu tenho escutado muito CD com “baterista” de mentira, seja de bandas novas ou velhas, que já estão aí há um tempão e ainda não aprenderam como é que faz, inclusive algumas bandas que gosto e das quais sempre falei bem. Quando escutei o CD novo dos caras, pensei: “Poxa, esse não é o baterista que eu vi tocando ao vivo. Não tem nada a ver”. E a parte mais contraditória é que essas bandas tiram fotos pagando de “mauzão”, pregam aquela atitude “tocamos o verdadeiro metal, somos extremos”. E aí, na hora em que tem que mostrar atitude e ter um pouco de dignidade, se escondem atrás de uma bateria eletrônica. Bateria é arte, é sentimento. Não interessa o quão rápido ou técnico consegue tocar. O importante é ter personalidade e fazer bem feito. Fazer de verdade! Por isso eu digo: quer tocar dois bumbos, ter velocidade, precisão, fôlego e criatividade? Vá treinar, meu amigo. Vá ensaiar muito, porque só se autopromovendo nas redes sociais e postando fotinha com cara de mauzão não vai te levar em lugar algum.

CRAVINHOS/SP

NOVEMBRO / DEZEMBRO 2013


PERFUME Laura Ravagnani

Fotos: Divulgação

Como escolher o perfume ideal Especialista dá dicas importantes para realizar a compra de um bom perfume

D

iante de vários frascos criativos e diversas fragrâncias dispersas no ar, é natural ficar confuso no momento da compra de um perfume. E, diante de várias opções, algumas informações são relevantes na hora da escolha, como conhecer os tipos de perfume, por exemplo, As águas de banho ou desodorantes colônias tem concentração de óleo essencial em sua composição entre 10% e 14%, enquanto os sprays corporais perfumados tem até 5 Caso escolha estes, o ideal é reaplicar a fragrância várias vezes ao dia. Os cheiros mais adocicados e encorpados possuem uma durabilidade maior por terem uma maior concentração de óleos essenciais, e podem ser usados em ocasiões especiais. No entanto, antes de adquirir vários perfumes, vale a pena fazer alguns testes. Segundo Verônica Kato, perfumista exclusiva da Natura, muitas vezes, as pessoas sentem um perfume em alguém e se apaixonam pelo cheiro, mas, quando aplicam na própria pele, a fragrância fica diferente. “Cada um possui o seu cheiro natural. O importante é você aplicar o perfume na pele e acompanhar esse cheiro porpelo menos sete ou oito horas. Dessa maneira, a pessoa saberá como

NOVEMBRO / DEZEMBRO 2013

o perfume se comporta na própria pele”, explica. Além do cheiro, aplicar o perfume de forma correta faz a diferença. Verônica dá algumas dicas. “Para durar mais, o segredo está no último toque. Faça um spray no ar e vá para debaixo dele, como num chuveiro. As gotas vão fixar e durar mais. Elas fixam no cabelo devido aos fios terem queratina, proteína e o toque de oleosidade. E na roupa por ser uma superfície seca”, explica. Ela defende que não tem certo ou errado, mas questão de bom senso e bom gosto. “A durabilidade também tem a ver com o caminho olfativo e a qualidade do perfume. Se a nota é cítrica evapora mais rápido, por exemplo”, ensina.

