Page 1

ATOS E FATOS Ano XXIII - número 2.608 São Luís-MA, Domingo/Segunda-feira, 7/8 de Novembro de 2010 E-mail: jornalatosefatos@yahoo.com.br

PREÇO R$ 2,00 Outros Estados R$ 2,50

SANGUE NA BR

JUÍZA MARANHENSE MORRE TRAGICAMENTE EM DESASTRE A

juíza federal do Trabalho, Maria Josuita Barros Ma chado (40 anos), morreu em um acidente de carro, na BR-136, km 36, entre os municípios de Demerval Lobão e Lagoa do Piauí, na tarde de sextafeira (5). No veículo, modelo Tracker da Chevrolet, estava a juíza e uma amiga, também juíza, identificada como Alba Cristiana da Silva. As duas trabalhavam no Tribunal Regional do Trabalho, na cidade de Oeiras, e estavam indo para Teresina. PÁGINA 14

Turno único no governo pode ser prejudicial

A juíza federal, Maria Josuita Barros (no detalhe), morreu em um acidente de carro, na BR-136

Adriana Lima é eleita a modelo mais sexy do mundo PÁGINA 12

Filho de Pedro Fernandes escorraçado de Brasília O deputado federal maranhense Pedro Fernandes (foto) lembrou, esta semana, na tribuna da Câmara Federal, o preconceito vivido por um de seus filhos, quando chegou a Brasília, no início do primeiro mandato. PÁGINA 3

Aliados de Manoel Ribeiro acreditam em José Sarney DEM protesta contra instituição do CPMF PÁGINA 2

Edivaldo Holanda Jr foge de assédio em São Luís

Corregedor inicia nova inspeção a comarcas na segunda-feira O corregedor-geral da Justiça inicia na segunda-feira, 8, nova rodada de inspeção a comarcas estaduais - a terceira desde que assumiu o cargo. Com esse novo trabalho, Antonio Guerreiro Júnior irá completar 80 comarcas fiscalizadas em menos de um ano de gestão. PÁGINA 4

Detento leva 30 furadas na Casa de Custódia PÁGINA 14

Eleito deputado federal com mais de 100 mil votos, dos quais 72 mil em São Luís, o vereador Edivaldo Holanda Júnior (foto) já percorreu dezenas de suas bases para agradecer a votação, mas foge, em São Luís, do assédio de grupos políticos. POLITICANDO - Página 3

Homem é preso depois de agredir cunhada e assediar a sobrinha PÁGINA 14


2G

E

R

A

L

atosefatos@elo.com.br

ATOS E FATOS

Si te : atosefatosj .or.br

Bastidores dos MUNICÍPIOS Por Isaias Rocha

São Luís-MA, Domingo/Segunda-feira, 7/8 de Novembro de 2010

Coluna UDES CRUZ, veiculada nos jornais ATOS E FATOS e O QUARTO PODER, bem como em outros portais

e-mail: isaiasrocha21@gmail.com

FRASE DO DIA

Tudo é ousado para quem a nada se atreve. (Fernando Pessoa)

SEM MORAL

Fábio Leitão, filiado ao PSB, disse ontem que o Professor Nonato "não tem moral" para falar sobre infidelidade partidária. Segundo ele, na eleição para prefeito o PSB estava coligado com o PSDB, mas Nonato apoiou Jomar Fernandes (PT), ao invés de Sebastião Madeira. Também lembra que na eleição deste ano para governador, o próprio presidente do PSB, Kléber Miranda, apoiou o candidato Jackson Lago (PDT), enquanto o partido apoiava Flávio Dino (PCdoB).

QUE SOBRA!

Um candidato bem sucedido a deputado federal está comprando uma mansão no município de Barreirinhas pela bagatela de 750 mil reais. Que sobra de campanha!

UM DESASTRE

A gestão do prefeito de São João dos Patos, Zé Mario, deve estar sendo um desastre, porque no seu município seu candidato, Tatá Milhomem levou uma surra e perdeu até para o estreante Neto Evangelista.

PERDE DO COVEIRO

Por essa avaliação, se a oposição lançar o coveiro da cidade a prefeito, em 2012 ganha do Zé. Pelo menos, é o que as pessoas estão comentando em São João dos Patos.

META PRIORITÁRIA

O governo Roseana Sarney tem como metas políticas prioritárias manter as prefeituras da Região Metropolitana e conquistar pela primeira vez a prefeitura de São Luís.

CHAVE DA DISPUTA

Para tentar derrotar o prefeito João Castelo (PSDB), que não será difícil, no mínimo o candidato do PMDB ou de um partido ligado ao governo, terá que chegar no palanque, com metade das propostas que Roseana prometeu fazer em São Luís.

O turno único pode ser prejudicial

O

governo Roseana mudou o sistema de trabalho dos servidores públicos e das repartições para turno único, no período da tarde. Visaria economias. Pode estar certo, se for um pára para acertar, até o final deste ano. Passando de 2010, a medida, ao invés de economizar, vai dar é problemas para o Governo. Ocorrerá uma paralisia em setores vitais que necessitam de dois turnos de serviço para avançar. Gastos como os registrados com alimentação não existirão, desde que um grupo de servidores trabalhe 6 horas pela manhã, enquanto outro grupo esteja à disposiçao do serviço em outro turno, durante as mesmas seis horas. No caderno dos prejuizos deve ser anotado, também, que com o turno único muitos servidores ficarão ociosos e o cidadão que depende dos serviços do Estado se torna o grande sofredor na lenta burocracia dos serviços públicos. Por muito mais do que o elencado, a governadora Roseana deve analisar bem a implantação do turno único.

SE CRET ÁRIOS DO NADA SECRET CRETÁRIOS

Fora o prefeito de Caxias, Humberto Coutinho (PDT), eu não conheço um político da oposição que tenha acreditado na candidatura do Flávio Dino (PCdoB) ao governo desde seu início.

Há secretários, nas administrações de Roseana Sarney e de João Castelo que não conseguem dizer a que vieram. Parte da população, se perguntada, não sabe a pasta que ocupam.

DEPOIS DA ELEIÇÃO

FENÔMENO EDIV ALDO JÚNIOR EDIVALDO

ÚNICO CRENTE

O restante passou a crer no potencial politico de Flávio Dino somente depois do seu bom resultado nas urnas, mas já era tarde de mais!

NÃO É LUGAR

Vez por outra se fala em formação de uma "bancada evangélica" na Assembleia Legislativa. Ora, bolas, lá é uma casa política e lugar de pregação evangélica é no púlpito da igreja.

OUTRA PRIORIDADE

Claro que a Saúde e Segurança são prioridades, mas a governadora reeleita Roseana Sarney tem que também botar nesta pauta a Aquicultura e Pesca, que foi jogada às traças e mal produz "Seguro Defeso", sem tem o que pescar.

CAMINHO ERRADO

A prefeita de Paço do Lumiar, Bia Venâncio, erra ao partir para o confronto com o presidente do PDT, Jacson Lago, que é quem tem a caneta do partido para dar ou não legenda a candidatos.

O fenômeno Edivaldo Holanda Júnior está sendo estudado por oposição e governo, enquanto causa calafrios no prefeito João Castelo.

MANOEL RIBEIRO E SARNEY Soube neste final de semana que crescem as apostas no nome do deputado Manoel Ribeiro, como concorrente à presidência da Assembléia Legislativa. Enquanto isso, os amigos de Manoel acreditam firmemente na palavra empenhada do presidente do Senado, José Sarney. É que Sarney garantiu a Manoel, na frente de políticos e jornalistas, que lutaria para torná-lo presidente da Assembléia Legislativa do Maranhão.

CPMF NUNCA MAIS

O ex-prefeito Milton Dias (PT) desça dos seus sonhos de ser candidato a prefeito de Barreirinhas enquanto tiver pendências judiciais. Será vetado no "Ficha Limpa".

Nota oficial da Liderança dos Democratas na Câmara dos Deputados repudia veementemente a possibilidade de recriação da CPMF, o famigerado Imposto do Cheque. Diz a Nota do DEM que os Democratas não permitirão que o povo pague a conta da eleição. “Conclamamos a Oposição, no Congresso e no Legislativo e Executivo estaduais, e toda a sociedade para impedir esse descalabro do governo do PT”. A Nota é assinada pelo deputado Paulo Bornhausen, Líder do Democratas .

LIBEROU GERAL

CHOQ UE NA CUL TURA CHOQUE CULTURA

SENTAR E DIALOGAR

Se Bia sentasse, dialogasse, lavasse a roupa suja dentro do partido, ganharia muito mais, pois todos nós sabemos que Jackson, mesmo o PDT apoiando a candidatura de Dilma, optou em apoiar o José Serra.

PODE SER VETADO

Uma cena cada vez mais comum nas ruas de São Luís: pessoas usando drogas, principalmente crack e maconha. No Centro da cidade, mesmo à luz de um dia de sol, a galera não está nem aí. Basta prestar atenção. Pode conferir.

SEM LEI

Padaria no bairro do Ivar Saldanha foi assaltada na quinta-feira última. E foi a segunda vez em menos de uma semana. É um tipo de ocorrência cada vez mais corriqueira em Rosário. O bandido aparece, saca um revólver e manda ver.

PELA PRÁTICA

Deputado eleito Bira do Pindaré (PT) defende fim da teoria nos discursos. Ele quer a prática - medidas efetivas - no combate ao conjunto de misérias que infelicita o Estado. Promete lutar pela construção de hospitais, aceso do pobre à educação e contra a fome que toma conta da periferia.

FPM EM DEBATE

Convocados pela presidente da Associação dos Municípios da Região Tocantina (AMRT), a prefeita de Itinga do Maranhão, Vete Botelho, prefeitos da região estiveram reunidos na quinta-feira para discutir as constantes quedas no FPM e encontrar uma solução para a situação financeira que estão vivendo em relação às finanças. No encontro, decidiram promover uma paralisação no próximo dia 17.

CÉU COLORIDO

Naturalmente bela, a cidade de Carolina, no sul do Maranhão, serviu de cenário para o Boogie Chapada das Mesas, encontro de paraquedismo que coloriu o céu da região nos últimos dias de outubro. Promovido pelo Clube de Paraquedismo Desafiadores do Ar, o evento contou com o apoio do Consórcio Estreito Energia-Ceste, e reuniu 59 paraquedistas do Maranhão, Pará, Bahia, Piauí, Mato Grosso, Tocantins e Paraná.

TOME NOTA

>>>Fanático eleitor de Jackson Lago, quase quebra as costas dele de um abraço, festejando eleição de Roseana Sarney. >>>Uma pessoa quis saber ontem qual o futuro de Isamara Menezes, que perdeu a eleição. Não pensou para respondeu rápido: "Vou ser prefeita de Chapadinha na eleição de 2012!". >>>Vereadora Rose Sales considera cedo qualquer especulação sobre a disputa de prefeito de São Luís. Ela explicou que o PCdoB aguarda, em casa, movimento sobre os nomes que vão aparecer na tela.

A turma da Madre de Deus se rebela contra a atuação do secretário Luis Bulcão, na Secretaria da Cultura. Ou Bulcão dá um choque de gestão, ou fica para trás.

CHIC O CCAR AR VALHO CHICO ARV LUT A POR UTA ZONA RURAL O vereador Francisco Carvalho solicitou à governadora reeleita Roseana Sarney a instalação de duas UPAs (Unidades de Pronto Atendimento), que ofereçam serviços essenciais como Raio X, laboratório, eletrocardiograma e atendimento pediátrico 24 horas, aos moradores da Zona Rural. Francisco Carvalho quer beneficiar os bairros Santa Bárbara, Cruzeiro Santa Barbara, Vila São Domingos, Vila Vitoria, Vila Magril, Andiroba de Cima e de Baixo, Cajupari, Coquilho, Matogrosso, Caracueira, Cajuper, Jardim São Raimundo indo ate o conjunto São Raimundo, estendendo-se também a bairros como Estiva, Vila Maranhão, Quebra Pote, Pedrinhas, Vila Sarney, Vila Esperança, Vila Industrial, Vila Itamar, Vila Nova Republica, Itapera, Tibiri, Tibirizinho, Vila Airton Sena e Rio do Meio.

VALDEVINO C ABRAL C ONDENADO CABRAL CONDENADO O Tribunal de Contas da União (TCU) condenou o ex-prefeito de Santa Inês, Valdevino Cabral Filho, a pagar duas multas e a devolver mais de R$ 12 mil ao Tesouro Nacional, por ter utilizado irregularmente recursos do Sistema Único de Saúde (SUS), na contratação e execução de contrato para fornecimento de combustível. A condenação de Cabral surpreendeu alguns e confirmou o que outros falavam sobre sua administração.

INVE STEM P ARA LLUCRAR UCRAR MAIS INVES PARA É natural que empresários que invistam nas campanhas eleitorais, de Dilma Rousseff, Roseana Sarney ou Gardênia Castelo busquem trabalhar nas suas administrações. Quem vai investir para ter prejuízos?

FABIANO EM E SPERANTINÓPOLIS ESPERANTINÓPOLIS O empresário Fabiano de Paula, do setor imobiliário, investe, politicamente, no município de Esperantinópolis. Pelo visto ele apresentará um candidato, ou candidata, a prefeito do município, nos próximos dois anos. Fabiano de Paula sabe o que faz.

ABREU FFOR OR TE P ARA O SEBRAE ORTE PARA É insistente o comentário de que o empresário João Abreu é o mais forte candidato a presidente do Sebrae. Na eleição da entidade, o Governo do Estado domina os votos. Por isso, se Abreu quiser será mesmo forte candidato.

ELEIÇ ÕE S UNIVERSIT ÁRIAS ELEIÇÕE ÕES UNIVERSITÁRIAS Se não houver nenhum imprevisto, o nome do reitor José Augusto Oliveira, da UEMA, será viabilizado para as próximas eleições universitárias, por lá. Falta somente ele romper algumas resistências.

Seduc e Conselho discutem projetos educacionais O secretário de Estado de Educação, Anselmo Raposo, reuniu-se, na quinta-feira (4), com membros do Conselho Estadual de Educação (CEE) para discutir a situação da educação no Maranhão e os novos projetos que estão sendo desenvolvidos pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc) para melhorar os índices educacionais do Maranhão. "Este é um encontro necessário, pois é a oportunidade que temos para discutir questões relevantes sobre a educação no estado", apontou o presidente do CEE, José Bastos. Na ocasião, Anselmo Raposo apresentou alguns projetos que estão sendo desenvolvidos pela Seduc, entre os quais os três que serão instalados no Procentro Marcelino Champagnat (que funcionará no prédio do antigo Colégio Marista): a Escola de Ensino Médio em Tempo Integral do

Anselmo Raposo reunido com membros do Conselho Estadual de Educação Maranhão, o Instituto Público Formação de Professores. Seduc e o Conselho de Edude Idiomas e um Centro de "Só com grandes e arroja- cação, estão trabalhando para Formação de professores. dos programas iremos revoluci- que o ensino, no Maranhão, se O secretário destacou ain- onar a educação no nosso es- desenvolva e se aperfeiçoe da a instalação da primeira tado", destacou o secretário, cada vez mais. "Só o que irá escola ecologicamente corre- acrescentando que a colabora- transformar a realidade social ta do estado, a Escola Verde, ção dos conselheiros é funda- do nosso estado é a educaque será construída no muni- mental para desenvolver as ção; e é por isso que trabalhacípio de São José de Ribamar, ações de melhoria da educação. mos tão arduamente em prol e outros quatro Centros de José Bastos afirmou que a dela", explicou Bastos.


