MAIO – 2023
De segunda a sexta-feira (exceto feriados), das 8 às 19 horas Entrada gratuita
Projeto Mineiranças – Artesanato

8 a 12 de maio – das 8 às 18 horas
Mostra da Associação Nica Vilela – Fios e formas
Na mostra, o público poderá apreciar e comprar colchas, jogos americanos, tapetes, passadeiras, panos de prato e de fogão, toalhas, mantas, caminhos de mesa, casinhas de madeira, bonecas de papel e outras peças inteiramente artesanais.
Em 1985, os artesãos de Itaguara (MG) e arredores se organizaram e criaram a Associação de Artesanato de Itaguara, com o objetivo de gerar trabalho e renda para as famílias da região. A principal atividade era a tecelagem de tear, feita quase inteiramente por mulheres. A grande procura pelos produtos incentivou o grupo a criar o Centro de Artesanato Nica Vilela.
Classificação: livre
ZÁS
Toda quinta-feira, às 19 horas – Teatro da Assembleia Entrada gratuita
4 de maio
Concerto para contrabaixo – Dudu Lima
Em Concerto para contrabaixo, o instrumentista, contrabaixista, compositor e arranjador mineiro Dudu Lima apresenta-se em um show solo, fruto de 35 anos de carreira dedicados à música. No espetáculo, o artista interpreta canções autorais e releituras instrumentais de grandes clássicos da música brasileira.

Dudu Lima é reconhecido nacionalmente como um dos maiores contrabaixistas brasileiros na atualidade. O artista já gravou 21 álbuns, que contam com participações especiais de grandes nomes da música brasileira, como Hermeto Pascoal, João Bosco, Juarez Moreira, Toninho Horta e Wagner Tiso. Entre seus trabalhos, destaca-se o álbum Tamarear, com Milton Nascimento e Dudu Lima Trio, o qual teve a participação do consagrado guitarrista norte-americano Stanley Jordan.
ZÁS
Toda quinta-feira, às 19 horas – Teatro da Assembleia Entrada gratuita

18 de maio
Afluentes – Felipe Bedetti
Em Afluentes, o violonista, cantor e compositor mineiro Felipe Bedetti apresenta músicas feitas em parceria com nomes consagrados, como Paulinho Pedra Azul e Tadeu Franco, além de releituras de canções do Clube da Esquina, de Dori Caymmi e de Tavinho Moura. O show conta com participações especiais de Bárbara Barcellos (voz) e Pedro Volta (multiinstrumentista).
Felipe Bedetti começou a compor canções inspirado pelo clima interiorano e pela musicalidade de Minas. Muitas dessas obras resultam de parcerias com nomes consagrados da cena musical mineira, como Paulinho Pedra Azul, João Evangelista Rodrigues, Tadeu Franco e Thales Martinez, entre outros. Em agosto de 2018, o artista lançou o seu primeiro CD autoral, intitulado Solo mineiro.

Em 2020, junto com Tadeu Franco, iniciou a turnê Parceiragem e, em 2022, produziu seu segundo CD, Afluentes.
25 de maio
InFLUXOS – Cia. Nósláemcasa
InFLUXOS é um espetáculo de dança, com música apresentada ao vivo, que propõe uma convergência entre o movimento dançado, o movimento sonoro e o movimento cênico.

11 de maio Iago, o elogio da vingança – Renato Millani
O espetáculo Iago, o elogio da vingança é uma adaptação da peça
Otelo, o mouro de Veneza, de William Shakespeare, escrita por Eduardo Moreira, do consagrado grupo Galpão (que também assina a direção). Essa versão apresenta uma abordagem mais contemporânea da clássica trama, preservando a base narrativa do texto original, que propõe reflexões sobre a inveja, o ódio e o preconceito.
Renato Millani é diretor, ator, dramaturgo e produtor, com participações em diversas peças no cenário teatral de Belo Horizonte e Minas Gerais.
Eduardo Moreira é ator, diretor e dramaturgo, além de ser um dos fundadores do premiado grupo Galpão, tendo participado de todas as 25 montagens da trupe.
Classificação: 18 anos
Cultural Assembleia
A Cia. Nósláemcasa, fundada em São Paulo em 2004 pela bailarina Patrícia Werneck e pelo músico Celso Nascimento, busca, continuamente, estudar as conexões entre a dança e a música. O grupo realiza espetáculos, oficinas, workshops, debates, palestras, exposições fotográficas e documentários em vídeo, tendo recebido diversos prêmios. Atualmente, a companhia está sediada em Belo Horizonte (MG).
Classificação: livre
Teatro e Galeria de Arte da Assembleia Legislativa de Minas Gerais Rua Rodrigues Caldas, 30 – Santo Agostinho Belo Horizonte – MG
Programa Assembleia Cultural Instagram e Facebook (assembleiaculturalmg)
Informações: (31) 2108-7826 / www.almg.gov.br (aba “Serviços”)

