Revista Locação Ed. 73

Page 63

Trânsito

Soluções em conjunto Ausência de uma educação de trânsito continuada é um dos principais obstáculos para evitar acidentes O CÓDIGO DE TRÂNSITO Brasileiro prevê a educação para o trânsito da pré-escola até o terceiro ano do Ensino Médio, a partir de um currículo interdisciplinar com conteúdo programático direcionado e ações integradas dos órgãos locais e federais. A ausência de uma política de educação continuada para a paz no trânsito se coloca então como o primeiro desafio, tendo impactos diretos. Por um lado no respeito aos limites de velocidade e demais regras pelos motoristas e por outro aos pedestres, como observação dos locais de travessia, incentivo ao uso do transporte público. O aumento da frota de automóveis e motos, até incentivado pelos governos com a redução de impostos, em paralelo ao grande número de bicicletas, também não veio acompanhado de campanhas de conscientização, e a reciclagem de motoristas não é prática exigida pelos Detran locais, como previsto na legislação. Dirceu Rodrigues, da Abramet, também é médico e conta que se envolveu com políticas de trânsito ao observar na prática médica o risco das “máquinas sobre rodas” que são

oferecidas a motoristas pouco experientes e preparados. Segundo ele, há uma negligência direcionada dos governos que nos custa milhares de vidas por ano. O Brasil conta hoje com 360 mil incapazes para o trabalho em função de acidentes de trânsito. “As aulas do curso de formação de condutores ensinam a fazer o carro andar, mas não falam das adversidades. Frenagem, chuva, neblina, outros carros. Quais são os mecanismos de direção defensiva para evitar colisões, atropelamentos e outros acidentes? Há uma negligência clara. Para combater o vírus zika o governo montou equipes para ir de casa em casa atrás da larva, de forma que dos 3,5 milhões de brasileiros doentes com dengue, apenas 584 pessoas foram a óbito no último ano, enquanto no trânsito perdemos 43 mil brasileiros. O Ministério da Saúde tem que enxergar esse problema como prioridade, enquanto o Ministério das Cidades e do Transporte devem agir permanentemente, pois o trânsito não pode mais gerar tantas perdas humanas e custos para o país”, defende o representante da Abramet.

63


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.