3P

O L Í T I C A

atosefatos@elo.com.br

ATOS E FATOS

Si te : atosefatosj .or.br

São Luís-MA, Domingo/Segunda-feira, 7/8 de Novembro de 2010

PRECONCEITO

Filho de Pedro Fernandes foi escorraçado em Brasília O deputado federal maranhense Pedro Fernandes (PTB) lembrou, esta semana, na tribuna da Câmara Federal, o preconceito vivido por um de seus filhos, quando chegou a Brasília, no início do primeiro mandato. - Meu filho, ao se apresentar em um grande colégio de Brasília foi questionado, ele e os outros alunos, sobre qual era seu Estado de origem. Ao ouvirem meu filho dizer que era do Maranhão, as pessoas disseram: "Uma vaia para ele! Está devagar! Mais uma vaia!" Eu tive de levar o garoto - que hoje é um homem - de volta

Deputado federal Pedro Fernandes

a São Luís, por causa do preconceito - relatou. A história de Pedro Fernandes - que já havia sido relatada ao titular do blog há alguns anos - foi lembrada pelo parlamentar durante pronunciamento em que ele criticou os ataques de paulistas e sulistas aos nordestinos, após a vitória de Dilma Roussef (PT) no último domingo. - Esta é uma atitude lamentável, principalmente porque é vinda de jovens que deveriam ser mais abertos e livres de qualquer preconceito - lamentou o deputado. (Do blogue do Marcos D'Eça)

Sarney admite possibilidade de Congresso recriar CPMF A defesa de alguns governadores eleitos e do próprio presidente do PSB e governador reeleito de Pernambuco, Eduardo Campos, da volta da cobrança da CPMF (Contribuição Provisória sobre a Movimentação Financeira) repercutiu no Senado. O presidente da Casa, José Sarney (PMDB-AP), disse nesta sexta-feira que, apesar de a presidenta eleita, Dilma Rousseff, ter dito que não pensa em qualquer proposta neste sentido, nada impede que o Congresso tome a iniciativa.

"Isso não impede que aqui dentro das Casas do Congresso tenha a iniciativa parlamentar restaurando a CPMF", disse Sarney. Ele acrescentou que a primeira alteração neste sentido já foi apresentada pelo senador Antonio Carlos Valadares (PSB-SE). O líder do DEM, Antonio Carlos Magalhães Júnior (BA), por sua vez, ponderou que com uma oposição numericamente mais fraca em 2011, os parlamentares terão que "jogar pesado" para evitar que a iniciativa prospere. "Vamos trabalhar para segurar", acres-

centou o parlamentar. A criação da CSS (Contribuição Social de Serviços), que tramita na Câmara, nada mais é do que a recriação da CPMF, destacou o democrata. "Todos sabemos --e a própria presidenta eleita parece pensar o mesmo-- [a necessidade] de uma reforma no sistema tributário nacional, que desonere a produção e prestação de bens e serviços e que fortaleça o pacto federativo. O Brasil não precisa de mais impostos", ressaltou o líder do DEM. O vice-líder do PSDB, Al-

varo Dias (PR), qualificou de "escabro e escárnio" qualquer tentativa dos governadores ou da presidenta eleita de levar adiante a ideia. Com a mesma avaliação do colega do DEM, de a oposição trabalhar com um bloco bem mais reduzido -no Senado, o número de parlamentares contrário ao governo cai de 33 para 22-, Dias afirmou que esses partidos terão que se desdobrar para conseguir uma dissidência na base governista que impeça o andamento da matéria.

De férias, Dilma Rousseff é vista em casa de empresário na Bahia Na primeira folga desde o fim da campanha, a presidente eleita Dilma Rousseff escolheu o Nordeste, região que lhe deu mais de 70% dos votos, para descansar. A Folha apurou que Dilma foi vista anteontem na casa do empresário paulista João Paiva, na praia de Patizeiro, a cerca de 30 km do centro de Itacaré. Ela estaria hospedada no local desde anteontem. Pouco conhecido, Paiva tem uma mansão isolada no topo de um morro cercado de

mata nativa e com vista para o mar. Projetada pelo arquiteto Claudio Bernardes (19492001), a casa é considerada uma das mais luxuosas de Itacaré, retiro de artistas e grandes empresários. A construção já foi capa da "Casa Vogue", que a descreveu como a "materialização do paraíso tropical", em 2007. Segundo a revista, são 1.200 metros quadrados erguidos em "linhas contemporâneas equilibradas em pedra, madeira e vidro". Paiva voa de São Paulo

para lá pelo menos uma vez por mês, em jato executivo. A estada de Dilma na Bahia foi organizada pelo exministro da Justiça Márcio Thomaz Bastos. Na quarta, a aeronave que decolou de Brasília com a presidente eleita pousou em Ilhéus (BA). Dilma anunciou que descansará até o domingo, quando retorna a Brasília. Na próxima semana, vai com o presidente Lula à reunião do G20, em Seul. Até domingo ela pode ain-

da ir ao Txai Resort, hotel de luxo em Itacaré. Segundo funcionários, "está tudo pronto para recebê-la": há reservas para ela e a filha, Paula, que mora em Porto Alegre. O local é conhecido por receber hóspedes famosos em busca de privacidade. Há poucas semanas, a senadora eleita Marta Suplicy (PT-SP) foi fotografada descansando no local. O presidente francês Nicolas Sarkozy e a primeiradama Carla Bruni também se hospedaram no local.

“Economist diz que Dilma terá que convencer não ser ‘Lula de batom’” Na edição desta semana, a revista britânica "Economist" publica uma matéria sobre os desafios que a presidente eleita Dilma Rousseff enfrentará para provar que tem ideias próprias e que sairá da sombra de Lula. "Ela terá de convencer os céticos de que ela não é apenas o Lula de batom", afirma a "Economist". Segundo a revista, até o momento ela vem lidando bem com a situação. Mas criará um precedente ruim para o Brasil se permitir que Lula permaneça no poder, nos bastidores.

Entre os obstáculos citados está a desconfiança de investidores, assim como aconteceu logo após a eleição de Lula, em 2002. Do mesmo jeito que se preocupavam com ter no poder um ex-líder socialista, eles podem ver com temor o passado de Dilma, que lutou contra a ditadura nos anos 1960. Segundo a revista, para confortar os eleitores mais ricos que votaram em José Serra, "no dia seguinte às eleições Dilma descreveu seus planos econômicos como 'nada que

crie ondas ou confusões'". MEIRELLES E PALOCCI Mas suas nomeações passarão por forte escrutínio. A revista diz que investidores defendem a permanência de Henrique Meirelles no Banco Central e que estão de olho em Antonio Palocci. Se Dilma escolher Palocci para a Casa Civil ou colocá-lo de volta no Ministério da Fazenda, ganhará a confiança do setor empresarial, diz a Economist. "Se ele [Palocci] acabar [nos ministérios] de Saúde e Educação,

os empresários permanecerão céticos." Desde as eleições, Dilma vem defendendo responsabilidade fiscal, ao mesmo tempo em que apoia gastos sociais com os mais pobres. Para manter as duas promessas, a revista afirma que será preciso "cortar gordura das partes do orçamento em que Lula não tocou, como as pensões no serviço público. Mas atacar tais vantagens generosas provocaria a ira de sua base e dos sindicatos, que ainda são uma força considerável dentro do PT".

Por Djalma Rodrigues

djalrodrigues@bol.com.br

Edivaldo Holanda Júnior foge de assédio em S. Luís Eleito deputado federal com mais de 100 mil votos, dos quais 72 mil em São Luís, o vereador Edivaldo Holanda Júnior já percorreu dezenas de suas bases para agradecer a votação, mas foge, em São Luís, do assédio de grupos políticos. Ele se transformou numa espécie de noiva cobiçada, por conta da votação consagradora que conquistou, batendo muitos medalhões da política, com gastos espartanos em sua campanha, que foi feita com ajuda de amigos. Não há uma única corrente política do Maranhão que não queira, atualmente que o jovem parlamentar entre em suas fileiras. Prudente, ele prefere se esquivar.

Mais de 167 mil farão Enem no Maranhão (I) Mais de 167 mil estudantes estão se preparando para fazer as provas do Enem neste sábado e domingo, dias 6 e 7 de novembro. No Brasil, são mais de 4,6 milhões de estudantes inscritos no Enem 2010. O Nordeste é a segunda região com o maior número de estudantes no Exame Nacional do Ensino Médio: 1.397.282 candidatos a uma vaga em universidades e faculdades. Em dois dias de provas, os estudantes responderão a 180 questões, 90 por dia. No primeiro dia serão questões de ciências humanas e ciências da natureza. No segundo dia são linguagem e códigos, redação e matemática.

Mais de 167 mil farão Enem no Maranhão (II) Por causa do horário de verão, as provas, no Maranhão, têm início às 12h (13h - horário de Brasília). No sábado, elas terminam às 16h30 do horário local (17h30 em Brasília); no domingo, o encerramento será às 17h30 (18h30 em Brasília). Os locais de prova podem ser confirmados pelo site do Inep ou ligar para 0800-6161. Na UFMA, estão sendo ofertadas 1.918 vagas, distribuídas em 53 cursos, entre bacharelados e licenciaturas: 120 para o campus de Chapadinha, 216 para o campus de Imperatriz e 1.582 vagas para o campus do Bacanga (sede em São Luís). Isso significa um aumento de 96 vagas num comparativo com o primeiro semestre de 2010.

OAB/MA promove curso sobre processo eletrônico em São Luís Nos próximos dias 8, 9 e 10 de novembro, segunda, terça e quarta-feira, a Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Maranhão, realizará um curso de aperfeiçoamento sobre o processo eletrônico. As aulas são voltadas para profissionais e estudantes de Direito. As inscrições podem ser feitas na própria OAB/MA, no setor financeiro, e custam R$ 80,00, para profissionais, e R$ 40,00, para estudantes. Os conferencistas são: Guilherme Zagallo, Caldas Gois Júnior, Ériko José Ribeiro, Fabiano Lopes e Bruno Leal.

A volta da CPMF será o primeiro presente de grego da presidente eleita Dilma Roussef ao eleitorado brasileiro. &&& Logo em seguida, deverá vir a criação dos Conselhos de Comunicação, Federal e Estaduais, para o monitoramento da Imprensa. &&& A CPMF já está praticamente com seu retorno pavimentado, já que o presidente do Senado já acenou com a possibilidade do Congresso antecipar sua volta. &&& Como Dilma tem maioria na Câmara Federal e no Senado, só resta ao povo torcer para que Jesus Cristo venha a intervir na questão. &&& A CPMF é um símbolo da ambigüidade do presidente Lula. Apresentada no governo FHC, o PT destilou ódio contra o novo imposto. Agora, Lula diz que quem o derrubou é irresponsável.


4G

E

R

A

L

atosefatos@elo.com.br

ATOS E FATOS

Município concede progressão vertical e prejudica carreira dos servidores do magistério O município de São Luís, através dos Decretos n.° 39.945/2010 e n.° 40.441/ 2010, concedeu a 397 profissionais do magistério o direito à progressão vertical. No entanto, o que deveria ser uma promoção, com ganhos no padrão de vencimento, como previsto no Plano de Cargo, Carreira e Vencimento do Magistério, mostrou-se uma verdadeira tormenta aos servidores contemplados. O ente público, de acordo com o assessor jurídico do SINDEDUCAÇÃO, Dr. Antônio Carlos Araújo Ferreira, vem se posicionando de forma totalmente alheia à legislação pertinente, sustentando que a progressão vertical significa uma mudança de cargo. Esse entendimento traz consequências graves à carreira do profissional do magistério, pois lhe posiciona no início da tabela de vencimentos, desconsiderando todo o tempo de vínculo com a administração pública. É como se o servidor, ao ser contemplado com a progressão vertical, estivesse iniciando a carreira do magistério, em um novo vínculo. O servidor que já conquistou o direito à aposentadoria também vem amargando prejuízos graves, na medida em que a Procuradoria Geral do Município entende que todos os servidores que sofreram progressão vertical, em função da "mudança de cargo", devem trabalhar mais cinco anos. O SINDEDUCAÇÃO - Sindicato dos Servidores do Ma-

gistério Público Municipal já tomou as providências cabíveis, tendo com objetivo remediar o grave equívoco cometido pela administração pública. Encontra-se em tramitação na 4ª Vara da Fazenda Pública o mandado de segurança n.° 18.823-2010, onde o sindicato contesta a forma como a progressão vertical vem sendo concedida pela atual administração e pleiteia a imediata retificação dos decretos supracitados. O SINDEDUCAÇÃO informa ainda que até maio deste ano todas as progressões verticais haviam sido concedias sem prejuízos aos servidores e que este equivocado entendimento foi criado na administração do prefeito João Castelo. O SINDEDUCAÇÃO defende a concessão da progressão vertical sem nenhum prejuízo à progressão horizontal já conquistada, ou seja, o servidor deve ser promovido e permanecer na mesma referência da tabela de vencimento. O sindicato também defende que nenhum servidor deve ser obrigado a trabalhar tempo maior do que o exigido pela Constituição Federal (55 de idade e 30 de serviço, se homem, e 50 de idade e 25 de serviço, se mulher), na medida em que não há qualquer mudança de cargo em função da progressão vertical. Toda esta matéria é objeto do mandado de segurança acima citado, demanda que deve está julgada até o final do ano, segundo informação da Diretoria do SINDEDUCAÇÃO.

