ASUG NEWS 46 - ANO 12 - Especial

Page 9

“Por outro, a Portaria tem vários itens negativos e a Fiesp e várias associações de classe estão pleiteando, junto ao governo, alteração nessa lei ou até a suspensão”, explica Donato Locaspi, coordenador do Grupo de Estudos de HR da ASUG e Gerente da Divisão de Administração de Recursos Humanos da EMAE - Empresa Metropolitana de Águas e Energia de São Paulo. Um desses pontos é o custo que a aquisição de novos equipamentos, que emitem o ticket impresso, vai gerar nas empresas para cumprir a lei. A estimativa é que o custo de cada aparelho oscile entre R$ 2,5 mil e R$ 6 mil. Sem contabilizar que os novos aparelhos vão consumir toneladas de papel, tinta e energia, contrariando as práticas de sustentabilidade e de uma TI verde. Para piorar, os fabricantes desses equipamentos estão trabalhando com a capacidade máxima, mas terão dificuldade em atender à demanda do mercado. Calcula-se que serão necessários cerca de 600 mil novos relógios de ponto eletrônicos em todo o país, conforme estimativas dos fabricantes. Entretanto, os fornecedores do setor afirmam que só conseguem produzir 100 mil equipamentos por mês. Segundo o vice-presidente da Fiesp, Roberto Della Manna, além do sucateamento dos equipamentos em uso (inclusive os modernos que foram adquiridos recentemente), o custo desses novos equipamentos é elevado, tornando-se inviável para as micro, pequenas e médias empresas.

No caso da entrada automatizada da nota fiscal eletrônica, o ramp up está previsto para dezembro próximo. “A meta é lançarmos em dezembro deste ano a solução para a base, mas para isso precisamos entre cinco a dez empresas para o piloto. Estamos priorizando o que é mais importante para os clientes por meio de grupos de trabalho. O foco será na automação do recebimento de NF-e”, afirma Matheus Carvalho, Globalization Product Manager da SAP. Segundo Carvalho, também está previsto para ser entregue este ano à base SAP o resultado do processamento dos XMLs de cancelamentos da NF-e, que deve ser enviado ao destinatário da NF-e. “Atualmente o cancelamento de NF-es pode ser efetuado em até 168 horas. A partir de janeiro de 2011, o tempo permitido para cancelamento será reduzido para 24 horas”, explica Paulo Roberto da Silva, coordenador do Grupo de Estudo de Localização da ASUG e consultor técnico de TI da Gerdau. FOTO: EDUARDO DE SOUSA

FOTO: EDUARDO DE SOUSA

DONATO LOCASPI, coordenador do Grupo de Estudos de HR da ASUG

Além de um aparelho blindado para o registro do ponto, para cumprir a Portaria 1.510 é necessário uma impressora exclusiva (que imprima os tickets com durabilidade de cinco anos), com capacidade para funcionar 1.440 horas sem energia, memória para o armazenamento dos dados por cinco anos e porta USB exclusiva, para que o fiscal do Trabalho tenha acesso, a qualquer momento, a esses registros. “Essa Portaria é um retrocesso nos processos de RH das empresas, porque as que têm sistemas eletrônicos para controle de ponto terão de substituir pelo novo. Ou, o que é pior, caso não queiram implementar o SREP terão de retroceder os processos e adotar os velhos cartões de ponto. O problema é que esses dados registrados nesses cartões terão de ser inseridos no SAP manualmente, o que demandará pessoal dedicado a isso, tempo e grande possibilidade de erros”, afirma Locaspi. Para amenizar o impacto da 1.510, a SAP entregou no mês passado uma solução que atendeu aos principais requisitos da Portaria (veja na entrevista das páginas 4 e 5 desta edição). Entretanto, segundo o coordenador de Grupo HR, apesar de tratar-se do desenvolvimento para o país, a funcionalidade de Time Management é uma solução não ‘localizada’ para o Brasil e a SAP recomenda que a empresa, interessada em usar essa solução, deve estar com seu sistema atualizado nos últimos Support Packages. A fornecedora alemã faz a mesma recomendação referente às novas exigências do governo e do fisco sobre NF-e e SPED.

PAULO ROBERTO DA SILVA, coordenador do Grupo de Estudos de Localização da ASUG

MELHORIAS PROMETIDAS PELA SAP PARA A NF-e EM DEZEMBRO/2010: • Funcionalidades de emissão existentes na versão 1.0; • Melhoria do processo de recebimento da versão 1.0; • Automação do recebimento de: - Compras simples; - Transferências (Com PO)

ESPECIAL 13ª CONFERÊNCIA ANUAL AGOSTO 2010 ASUG NEWS

9


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.