CRAVINHOS/SP

19


20

CRAVINHOS/SP

NOVEMBRO / DEZEMBRO 2013


NOVEMBRO / DEZEMBRO 2013

CRAVINHOS/SP

21


RELATO DE VIAGEM

Camila Quaglio Barbosa Laval foto: Arquivo Pessoal

V

eneza do Norte, assim chamada essa cidadezinha belga flamante tão romântica... Cidade de origem de Tony Parker, cenário de muitos filmes e testemunha de pedidos de noivados e casamentos de casais apaixonados do mundo inteiro! Foi capital Europeia da cultura em 2002, teve um papel muito importante na idade média, ligando o comércio entre o lado Báltico e o Mediterrâneo. E, durante a primeira guerra, foi ocupada pelas forças armadas Alemã. Atualmente, Bruges possui um grande número de museus, pontos turísticos, muitos festivais musicais, culturais e culinários. Um novo, moderno e importante porto e dois excelentes times de futebol! Possui também um grande patrimônio religioso: capelas, igrejas, a Catedral da cidade, conventos, vários e antigos monastérios e a Basílica do Santo Sangue, onde fomos visitar e coincidentemente pudemos olhar o ‘Sangue Sagrado’ por alguns segundos hermeticamente fechado numa relíquia e em exposição somente uma vez ao dia. Na grande praça, localiza-se o poder administrativo da cidade, incluindo os correios, a prefeitura e o famoso Befroi, uma torre que teve função de cofre da cidade antigamente, que mede 83 metros, ligeiramente inclinada à esquerda de possível visita (caso queira subir 366 degraus!) e comportando 47 sinos que serviam para festividades, abertura e fechamento da cidade, informar os horários de trabalho, assim como, havia um sino específico capaz de interditar a circulação das pessoas nas ruas sem tocha de iluminação. Atualmente, a torre possui um relógio e os sinos ainda funcionam sonando somente as horas! É uma cidade marcante pela sua arquitetura, calma à noite, possui muitos idosos e famílias com crianças, é bem úmida e fria, e preparada para receber turistas oferecendo praças, restaurantes, cafés e muito espaço para caminhar

22

ou circular de bicicleta, de barcos pelos canais e também de charretes com cavalos bem pomposos, sem falar nos comér- cios e lojas que só crescem quando falamos em turismo! A variedade de museu é imensa, incluindo alguns um tanto quanto curiosos: o museu do diamante, do chocolate e da batata frita. Confesso que foram dias de gastronomia gordurosa: almoçávamos e jantávamos fritas e a sobremesa era sempre um novo tipo de chocolate caseiro, com frutas, amêndoas ou licor. Sem falar na pausa para o café da tarde, sempre numa chocolataria provando os chocolates quentes, chás, cafés e suas guloseimas também achocolatadas! Outra tradição na Bélgica são as cervejarias artesanais! É preciso reservar com um pouco de antecedência, senão é impossível ter um misero espaço para degustar as mais variadas cervejas belgas! Agora, a moda Europeia é se hospedar em ‘pousadas’ chamadas chambre ou gîte d’hôtes, geralmente, são quartos em locação dentro da propriedade familiar incluído no preço da diária, um excelente e variado café da manhã. Depois que conhecemos esse tipo de alojamento, somos fãs e partidários, pois é mais convivial, é possível ter dicas excelentes e verdadeiras vindas das famílias, dispensando muitas vezes os guias informativos, frequentemente, é bem decorado, charmoso e muito menos comercial que um hotel. E, nessa ocasião, fomos bem felizes na escolha, com uma estadia maravilhosa e um café da manhã inteiramente preparado pela mamãe da família: bolos, pães, doces, tortinhas, bebidas quentes, sucos e até mesmo iogurte e geleias caseiras. E, enfim, fechando nossa viagem, passamos por um lago chamado Minnewater, onde deve-se fazer um “pedido” especial pois é conhecido como o lago dos apaixonados. Conta a lenda, que um fiel amante foi enterrado lá e pediu para derramarem água sobre sua sepultura formando o tão famoso lago dos apaixonados!

CRAVINHOS/SP

NOVEMBRO / DEZEMBRO 2013


COLUNA ANIMAL Malu Araújo - adestradora da Cão Cidadão foto: divulgação

Como lidar com cães que pedem comida Quem nunca se rendeu àquele olhar pidão do cachorro quando está comendo um lanchinho? Esse comportamento não é só prejudicial para ele, mas para o dono também

P

ara o cão, porque muitas das coisas que são alimento para nós, para ele podem ser prejudiciais. Um exemplo é a cebola que, mesmo em pequenas quantidades, pode provocar uma anemia. Para nós, porque se o cachorro aprender que você não resiste em oferecer um pedaço do que está comendo para ele, cada vez mais ele será incentivado a ficar pedindo. Se ignorado, ele pode até começar a pular e latir para ganhar um pedaço!

