1976 – Criação do curso de Enfermagem
O Decreto No 78.949 de 15 de dezembro de 1976, autorizou o funcionamento do curso de Enfermagem e Obstetrícia na EFOA com oferecimento de 40 vagas anuais. Em janeiro de 1977, foram contratadas mais duas enfermeiras, a Profa. Henilda Maria de Carvalho e a Profa. Sônia Maria de Souza Lima, para o início das aulas no mês de fevereiro, no antigo prédio da Praça Dr. Emílio da Silveira. O curso de Enfermagem foi reconhecido em 18 de fevereiro de 1980, após a formatura da primeira turma, ocorrida em dezembro de 1979.
Primeira Turma de Enfermeiras do curso de Enfermagem, graduadas em dezembro de 1979, com as professoras Sônia Maria de Souza Lima e Janira Dias Ribeiro.
Das egressas da primeira turma, a Profa. Maria Silvana Totti da Costa, admitida como docente da EFOA, em julho de 1980, continua no exercício do magistério até hoje, assim como as professoras Lana Ermelinda da Silva e Clícia Valim Côrtes. A Profa. Carmem Lúcia Alves, também graduada em 1979, atuou como docente do curso de Enfermagem até o início da década de 1990, quando se transferiu para a Universidade Federal de São Carlos, e Maria Inez Barbosa Braga que aposentou-se recentemente. Em 1981, o tempo de integralização foi ampliado para três anos e meio e, em 1987 o curso passou a ter quatro anos de duração. Em 2009, em atendimento as novas demandas da profissão e adequando às exigências do Conselho Nacional de Educação para o curso de Enfermagem, foi implantado um novo currículo, com aumento da duração do curso para 9 semestres. O curso de Enfermagem sempre foi um dos mais atuantes da Efoa na saúde pública do município e do Estado de Minas Gerais. Sempre possuiu projetos de extensão universitária que contribuíram para a melhoria da qualidade de vida da população. Trabalhou em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Alfenas (SMSA) na implantação do Sistema Único de Saúde (SUS) e com a Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais (SES/MG) na implantação e capacitações do Programa Saúde da Família. No início de 2000, a EFOA foi qualificada como Pólo de Educação Permanente em Saúde para o SUS, o que permitiu a criação de cursos de capacitação para sediar o ProfaE (Projeto de Profissionalização dos Trabalhadores da Enfermagem). | 33 |