NEWSLETTER ESPECIAL
CONGRESSO Director: António Amaro Correia - Presidente da Direcção Nacional
EDITORIAL
O Congresso ASSP 2015 “Nós Professores. Habitar o Futuro.” vai ser um espaço em que os Professores, livres de qualquer tipo de entraves, vão reflectir sobre o papel crucial que têm na sociedade. Os Professores são motores fundamentais de mudança. Têm uma palavra a dizer sobre esta mudança e o caminho por que deve enveredar o Ensino e a Escola. Os Professores desempenham uma tarefa ímpar na sociabilização dos jovens e dos adolescentes. Este será o Congresso de todos os Professores porque – transmissores privilegiados de valores e de saberes às novas gerações – cabe-lhes fazer a ponte entre o Presente e o Futuro.
Editorial
1
Datas Limite
2
A Voz dos Elos...
3
...Nós que Demos em Elos
4
Viagens Emotionstore
5
Conferencistas
6
Seja Solidário-Consignação IRS
7
Patrocinadores
8
Módulos e Programa
9
Viagens Pinto Lopes
10
Transportes - Apoios
11
Quem Somos? Onde Estamos?
12
Os 34 anos da ASSP A ASSP – que é a maior Associação de Professores do país – organiza este Congresso em Maio, data em que comemora os seus 34 anos. Serão inauguradas exposições, em local notável – o Palácio Dom Manuel que
27
2015
comemora este ano os seus 500 anos – que pretendem patentear a riqueza das actividades desta Associação e dos seus associados. A ASSP deseja que esta comemoração seja um marco na memória de todos, não só pela manifestação de vitalidade da Associação, mas também, por representar uma partilha de experiências e de afectos, em Évora, cidade que Torga afirmou ser a única “capaz de me dizer com pureza e beleza que eu sou latino, que eu sou árabe, que eu sou cristão, que eu sou peninsular que eu sou português – que sou esta mistura de sangue místico e pagão que fez de mim o homem desgraçado que sou.” A ASSP ambiciona que esta comemoração reforce os laços que a constituem e que os elos presentes no logótipo do Congresso se transformem numa cadeia ainda mais forte do que a que existe, aberta a todos quantos desejam que os Professores sejam respeitados e considerados como elementos fundamentais do desenvolvimento do país em direcção ao Futuro que desejamos.