NOVEMBRO / DEZEMBRO 2013

Para evitar esse comportamento, o primeiro passo é não ceder àquela carinha linda de “dó”. A ração e petiscos apropriados para cães são completas e com ingredientes balanceados e saudáveis para eles. Outra dica ótima é preparar a ração dele em um brinquedo e oferecer para ele enquanto você se alimenta. Assim, ele vai se distrair com outra coisa e, enquanto você come, ele come também! Tente impedir o acesso ao local aonde você vai se alimentar ou que tenha comida de fácil acesso. Você pode usar um portãozinho ou algum objeto que o impeça de chegar muito perto de onde você está comendo. Se você não resiste em oferecer algo diferente para o seu cão, converse primeiro com o médico veterinário, para saber quais alimentos são permitidos e a quantidade. Mas, ofereça esses alimentos no brinquedo ou no comedouro dele, para que ele não se acostume a pedir quando você ou alguma visita está comendo.

CRAVINHOS/SP

23


FICA A DICA

@FabianoCabrera

O homem de aço

E pelo jeito “pop culture” domina a nossa coluna! Esta será uma crítica polêmica! (ou não) Porque muitas pessoas gostaram e muitas odiaram, e eu, como um bom pacificador, vou ficar em cima do muro! Sim! Pois tenho que dar o braço a torcer para a boa cena de luta apocalíptica, para a lógica por trás de quem se descobre com todos aqueles poderes, e não concordar com quem disse que aquele não é o superman. O filme mostrou a destruição que sempre vimos nos quadrinhos e nunca no cinema, mas devemos reconhecer que ele praticamente se divide em dois, a primeira parte explicativa e “profunda”, e a segunda que é pura porradaria! Espero que este filme seja realmente apenas uma introdução, assim podemos relevar algumas galhofas. E foi uma pena que não nos ajoelhamos perante Zod.

Breaking Bad

Agora é que eu quero ver... Tá aí a minha dica, você só vai achar na NetFlix ou no submundo da internet (que eu não pratico). Uma série que parece cinema, um filme de “trocentas” horas, feito sem pressa, com capricho e carinho, atuações sensacionais, direção perfeita, um roteiro muito corajoso (apesar de aliviar a barra para efeitos perversos da droga feita pelo protagonista). É impressionante a capacidade que temos de amar uma personagem no começo de um episódio e odiá-la ao término do mesmo. Essa série vai fazer a sua cabeça explodir! Pode assistir em família, e se você chegar no segundo episódio, eu DÚVIDO que você conseguirá parar de ver!

24

CRAVINHOS/SP

Wolverine: Imortal

É... sei lá viu, eu queria gostar, mas achei fraco esse roteiro. A verdade é essa. E o duro é que em filme como esse, só posso criticar o roteiro mesmo, porque as atuações mal podem ser comentadas, pois fica em trigésimo lugar em critério de importância para os produtores. Efeitos sonoros e visais vem em primeiro. O personagem que é muito interessante, fica de lado. Uma pena. Acabo achando que um dos principais problemas desse tipo de filme é não assumi-lo como filme de adulto, sendo assim, ficam podando cenas mais fortes, pensando na grana, e perdem a qualidade mostrada nos quadrinhos.

Guerra Mundial Z

Bom, filme bom, Gostei. Claro, é um filme de zumbi, mortos-vivos, por sinal até quem não gosta do gênero deveria assistir, pois este será um bom começo pra você. E sim, ele tem pequenos problemas já conhecidos destes “estouros de quarteirões” maaaasss... Com o perdão do trocadilho, “se deixe contaminar!” ;-) NOVEMBRO / DEZEMBRO 2013


NOVEMBRO / DEZEMBRO 2013

CRAVINHOS/SP

25


TEATRO E BALADAS

O GATO DE BOTAS

Quando: 16 e 17 de Novembro Horários: sábado às 16h00 domingo às 17h00 Onde: Centro de Eventos Ribeirão Shopping Av. Cel. Fernando Ferreira Leite, 1540 Jardim California - Ribeirão Preto/SP

STONEHENGE IN MUSIC

Quando: 14 de Novembro Onde: Fazenda Piratini Jurucê/SP

NÓIS GANHA POCO MAIS NÓIS SI DIVERTI

Coro Cênico Bossa Nossa Quando: 15, 16 e 17 de Novembro Horários: sexta e sábado às 20h30 domingo às 18h00 Onde: Teatro Santarosa Praça Rotary Clube, 325 - City Ribeirão Ribeirão Preto/SP Informações (16) 3916-1350

O MELHOR ESPETÁCULO DO MUNDO...

