Revista Lets Go Bahia - Edição 45 - Agosto de 2018

Page 24

Gastrô Gastrô ocorre em ocasiões especiais, ou então a partir das ocupações de chef, as mulheres continuam ficando responsáveis pela parte mais cansativa. Helio Tourinho, 54, publicitário, teve um processo de aprendizado parecido. Embora também tenha feito dezenas de cursos com chefs, foi em casa que começou a tomar gosto pela cozinha. “Tive a sorte de nascer em uma família que gosta muito de cozinhar. Acabei aprendendo na prática”, fala. Ele é um dos fundadores da Confraria Gastronômica Prestige, que existe há mais de 15 anos. O slogan desse espaço de encontro é “Lugar de homem é na cozinha”.

Divulgação

A professora Mari’Stela também aproveita para contestar a ideia de que as mulheres têm mais aptidão para cozinhar. “Isso é uma grande besteira, não existe essa diferença que falam, depende mais do interesse e da vontade de cada um”.

O engenheiro Glauber Chagas é responsável por fazer os pratos da família

eu me identifico mais com a cozinha do que a minha esposa”, diz. Atualmente, ele também se dedica a estudar as técnicas de cozimento a vácuo “sous-vide”, com o objetivo de alcançar um melhor ponto e textura para os alimentos, principalmente as carnes. Apesar de a sua experiência ser diferente, Glauber percebe que, nesse âmbito cotidiano, a cozinha ainda é um espaço majoritariamente feminino: “Vejo os homens na cozinha mais em eventos e confraternizações”, fala. Ou seja, enquanto para os homens, hoje, a ida à cozinha 24 | Let’s Go Bahia Mai/Jun 2018

Tive a sorte de nascer em uma família que gosta muito de cozinhar. Acabei aprendendo na prática Hélio Tourinho, publicitário

Já nas palavras do publicitário: “Quem gosta de cozinhar já nasce com esse dom, dizemos na confraria que o fundamental é ter talento e gostar”. Com bom humor, ele fala que entre os pratos que mais prefere preparar estão o bacalhau dos deuses, premiado na confraria, filet au poivre e risoto de Parma com damasco. A tentativa de mudança dentro da rotina, na visão de Mari’Stela, também tem estimulado a busca geral de homens e mulheres pela prática de cozinha, pelos cursos de culinária e organização de confrarias. “Com isso de não poder beber, além da rotina cansativa de trabalho, de trânsito, violência, celular, as pessoas têm procurado ficar mais em casa, fazer comida e tomar um bom vinho”.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.