Recadastramento Biométrico no interior do Maranhão Nesta terça-feira, 9 de novembro, às 8 horas, o Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão iniciará o Recadastramento Biométrico nos municípios de São João Batista, Cajapió e São Vicente Férrer. O procedimento, que será feito de 9 de novembro a 8 de dezembro, é obrigatório, assim o eleitor que não comparecer ao recadastramento terá o seu título cancelado e não poderá votar nas próximas eleições. A convocação dos eleitores foi feita pela Justiça Eleitoral através de cartas entregues aos cidadãos durante o primeiro e segundo turnos das eleições. Desta maneira, através destas, informou-se quais os documentos necessários para a biometria e a data do comparecimento dos eleitores. A predefinição do cronograma de recadastramento seguiu o critério alfabético, onde os eleitores têm dias predefinidos para comparecer aos postos de recadastramento biométrico do TRE. Os postos de recadastramento foram instalados: em São João Batisna, no Ginásio Poli-

esportivo Dep. Gastão Vieira; em Cajapió, no Centro Comunitário Francisca Almeida e em São Vicente Férrer, no Ginásio Poliesportivo Valdetário Mota Pereira. BIOMETRIA NO MARANHÃO - Em novembro de 2009, a Justiça Eleitoral iniciou os serviços de recadastramento biométrico em Paço do Lumiar e Raposa onde a Justiça Eleitoral atingiu quase 30 mil eleitores. Através do recadastramento biométrico, a Justiça Eleitoral tende a ter um dos mais avançados e precisos bancos de dados do planeta. Por meio desse sistema, o Estado terá, não só uma votação mais informatizada, como também a mais segura, já que não haverá dúvidas quanto à identidade de cada eleitor. Assim, no dia da votação, após a apresentação dos documentos pelo eleitor, a sua identidade será ratificada por meio do reconhecimento biométrico de sua impressão digital, excluindo, assim, a possibilidade de uma pessoa votar por outra, tornando inviável a fraude no procedimento de votação. FUNDADOR: Udes Lemos da Cruz

DIRETORA GERAL Nonata Marques

São Luís-MA, Domingo/Segunda-feira, 7/8 de Novembro de 2010

Si te : atosefatosj .or.br

SUPERINTENDENTE Jorge Luis Raiol

EDITOR Djalma Rodrigues E-mail: atosefatos@elo.com.br O jornal Atos e Fatos é uma publicação da COPIDESK GRAFICA EDITORA E PROPAGANDA Redação e parque gráfico-Avenida Guaxenduba - nº 285 Centro - Fone: 3254-0597-CEP-65015-560 CNPJ. 23.671.134/0001-30

FORTALECER ALIANÇAS

Governo do MA e DAHW fortalecem parceria no combate à hanseníase O Secretario de Estado da Saúde (SES), José Marcio Soares Leite, recebeu na quinta- feira (04), em seu gabinete, a presidente internacional da DAHW, Gudrun Von Wiedersperg e membros da organização filantrópica parceira que atua em diversos países combatendo a hanseníase. A visita teve como finalidade agradecer o empenho do Governo do Estado no combate a hanseníase e fortalecer a aliança entre os países. "Fica fácil contar para os mantenedores na Alemanha como a ajuda está sendo utilizada aqui", relatou a presidente da DAHW, em forma de cortesia. Durante o encontro, Gudrun Von Wiedersperg, agradeceu o esforço, comprometimento e lisura com que o Estado tem administrado os recursos repassados voluntariamente ao Maranhão, para serem investidos em treinamento, estruturação de centros de referência e apoio aos portadores de hanseníase, por meio de acompanhamento clínico e psicológico. Em tom de agradecimen-

A presidente da DAHW internacional, Gudrun Von Wiedersperg, foi recebida por José Márcio Leite to, o secretário José Marcio construídas em municípios esLeite se comprometeu em tratégicos para reforçar a atenconcentrar os esforços para ção primaria no estado. "Estas diminuir o numero de casos unidades mistas contarão com da doença, principalmente em um serviço ambulatorial especrianças. "Nós precisamos cífico voltado para os portadoperseguir a meta de no míni- res de hanseníase, com um mo 1 caso a cada 10 mil pes- acompanhamento feito por prosoas ou uma meta menor ain- fissionais gabaritados". da", comentou o secretário. Marcando a solenidade, o De acordo com José Mar- secretário recebeu um suvecio, o Maranhão já começou a nir para lembrar a aliança entrilhar o caminho para se che- tre o Estado e a Instituição gar a estes resultados positi- em prol dos hansenianos, vos, uma vez que as 64 unida- além de elogios, pelos trades de 20 leitos estão sendo balhos desenvolvidos.

PARCERIA - Fundada por um jornalista e uma teóloga em 1957, a DAHW (Deutsche Lepra- Und. Tuberkulosehilfe), conta com escritórios em três estados brasileiros (Maranhão, Amazonas e Mato Grosso), e tem como mantenedores grupos de pessoas das mais variadas esferas da sociedade Alemã. A DAHW e a Secretaria de Estado da Saúde (SES-MA) firmaram parceria para combater a hanseníase há exatos 15 anos. Diferente da atuação em outros países a parceria extrapolou o âmbito da ajuda financeira. A organização entrou no Brasil de uma forma muito específica com o objetivo único de ajudar a implantar técnicas que possibilitassem mudar o quadro nas três cidades mais endêmicas. "Nestes últimos quinze anos nós temos nos preocupado não só com a ajuda direta ao portador mais com a capacitação somente no Maranhão de mais de sete mil pessoas, para atuarem junto a estes pacientes", conta a representante da associação no estado Hannelore Vieth.

TJMA mantém nomes de Edison Lobão Juíza reconhece e João Alberto em órgãos públicos direitos de agentes Por determinação das Câmaras Cíveis Reunidas do Tribunal de Justiça do Maranhão, os logradouros e prédios que possuem os nomes dos senadores eleitos Edison Lobão e João Alberto de Sousa devem permanecer com essas denominações. A decisão, por maioria dos desembargadores membros, deu provimento ao recurso dos senadores que solicitaram a manutenção dos seus nomes nos locais públicos, em sessão na sexta-feira, 5. O uso dos respectivos nomes em prédios e outros locais foi questionado por meio de Ação Popular ajuizada em novembro de 1995, com pedido de retirada imediata das inscrições em símbolos, imagens, monumentos, a exemplo da escola estadual "Com-

plexo Educacional Edison Lobão" e da Avenida Litorânea que passou a se chamar de Edison Lobão, além do Centro de Processamento de Dados João Alberto de Sousa. Entre as alegações apresentadas na Ação Popular está o uso indevido de verbas públicas com o objetivo de promoção política e eleitoral. À época, a solicitação foi atendida judicialmente, através de liminar. Inconformados, os senadores entraram com recurso, e, em julho de 2007, a 1ª Vara da Fazenda Pública de São Luís julgou improcedente a Ação. Entre outros argumentos, o magistrado de 1º grau decidiu que o requisito do ato lesivo não foi demonstrado, além de os prejuízos decorrentes das

denominações não terem sido apresentados de forma clara. CONSTITUIÇÃO - O parágrafo 9º, do artigo 19 da Constituição Estadual do Maranhão, alterado por emenda constitucional, citado no julgamento, prevê que "é proibida a denominação de obra e logradouros públicos com nome de pessoas vivas, excetuando-se da aplicação deste dispositivo às pessoas vivas consagradas notória e internacionalmente como ilustres". O relator do processo, desembargador Raimundo Cutrim, ao proferir o voto dando provimento ao recurso dos senadores, destacou que a iniciativa de colocar os nomes dos políticos em espaços públicos foi da Assembléia Legislativa do Estado.

Corregedor inicia nova inspeção a comarcas na segunda-feira O corregedor-geral da Justiça inicia na segundafeira, 8, nova rodada de inspeção a comarcas estaduais - a terceira desde que assumiu o cargo. Com esse novo trabalho, Antonio Guerreiro Júnior irá completar 80 comarcas fiscalizadas em menos de um ano de gestão. Coroatá, Coelho Neto, Caxias e Vargem Grande estão no roteiro de 15 comarcas que serão vistoriadas por equipe da Corregedoria até sexta-feira, 12. A tarefa não difere de inspeções anteriores. Guerreiro Júnior irá verifi-

car o que as unidades oferecem de melhor em prestação jurisdicional e quais serviços podem ser melhorados. Os assessores também devem inteirar-se do que juízes e servidores têm a dizer sobre condições de trabalho e qual a real situação dos prédios. Em setembro, o corregedor inspecionou 55 comarcas, inclusive as do Sul do Estado. Em julho, foi a 17 comarcas da Baixada. Em grande parte das comarcas visitadas Guerreiro Júnior tem autorizado a entrega de móveis e equipamentos novos e a

implantação dos projetos "Fala Audiência" e "Teleaudiência". Próprias para a gravação em áudio de audiências e registro textual de depoimentos, as duas ferramentas desenvolvidos pela Corregedoria têm sido bem recebido pelos juízes, sobretudo pela facilidade de uso. Comarcas a ser inspecionadas - Coroatá, Timbiras, Codó, Caxias, Coelho Neto, Buriti de Inácia Vaz, Araioses, Tutóia, Magalhães de Almeida, São Bernardo, Santa Quitéria, Brejo, Chapadinha, Urbano Santos e Vargem Grande.

de limpeza de Bernardo do Mearim

Agentes de limpeza do município de Bernardo do Mearim contratados sem concurso público e que recebiam menos de um salário mínimo conseguem na Justiça do Trabalho do Maranhão assegurar direitos trabalhistas. As ações ajuizadas na Vara do Trabalho de Pedreiras foram julgadas parcialmente procedentes pela juíza Maria da Conceição Meirelles Mendes, titular daquela VT. De acordo com as sentenças publicadas no Diário de Justiça do Estado do Maranhão no último dia 28 de outubro, foram assegurados a dois agentes de limpeza parcelas de natureza salarial do período trabalhado, além de anotação de carteira de trabalho (CTPS), recolhimento de parcelas previdenciárias, pagamento de FGTS e cadastro no PIS. Cada um tinha oito e quatro anos de serviços prestados na função de gari em Bernardo do Mearim. Outros dois agentes de limpeza também ingressaram com ações trabalhistas, mas tiveram deferimento apenas do pagamento de FGTS, anotação na CTPS, recolhimento de parcelas previdenciárias e cadastro no PIS. Os dois agentes de limpeza trabalharam por um e seis anos, respectivamente, e recebiam o salário mínimo. A juíza Conceição Meirelles reconheceu os direitos dos trabalhadores mesmo considerando que são contratos nulos. Segundo as sentenças, os trabalhadores foram contratados pelo município sem concurso público. Também ficou comprovado que os contratos não se caracterizam como temporários, ante o caráter essencial e permanente do trabalho prestado pelos garis nos serviços de limpeza pública de Bernardo do Mearim.


C O L U N A 5 Si te : atosefatosj .or.br atosefatos@elo.com.br

ATOS E FATOS

djalrodrigues@bol.com.br Fone: 8865-8067

Presidente Dilma Rousseff!

D ona B ibi e-mail pra

(meu grito de alerta) Chico da Ladeira - Autodidata

Não estou querendo aparecer Para A, B ou C. Mas sinto No fundo da minha eloqüência Que um fanático ou fanática Vai tentar contra a vida Da nossa primeira Dama, Presidente Dilma Rousseff ! Um presente que caiu do céu Pra combater nossa aflição e agonia E abafar a pobreza e a miséria Na qual vivemos no dia-a-dia Não sou vidente, médium, espírita Nem tampouco pai de Santo etc, etc. Infelizmente é o que sinto e vejo. Este é o pior pesadelo Da minha insônia dantesca, Como compositor e poeta popular. Precisamos perpetuar, A nossa Primeira Dama Dilma Rousseff Eu imploro: Ao melhor Presidente de todos os tempos Luís Inácio Lula da Silva, Que não a deixe exposta em carros abertos, Evitar viagens supérfluas para outros países, Subir em palanques, fazer caminhadas Até mesmo de colete a prova de tudo. Levada pelo entusiasmo de ser, A primeira mulher presidente eleita, Pelo povo brasileiro. Talvez tenha esquecido de detalhes Em nossas leis. Será que a nossa primeira Dama Esqueceu que no Brasil, Não existe prisão perpétua? (medida esta que deve ser aprovada, urgentemente no congresso nacional) E nem pena de morte? Sou um católico encharcado de fé, Em Deus pai todo poderoso ! Creia ilustre primeira Dama, Vossa excelência vai governar Na plenitude da sua democracia O 2º ou 3º país mais violento do mundo. O jornalista do Brasil urgente Sr.: Datena que o diga!

Compositor, Poeta Popular & AUTODIDATA CONTATO: 8419-9090

São Luís-MA, Domingo/Segunda-feira, 7/8 de Novembro de 2010

Olá, minha gatinha, muito bom dia! No aguardo de que estas poucas e mal traçadas linhas venham a encontrá-la na maior felicidade por aí, te informo que, por estas plagas ainda continua a maior confusão, mesmo depois da eleição da Dilma Roussef como a primeira mulher a presidir o Brasil. É que o quase ex-presidente Lula já arregaçou as mangas e está com ares de que vai querer governar junto com sua pupila. Quando dão entrevista, ele fala mais do que eleita e está dando pitaco em tudo quanto é assunto, isso para quando ele começar a governar. Pra começo de conversa, o Lula já deixou claro que o novo Congresso terá que reeditar aquela famigerada CPMF, o famoso "imposto do cheque", que os congressistas derrubaram em 2007, a contragosto de Lula. O mesmo Lula que rechaçou o tributo quando ele foi aprovado no governo de Fernando Henrique Cardoso. Além desse "presente de grego" que Dilma pretende empurrar bolso abaixo do brasileiro, tem também uma nova idéia aí dos petistas. É o controle da Imprensa, através de um Conselho de Comunicação, talvez nos moldes do stalinismo, do fascismo e até mesmo do nazismo. Coisa de ditador. E não adianta reclamar. Quem fez a festa da vitória pode derramar lágrimas antes do tempo. Tudo prenuncia que haverá nuvens negras, trovoadas e muitos relâmpagos no horizonte brasileiro a partir de janeiro do próximo ano. Tomara que teu neguinho esteja enganado. Olha, tua netinha, a Lívia, agora anda a me indagar sobre coisas de Portugal. Isso porque a mãe dela entregou-lhe uma edição em quadrinhos de Os Lusíadas, de Camões. Pronto! A pimpolha está apaixonada

pelo quilométrico e histórico poema e, mais ainda, pela vida de Luis de Camões, além da história lusitana. Agora, é hora de deixar a cidadãzinha de lado a partirmos para as mais interessantes da semana. * Ih, morena, tá o maior fandango lá pra bandas do Lítero, clube social que marcou época em São Luís, mas que está em panderecos, com um pequeno grupo querendo reerguê-lo. * Negócio é o seguinte: Tem um membro da diretoria todo espaçoso. Atua como se fosse presidente, vice, tesoureiro, diretor social, diretor esportivo e, nas horas vagas, quer coordenar até o estacionamento. * Pelo jeito, o homem nasceu mais iluminado do que Thomas Edison, o inventor da lâmpada. Tenta ocupar todos os espaços ao mesmo tempo. Já tão querendo é o escalpo do dito cujo, pra deixar de ser intrujão. * Ah, Bibi, essa tu precisa saber. Tem vigilante de escola pública por aqui querendo dar ordens no colégio. É o chamado costume do cachimbo. É que o cidadão era acostumado a botar falta em professor e anunciar, por conta própria, suspensão de estudantes. Pode!!! * O Renan Calheiros tá querendo botar areia fina na farofa do senador Edison Lobão, um dos cotados para ser o presidente do Congresso Nacional a partir de fevereiro. * O Renan, aquele que quando assumiu o cargo tinha empreiteira a pagar-lhe pensão de uma filha fora do casamento, tá querendo voltar o mais rápido possível. * Acho que a guria está crescidinha e a despesa aumentou. Com ele na presidência do Senado, rapidinho irão aparecer algumas empresas para socorrê-lo da elevada pensão. *