8 de maio
Tributo a Piazzolla e Rufo Herrera
Concerto especial em homenagem aos icônicos compositores e músicos argentinos Astor Piazzolla e Rufo Herrera.
Participação de Celso Faria (violão), Renata Xavier (flauta), Otto Hanriot (bandoneón), Robério Molinari (piano), Eliseu Barros (violino) e Antônio Viola (violoncelo). Encerramento do espetáculo com o trio Tempos Três, grupo formado pelo homenageado Rufo Herrera (bandoneón), Fernando Santos (contrabaixo) e Antônio Viola (violoncelo). Idealização e curadoria: Carminha Guerra.
15 de maio
Luiz Rosa (piano)

Na primeira parte do programa, Luiz Rosa interpreta obras de Almeida Prado, Ravel e Chopin.
Natural de Belo Horizonte (MG), Luiz Rosa é graduando em Música com habilitação em Piano pela Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg). Participou de importantes festivais, como a Semana Internacional de Piano de Óbidos (Portugal), o Festival de Música de Santa Catarina e o Festival de Piano da Escola Saramenha Artes e Ofícios.
Núbia Eunice (soprano) e Gustavo Zanandrez (violão)

Na segunda parte do programa, Núbia Eunice e Gustavo Zanandrez apresentam composições de Enrique Granados, Lorenzo Fernândez, Helza Camêu, Villa-Lobos, Gioachino Rossini e Gabriel Fauré.
Núbia Eunice é graduanda em Música com habilitação em Canto Lírico pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atuou como solista em vários concertos do Coro de Câmara da UFMG e participou de diversas apresentações da Orquestra Sinfônica da UFMG.
Gustavo Zanandrez é graduando em Música com habilitação em Violão pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e professor no Centro de Extensão da Escola de Música da UFMG (Cenex).


22 de maio
Roger
Schena (violão)
Na primeira parte do programa, Roger Schena interpreta obras de Sylvius Leopold Weiss, Agustín Barrios, Heitor Villa-Lobos e Eduardo Sainz de la Maza.
Roger Schena, vencedor da edição 2017 do Prêmio Jovem Músico BDMG, é mestrando na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). No mesmo ano, o músico participou da série Viva Música, da Escola de Música da UFMG, e, em 2016, do Segunda Musical, com o Quarteto Horizontes.
Douglas Rafael dos Santos (percussão)
Na segunda parte do programa, Douglas Rafael dos Santos executa obras de Ney Rosauro, Thierry De Mey e Iannis Xenakis.
Douglas Rafael dos Santos é bacharel em Percussão pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atualmente, é mestrando em Performance na mesma instituição. O músico já atuou na Geraes Big Band e, como convidado, em diversas orquestras de Minas Gerais.

29 de maio
Marcelo Rodrigues (violão)
Na primeira parte do programa, Marcelo Rodrigues interpreta composições de Robert de Visée, Heitor Villa-Lobos e Federico Moreno Torroba.
Marcelo Rodrigues cursa licenciatura em Música com habilitação em Violão na Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). O músico foi premiado, em 2017 e 2018, no programa Música XXI e, em 2019, no Jovem Músico BDMG, além de ter conquistado o 1º lugar no II Concurso de Violão Frederico Grassano.
Tiago Perissinotto (piano)
Na segunda parte do programa, Tiago Perissinotto executa obras de Frédéric Chopin e Franz Liszt.
Nascido em Juiz de Fora (MG), Tiago Perissinotto estuda desde 2016 sob a orientação da pianista e professora Maria Alice de Mendonça. Em 2019, conquistou o 2º lugar no XII Concurso de Piano Profª Edna Bassetti Habith e, em 2022, apresentou-se na Semana Internacional de Piano de Óbidos.


