Not cfeb fev 2013

Page 9

Da Rua das Belas Noites à Rua das Marrecas Na primeira metade do século XVIII, a cidade do Rio de Janeiro não possuía praças arborizadas, forçando a população a retirar-se das ruas à tarde, por não suportar o calor. O Vice Rei Dom Luís de Vasconcelos com o objetivo de embelezar a cidade mandou construir o Passeio Público, à semelhança do Passeio Público de Lisboa. Encomendou a obra ao grande Mestre Valentim, solicitando ainda que construísse uma rua para melhor acesso ao passeio. No final dessa rua Mestre Valentim construiu um chafariz com bebedouro central em pedra alimentando cinco patos, que a população confundia com marrecas. A rua passou então a ser designada Rua das Marrecas, sendo também conhecida como rua das Belas Noites, ao vir a concentrar grande número de prostíbulos. Fonte: Junior Silva, Guia de Turismo. Equipe Nostalgia Tour. Foto de Augusto Malta na Rua das Marrecas a partir do Passeio, 29 de janeiro de 1929.

Colabore com a preservação da memória de nossa Pátria e prestigie aqueles que deram o sangue pela liberdade das gerações futuras: nossos pracinhas! O atendimento ao público é realizado as terças e quintas-feiras, das 13h às 17h. Para mais informações, acesse a página eletrônica http://www.veteranos.org.br ou envie uma mensagem para anvfeb@uol.com.br. Conheça a Casa da FEB e contribua com a sua manutenção! Banco Bradesco – 237 Agência 3176-3 - Cinelândia C/C 84.692-9 CNPJ 33.856.7758/0001-85

Conspira contra a sua própria grandeza o povo que não cultiva os seus feitos heroicos _.___


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.