Olha, Bibi, aquele prefeito teu conterrâneo, o Francisco Pestana, não tem jeito mesmo. O homem não paga sequer promessa pra São Longuinho e os funcionários da prefeitura de Cururupu estão loucos pra terminar o mandato. * Para pagar os salários dos servidores, é preciso, praticamente todo mês, que a Justiça bloqueie recursos do Fundo de Participação. Mas há quem diga, que quem menos manda na mufunfa do Município é ele. * Falando em Prefeitura, o Tema, ex-prefeito de Tuntum levou uma baita punhalada nas costas, do próprio primo, o atual prefeito Chico Cunha. Trairagem das grossas, fofura. * O Chico Cunha não tinha votos sequer para se eleger vereador. Tema mostrou força política e o elegeu prefeito. A recompensa à lá Lázaro de Melo foi rápida. * O Chico demitiu todo mundo ligado ao Tema e, ainda por cima, deixou de falar com seu antigo protetor. Dizem, lá pela cidade, que ele obedece às determinações da primeira-dama. * Falando em comando de mulher, vou te relatar aqui um episódio, poupando o nome da "vítima", no caso um prefeito da Baixada, por quem tenho um certo apreço. * O alcaide me chamou ao seu escritório, ali no Renascença, para negociar a edição e impressão de um jornal que destacaria as obras de seu primeiro ano de mandato. * Chego lá e encontro o homem me esperando numa sala, contígua a uma em que estava a esposa dele com pelo menos três cidadãos, todos entertelados, de terno e gravata e com aquela fala de quem está querendo a todo tempo enganar a gente. * Ele começou a sua explanação em voz alta,

enfatizando que havia gostado imensamente de um periódico que eu havia produzido para Tuntum e coisa e loisa. * Ele não terminou de completar o raciocínio, quando veio a voz macia, mas poderosa da mulher: - Fulano, ou tu sai daí com o jornalista, praquela sala lá do fundo ou então fala mais baixo. Não vê que estou conversando com o pessoal da Merenda Escolar? * Fiquei morto de vergonha, cidadã. Mas tive de fazer de conta que não ouvi nada. Acabamos mudando de sala, terminamos a conversa e nunca iniciamos a feitura do bendito jornal. * Somente depois desse episódio, é que fui me lembrar de um papo que tive com o Tony Castro, lá da Educadora. Ele havia me contado que o referido prefeito não compra uma caixa de fósforo, se não tiver o consentimento da cara metade. * Não sei se é por conta desse comportamento que o homem tá complicado, enfrentando pedido de abertura de CPI, por conta de prestação de contas de obras inexistentes e outros tipos de irregularidades. * Tá uma barafunda danada lá na cidade desse gestor municipal teleguiado pela esposa. Nesta semana, um grupo de entidades foi lá pra porta da Câmara Municipal, pedir aos vereadores que instalem a CPI e afastem o prefeito. * Bem, morena, com essa, vou ficando por aqui. Volto no próximo domingo, se Deus quiser. E ele quer, porque ele é bom. * Beijão do filhote amado Djalma ocê agora pode acom panhar esses e-mails pelo endereço www. donabibi. com.br . Mande seu comentário.

V


G E R A L 6 Si te : atosefatosj .or.br atosefatos@elo.com.br

ATOS E FATOS Edital de Proclamas / Nº332.0l0 O Oficial de Registro Civil da 1 Zona Bel. Maria da Graça Bell o Smith, faz Saber a quem interessar Que JOSÉ MANOEL DOS SANTOS brasileiro, solteiro, profissão aposentado, filho de Jovenilio dos Santos e Benedita Sá Santos e MARIA NEUMA ALVES DA CONCEIÇÃO brasileira , solteira, comerciaria filha de Francisco Alves dos Santos e Ana Generosa da Conceição Santos requereram habilitação para casamento to. Quem tiver conhecimento de algum impedimento e / ou causa suspensiva (arts. 1521.1523 do CC) poderá apresenta-lo por escrito perante este Cartó Rio São Luis,(MA) 6 de novembro de 2010 Edital de Proclamas /Nº 333.|0l0 O Oficial de Registro Civil da 1 Zona Bel . Maria da Graça Bello Smith , fazSaber a quem interessar que JOSÉ SALIM CUTRIM LAUANDE JUNIOR brasileiro , divorciado, advogado filho de José Salim Cutrim Lauande e Rosemary Marques Teixeira Lauande e ANDREIA CARLA SANTANA EVERTON brasileira , solteira, ASSIST. SOCIAL filha de Antonio Abreu Everton e Sebastiana Santana Everton requereram habilitação para casamento. Quem tiver conhecimento de algum impedimento e/ou causa suspensiva (arts.1521.1523 do CC) poderá apresenta-lo por escrito perante este Cartório São Luis, 6 de novembro de 2010 Edital de Proclamas nº334. 2010 O Oficial de Registro Civil da 1 Zona Bel. Maria da Graça Bello Smith, faz Saber a quem interessar que CARLOS ALBERTO CACHAY MATOS chileno, solteiro eng.eletricista filho de Tomás David Cachay Rojas e Dina Maria Matos de Cachay E SANDRA MARIA DE LIMA MARINHO brasileira , solteira do lar filha de Luiz Gonzaga Lopes Marinho e Julia Maria de Lima Marinho requereram habilitação para casamento. Quem tiver conhecimento de algum impedimento e/ou causa suspensiva (arts. 1521.1523 do CC) poderá apresenta-lo por escrito perante este Cartório. São Luis,(MA) 6 de novembro de 20l0 Edital de Proclamas /Nº335 010 O Oficial de Registro Civil da 1 Zona Bel . Maria da Graça Bello Smith, faz Saber a quem interessar que GABRIEL ALBERTO RIVERO HERNANDEZ uruguaia , solteiro,eng.de sistemas filho de Carlos Rivero e Mirtha Cleiri Hernandez e LUCIA DE FATIMA NICACIO MENDONÇA brasileira, solteira, secretaria filha de Antonio Carlos Mendonça e Josefa Nicacio Mendonça requereram habilitação para casamento. Quem tiver conhecimento de algum impedimento e|ou causa suspensiva (arts. 1521.1523 do CC) por escrito perante este Cartório. São Luis, 6 de novembro de 2010 Edital de Proclamas / Nº336|.0l0 O Oficial de Registro Civil da 1 Zona Bel. Maria da Graça Bell o Smith, faz Saber a quem interessar Que JEFFERSON SOUSA COSTA brasileiro, solteiro, profissão téc. informatica, filho de Almir Lima Costa e Rosa Maria Sousa Costa e DJANE VIEGASSOUSA filha de Dionizio de Jesus Ferreira Sousa e Maria José Viegas Sousa requereram habilitação para casamentoto. Quem tiver conhecimento de algum impedimento e/ou causa suspensiva (arts. 1521.1523 do CC) poderá apresenta-lo por escrito perante este Cartório São Luis,(MA) 6 de novembro de 2010 Edital de Proclamas /Nº337.|0l0 O Oficial de Registro Civil da 1 Zona Bel . Maria da Graça Bello Smith, faz Saber a quem interessar que NICOLAS NAVEZ, belga, solteiro, cozinheiro filho de Jean-Claude Simon Navez e Hedwige Wozniack Navez e RAFAELA ROCHA ARAUJO brasileira, solteira, jornalista filha de Raimundo Costa Araujo e Zélia Rocha Araujo requereram habilitação para casamento. Quem tiver conhecimento de algum impedimento e / ou causa suspensiva (arts.1521.1523 do CC) poderá apresenta-lo por escrito perante este Cartório São Luis, 6 de novembro de 2010 EDITAL DE PROCLAMAS Nº 338.2010 O Oficial de Registro Civil da 1 Zona Bel. Maria da Graça Bello Smith, faz Saber a quem interessar que FRANCISCO DE ASSIS FRANÇA MOREIRA brasileiro, solteiro, agente saúde filho de Assis Correa Moreira e Maria das Flores França Moreira e MEIRE LUCIA MENDONÇA MARTINS. brasileira, solteira, cabeleireira filha de Raimundo Rodrigues Vale Martins e Brasilina Madeira Mendonça requereram habilitação para casamento. Quem tiver conhecimento de algum impedimento e/ou causa suspensiva (arts. 1521.1523 do CC) poderá apresenta-lo por escrito perante este Cartório. São Luis, (MA) 6 de novembro de 20l0 Edital de Proclamas /Nº339. 010 O Oficial de Registro Civil da 1 Zona Bel . Maria da Graça Bello Smith, faz Saber a quem interessar queMIGUEL ARCANGELO PACHECO GARCES brasileiro, solteiro, pedreiro, filho de Firmino Braga Garces e Flor de Liz Pacheco e VERA LUCIA FIGUEIREDO CRUZ brasileira, solteira, domestica filha de Raimundo Jorge da Cruz e Paula Rodrigues Figueiredo requereram habilitação para casamento. Quem tiver conhecimento de algum impedimento e|ou causa suspensiva (arts. 1521.1523 do CC) por escrito perante este Cartório. São Luis, 6 de novembro de 2010 Edital de Proclamas / Nº340|.0l0 O Oficial de Registro Civil da 1 Zona Bel. Maria da Graça Bell o Smith, faz Saber a quem interessar Que JOSÉ MARIA CANTANHEDE RODRIGUES brasileiro, divorciado profissão motorista, filho de Felipe Rodrigues e Euzebia Cantanhede Rodrigues e ADAILDES PEREIRA CASTRO brasileira, solteira, do lar filha de Silvestre Castro Guerra e Joseni Pereira requereram habilitação para casamento to. Quem tiver conhecimento de algum impedimento e/ou causa suspensiva (arts. 1521.1523 do CC) poderá apresentalo por escrito perante este Cartório São Luis, (MA) 6 de novembro de 2010

São Luís-MA, Domingo/Segunda-feira, 7/8 de Novembro de 2010

ACORDO DE COOPERAÇÃO

Governo e Unesco discutem parceria para uso das tecnologias na escola A secretaria de Estado da Educação (Seduc) e a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) poderão firmar um acordo de cooperação técnica para a ampliação do uso de tecnologias da educação. O assunto foi discutido na quinta-feira (4) pelo secretário de Educação, Anselmo Raposo durante reunião com o coordenador de comunicação da Unesco, Guilherme Canela. Depois de defender que os investimentos, em médio prazo, na tecnologia na educação são economicamente viáveis, Anselmo Raposo disse que a meta do acordo de cooperação técnica é levar ensino médio e educação de qualidade aos locais mais longínquos e de difícil acesso. O secretário frisou que esta parceria com a Unesco vai propiciar alternativas tecnológicas para levar ensino médio às áreas distantes, bem como a oferta de formação dos professores, em áreas específicas, de acordo com a necessidade da rede pública estadual de ensino. De acordo com Anselmo Raposo, para atender esta demanda, a Seduc firmou parceria com a Universidade Virtual do Maranhão (Univima),

Anselmo Raposo reunido com o coordenador da Unesco, Guilherme Canela para levar o uso médio a 217 nais, Akemi Wada, e LeuziDepois de elogiar a iniciasalas instaladas nos municí- nete Pereira da Silva, Supe- tiva da Seduc em promover pios do Estado. rintendente de Educação Bá- um seminário para identificar "Para operacionalizar esta sica da Seduc, disse que a a forma que as TICs são traação, a Seduc vai utilizar as meta é ampliar as relações e balhadas nas escolas públiplataformas tecnológicas da as ações nesse campo espe- cas e as tecnologias acessíUnivima, seguindo as diretrizes cífico com os governos fede- veis a todos os estudantes da dos projetos planejados pela ral, estaduais e municipais. educação básica e os impacsecretaria para os próximos Guilherme Canela, que tos da utilização nos ambienquatro anos, de acordo com as veio a São Luis participar do tes escolares, o representanprioridades do governo do Es- seminário internacional sobre te da Unesco sugeriu a utilitado", enfatizou o secretário. "O Impacto das Tecnologias zação das bibliotecas escoO coordenador de comu- da Informação e da Comuni- lares como centros difusores nicação da Unesco, Guilher- cação (TICs) na Educação", de formação tecnológica, come Canela, que estava acom- colocou-se à disposição da locando a tecnologia a servipanhado do oficial de projetos Seduc para outros tipos de ço da melhoria de educação Adauto Soares, da superviso- cooperação na área de tecno- e da integração das escolas ra de Tecnologias Educacio- logia da educação. com as famílias dos alunos.

MPMA promoverá reunião do Conselho Nacional de Ouvidores e Seminário Estadual A procuradora-geral de Justiça, Maria de Fátima Rodrigues Travassos Cordeiro, na próxima quinta-feira, 11, vai presidir a solenidade de abertura da reunião do Conselho Nacional dos Ouvidores do Ministério Público (CNOMP) e do Seminário Estadual do Ministério Público, às 18h30, no auditório da sede da Procuradoria Geral de Justiça de Estado do Maranhão (PGJ), Centro. Na ocasião, será lançado o "Manual da Ouvidoria do Ministério Público do Estado do Maranhão". A obra é um guia para o cidadão com orientações sobre os procedimentos a serem adotados para o acesso às informações e aos serviços oferecidos pela Ouvidoria. A programação dos dois eventos continuará na sextafeira, 12, em locais distintos. A reunião do CNOMP vai acontecer na sala dos Órgãos Colegiados, na sede da PGJ (Centro) e o Seminário Estadual do Ministério Público, com o tema "A Atuação Funcional sob a Ótica do Conselho Nacional do Ministério Público", será realizado na Escola Superior do Ministério Público (ESMP - Calhau). Reunião do CNOMP - Coordenada pela Ouvidoria-geral do Ministério Público do Maranhão, a reunião do Conselho Nacional dos Ouvidores do Ministério Público (CNOMP) vai contar com a presença de conselheiros de todos os estados que vão discutir assuntos pertinentes à atuação da Ouvidoria do MP para melhorar a ação da instituição e as

Procuradora-geral de Justiça, Fátima Travassos, presidirá a cerimônia de abertura dos dois eventos to de servidores públicos, desrelações com o cidadão. "A Ouvidoria do Ministério vio de recursos etc); em sePúblico funciona como um gundo lugar, a insatisfação canal de transparência e pres- popular relacionada à prestateza às ações que nascem ção de serviços públicos; em das necessidades da popula- terceiro lugar, as reclamações ção. O MPMA é um ouvidor quanto ao atendimento hospipor excelência e precisa es- talar da rede pública e, em tar atento às demandas do quarto lugar, a segurança púpovo. Uma das nossas mis- blica aparece entre os encasões é ensinar o cidadão a minhamentos mais frequentes exercer os seus direitos. A com denúncias de casos de crescente demanda da Ouvi- violência, abuso de autoridade doria é fruto de um atendimen- e mau atendimento das polícito humanizado e um trabalho as civil e militar. A Ouvidoria credível. Essa reunião nacio- recebe demandas por e-mail, nal, realizada trimestralmen- cartas, atendimentos pessoais te, fortalece ainda mais o Mi- e ligações pelo 0800 981600. SEMINÁRIO - Com o tema nistério Público", afirmou a ouvidora-geral do Ministério "A atuação funcional sob a Público do Maranhão, Iracy ótica do Conselho Nacional do Ministério Público", o semináMartins Figueiredo Aguiar. Em primeiro lugar o rio tem o objetivo de apresenranking de denúncias registra- tar uma abordagem dos prodos na Ouvidoria do MPMA, blemas enfrentados pelo Midestacam-se os casos de im- nistério Público na visão do probidade administrativa (ne- seu órgão de controle. A potismo, atraso de pagamen- ESMP promove o evento em

parceria com a PGJ. "O seminário foi idealizado para proporcionar aos membros do Ministério Público do Maranhão uma oportunidade de conhecer a visão do Conselho Nacional do Ministério Público a respeito das funções ministeriais, especialmente, no que se refere à intervenção do MP no processo civil, que tem sido objeto de polêmica. Ao fim do seminário, tenho certeza que teremos dados mais sólidos para um posicionamento harmonioso a respeito do assunto dentro de nossa instituição", enfatizou a diretora da ESMP, promotora de Justiça Lena Cristina Ripardo Pauxis. PALESTRANTES - As palestras serão ministradas na sexta-feira, 12, das 8h às 18h30. Pela manhã, Cláudio Barros Silva, membro do Conselho Nacional do Ministério Público, profere a palestra "A Intervenção do Ministério Público no Processo Civil - Uma Análise da Recomendação nº 16/2010 do Conselho Nacional do Ministério Público". Já Bruno Dantas e o Almino Afonso Fernandes, também membros do Conselho Nacional do MP, vão explanar sobre "A Reforma do Código de Processo Civil". A partir das 15h, os temas "Democracia e Ministério Público" e "O Ministério Público e o Planejamento Estratégico", respectivamente, serão desenvolvidos pelos membros do Conselho Nacional, Luís Moreira Gomes Júnior e Cláudia Maria de Freitas Chagas.


