f. Instalação de 2 fábricas para processamento de 25 mil toneladas de tomate por ano; g. Instalação de indústrias com capacidade de fornecimento de embalagens para 25 mil toneladas de tomate por ano; h. Instalação de agentes económicos para o transporte de 29 mil toneladas por ano. Chókwè produz actualmente 82 mil frangos/ano, mas possui um potencial para a produção de 276 mil frangos/ano. Isso significa que há oportunidade de negócio para a produção de mais 193 mil frangos/ano.
Aviário da União Nacional de Camponeses (UNAC) - Chókwè
Da cadeia de valor do frango emergem as seguintes oportunidades de negócio:
a. Instalação de 4 unidades de mistura de concentrado de milho, com capacidade total de 690 toneladas, para alimentação de 276 mil frangos;
b. Prestação de assistência técnica a 55 avicultores. A preferência pelo frango nacional (ao invés do importado) tem vindo a crescer substancialmente nos últimos anos, na província de Gaza. Assim, existe uma oportunidade de estabelecimento/consolidação de ligações empresariais entre os avicultores e os centros comerciais que se dedicam à venda deste produto.
Instituições Académicas Em Chókwè, há duas instituições de ensino superior (ISPG e ESEG), que jogam um papel importante na investigação e formação de quadros superiores em diversas áreas.
República de Moçambique Província de Gaza Governo do Distrito de Chókwè
O ISPG oferece cursos de engenharia (agrícola, zootécnica, florestal, hidráulica agrícola e água rural), economia agrária, e contabilidade e auditoria, e a ESEG os de administração e gestão de empresas, administração pública, contabilidade e auditoria, e direito. Todos os cursos têm a duração de 4 anos.
Invista em Chókwè, a capital do arroz
Contactos: Secretaria Distrital de Chókwè: (281)20064 Serviço Distrital de Actividades Económicas: (281)20166 Moçfer Indústrias Alimentares (MIA): (281)28006/20256 ISPG: (281)20401/26061; www.ispg.ac.mz ESEG: www.eseg.ac.mz UNAC Chókwè: (281)26065 Com apoio da Direcção Provincial do Plano e Finanças, através do Programa ART PAPDEL (Programa de Apoio ao Processo de Desenvolvimento Económico Local), e da Agência de Promoção de Desenvolvimento de Gaza
Campo de cultivo de arroz, junto ao regadio
Porquê investir em Chókwè? • O distrito possui vastos recursos (87 mil hectares de
Indústrias O parque industrial do distrito é composto por 46 indústrias, das quais 31 operacionais e 15 inoperacionais. As indústrias operacionais, são basicamente micro e pequenas empresas ligadas à produção de pão, bebidas (vinhos), material de construção e outros artigos.
Silos da MIA
Há uma fábrica operacional de descasque de arroz (a Moçfer Indústrias Al i m e nt ar e s—M I A) , que possui uma capacidade de processamento de 25 mil toneladas/ano e 8 silos com uma capacidade de armazenamento de 2 mil toneladas de arroz cada, perfazendo um total de 16 mil toneladas.
Em parceria com:
• •
•
Agência Extremenha de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento
Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento — Articulação de Redes Temáticas e Territoriais
•
•
terra apta para a prática da agricultura e 50 mil hectares para a pecuária, Rio Limpopo, Regadio do Chókwè, Barragem de Macarretane e diversas lagoas), ainda não aproveitados na sua plenitude; Para além dos vários mercados internos, Chókwè dista a apenas 210km de um grande centro de consumo (cidade de Maputo); O leque de serviços e infra-estruturas económicas (energia eléctrica, água, telecomunicações, instituições bancárias e outras) existentes em Chókwé reduzem substancialmente os custos de transacção para o desenvolvimento de negócios; O distrito possui um número significativo de micro e pequenas empresas de prestação de serviços de apoio ao desenvolvimento de negócios (serralharia, carpintaria, construção civil, restauração, acomodação e outras); Chókwè possui duas instituições de nível superior (Instituto Superior Politécnico de Gaza — ISPG — e Escola Superior de Economia e Gestão — ESEG) que formam quadros qualificados e aptos a serem integrados no mercado de trabalho; A população de Chókwè é simpática e acolhedora.