Cadernos da Escola do Legislativo nº 24 - Julho/Dezembro 2013

Page 96

Figura 2 – Probabilidade predita de confiança no CN dos “participantes” e “não participantes” do Parlamento Jovem de 2008, por possibilidade de resposta, mantendo-se as demais variáveis independentes constantes.

Cadernos da Escola do Legislativo – Volume 15 | Número 24 | jul/dez 2013

em 51% a probabilidade de confiança, em relação a quem não participou. Ter participado de outras experiências de socialização (mini-Onu, conferência diplomática e/ou algum outro projeto voltado para a formação política) aumenta a probabilidade de confiança em 58,8%, mas sem significância estatística.

Fonte: Os dados da pesquisa foram produzidos pela pesquisa O Parlamento Jovem como espaço de socialização política, organizada pelo Prof. Dr. Mário Fuks e financiada pelo CNPq e pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig).

A última variável dependente é a “confiança na Câmara Municipal de Belo Horizonte”. Mais uma vez, a magnitude do impacto apresentada pela variável “participou do PJ” foi importante. Foi apurado que os participantes no PJ demonstraram 160,1% a mais de confiança do que os integrantes do grupo de controle (tabela 2). Percebe-se, na figura 3, que a diferença entre participantes e não participantes nas categorias “confia na maior parte do tempo” e “confia sempre” foi maior em relação à CMBH do

95


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.