CLASSIFICADOS atosefatos@elo.com.br

Atos e Fatos

3254-0597

CLASSI & CAMILE Responsabilidade da Gislane Publicidade

9606-9004

Deleicious Salgados

VENDE-SE

U

ma casa na Aveni da Principal da Cida de Olimpica com 7 compartimentos e uma área de 20 metros

Tratar: (98) 8854-8036

Horários: 2ª, 3ª e Sábado - 8:00 às 12:00

(098) 8895-4518

Sa do lgado ces , b s em olo ge s, e ral etc , ...

TRATAR COM REGIANE CONTATO: 8825-8102 E-MAIL: 1303@hotmail.com


CLASSIFICADOS atosefatos@elo.com.br

Atos e Fatos

3254-0597

A

LUGA-SE APARTAMENTO TIPO (KITNE TE) NO COHATRAC IV: SALA, COZINHA AMERICANA, QUARTO E BANHEIRO. ÓTIMA LOCALIZAÇÃO!!!

**TRATAR COM CARLOS: 88134970**


10E

S

P

O

R

T

E

atosefatos@elo.com.br

ATOS E FATOS

Site: atosefatos.jor.br

Flamengo procura patrocinador para 2011 O Flamengo procura um patrocinador para 2011. A parceria com a Brasil Foods, dona da Batavo, termina no fim deste ano e não será renovada. O clube tem conversado com pelo menos quatro empresas. Uma delas seria a Petrobras, que durante 24 anos estampou sua marca na camisa rubro-negra (o vínculo terminou em abril de 2009). Segundo o vice de marketing do clube, Henrique Brandão, a ideia é garantir uma verba de R$ 22 milhões na próxima temporada com os espaços da frente e das costas. - Temos falado pessoalmente com algumas empresas e temos empresas de marketing esportivo autorizadas a tratar do assunto para o Flamengo. O valor do patrocínio é negociável, mas vamos querer manter o nível (com a Batavo, são R$ 1,8 milhões por mês, ou seja, R$ 21,6 milhões ao ano). A ideia é que no Campeonato Carioca o time já possa entrar com o novo patrocinador estampado na camisa - disse. O clube também conduz a renovação do contrato com o BMG para as mangas da camisa, que termina no fim do ano. A intenção é prorrogar por mais dois. O banco, inclusive, já en-

caminhou uma proposta ao Flamengo superior aos R$ 8,5 milhões pagos em 2010 (R$ 8 milhões para o futebol e R$ 500 mil para o basquete). Os novos valores estão um pouco abaixo dos R$ 10 milhões anuais para seguir patrocinando os dois esportes. O Conselho Deliberativo votará a renovação.

Clube vai entrar no varejo de eletroeletrônicos O Flamengo fechou uma parceria com a empresa Hermes e com o site Compra Fácil para entrar no varejo de eletroeletrônicos. Até o início do ano que vem, o clube pretende lançar a Loja do Flamengo, que venderá produtos de diversos fabricantes. A ideia é usar o programa de fidelidade com o torcedor para premiar e atrair clientes e disputar com gigantes do setor. - É a reformulação do programa Cidadão Rubro-Negro. Vamos montar um cartão onde o torcedor poderá comprar ingressos e produtos. As compras vão render pontos que poderão ser trocados por novos ingressos, camisas e produtos ligados ao clube. Está sendo implementado por etapas - explicou Henrique Brandão.

São Luís-MA, Domingo/Segunda-feira, 7/8 de Novembro de 2010

EM BRASÍLIA

Maranhense fatura medalha no Panamericano de Jiu-Jítsu O Secretário de Estado de Esporte e Juventude, Sousa Neto, recebeu, em seu gabinete, a atleta Joslea Rodrigues, medalha de ouro no Campeonato Panamericano de jiu-jítsu, que aconteceu de 22 a 24 de outubro em Brasília. O campeonato foi organizado pela Confederação Brasileira de jiu-jítsu Esportivo (CBJJE) e pela Federação Brasiliense de Jiu-Jítsu Esportivo (FBJJE) e contou com a participação de mais de 1.200 atletas de vários países. Outros dois atletas da

Atletas vencedores no Jiu-Jítsu em Brasília

Dojô James Adler participaram do evento representando o Maranhão, são eles: Dowver Azevedo Cruz e Gustavo Fontoura. Os atletas trouxeram duas medalhas, uma de ouro conquistada pela atleta faixa roxa e uma de prata do atleta Dowver Azevedo Cruz. "O apoio da Secretaria de Esporte e Juventude foi fundamental para participar deste campeonato, precisamos de apoio como este para conquistarmos mais títulos para nosso Estado", destacou a atleta Joslea Rodrigues.

Ibrahimovic descarta brasileiros e diz que prefere jogar ao lado de Inzaghi Zlatan Ibrahimovic criou polêmina na Itália ontem: em entrevista ao jornal "Gazzetta dello Sport", o sueco disse que prefere jogar ao lado de Inzaghi no ataque do Milan do que com os brasileiros. Recado direto para Robinho, Alexandre Pato e Ronaldinho Gaúcho. Com a contratação de Robinho e Ibra nesta temporada, a imprensa italiana passou a cobrar a escalação do "Quarteto de Ases". Até o clube fez campanha de marketing com as camisas das quatro estrelas. Mas o técnico Massimiliano Allegri nunca usou o sueco e os três brasileiros juntos. Na última quarta-feira, Inzagui saiu do banco e marcou os dois gols do Milan no em-

Ronaldinho, Robinho, Pato e Ibra: ‘Quarteto de Ases’ nunca jogou junto

pate de 2 a 2 com o Real Madrid, pela Liga dos Campeões. O italiana entrou no lugar de Ronaldinho, que formou o ataque titular com Ibra e Pato. Robinho ficou no banco. - Inzaghi é incrível. Ele está bem, merece jogar mais vezes e até deveria começar jogando. Ao lado do Pipo, eu me sinto mais livre. Com os brasileiros, sou forçado a jogar dentro da área - disse o sueco. Com os dois gols que marcou no San Siro, Inzaghi chegou a 70 em competições europeias, um recorde. Segundo a Uefa, Raúl também tem 70, mas os números divulgados pelo Real Madrid apontam que o atual atacante do Schalke tem 69 (67 pelo clube espanhol e dois pelo alemão).

Palmeiras nega conversas por são-paulino Richarlyson O Palmeiras negou qualquer contato com o volante Richarlyson, do São Paulo, para que o atleta se transferisse do Morumbi para o Palestra Itália. Wlademir Pescarmona, diretor de futebol do clube alviverde, disse que ninguém procurou o jogador ou seu empresário e que o técnico Luiz Felipe Scolari também não comentou algo sobre uma possível contratação do atleta. Na última quarta-feira, depois da vitória sobre o Cruzeiro, o atleta disse que chegou a ter um almoço com Felipão, na semana passada. Além do Al-

viverde, Richarlyson afirma que foi procurado por Fluminense e Botafogo. - Não tive contato com o empresário nem com ele. E o Felipão não falou nada comigo. Para mim é como se não tivesse acontecido nada - disse o dirigente, em entrevista à Rádio Globo. Pescarmona também ressaltou que o Palmeiras não tem problemas de relacionamento com o Richarlyson. Em 2007, José Cyrillo Júnior, então diretor administrativo do Alviverde, deu a entender em um progra-

ma de televisão que o atleta era homossexual. O volante chegou a acionar o dirigente na Justiça, mas o Maximiano Junqueira Filho, da 9ª Vara Criminal do Tribunal de Justiça de São Paulo, negou o prosseguimento da queixa-crime. - Não temos nada contra o jogador, apenas não tivemos uma conversa. O futebol é assim mesmo. Hoje você tem problema com um jogador e depois ele vem para o seu time. Importante é que jogue bem e que dê retorno. Mas não temos nada com ele - afirmou Pescarmona.

Palmeiras afirma que não procurou por Richarlyson


G E R A L 11 Si te : atosefatosj .or.br atosefatos@elo.com.br

ATOS E FATOS

INCLUSÃO DIGITAL

Luis Fernando lança Caminhão da Juventude no Jardim Tropical O prefeito Luis Fernando Silva (DEM) lançou, durante solenidade realizada esta semana, o projeto Caminhão da Juventude no Jardim Tropical, um dos mais populosos bairros da cidade de São José de Ribamar. Criado pelo próprio Luis Fernando, que utilizou recursos do município para executar o projeto, o Caminhão da Juventude é uma ação pioneira no Estado que funciona como uma escola itinerante profissionalizante gratuita, promovedora da inclusão digital e que tem como objetivo capacitar os jovens ribamarenses visando inseri-los, de forma mais rápida e eficiente, no concorrido mercado de trabalho. O laboratório de informática (com 12 computadores interligados à Internet), assim como o espaço para a realização dos cursos profissionalizantes, que também possui computadores interligados à Internet, foi instalado no container de um caminhão baú de 13 metros de comprimento, que foi totalmente adaptado e climatizado para receber bem os jovens. No Jardim Tropical, a exemplo do que aconteceu nas regiões da Sede do município, Parque Vitória, Vilas e Maiobinha, o Caminhão ficará instalado por um período de 15 dias e capacitará, gratuitamente, cerca de 300 jovens com cursos de excelência no atendimento, excelência em vendas, unhas decoradas, habilidades gerenciais, introdução ao processamento de dados, sistema operacional, processador de texto e noções básicas de

Laboratório de informática foi instalado e adaptado em um container de 13 metros Internet. A meta é chegar ao gratuita, a oportunidade de nos tude surgiu da necessidade de início do primeiro semestre de capacitarmos para enfrentar o criar um mecanismo que aten2011 atingindo o quantitativo de mercado de trabalho", disse a desse o principal anseio dos aproximadamente 3.400 jo- estudante Jennifer Soares da jovens ribamarenses. "O princivens capacitados. Conceição, inscrita no curso de pal anseio dos jovens, principalmente daqueles que estão terÉ importante destacar, ain- excelência em vendas. da, que no horário das 18h às Para o presidente da Asso- minando os estudos, é apren22h (período no qual os cur- ciação Comunitária do Jardim der uma profissão. Se capacisos de profissionalização não Tropical, Raimundo Queiroz, o tar para enfrentar o mercado de estão sendo ministrados) o Caminhão da Juventude é mais trabalho. No Caminhão, o goverCaminhão da Juventude fun- uma ação do prefeito Luis Fer- no municipal oferece esta oporciona como uma lan house nando que demonstra o seu to- tunidade de forma gratuita", afirgratuita. Só para se ter uma tal compromisso com o desen- mou o prefeito que participou da idéia, durante o período que o volvimento da cidade. "Hoje, nós solenidade acompanhado da Caminhão ficou instalado nas do Jardim Tropical, temos ruas primeira-dama, Eliana Silva. Também participaram da quatro primeiras regiões, mais asfaltadas, saúde e educação de 3.600 pessoas, que não de qualidade. Tudo isso graças cerimônia de lançamento do possuem computador em ao trabalho do Luis Fernando. Caminhão da Juventude no casa, utilizaram a Internet gra- O Caminhão é mais uma ação Jardim Tropical os vereadores tuita oferecida no espaço. importante que beneficiará a ju- Djalma (PSL), Henrique Queen (PDT); Marlene Monroe "Nós, jovens de São José de ventude do Jardim Tropical". Ao garantir que continuará (PTB) e Lindoso; além de váRibamar, só temos que agradecer ao prefeito Luis Fernando por trabalhando pela juventude do rias lideranças comunitárias ter criado este projeto maravi- município, Luis Fernando expli- da chamada região das Vilas lho que nos oferece, de forma cou que o Caminhão da Juven- de São José de Ribamar.

Porto do Itaqui trabalha para diminuir tempo de fundamento de navios

Aumento da profundidade dos berços foi registrado uma redução na fila de espera Com aumento da profundi- zada este mês. A obra, financi- de gestão portuária da Empredade dos berços, o Porto do Ita- ada com recursos do Progra- sa Maranhense de Administraqui registrou uma redução em ma de Aceleração do Cresci- ção Portuária (Emap), empreaté 14 dias na fila de espera de mento (PAC) e de responsabi- sa que administra o Porto do navios fundeados na Baía de lidade do Consórcio Serveng/ Itaqui. O tempo médio de esSão Marcos aguardando para Camargo Correa - no valor de pera chegava a 22 dias. atracar em operações de carre- R$ 36,7 milhões - é uma das A Emap realizou melhorigamento ou descarregamento. ações de melhoria do porto. as no acesso terrestre interA medida, que deverá reA dragagem do berço 101 no do porto e mudanças opefletir a médio prazo na produ- para menos 13 metros, por racionais que aperfeiçoaram a tividade do porto maranhense, exemplo, permitiu a sua utili- entrada e saída de caminhões que em 2009 movimentou zação sem restrições, inclusi- na área primária, além do mais de 100 milhões de tone- ve com navios de grande por- compartilhamento dos berços ladas de carga, está sendo te. "O berço 101 tinha limita- 102 e 103 na atracação simulacompanhada de outras mu- ções. Alguns navios ficavam tânea de navios. Essas altedanças operacionais. impossibilitados de atracar rações são suficientes para A dragagem dos berços 100 devido a sua profundidade ser permitir a entrada de navios ao 103 foi retomada no primei- inferior a 10 metros", explicou maiores e aumentar a moviro semestre e deverá ser finali- Paulo César Santos, gerente mentação de cargas.

