Let's Go Bahia - Novembro 2017

Page 150

Spot

Programa Start

abre caminhos para o empreendedorismo baiano

TEXTO LAÍS MATOS IMAGEM DIVULGAÇÃO

H

á mais de 10 anos no mercado, Eiji Hoshi comanda uma empresa atacadista de grande porte na Bahia, o Varejão 25. Junto com a família, ele vende todo tipo de alimento, dos naturais aos congelados, além de produtos de limpeza e bazar para supermercados e restaurantes. Apesar de estar há muito tempo na estrada, Hoshi nunca sentiu a necessidade de anunciar, até entrar em contato com o Programa Start e, pela primeira vez, projetar a sua empresa para outros cenários. Assim como Eiji, muitos empreendedores se mantêm fora da mídia e passam anos na liderança de uma empresa sem aproveitar as oportunidades de um plano de comunicação; às vezes, por não conhecê-lo e, às vezes, por acharem que não podem pagar pelo investimento. Foi ao observar esse contexto que Moacyr Maciel, presidente da Associação Brasileira de Agências de Publicidade da Bahia (ABAP-BA), concebeu o Programa Start. O Start dá o pontapé inicial para que a empresa possa anunciar. Lançado em agosto deste ano, o programa beneficia os empreendedores que nunca anunciaram e os que estão há dois anos sem anunciar. “Ou seja, novas empresas que nunca tiveram agência ou que estão fora da mídia neste período da crise”, explica Americo Neto, vice-presidente da ABAP-BA. Os benefícios são descontos e programas especiais de pagamento e parcelamento para toda a cadeia de publicidade e propaganda: veículos de comunicação e agências de publicidade.

150 | Let’s Go Bahia Novembro/2017

Ideia do presidente Moacyr Maciel, também coordenador do projeto, o programa veio para suprir a perda de anunciantes importantes do mercado, destaca Americo: “A gente estava perdendo, por conta das fusões, compras e aquisições nos últimos anos. Grandes anunciantes saíram do mercado baiano e o Start vem justamente incentivar a formação de novos anunciantes. Então, efetivamente, anunciar ficou mais barato agora”. Criado na base da Bahia, o Start é um projeto original e exclusivo para empreendedores baianos e tem a proposta de ser expandido para todo o Brasil. “Por enquanto, só existe aqui, mas, a partir do nosso exemplo, o programa vai ser aplicado também em Pernambuco e no Ceará. Todos seguindo o modelo baiano”. O lançamento nos dois Estados vai acontecer no final de novembro. O primeiro passo dentro do Programa Start é a realização de um planejamento de comunicação realizado por uma das agências de publicidade afiliadas à ABAP-BA ou ao Sindicato das Agências de Propaganda (SINAPRO-BA). “Isso vai movimentar o mercado e trazer excelentes resultados para as empresas que souberem aproveitar a oportunidade. O programa cria um incentivo para as empresas e estimula a economia em nosso Estado”, comenta Gustavo Queiroz, presidente do SINAPRO-BA. “Como apoiador, o papel do SINAPRO é buscar engajar as suas mais de 70 agências filiadas em todo o Estado para que ofereçam aos seus clientes essa oportunidade”. Em apenas dois meses de

funcionamento, o programa já mostra os seus resultados. “Vários clientes ou potenciais clientes têm batido na porta das agências querendo os benefícios do Start”, revela Americo. O primeiro cliente foi Eiji Hoshi, através da Viamídia, que nunca havia anunciado, mas está no mercado há 10 anos. “Isso mostra que existem empresas de médio e grande porte que nunca usaram agências de propaganda e que, com o Start, têm a chance de veicular campanhas”. O ponto de partida para que Eiji Hoshi decidisse anunciar foi a convite de Americo. “Somos uma empresa familiar e começamos a organizar melhor a administração há pouco tempo. Em janeiro, fechamos contrato com a Viamídia e ela tem orientado a nossa comunicação e publicidade”. Quando o Programa Start começou a funcionar, Eiji decidiu colocar um outdoor para divulgar a campanha de 10 anos do Varejão 25. Através da exibidora Linhares, o outdoor foi instalado próximo à empresa, na Ceasa, em Simões Filho. “Sem dúvidas, os resultados são significativos. A adesão dos clientes é bem interessante e estou gostando muito. O programa realmente incentiva os empresários a investirem mais em publicidade e nesses recursos”, destaca o atacadista. Além da Viamídia, a Propeg já levou o planejamento de mídia para dois clientes e está em processo de aprovação. De acordo com a supervisora de Mídia da agência, Patrícia Seabra, o Start veio na hora certa. “Tem tudo para movimentar o mercado, porque todo mundo se interessou pelo programa e quer fazer parte dele.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.