Quando: 20 de Novembro Horário: às 20h30 Onde: Teatro Santarosa Praça Rotary Clube, 325 - City Ribeirão Ribeirão Preto/SP Informações (16) 3916-1350

CABARÉ DE PALHAÇOS

Grupo Zibaldonii e convidados Quando: 23 de Novembro Horário: 20h30 Onde: Teatro Santarosa Praça Rotary Clube, 325 - City Ribeirão Ribeirão Preto/SP Informações (16) 3916-1350

FÁBIO RABIN

Quando: 26 de Novembro Horário: 19h30 Onde: FENAC Ribeirão Shopping Av. Cel. Fernando Ferreira Leite, 1540 Jardim California - Ribeirão Preto/SP

26

CRAVINHOS/SP

BAILE HAVAIANO

Quando: 16 de Novembro Onde: Cravinhos Tênis Clube Cravinho/SP Informações: (16) 3951-1300

BANANA’S BRASIL

Com shows de Lenine, Vanessa da Mata e Céu Quando: 23 de Novembro Onde: Centro de Eventos Pereira Alvim Ribeirão Preto/SP

DIANTE DO TRONO

Show Gospel Quando: 23 de Novembro Onde: Estádio Palma Travassos (Comercial) Ribeirão Preto/SP

ONLY IN WHITE 2013

Quando: 23 de Novembro Local indefinido. Aguardem! Ribeirão Preto/SP

NOVEMBRO / DEZEMBRO 2013


NOVEMBRO / DEZEMBRO 2013

CRAVINHOS/SP

27


ANIVERSARIANTES DE NOVEMBRO/DEZEMBRO

Dia 04/11

Lucila Campioni

Dia 06/11

Dia 06/11

Dia 05/11

Dia 03/11

Sérgio Clovis Pavan Medina

Priscila Campioni

Carlos Eduardo Stocco

Sergio Ap. D’Oliveira

Dia 12/11

Neide Baldin Watanabe

Dia 09/11

Bruna Cavalcanti

Dia 09/11

Fernanda Martinez Orteiro

Patricia Santana

Dia 17/11

Caroline Bionês Gallo

Dia 12/11

Edson Macário

Dia 19/11

Dia 17/11

Dia 13/11

Dia 19/11

Angela Pagano Gil

Dudu Carvalho

Dia 19/11

Márcia Ap. Barbosa

Adriana Perrino

Dia 25/11 Dia 20/11

Dia 23/11

Tatiana Gazotti Bionessa

Dia 23/11

Adriana Duarte de Souza

Dr. Antonio Rodrigo Mariano da Silva

Dia 26/11

Gustavo Mantoanelli

André Cavalcante Batalhão

Dia 27/11 Dia 27/11

Dia 26/11

Lilian Cavalcanti

Dia 26/11

Alessandra Saiani Amoroso

Brasilino Donizete Machado (Brasa)

Dia 29/11

Ermilena Brasca

Cristiano Rebello

Dia 29/11

Osnir Watanabe

28

Dia 05/12

Dia 12/12

Renata Filliettaz Simões

José Guilherme Pavan

CRAVINHOS/SP

Dia 14/12 Nathália Loio

Dia 14/12

Guilherme Annibal

NOVEMBRO / DEZEMBRO 2013


ANIVERSARIANTES DE NOVEMBRO/DEZEMBRO

Dia 17/12

Dia 15/12

Antonio C. R. da Paz (Pe. Tom)

