Issuu on Google+

çã


Introdução

Seja Bem Vindo ao Guia para Ação da Rede Olhares . Ele foi feito para ajudar você a colocar seus sonhos dentro da realidade. Esse Guia está cheio de experiências de jovens líderes cada qual com suas histórias inspiradoras. Esperamos que com este Guia, você consiga a direção e o suporte que necessita para melhorar suas ações na direção de um mundo melhor! Boa Sorte e lembre-se que ajudar a mudar o mundo, precisa ser divertido!


Este Guia de Ação foi pensado para ajudar você a transformar ideias e sonhos em realidade.

Como ser voluntário Online? Por que ser um voluntário?

O que um voluntário faz? Como o voluntário pode contribuir?

Ferramentas para os Voluntário Dicas para os voluntários

O impacto do voluntariado Online? Histórias de voluntários?


De forma independente por jovens, a Rede Olhares da Juventude é composta por jovens de diferentes regiões do Estado do Rio de Janeiro, jovens membros ou não de grupos, movimentos e organizações de juventude. Esses jovens se auto-organizam de forma a representar seus interesses comuns. Representação, democracia interna, independência, abertura e inclusão estão entre os princípios fundamentais para o funcionamento da Rede Olhares da Juventude.


Ser a voz dos jovens no Estado do Rio de Janeiro, onde os jovens são cidadãos iguais e são encorajados e apoiados para alcançar seu pleno potencial como cidadãos globais.


2

IDENTIFICAR & ESTAR INFORMADO

Quais questões deixam você mais apaixonado? Aprenda mais colecionando informações sobre as coisas que interessam você. Ao se informar você estará mais preparado para atacar desafios duvidosos que podem aparecer no futuro.

1

REFLETIR & ESTAR INSPIRADOS

Pense sobre as mudanças que você gostaria de ver acontecendo, se elas estão em você, na sua escola, comunidade, país ou até no mundo. Quem ou o quê inspira você para a ação? Procurar fontes de inspiração pode oferecer à você excelentes ideias e ajudá-lo a encontrar a força para colocar sua visão dentro da realidade.


3 LIDERAR & CONSEGUIR OUTROS ENVOLVIDOS Ser um bom líder é construir as habilidades que você tem e saber como alavancar as forças de outros. Escreva abaixo as habilidades que você e sua equipe de membros possuem e veja como cada membro de sua equipe pode usar suas próprias forças para liderar em diferentes caminhos. Lembrese que uma boa liderança inclui uma boa equipe de trabalho!

4 ESTAR CONECTADO Networking (trabalhar em rede) pode dar à você ideias, acesso ao conhecimento e experiência, e ajudar a ganhar suporte para seu projeto. Crie um mapa do seu trabalho em rede e siga a pista de seus contatos.


6 TER UM IMPACTO PERMANENTE Monitoramento e avaliação são partes importantes da administração do projeto. Durante o processo e no final do seu projeto você irá identificar os obstáculos que você enfrenta e as lições que você aprende. Motivar jovens a estarem envolvidos na questão que você cuida é um excelente caminho para sustentar seus esforços. Lembre-se, até se você não realizar tudo que espera, você irá influenciar outros e haverá crescimento de experiência pessoal!

5

PLANEJAR & ESTAR EM MOVIMENTO

Agora que você está equipado para a ação, é tempo de começar a planejar. Comece identificando a questão que você está mais interessado e o objetivo que te leva para essa direção. Quando você achar seu plano, seja positivo e focado. Encontrar obstáculo é normal. Você frequentemente aprende mais quando as coisas são mais difíceis do que quando são mais fáceis!


Reflita sobre o mundo ao seu redor. Pense sobre o que você vê.

Imagine o mundo que você gostaria de viver.

O que você vai precisar fazer para o mundo mudar?


Você pode pensar em algumas coisas que você gostaria de mudar ou aperfeiçoar?

Sobre Você?

Sobre sua Comunidade?

Sobre o Mundo?

Sobre seu País?


çã


Muita das vezes as sementes que precisamos para mudar o mundo, podem ser adquiridas a partir de outras fontes que n達o a nossa mesma. Cada semente tem um poder especial e vale a pena conhecer outras sementes que podem lhe inspirar a mudar o mundo.


26 anos, ativista brasileiro e empreendedor social que ao longo de mais de 10 anos vem trabalhando em diferentes iniciativas lideradas por jovens em vĂĄrios paĂ­ses do mundo. Foi escoteiro, Conselheiro Municipal de Juventude em Santos-SP e viajou por mais de 40 paĂ­ses com a Peace Child International levando a outros jovens o desejo de mudar o mundo.


16 anos e muita garra para mudar o mundo. Foi assim que essa jovem se viu ao produzir o Documentário sobre Oceanos chamado “Zonas Mortas – A ameaça silenciosa”. Aos 15, Sofia se viu diante de grandes líderes no Fórum Mundial de Sustentabilidade onde fez um discurso que calou a boca de muita gente. E junto com o primo, desenvolve um projeto de conscientização ambiental nas praias do Recreio no Rio de Janeiro.


29 anos, venceu a leucemia ainda quando pequeno, se formou pedagogo e hoje dedica sua vida a desenvolver projetos sociais para jovens moradores de comunidades carentes da Zona Oeste do Rio de Janeiro.


24 anos, Coordenador do Coletivo Jovem de Meio Ambiente de Goiás, está com o Ponto de Cultura COEPI levando às comunidades carentes, a magia da mudança através do audiovisual com a turma do COEPI.


21 anos, instrutor de informรกtica em uma ONG na Comunidade da Formiga, Zona Norte do Rio de Janeiro. Assim como muitos jovens, busca por melhores oportunidades e aposta no audiovisual como formar de mudar a sua realidade.


30 anos, jornalista que desde cedo luta pela garantia dos direitos da criança, do adolescente e do jovem no Município de Macaé – RJ. Foi Conselheiro Tutelar, Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e Secretário Municipal de Juventude. É escoteiro há mais de 10 anos e representa os jovens escoteiros no Conselho de Juventude do Estado do Rio de Janeiro.



Guia de Ação - Versão 3