12 de maio (sexta-feira), às 20 horas
Antonio Vieira e seus Nascimentos apresenta Contemporaneidade
Entrada: R$ 40,00 (inteira) e R$ 20,00 (meia)
No palco, o público vai ouvir Max Nascimento e sua sonoridade repleta de influências do pop rock, do indie e da música psicodélica. O show é baseado no repertório do álbum autoral Contemporaneidade
Max estará acompanhado de Ricardo Landim Iwasaki (bateria), Ighor de Bastos Ank (teclado), Mario Guilherme Silva Rupf (saxofone), Lucas Antônio de Abreu Fernandes (trombone) e Lemuel Marcos Matias (trompete).
Max Nascimento, nascido em Belo Horizonte (MG), é músico e compositor formado pela Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg). À frente do projeto Antonio Vieira e seus Nascimentos, o artista iniciou os trabalhos de composição em 2020 e, em 2022, lançou o álbum Contemporaneidade.
Classificação: 14 anos
13 de maio (sábado), às 20 horas
Dizperto ao vivo – Fernando Mascarenhas
Entrada: gratuita
No show, o público vai ouvir a versão para os palcos do álbum Dizperto ao vivo do músico e compositor Fernando Mascarenhas. Com influências diversas, entre as quais MPB, jazz, rock e música eletrônica, os acordes do trabalho autoral de estreia do artista têm uma sonoridade mineira.
Fernando Mascarenhas (voz e contrabaixo) estará acompanhado de Yuri Lopes (guitarra e backing vocal), Guilherme Dardanhan (guitarra e backing vocal) e Thiago Champs (bateria).
Músico independente, natural de Curvelo (MG) e radicado em Belo Horizonte (MG), Fernando Mascarenhas começou sua carreira solo em 2015. Seu primeiro álbum, Dizperto, gravado em 2021, conta com 14 faixas e mescla influências da MPB, do rock, da música eletrônica e do jazz.
Classificação: livre
20 de maio (sábado), às 19h30
Renúncia – Grupo de Arte Espírita CrerSer
Entrada: gratuita
Nesse drama de temática espírita, ambientado em Paris, no século XVII, a doce Alcíone pede para voltar à Terra e acompanhar o grande amor do seu passado, Carlos, em uma nova existência de provas, sacrifícios e reparações.
O Grupo de Arte Espírita CrerSer foi criado em 2016, na cidade de Ouro Branco (MG), com o objetivo de valorizar e democratizar a arte. A organização sem fins lucrativos promove espetáculos teatrais, musicais e de dança cuja temática central é a doutrina espírita. A direção do grupo é de Igor José Boggione Santos.

Classificação: 12 anos
De segunda a sexta-feira (exceto feriados), das 8 às 19 horas Entrada gratuita
15 de maio a 2 de junho
Exposições
Representatividade, de Davidson Deslandes
A exposição apresenta esculturas de aço criadas com materiais reaproveitados. O objetivo de Davidson é transformar em arte o que seria descartado, propondo uma reflexão sobre o valor dos objetos e o nosso relacionamento com eles. Usando peças metálicas, soldas, betume e verniz, o artista dá vida às suas criativas obras.

Davidson Luiz Coelho Deslandes é mineiro, natural de Belo Horizonte. Escultor autodidata, desde a infância explora seus dons artísticos. Aos 16 anos, interessou-se pelas esculturas, quando passou a usar o aço carbono. O artista é também criador de móveis industriais exclusivos.
Fragmentos de um tempo abstrato, de Renato Ávila
A exposição fotográfica apresenta imagens utilizadas na produção de um filme de animação do curso de extensão universitária Fotografia Autoral, Projetos e Ensaios, da Escola de Belas Artes da UFMG. Com a seleção e a organização dos fotogramas, Renato Ávila busca investigar a questão cronológica na dimensão do tempo e explorar a relação entre a fotografia e o cinema e entre a montagem cinematográfica e a montagem expográfica e museográfica.
Renato Ávila é graduado em Psicologia pela PUC Minas. De 2004 a 2011, atuou como pesquisador no Centro de Pesquisa Renné Rachou, da Fiocruz Minas. Em 2018, realizou o curso de Fotografia da Escola de Imagem e o curso de extensão universitária Fotografia Autoral, Projetos e Ensaios, ofertado pela Escola de Belas Artes da UFMG.
Classificação: livre
Toda segunda-feira, às 20 horas –Teatro da Assembleia – Entrada gratuita Toda segunda-feira, às 20 horas –Teatro da Assembleia – Entrada gratuita Foto: Paulo Lacerda Foto: Elizabete Guimarães Ocupações artísticas Foto: Guilherme Dardanhan