Dia 20/12

Dia 20/12

Samanta Belbicho Ferreira

Taís Braz

Dia 21/12 Taise Matsuo

Dj Narcisa Gomes Leite

Dia 24/12

Gabriela Lellis Pizzi

Dia 25/12

Dr. Fabiano Ravagnani Junior

Dia 27/12

Cristiane Campioni

NOVEMBRO / DEZEMBRO 2013

Dia 27/12

Karina Andrade Vessi

Dia 27/12

Dia 25/12

Thiara Veronez

Dia 27/12

Matheus Farizato

Edson Castro

Dia 29/12

Rick dy Carvalho

CRAVINHOS/SP

Dia 31/12

Paloma Mecarini

Dia 31/12

Gustavo Taiacollo Bionês

29


Izabela Motta

foto: Divulgação

Teoria da janela partida

E

xistem N motivos para eu ser contra os rodeios: tem a bagunça, as pessoas que enchem a cara de bebida, sempre sai briga, a questão do boi (se machuca ou não machuca o animal)... mas, de todos, provavelmente o maior é a sujeira que fica pelas ruas no dia seguinte. Numa segunda-feira, depois do último dia de rodeiro, me espantei com tamanha a sujeira que haviam deixado em frente ao local onde aconteceu a festa. Um verdadeiro nojo. Foi quando me lembrei de uma pesquisa feita pela Universidade de Stanford, nos EUA, realizada por uma equipe de especialistas em psicologia social, a fim de estudar a conduta de pessoas de diferentes lugares. O experimento era o seguinte: havia dois carros, cada um foi colocado em um bairro – um no Bronx, uma zona pobre e caótica de Nova York, e outro em Palo Alto, bairro rico e tranquilo da Califórnia. Os carros foram deixados nesses lugares para avaliar qual seria

30

a reação da população local. A equipe pode observar que: no Bonx, em questão de horas o carro foi destruído, enquanto que em Palo Alto, passou-se uma semana e o carro permaneceu intacto. Com esse resultado, os pesquisadores resolveram quebrar a janela do carro que estava em Palo Alto para ver se a população mudava de conduta, e adivinhem: realmente mudou. A janela quebrada desencadeou uma reação na qual em poucas horas o carro de Palo Alto estava na mesma situação de depredação que no Bronx. A partir daí, a equipe chegou à seguinte conclusão: o fato de a janela ter sido quebrada serviu como forma de passar à população uma mensagem de desordem, de ausência de regras, o que fez com que Palo Alto e o Bronx se nivelassem no quesito vandalismo. E o mesmo acontece no nosso cotidiano. Assim nasce a “Teoria da Janela Partida”. A teoria é simples e nela consiste a ideia de que delitos acontecem com maior frequência em zonas nas quais o descuido, a desordem, a sujeira e o descaso são vistos com maior frequência. Tendo isso em vista, podemos usar estudos como este para aplicar no nosso dia a dia. Constantemente reclamamos da violência das cidades, do vandalismo... mas o que realmente fazemos para mudar esse quadro? Para conseguir algum resultado precisamos dar um passo de cada vez, mas uma coisa é fato: é preciso haver esse primeiro passo! E em geral esse primeiro passo começa com nós mesmos, na nossa própria casa. Lixo no lixo, não deixar entulhos em terrenos baldios, não jogar pela janela do carro os panfletos que recebemos no semáforo... são pequenas ações, mas que servem de exemplo para os que estão próximos, até que todos aprendam a fazer o mesmo. Assim, podemos proporcionar uma comunidade mais calma com uma qualidade de vida mais elevada. Afinal, são com pequenas ações e mudanças de antigos hábitos que temos a oportunidade de abrimos novas portas para o bem-estar.

CRAVINHOS/SP

NOVEMBRO / DEZEMBRO 2013


NAS LENTES DE UM CRAVINHENSE Claudinho Nogueira Foto: pôr-do-sol na Fazenda Visconde

Uma imagem vale mais que mil palavras

“Não fique triste quando ninguém notar o que fez de bom, afinal, o sol faz um enorme espetáculo ao nascer e mesmo assim, a maioria de nós continua dormindo.” (Charles Chaplin)

Envie sua foto da cidade em alta resolução com o seu nome e legenda da foto para o e-mail: revistalchain@atribunaregional.com.br Se sua foto for escolhida nós publicaremos nesta seção!

NOVEMBRO / DEZEMBRO 2013

CRAVINHOS/SP

31


CRAVINHOS/SP

NOVEMBRO / DEZEMBRO 2013


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.