RESULTADO - Um bom reflexo dessas mudanças ocorreu com o desembarque de três equipamentos de grande porte transportados pelo navio BBC Maryland vindo do Porto de Antwerp, na Bélgica. Ao final de outubro, dois navios foram atracados ao mesmo tempo no berço 103 do Itaqui e a operação de desembarque foi realizada em menos de 24 horas. Assim, a espera prevista para atracar caiu de 39 para 10 dias, tendo uma redução de 29 dias no pagamento de demurrage". Demurrage é uma multa que o afretador paga ao fretador se o navio permanece com ele por mais tempo do que o acordado. Quando ocorre um afretamento de navio, esta é sempre uma das cláusulas estabelecidas no contrato de afretamento. As longas filas de espera em portos de todo o mundo resultam em perdas financeiras. Ao contrário, se o tempo de permanência do navio, incluindo o embarque e desembarque, for menor do que o previsto, isso representa vantagem financeira para os envolvidos na operação e a possibilidade de o porto movimentar uma maior quantidade de carga.

São Luís-MA, Domingo/Segunda-feira, 7/8 de Novembro de 2010

3ª Vara de Pedreiras passa a liderar lista de pendências com Meta 2 Com 757 processos pendentes, a 3ª Vara de Pedreiras deixa a terceira posição e passa a liderar a lista de unidades judiciárias estaduais com maior volume de processos a serem julgados até o final do ano, em cumprimento à Meta 2 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), de acordo com mapa de acompanhamento divulgado na sexta-feira, 5, pela Corregedoria Geral da Justiça. O crescimento de 61,69% no montante de processos pendentes - 24.515 contra 15.125 processos da primeira lista - é uma das novidades em relação ao levantamento anterior. Recordista de pendências em mapa do final de outubro, a 2ª Vara de Presidente Dutra ocupa agora a 169ª posição no quadro. Evoluiu para apenas 11 processos nessa condição, contra os 2.467 processos informados naquele mês. Nesse caso, houve equívoco no lançamento dos dados enviados à Corregedoria pela secretaria judicial da respectiva vara. Enquanto a relação de outubro destacava as 30 unidades com índices negativos no cumprimento da Meta 2 no estado, o trabalho recente abrange todas as varas e juizados especiais. O número de processos da 3ª Vara de Pedreiras continua o mesmo. A 2ª e 1ª Varas da comarca de entrância intermediária passam a ocupar a quarta e décima nona posição entre as ranqueadas, respectivamente, com 522 e 336 processos. Em São Luís, a 4ª Vara Cível (578 processos) e a 6ª Vara da Fazenda Pública (551 processos) aparecem em segundo e terceiro lugares. A 4ª Vara

Cível manteve a segunda colocação, entretanto reduziu o total de processos. Eram 780 na contagem anterior. Ao todo, 13 varas e um juizado da capital, o 3º Juizado Especial Criminal, no Fórum Universitário, são citados entre as 50 unidades com maior incidência de processos da Meta 2. O coordenador geral do cumprimento das Metas de Nivelamento do CNJ e juiz auxiliar da Corregedoria, José Nilo Ribeiro Filho, diz que a posição de varas e juizados deve sofrer mudanças significativas até o final de 2010. Ele desfaz a ideia de que a divulgação da lista seja uma forma de pressionar os juízes em débito com o CNJ. "É uma exigência do CNJ, com a sociedade que reclama ações transparentes para o Judiciário e um compromisso de gestão do corregedor Guerreiro Júnior", justifica. A Corregedoria passará a divulgar novas listas com frequencia. Por orientação do corregedor, o juiz auxiliar tem provocado seguidas reuniões com juízes das varas Cíveis, Criminais e da Fazenda Pública da capital, no Fórum do Calhau, no sentido de motivá-los a priorizar a execução da meta. Guerreiro Júnior indicou outros oito juízes para coordenar o cumprimento de metas estratégicas do CNJ. Ronaldo Maciel, Raimundo Nonato Neris, José de Ribamar Castro, Carlos Henrique Veloso e José Edílson Caridade atuarão na capital, e Adolfo Pires da Fonseca Neto, Diva Maria de Barros e Delvan Tavares serão os coordenadores na Comarca de Imperatriz.

Festival de Teatro Estudantil será realizado no início de 2011 Considerado um dos mais festejados eventos culturais do Maranhão, o Festival Maranhense de Teatro Estudantil, que chega à 15ª edição, será realizado no início do próximo ano. O Festival é realizado pela Secretaria de Estado da Cultura (Secma), por meio do Centro de Artes Cênicas do Maranhão (Cacem). A decisão de realizar o evento em 2011 foi tomada pelos organizadores do Festival. Entre as principais razões estão as agendas de espetáculos dos teatros Arthur Azevedo, João do Vale e Alcione Nazareth, acontecerão o evento. "Estamos em uma fase de reorganização e se optássemos por realizar o Festival neste momento poderíamos não fazer uma festa como a que queremos", diz o diretor do Cacem, Domingos Tourinho. Essa edição será a 15ª do Festival Maranhense de Teatro Estudantil. "Daí queremos realizar um evento ainda maior que os anteriores. Queremos comemorar o sucesso do projeto, que consegue reunir diversos estudantes e professores, que se envolvem com as atividades do Festival", acrescenta Tourinho. INOVAÇÕES - De acordo com o diretor do Cacem, muitas novidades que foram programadas para este festival es-

tão confirmadas. Como principal destaca-se o caráter nãocompetitivo desta edição. Todas as peças serão encenadas em caráter de amostragem do trabalho. "Essa forma de realizar festivais já é comum em diversos locais do Brasil. Decidimos adotá-la este ano para ampliar a participação das escolas. Queremos realizar uma festa ainda maior que nos anos anteriores", justifica, lembrando que a decisão pelo caráter não-competitivo deste festival foi tomada em conjunto com professores de escolas públicas e particulares. Segundo Tourinho, a opção pela amostragem de trabalhos está sendo festejado, sobretudo, por estudantes de escolas públicas que, diz o diretor, alegam que as instituições de ensino privadas têm maiores chances de vencer as competições. "Eles falam que estudantes da rede particular têm maiores condições financeiras de apresentarem peças mais bem elaboradas". A modalidade não-competitiva, ainda, pode ampliar a participação de escolas de outras cidades maranhenses, diz Tourinho. Ele conta que já está em contato direto com diversos agentes culturais de Alcântara, Arari, Itapecuru Mirim, Vitória do Mearim e Codó.


12T

E L E V I S Ã O

atosefatos@elo.com.br

ATOS E FATOS

Horóscopo ÁRIES Entre hoje e o fim da semana tem lugar um período ótimo para você dar um novo rumo a uma parceria, sociedade etc. Um rompimento pode ser solução adequada e realista no campo afetivo. Algo termina, é preciso aceitar o tempo. TOURO Que tal aproveitar os próximos dias pra dar aquele acabamento detalhado e caprichado que só você sabe fazer numa tarefa? Sol e Saturno pedem mais cuidado com a saúde; respeite seus limites. Dinheiro é assunto em alta hoje. GÊMEOS Lua em seu signo levanta perguntas, distrai e enerva você seria bom diminuir o ritmo e ficar de sobreaviso as demandas internas. Assunto relativo a amores ou filhos tem de ser analisado, corrigido, acertado. Amor esfria ou distancia. CÂNCER Eventos relativos a familiar mais vivido, ou alterações na estrutura familiar são esperados nos próximos dias. Pode ser que você tenha que tomar decisão importante sobre imóvel ou moradia. Seja discreto e confie na vida. LEÃO Capriche na boa comunicação nestes próximos dias, a contar de hoje! Seja paciente com quem não coopera - não adianta forçar a realidade a ser como ela nunca será. Viagens de trabalho podem ser penosas, adie. Vida social em alta.

LIBRA Tem dias que o mais sábio é respeitar os próprios medos; hoje é um dia assim - até sábado vale a pena levar em conta suas duvidas e temores, limites etc. Mais encargos a vista. Sonhos premonitórios. Expansão, divulgação. ESCORPIÃO Algo do passado vai começar a pesar mais agora - embora isso termine no fim de semana, é coisa que merece atenção. Resolva pendências, deveres e responsabilidades. Relevância e sentido de vida são temas em destaque. SAGITÁRIO Um toque de seriedade e de sisudez rondam seus projetos de futuro. Será que você perdeu aquele entusiasmo a prova de tudo? Não, apenas está ficando mais experiente e conectado. Relações afetivas desabrocham e aprofundam. CAPRICÓRNIO É possível que você esteja terminando algo importante nestes dias. Seja em casa, no trabalho ou em âmbito pessoal, esta é a semana de conclusões, percepções e términos. Relevância e rigor: vá atrás disso neste momento. AQUÁRIO Vá no embalo da curiosidade no amor; a Lua em Gêmeos envia ótimas vibrações para você curtir alguém estimulante mentalmente! Saborear momentos criativos com filhos também será bom. Decisões legais em curso. PEIXES Dívida, perda ou cobrança em vias de ser resolvida ou decidida - finalmente, algo termina e você pode já mudar de patamar num assunto material. Mas um afeto também pode minguar. É a lei da vida. Insatisfação interna.

São Luís-MA, Domingo/Segunda-feira, 7/8 de Novembro de 2010

Adriana Lima é eleita a modelo mais sexy do mundo Adriana Lima foi eleita a modelo mais sexy do mundo pelo site "Models.com". A top brasileira, que integra o time de angels da "Victoria's Secret", lidera o ranking pela segunda vez. Gisele Bündchen conquistou terceira colocação, ficando atrás de outra angel, a holandesa Doutzen Kroes. As brasileiras Alessandra Ambrosio, Isabeli Fontana, Ana Beatriz Barros e Emanuela de Paula também aparecem entre as 20 mais sexy.

LISTA COMPLETA 1. Adriana Lima 2. Doutzen Kroes 3. Gisele Bündchen 4. Miranda Kerr 5. Alessandra Ambrósio 6. Isabeli Fontana 7. Brooklyn Decker 8. Bar Refaeli 9. Rosie Huntington Whiteley 10. Lara Stone 11. Ana Beatriz Barros 12. Edita Vilkeviciute 13. Anne Vyalitsyna 14. Hilary Rhoda 15. Behati Prinsloo 16. Emanuela de Paula 17. Emily DiDonato 18. Irina Shayk 19. Karolina Kurkova 20. Tori Praever

Paulo Vilhena posa para revista gay como travesti O ator Paulo Vilhena se vestiu como o rockstar travesti que interpreta no musical "Hedwig e o centímetro enfurecido", em cartaz no Rio, e posou para a capa da revista gay "Junior". À publicação, o ator contou que sofre para tirar a maquiagem após a encenação. "Minha cara vive cheia de purpurina e lantejoula, às vezes tem que dar uma esfregada maior com lencinho e dá uma machucadinha", contou Vilhena. Para encenar o espetáculo, Paulo que adora curtir as primeiras horas da manhã na praia, surfando, precisou mudar a rotina e virou notívago. "Acho que tudo na vida é muito da sua força de vontade. Se eu determinar, às seis horas da manhã estarei caindo na água, para às oito ir para gravação, e no intervalo ter uma aula de inglês e depois continuar a gravação."

já que s ta do con los eu qui dou list 10 gor Ga deu e en per 16 qu

VIRGEM Decisão de longo prazo pode ser tomada em âmbito financeiro de hoje a sábado. Conseqüências serão duradouras. Perdas podem ocorrer, mas você tem de criar uma estrutura mais flexível agora! Realce na reputação.

Si te : atosefatosj .or.br

Três meses após o nascimento de Vittorio, Adriane Galisteu já perdeu 10 quilos dos 16 que engordou durante a gravidez. "Eu senti muita preguiça, uma vontade enorme de ficar horas sem me mexer. Não pratiquei atividade física no começo e tive que ficar de repouso nos últimos 3 meses por conta de um encurtamento no colo do útero... Aí eu não fazia absolutamente nada, só levantava da cama para ir ao banheiro. Lógico que isso ajudou a ganhar mais e mais peso". Quando fez as fotos para a capa da "Boa Forma", havia apenas 15 dias que Adriane tinha voltado a correr na esteira e a investir em abdominais. "Minha meta é o carnaval", diz a rainha da Unidos da Tijuca.

Claudia Leitte surge ainda mais linda na capa da ‘Corpo a corpo’ Claudia Leitte é a celebridade mais requisitada para estampar capas de revistas. O motivo? A cantora alavanca as vendas e gera mídia espontânea. Não é por acaso que a beldade, ainda mais bonita depois de passar pelas mãos do hairstylist Marco Antonio Di Biaggi, estrela a edição de aniversário da "Corpo a corpo".

‘Playboy’ diz não a Joana Machado e ela assina com a ‘Sexy’ Ao contrário do que anda dizendo, não foi Joana Machado quem recusou sair pelada na "Playboy". Na verdade, a revista ofereceu um cachê baixo, ela pediu mais e a publicação mandou a moça catar coquinho. Como não está mais namorando Adriano e precisa de dinheiro e mídia, Joana Machado decidiu aceitar a proposta da "Sexy". Não é segredo para ninguém que a loura queria tirar a roupa faz tempo. Só que esperou tanto para o seu cachê ser valorizado da maneira que queria que acabou tendo que assinar com a outra, que não tem o mesmo glamour. O contrato foi firmado na tarde desta segunda-feira e ainda não há certeza sobre o mês estrelado por Joana.


