Issuu on Google+

Publicações Periurbanos: mulheres construindo o direito à cidade. FASE. Revista Proposta, Rio de Janeiro, n. 123. 2011. Aborda o desenvolvimento de municípios periurbanos, enfocando questões relacionadas à reforma e a políticas urbanas, bem como ao envolvimento das mulheres nas lutas pela construção de cidades com cidadania.

Urban agriculture: food, jobs and sustainable cities. SMIT, J.; RATTA, A.; NASR, J. UNDP, Habitat II Series, 1996. Com base em pesquisas realizadas em 20 países da Ásia, da África e da América Latina, os autores abrem uma discussão sobre como a agricultura urbana deve ser encarada: uma atividade marginal praticada pelos pobres urbanos, uma relíquia dos habitantes rurais, ou, sob outro enfoque, uma atividade econômica moderna com significados importantes para a segurança alimentar, garantindo uma estabilidade no acesso aos alimentos para as famílias e ainda proporcionando um ambiente urbano bom para se viver. Um documento referencial no âmbito internacional que explora questões básicas para a caracterização das práticas de agricultura urbana em contextos tão diversos.

Growing Cities Growing Food: Urban Agriculture in the Policy Agenda BAKKER, N.; DUBBELING, M.; GUENDEL, S.; SABEL-KOSCHELLA, U.; ZEEUW, H. (Eds). Alemanha: Feldafing, 2000. Growing better cities: urban agriculture for sustainable development MOUGEOT, L. J. A. Otawa: IDRC, 2006. Disponível em: http:// idl-bnc .idrc .ca/dspace/bitstream/10625/30554/12/122461.pdf Consolida os aprendizados de 20 anos de experiência de trabalho do IDRC na temática, apresentando um conjunto de princípios para que a agricultura urbana seja incorporada por governos em suas estratégias para alcançar as metas de desenvolvimento do milênio. Uma publicação referencial sobre o assunto.

Seleção de textos que traz uma contribuição consistente ao debate sobre o valor da agricultura urbana para o desenvolvimento de cidades sustentáveis. São exploradas as variadas definições de agricultura urbana e analisadas as suas contribuições para a segurança alimentar, para a economia doméstica e para a ecologia urbana.  A publicação apresenta ainda um conjunto de estudos de caso realizados na Ásia, na África, na América Latina e na Europa, que procuram compreender os papéis da agricultura urbana sob diferentes condições políticas, econômicas, demográficas e ecológicas.

A Cidade das Mangueiras: agricultura urbana em Belém do Pará MADALENO, I. M. Lisboa: Editora Calouste Gulbekian, 2002. Trata-se de uma das publicações de referência sobre agricultura urbana no Brasil.  A partir de pesquisas de campo, as agriculturas urbanas e periurbanas de Belém do Pará são caracterizadas em função da lógica de uso dos quintais e demais espaços de produção. Com base em fina identificação e quantificação das espécies mais comuns nesses espaços, a autora demonstra a importância da produção agrícola nos meios de vida da parcela mais empobrecida da cidade.

Panorama da agricultura urbana e periurbana no Brasil e diretrizes políticas para a sua Promoção: identificação e caracterização de iniciativas de AUP em regiões metropolitanas brasileiras. Documento referencial geral. SANTANDREU, A.; LOVO, I.C. Belo Horizonte, junho de 2007. Disponível em www.rede-mg.org.br/article_get.php?id=100 Caracterização da agricultura urbana em onze regiões metropolitanas do Brasil realizada a partir de pesquisa encomendada pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) com o objetivo de subsidiar a elaboração de diretrizes para a uma Política Nacional de Agricultura Urbana e Periurbana.

Agriculturas • v. 9 - n. 2 • setembro de 2012

42


Revista Agriculturas V9N2 - Publicações