T E L E V I S Ã O 13 Si te : atosefatosj .or.br atosefatos@elo.com.br

ATOS E FATOS

Resumo das Novelas

PASSIONE Segunda, 08 de novembro Melina insiste para Diana desistir do casamento. Mauro estranha o atraso de sua noiva. Felícia deixa a casa de Totó inconformada com a presença de Clara. Mauro liga para Diana, que é impedida por Melina de atendê-lo. Mimi se despede de Benedetto e fala com Antero sobre Gemma. Candê tenta convencer Gemma a aceitar a proposta de Antero. Bete e Gerson contam para Melina que Diana sumiu e Fred desconfia do comportamento da esposa. Clara chora por causa de Totó e Diogo a consola. Talarico acusa o cantor de estar gostando de Clara. Diana conta para Cris sobre a chantagem de Melina e implora que a amiga não conte nada para Mauro. Diógenes conforta Mauro. Olavo fica arrasado ao saber que Jéssica vai para a Itália. Mimi sai de casa sem que Gemma e Alfredo percebam. Berilo faz os exercícios que o hipnotizador lhe ensinou e começa a ver Jéssica em vez de Agostina. Terça, 09 de novembro Diana simula estar confusa quanto aos seus sentimentos por Mauro. Melina faz perguntas sobre Diana para Laura e finge estar preocupada com o seu desaparecimento. Mauro vai embora arrasado e Diana se desespera com a situação. Berilo volta a se interessar por Agostina. Mimi e Jéssica se hospedam em um hotel ao chegar a Laurenza. Clô se preocupa com o desânimo de Olavo e convida Gemma, Alfredo e Dino para jantarem em sua casa. Totó fica sensibilizado ao ver que Clara arrumou sua casa e cozinhou para ele antes de sair para o trabalho. Olga avisa a Diogo para não se apaixonar por Clara. Diana pede demissão e Laura fica inconformada. Fred exige saber o que Melina fez contra Diana. Gerson leva Fátima para passear e ela convence Felícia a ir com eles. Quarta, 10 de novembro Bete confronta Fred, que não se intimida com as acusações. Felícia demonstra sua insegurança quanto à proximidade de Totó e Clara. Candê implora para que Fátima não tente unir Felícia a Gerson. Stela decide se afastar de Agnello. Fred pensa na noite do assassinato de Saulo e se preocupa com a ameaça que Melina lhe faz. Berilo desmaia ao ver duas Jéssicas. Agostina implora para Mimi não contar a seu marido sobre a suposta noite que passaram juntos. Clô e Gemma se emocionam ao ver Olavo abraçado a Olavinho e Dino. Jéssica repreende Mimi por não tê-la ajudado. Totó pensa no que Fátima falou sobre o passeio com seus pais e fica angustiado. Bete conta para Gerson sobre a conversa que teve com Fred e eles se preocupam com Melina. Melina procura Diana, que a enfrenta. Mauro chega à casa de Cris. Quinta, 11 de novembro Diogo confessa a Talarico que está com ciúmes de Clara com Totó. Gemma deixa a casa de Totó e afirma que só vai voltar quando Clara sair. Diana manda Melina se esconder e vai falar com Mauro. Diana destrata Mauro. Mimi confessa para Jéssica que não passou a noite com Agostina. Berilo acorda da hipnose. Jéssica leva Mimi até Berilo. Jackie tenta consolar Lurdinha, que sofre por causa de Mimi. Melina comenta com Fred sobre o nervosismo de Myrna ao depor sobre a morte de Noronha. Gerson consola Mauro e o chama para morar novamente na mansão. Myrna afirma a Fred que não mentirá para a polícia. Adamo tenta convencer Agnello a não procurar Stela. Chulepa sugere que Lorena vá trabalhar na metalúrgica. Cris diz a Sinval e Fátima que apresentará a eles um especialista em genética. Gerson conta sobre Fátima para o psicanalista. Sexta, 12 de novembro Das Dores vê o beijo de Clara e Diogo. Diogo afirma que fará qualquer coisa por Clara, mas ela não aceita ficar com ele. Agostina implora pelo perdão de Berilo. Jéssica destrata Mimi. Diana descobre que o estranho que a abordou na porta de casa é seu irmão André. Das Dores e Ednea implicam com Clara por causa de Diogo. Melina procura Mauro, mas ele a dispensa. Totó se martiriza por sua vontade de ficar com Clara. Berilo deixa Agostina dormindo e vai ao encontro de Jéssica. Diana decide ir para a casa dos pais depois de ter sido roubada por André. Diógenes tenta convencer Mauro a se conformar com a separação. Clara conta para Kelly que Diogo a beijou. Olga fica cismada com o comportamento de Diogo ao falar de Clara. Melina se anima com a possibilidade de trabalhar com Lorena. Agnello afirma que precisa falar com Stela e invade o prédio dela. Sábado, 13 de novembro Diogo pede para Totó se divorciar de Clara. Felícia fica sensibilizada com o comentário de Fátima sobre Gerson e Totó. Stela manda Agnello ir embora. Bete decide vender parte da metalúrgica. Fred convence Melina a não vender suas ações. Sinval conforta Stela e eles pensam em Danilo. Mimi leva Agostina até o quarto onde estão Berilo e Jéssica. Jéssica se desilude com Berilo e decide voltar para o Brasil. Clô fica envergonhada quando suas convidadas socialites desdenham a LEAR e exige que Olavo venda a empresa. Bete pede para Mauro comparecer à reunião sobre a divisão dos lotes de venda de ações da metalúrgica. Alfredo garante a Kelly que vai esperá-la sair do abrigo para que possam ficar juntos. Candê e Gemma se preocupam com o comportamento de Felícia e Gerson. TI TI TI

Segunda, 08 de novembro Giancarlo comunica que comprou dos novos sócios os 60% das ações da Editora e surpreende Gustavo. Alex avisa a Luísa que Giancarlo é o novo dono da Editora. Jorgito e Desirée se reconciliam. Armandinho sugere a Stéphany que eles se separem. Desirée exige que Jorgito se alie a ela para dar uma lição em Amanda. Breno pede Rebeca em casamento e Gino ouve. Giancarlo vai à casa de Gustavo e usa o controle da Editora para pressionar Marcela a se casar com Renato. Bruna sai do quarto para expulsar Giancarlo de sua casa. Rebeca conta para Gino que Breno está com os dias contados e o operário a aconselha a investigar se é mesmo verdade. Madu se interessa pelo batom de Victor Valentim, Luti revela que foi por causa dele que beijou Camila e Valquíria ouve. Terça, 09 de novembro Marcela rejeita Renato, mas ele implora por uma nova chance. Giancarlo conclui que Marcela ainda gosta de seu filho. Clotilde diz a Jacques que vai casar com Ricardinho, se mudar para longe e o estilista se desespera. Jaqueline aparece no noticiário da TV tentando se jogar do viaduto e Clotilde assiste à cena. Mabi alerta Felipe sobre Jaqueline e ele decide procurar Thaísa para avisá-la. Clotilde tem uma ideia e decide se aproveitar de Jaqueline para salvar o ateliê. Marcela conta para Edgar que esteve com Renato. Victor Valentim prepara o ateliê

para receber uma nova cliente. Rony vasculha o ateliê de Valentim atrás de informações sobre o espanhol. Felipe encontra Thaísa e se oferece para levá-la até sua mãe. Luti e Valquíria contam para Gabriela que Pedro a enganou, mas ela não acredita. Mesmo a contrariado, Jacques tenta convencer Jaqueline a desistir de pular do viaduto e ela exige que o estilista a peça em casamento. Quarta, 10 de novembro Giancarlo demite toda a equipe da Moda Brasil e Suzana decide procurar Gustavo. Marcela nota que Bruna está mais receptiva e tenta convencê-la a perdoar Julinho. Nicole pergunta a Gino sobre seu namoro com Magali e ele afirma que os dois são apenas amigos. Ariclenes leva o croqui de Rony para Marta e Nicole e as duas reprovam o modelo. Gabriela surge na casa de Jacques e pede para falar com Pedro. Suzana revela que Giancarlo deixou toda sua equipe desempregada e Marcela se sente culpada. Gabriela acha que Jacques está tentando separá-la de Pedro e se revolta. Stela questiona Giancarlo por ter fechado a revista e ele revela que faz parte de seu plano para unir Marcela a Renato. Stela visita Bruna e afirma que rompeu relações com Giancarlo. Marcela conversa com Stela e se sensibiliza ao ouvi-la falar de Renato. Ariclenes encontra Suzana arrasada e tenta confortá-la. Gabriela observa quando Pedro sai de casa e vai atrás dele. Edgar demonstra descontrole emocional e Luísa comemora. Quinta, 11 de novembro Luísa conta que Gustavo teve um infarto e Graça conclui que foi por causa da falência da Editora. Rebeca exige que Breno consulte seu médico de confiança antes do casamento. Gabriela encontra com Pedro e é desprezada por ele. Marta descobre que Gabriela se envolveu com o filho de Jacques. Ariclenes conta para Suzana que vai lançar um batom, mas não revela o segredo do produto. Stela avisa a Giancarlo que Gustavo sofreu um infarto e ele lamenta. Marcela encontra Julinho e Eduardo no hospital. Eduardo se informa sobre o estado de saúde de Gustavo e procura Bruna e Edgar. Jaqueline propõe a Jacques que eles fiquem noivos na reinauguração do ateliê. Pedro surge em casa com Vitória e Valquíria revela que o irmão aprontou com Gabriela. Julinho se aproxima de Bruna, mas ela o repele. Gino rompe com Magali. Dona Mocinha aconselha Armandinho a se separar depois que seu filho nascer e Stéphany fica preocupada. Sexta, 12 de novembro Edgar e Bruna visitam Gustavo, que pergunta por Marcela. Marcela acerta seu casamento com Renato para salvar a Moda Brasil. Chico briga com Ariclenes por causa de Nicole. Jacques deixa Jaqueline dormindo e se encontra com Clotilde. Armandinho passa a noite com Stéfany. Jacques chega ao prédio de Clotilde e o porteiro liga para Jaqueline. Marcela chega em casa tarde e Edgar questiona sua demora. Pedro leva uma surra de Fabinho. Jorgito tenta seduzir Desirée. Fabinho ganha a admiração de Amanda por ter defendido Gabriela de Pedro. Jaqueline desperta sozinha na cama e suspeita que Jacques passou a noite fora. Ariclenes conta que beijou Nicole por causa do batom e Chico o perdoa. Dona Mocinha vê Stéphany agradando Armandinho e se revolta. Sábado, 13 de novembro Edgar pressiona Marcela a dizer se esteve com Giancarlo e ela mente. Júlia desconfia que Felipe e Mabi fugiram de casa e se desespera. Giancarlo confirma que Marcela aceitou seu acordo e Stela tenta convencer o filho a não levar o plano adiante. Marcela conta para Bruna que se casará com Renato. Luísa sugere que tem algo por trás da decisão de Giancarlo de manter a Moda Brasil e deixa Edgar intrigado. Ariclenes fica ainda mais confuso com o croqui de Rony e resolve visitar Cecília. Luti vê Mabi e Felipe na casa de Marta e avisa a Valquíria. Cecília diz que não liga mais para as suas bonecas e surpreende Ariclenes. Bruna surge na mansão de Giancarlo e discute com ele. Julinho insinua que Marcela ainda gosta de Renato, mas ela nega. Rosário conta para Jaqueline que achou seu celular no bolso de Jacques. Mabi conversa com Ariclenes e repara no croqui de Rony. ARAGUAIA Segunda, 08 de novembro Estela decide procurar Mariquita. Beatriz faz perguntas sobre Solano para Mariquita. Max avisa que eles terão um convidado ilustre para o jantar e pede para Amélia organizar um banquete. Estela ouve Mariquita chamar Beatriz de Pierina e fica desconfiada. Amélia acerta com Pérola e Lurdinha o cardápio para o jantar. Estela mente para Solano e diz não ter visto Beatriz conversando com Mariquita. Ametista e Safira fingem acreditar nas palavras de Neca e começam um suposto namoro com ele. Amélia e Manuela ficam radiantes com a chegada de Max. Fred conta para Amélia que está sofrendo por amor. Janaína sofre ao mandar Fred embora de sua casa. Amélia pensa em Vitor e fica incomodada quando Max fala com ela. Manuela conta sobre sua viagem a Solano. Pimpinela desconfia da facilidade com que Ametista e Safira aceitaram as investidas de Neca. Estela pede para conversar com Beatriz. Terça, 09 de novembro Estela tenta confirmar com Beatriz que ela é a mãe de Solano. Manuela se despede de Solano e garante que voltará assim que puder. Amélia confidencia a Pérola que seu casamento está desgastado e que ela só permanece com Max por causa dos filhos. Glorinha fica chateada ao saber que Neca está namorando. Lenita e Tavinho se decepcionam por Beatriz não contar a conversa que teve com Estela. Manuela tenta animar Amélia, que não consegue esconder sua tristeza. Max avisa que não vai viajar com a filha. Fred conversa com Bruno e esclarece o mal entendido entre eles. Geraldo aborda Lenita e Tavinho. Max acerta com Vitor seu plano para o rapaz reconquistar Manuela. Estela incentiva Solano a ficar contra Manuela e Mariquita a repreende. Bruno ameaça contar para Janaína sobre o envolvimento de Nancy com seu pai se a tia não revelar sua armação. Quarta, 10 de novembro Nancy conta a Janaína sobre sua armação para separá-la de Fred. Padre Emílio aconselha Janaína a pensar em sua felicidade. Max liga e avisa Manuela que não vai encontrá-la, quando Vitor a surpreende. Solano estanha o jeito de Manuela ao telefone e Estela percebe. Vitor esconde o celular de Manuela no quarto. Cirso e Pérola comentam sobre o casamento de Amélia e Max. Amélia cede às investidas de Max. Solano liga para o celular de Manuela. Manuela liga para estância, mas Estela deixa o telefone fora do gancho de propósito. Padre Emílio tenta falar com Nancy sobre Janaína. Aspásia conta que Max não foi encontrar Manuela e Estela faz um

São Luís-MA, Domingo/Segunda-feira, 7/8 de Novembro de 2010

comentário que deixa Solano intrigado. Nancy destrata Pimpinela, que reage. Solano liga para o quarto de Manuela e Vitor atende. Estela tenta disfarçar a satisfação ao ver a irritação de Solano. Manuela repreende Vitor e decide voltar para casa. Solano questiona Manuela sobre a presença de Vitor em seu quarto. Quinta, 11 de novembro Solano e Manuela se desentendem. Terezinha tem uma ideia para Bruno unir Janaína e Fred. Bruno pede para Caroço fazer uma serenata para Janaína. Neca se exibe na praia para Ametista, Safira e Esmeralda. Max fica radiante ao saber que seu plano com Vitor deu certo. Amélia se incomoda ao saber que Vitor foi para Goiânia atrás de Manuela. Janaína e Fred se reconciliam e Caroço fica chateado. Ametista, Safira e Esmeralda conversam sobre a farsa que inventaram para Neca. Cirso flagra Neca falando de suas filhas. Padre Emílio fica comovido ao ver Beatriz rezar em sua igreja. Amélia repreende Vitor por ter feito com que Manuela e Solano brigassem. Estela tenta consolar Solano. Mariquita critica Solano por não ter deixado Manuela se explicar pelo que aconteceu. Amélia insinua que Vitor tenha se unido a Max para afastar Manuela de Solano. Solano devolve o amuleto para Terê. Solano encontra com Beatriz. Sexta, 12 de novembro Terê percebe o nervosismo de Beatriz ao falar com Solano. Vitor nega para Amélia que tenha armado um plano com Max para atrapalhar o namoro de Manuela. Solano se desfaz do amuleto. Mamed fica abatido ao saber do namoro de Janaína e Fred. Solano cogita a ideia de ir embora do Araguaia e Estela aprova. Solano comenta com Mariquita que conheceu Beatriz. Ruriá deixa Estela intrigada ao falar que um mal sempre ocorre a um karuê que vai contra a maldição. Mariquita fica aflita com o convite que Solano fez a Beatriz. Mamed se declara para Janaína. Ametista fica incomodada com as irmãs por falarem mal de Neca. Terê pensa em aproximar Glorinha de Neca. Ametista confessa para a mãe que está gostando de Neca. Vitor fica arrasado por ter perdido seu frigorífico. Manuela elogia Vitor e critica Solano. Solano encontra o amuleto que havia descartado dentro de sua gaveta. Manuela pergunta a Vitor se ele armou o encontro com ela em Goiânia. Sábado, 13 de novembro Vitor confirma seu plano para Manuela, mas não confirma a participação de Max. Pérola consola Ametista por sua paixão por Neca. Terê afirma a Pimpinela que vai encontrar uma namorada para seu filho. Estela toma banho de rio e lembra-se de quando ela e Solano se beijaram. Mariquita estranha quando tenta fazer uma receita do caderno de Antoninha e encontra escritos sobre a maldição. Terê afirma a Pimpinela que vai reerguer o circo. Manuela não consegue se concentrar no trabalho. Amélia critica Max por pensar em seus interesses acima da felicidade de sua filha. Padre Emílio fica radiante com a proposta de Terê e Pimpinela de fazer um espetáculo de circo na igreja. Manuela decide ir até o frigorífico e liga para Vitor. Solano reclama com Terê por acreditar que ela colocou o amuleto em sua gaveta. Terê exige que Solano leia o caderno de Antoninha antes de tirar qualquer conclusão. MALHAÇÃO Segunda, 08 de novembro Pedro enfrenta Fausto na porta do colégio, quando Lurdes chega. Dona Zica não acredita na justificativa de Josiane sobre sua armação e acusa a menina de ter outro plano, mas Maicon defende a garçonete. Fausto ofende Pedro e Lurdes passa mal. Fausto insiste em levar a mãe de Pedro para o hospital, mas ela não aceita. Lurdes desmaia e os filhos se desesperam. Catarina fica sabendo do incidente e liga para a mãe, pedindo que atenda Lurdes no hospital. Tereza e Vera conversam sobre as atitudes de Fausto. Cláudia atende Lurdes. Lúcio fala para Ângela que sabe que ela é a autora do blog que ofende a família de Catarina e diz que não vai contar nada. Terça, 09 de novembro Pedro e Theo temem perder sua mãe. Duda vê Rose no colégio e não consegue revelar que é uma menina. Cláudia tranquiliza Pedro, que é confortado por Catarina. Roberto explica a Lurdes que ela tem pressão alta e que precisa de acompanhamento médico. Fausto exige que Catarina fique longe de Pedro. Lurdes pede para Pedro esquecer Catarina. Júlia afirma a Arthur que não mentirá para ninguém sobre sua gravidez ou a paternidade da criança. Cláudia ouve uma conversa entre Theo e Lurdes e fica sensibilizada. Pedro critica Ângela por ter escrito o blog e diz que a atitude resultou na doença de sua mãe. Quarta, 10 de novembro Pedro e Catarina namoram. Júlia não consegue contar para Antônio o nome do pai de seu filho antes de falar com Fred. Obama e Duda veem a grande quantidade de comentários feitos no videolog. Catarina e Pedro prometem enfrentar todos para ficar juntos. Júlia e Arthur ficam sem graça ao verem Fred e Laura namorando. Tereza conta para Vera que Júlia preferiu falar primeiro com o pai de seu filho para depois contar a todos quem ele é. Lurdes reclama da família de Catarina para Roberto e Geraldo defende Cláudia. Pedro e Catarina combinam se encontrar na Caldeira depois da aula e Ângela ouve a conversa. Cláudia e Lurdes falam sobre seus filhos. Quinta, 11 de novembro Fred discute com Catarina e Pedro tenta defendê-la. Babi pede para Maicon acompanhá-la até o subúrbio e ele a despreza. Fred conta que flagrou Catarina e Pedro namorando e Lúcio o incentiva a contar para Fausto que a irmã está correndo perigo. Pedro dá um presente para Catarina. Maicon afirma para Dodói que vai destratar Babi, mas corre para socorrê-la quando a moça liga pedindo ajuda. Ângela provoca Catarina. Pedro fica furioso com as mentiras que Ângela inventa para Catarina. Júlia olha para Fred e Laura juntos e fica em dúvida se conta ou não sobre a sua gravidez. Júlia aborda Fred depois que ele se despede de Laura, eles discutem e ela passa mal. Sexta, 12 de novembro Cláudia apoia Júlia. Catarina teme perder Pedro, mas ele afirma que eles não vão se separar. Cláudia e Fred contam para Catarina e Duda que ele será pai e elas apoiam o irmão. Fausto ofende Fred ao saber da gravidez de Júlia. Maicon e Babi dormem dentro do carro. Catarina conta para Pedro que seu irmão será pai. Júlia teme os comentários no colégio depois que souberem que Fred é o pai do filho que ela está esperando. Duda conta para Laura sobre a gravidez de Júlia. Fausto discute com Cláudia e afirma que vai decidir a vida de seus filhos daqui para frente.


14P

O

L

Í

C

I

A

atosefatos@elo.com.br

ATOS E FATOS

Si te : atosefatosj .or.br

BRONCAS

FATALIDADE

Juíza maranhense morre em acidente automobilístico A juíza federal do Trabalho, Maria Josuita Barros Machado (40 anos), morreu em um acidente de carro, na BR-136, km 36, entre os municípios de Demerval Lobão e Lagoa do Piauí, na tarde de sexta-feira (5). No veículo , modelo Tracker da Chevrolet, estava a juíza e uma amiga, também juíza, indentificada como Alba Cristiana da Silva. As duas trabalhavam no Tribunal Regional do Trabalho, na cidade de Oeiras, e estavam indo para Teresina. Segundo o delegado Gilson Ferreira, de Demerval Lobão, que esteve no local do acidente, o carro capotou em uma curva e desceu a ribanceira. "Havia um motoqueiro que presenciou o acidente e contou que o carro perdeu o controle na estrada. A juíza que ficou viva chegou a contar que a motorista foi trocar um cd no momento que estava passando pela curva, e como o carro estava em alta velocidade, ela perdeu o controle e capotou", contou o delegado. A parte do lado esquerdo do carro ficou com o teto amassado. A informação é de que a juíza, que faleceu ainda no local, teve fratura no pescoço. Alba Cristina foi levada para Teresina e internada no Hospital de Terapia Intensiva (HTI), na zona Norte da cidade. Segundo funcionários do hospital, a juíza está fora de perigo e ficará apenas de observação. No acidente, ela sofreu algumas escoriações e deve receber alta em breve.

Detento leva 30 furadas na Casa de Custódia Na terça-feira (03) um detento da Casa de Custódia foi perfurado por outros detentos após sair do banho de sol. O homem é identificado como Francisco de Assis Ferreira e possivelmente é um dos acusados de assassinar um outro detento no mês de setembro deste ano. Francisco foi golpeado com cerca de 30 furadas feitas por espetos artesanais. A vítima estava na triagem há cerca de 30 dias e era do pavilhão F. Após sair da triagem foi encaminhado para o Pavilhão I da penitenciária. Agentes acreditam que os feitores foram amigos do detento assassinado em setembro. A vítima encontra-se na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital de Urgências de Teresina (HUT) em estado grave de saúde. RELEMBRE - O detento Paulo Roberto Bezerra foi morto a golpes de espetos por outros detentos no Pavilhão F da Casa de Custódia de Teresina. Durante o banho de sol Paulo Roberto e se envolveu em uma briga sendo alvejado por detentos rivais com perfurações no tórax. O caso aconteceu no dia 29 de setembro deste ano.

São Luís-MA, Domingo/Segunda-feira, 7/8 de Novembro de 2010

Carretas batem de frente na BR-135, na manhã deste sábado Duas carretas, que estariam transportando combustível, bateram de frente na BR-135, na manhã de ontem (6). De acordo com as primeiras informações, o acidente teria ocorrido no Km 12, antes da Penitenciária de Pedrinhas. A Polícia Rodoviária Federal confirmou o acidente, mas ainda não tem detalhes. Não há informações sobre a gravidade do acidente ou se houve vítimas.

Menor é acusado de matar vizinho por discussão sobre futebol Um adolescente de 16 anos foi apreendido na noite de quinta-feira, suspeito de matar um vizinho no bairro Campo Limpo, em Seropédica, na Baixada Fluminense. Testemunhas informaram que o jovem teria se irritado após ser agredido com um tapa no rosto por Wellington Ferreira Gorecha, 23 anos, durante uma discussão sobre futebol. Após receber o tapa, o rapaz foi até sua casa, pegou uma arma e dirigiu-se à casa de Wellington, onde matou o vizinho a tiros, segundo as testemunhas. Após o crime, o jovem teria jogado o revólver em um matagal e tentado fugir. Policiais militares apreenderam o adolescente e o caso foi registrado na 50ª DP (Itaguaí).

Homem que executou crime de interno na Funac é preso

A juíza federal, Maria Josuita Barros, morreu em um acidente de carro, na BR-136 O corpo de Maria Josuita foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) e o velório acontecerá na sede da OAB- PI. TRT divulgou nota de pesar: "O Tribunal Regional do Trabalho da 22ª Região - Piauí (TRT/PI) divulgou nota manifestando o mais profundo pesar pelo falecimento prematuro de Maria Josuíta Barros Machado, juíza substituta da Vara do Trabalho de Oeiras.

Doutora Josuíta Barros completaria 40 anos no próximo dia 13 de novembro. Nasceu em Fortuna (Maranhão), formou-se em Direito pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e entrou para a Justiça do Trabalho em 1995 quando foi aprovada para o cargo de Técnico Judiciário em Belém do Pará, no TRT da 8ª Região (Pará/Amapá). Em 1999 ingressou na Magistratura sendo aprovada em concurso público como Juíza do Trabalho no TRT da 8ª Região. Em 2007 foi transferida

para o TRT/PI onde atuou na Vara do Trabalho de Parnaíba sendo transferida posteriormente para Oeiras. Seu falecimento, ocorrido no início da tarde desta sexta-feira (05) após trágico acidente na BR-316 próximo ao município de Demerval Lobão, deixa familiares e amigos consternados. O Tribunal Regional do Trabalho do Piauí lamenta profundamente tão irreparável perda e manifesta condolências à família e aos amigos." (Portalaz)

Homem é preso depois de agredir cunhada e assediar a sobrinha O homem identificado como Edinaldo Alves Santana, casado, lavrador com 33 anos de idade, morador da Rua -M - casa E- em São Pedro D'Água Branca, foi preso por policiais militares do destacamento do mesmo município, na última quartafeira, (03), sendo acusado de agressão física contra a sua cunhada identificada como Iracilda do Espírito Santo, de 34 anos, doméstica, solteira, moradora da Rua da Palma, S/N - bairro Tocantins, também moradora de são Pedro da Água Branca. Consta no depoimento de Iracilda na delegacia de Polícia Civil, que Edinaldo mora junto com a sua irmã Antonia Silva Pinto, há três anos e que é vizinha do casal durante todo esse tempo. Segundo ela, no último domingo (31), por volta das 14 horas, Edinaldo foi até a sua residência, se dirigindo até ao quintal aonde a sua filha menor de idade de iniciais E.E.S,(14), brincava com as primas N., e A., ocasião em que Edinaldo co-

meçou a assediar sua filha fazendo propostas sexuais para a menor. De acordo com Iracilda do Espírito Santo, a menor estava em cima de um pé de manga, quando o mesmo a puxou pelas pernas para que descesse da árvore, porém, com a intenção de ver as partes íntimas da menor e ao mesmo tempo fazendo gestos obscenos. Ao tomar satisfação sobre o que estava acontecendo, Iracilda alega que o acusado partiu para cima dela agindo com extrema ignorância. Foi então que a dona de casa afirmou que ia até à delegacia denunciá-lo, momento então em que fora ameaçada de morte pelo cunhado. Depois de registrar o B.O, Edinaldo foi ao encontro de Iracilda, exigindo que retirasse a queixa sob ameaça de morte. Tendo uma resposta negativa, Edinaldo partiu de novo para cima da cunhada agredindo-a com um soco na cabeça, derrubando-a no chão, batendo em seu rosto.

Edinaldo só parou de agredir a cunhada, depois de ser contido por várias pessoas que estavam no local, inclusive a sua companheira que é irmã da vítima. Em seu depoimento, o aliciador de menor assumiu apenas as agressões físicas contra Iracilda, alegando que só a agrediu porque sua cunhada tem o temperamento muito forte e por tê-lo acusado de ter aliciado a sua filha menor, o que para ele é tudo mentira. Segundo ele, a menor é que estava se mostrando para ele e que apenas brigou para que descesse da árvore, momento em que ela é que estava mostrando a calcinha e que tudo não passou de um mal entendido. Observou, entretanto, que deu dois tapas na cara de Iracilda para mostrá-la que tinha mais força que ela. O acusado foi trazido para o 1º. Distrito Policial, onde o caso está sendo investigado e sendo tomadas as providências cabíveis pelas autoridades policiais.

Uma ação conjunta entre policiais da Superintendência de Policia Civil da Capital (SPCC) e do 1º Distrito Policial resultou na prisão de Luan Guimarães de Andrade, de 18 anos. Ele foi detido por volta das 12h de sexta-feira (5), no bairro São Caetano, município de Balsas, no Sul do Maranhão. Luan Andrade é acusado de assassinar um interno que estava na Unidade da Maiobinha, mantida pela Fundação da Criança e do Adolescente (Funac) na área rural da Ilha de São Luís. O crime ocorreu em agosto deste ano. Após investigações e levantamentos produzidos pela Policia Civil, foram realizadas diversas diligências em cidades do interior do Maranhão no sentido de capturar Luan. Luan Guimarães de Andrade vai ser encaminhado ao Centro de Triagem na Penitenciaria de Pedrinhas, onde ficará à disposição da Justiça.

Polícia apreende munições e cigarros contrabandeados em Estreito Em uma ação coordenada pelo delegado Eduardo Augusto Galvão de Carvalho, a equipe de policiais da Delegacia de Polícia Civil de Estreito deu cumprimento a mandados de busca domiciliar em dois estabelecimentos comerciais do município de Estreito, a 125 km de Imperatriz. Os mandados foram cumpridos no Comercial Barros, de propriedade de Gilberto Noleto de Sousa, e Mercearia Silva, cujo proprietário é Raimundo Nonato da Silva Milhomem. Segundo o delegado Galvão, no primeiro estabelecimento foi encontrado um verdadeiro arsenal. No local foram encontradas munições de vários calibres, inclusive de uso restrito, como para pistolas e revólveres calibre 44. Além das munições, foram encontrados também milhares de maços de cigarros, contrabandeados do Paraguai e vendidos no mercado local. Medicamentos também foram encontrados. No segundo estabelecimento, havia a denúncia de que o comerciante Raimundo Milhomem comercializava, além de munições, armas de fogo. Mas lá somente foram encontrados cigarros contrabandeados do Paraguai. O delegado Galvão informou que outros comerciantes também estão sendo investigados pela mesma prática delituosa.

Assalto a posto de gasolina na BR-316 Sete homens armados assaltaram, na noite de quintafeira (4), o posto de gasolina Maravilha, localizado na BR316, próximo à cidade de Codó. O assalto ocorreu por volta das 21 horas, quando os homens - fortemente armados - anunciaram o assalto aos clientes e funcionários do posto. Segundo informações repassadas pelo delegado Rômulo de Sousa, na ação, os assaltantes estavam com o apoio de dois automóveis. Eles chegaram ao local e fizeram reféns os clientes do posto e da churrascaria que fica no local, levando dinheiro, bolsas, celulares e demais pertences. A quadrilha ainda teria efetuado alguns disparos no momento, os quais acertaram dois rapazes e uma senhora, ainda sem identificação, que estavam no posto. O delegado Rômulo de Sousa ressaltou ainda que a Polícia foi avisada do assalto por alguém da área. Ele contou que chegaram ao local no momento em que os assaltantes estavam fugindo em um dos carros. Na fuga, os assaltantes trocaram tiros com os policiais e um dos elementos fora atingido, vindo a óbito. Outro foragido teria sido também atingido por um tiro. De acordo com o delegado, as investigações e busca dos envolvidos continuam intensivas até a captura do restante do bando.

Leia Atos e Fatos na Internet www.atosefatos.jor.br

jornal de dom/seg-08/11/2010  

atosefatos

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you