Boletim Informativo do Programa Uma Terra e Duas Águas
Ano 7 • nº1409
Novas lutas, novas vitórias E não querem parar por aí, a associação comunitária pretende lutar para a inserção da Boa Vista no Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), com objetivo de incrementar a renda familiar comunitária e fornecer uma alimentação que valorize a cultura local do umbu e dos frutos da terra em Manoel Vitorino. Para além das demandas, a Associação da Boa Vista é um destaque no empoderamento das políticas públicas e apropriação de valores como associativismo e cooperativismo, a exemplo do crescimento da COOPROAF. O pontapé destas conquistas foi dado através da cisterna da primeira água, viabilizando o acesso à água potável e garantindo este direito universal, e recentemente, as tecnologias de segunda água através do Programa “Uma Terra e Duas Águas” (P1+2), fruto do contrato de patrocínio entre a Petrobras e a Articulação Semiárido Brasileiro (ASA), com o Programa Petrobras Desenvolvimento e Cidadania. “Com toda dificuldade o povo planta e tem horta que a cooperativa vem buscar [para o PAA] que numa viagem só não dá pra poder levar, tem que levar de duas ou três viagens. E agora com esta cisterna, é que vai produzir mais ainda! E ontem eu tava falando pra COOPROAF: 'agora vocês pode segurar viu!Porque agora a Boa Vista é a produtiva de Manoel Vitorino em hortaliças, não tem outro lugar no município pra ganhar da Boa Vista!”, diz a presidenta da associação com muito ânimo, completada com alegria pelo seu companheiro, Adenilton: “Vamos botar pra comer verdura!”.
4
Realização
A experiência dessa família e seu entusiasmo só ratifica o quão importante é o trabalho da Articulação Semiárido Brasileiro realizado com o apoio dos financiadores. A relevância e substancialidade dessas ações projeta para o semiárido um futuro promissor de novas perspectivas de transformação social, embasada primazmente no protagonismo da sociedade civil organizada. A ASA valoriza os costumes, a cultura e os saberes dos camponeses e camponesas desse imenso semiárido, e clama a todos os cantos que “É no semiárido que a vida pulsa! É no semiárido que o povo resiste!“
Junho/2013
Vitória da Conquista Boletim Informativo do Programa Uma Terra e Duas Águas
Empoderamento popular e políticas públicas na comunidade Boa Vista O EMPODERAMENTO das políticas públicas pelo povo sertanejo e camponês é uma realização significativa da luta pela convivência com o Semiárido e pela garantia dos direitos à dignidade humana nos sertões. Com dez anos de existência o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), que é uma política pública de fortalecimento da agricultura familiar e superação da pobreza no Semiárido, experiências exitosas se espalham pelo campo, iguais a da família de Vilma Bispo e Adenilton da Silva, moradores da comunidade de Boa Vista, zona rural do Município de Manoel Vitorino/BA. Vilma e outras companheiras cooperadas da Boa Vista
Vilma e Adenilton são agricultores empenhados na produção de hortaliças e do beneficiamento do umbu, exalando muito amor pelo manuseio com a terra. A família trabalha há 04 anos com o PAA, por intermédio da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), comercializando sua produção via Cooperativa e Associação. Em 2005, em uma visita do secretário de Agricultura de Manoel Vitorino/BA - Cristiano Marcelo, à Cooperativa de Agropecuária Familiar de Canudos (COOPERCUC), surgiu a oportunidade de realizar no município uma capacitação em produção de derivados de umbu, uma vez que o mesmo tem uma forte relação com essa fruta além de produzi-la em grande quantidade. Segundo Vilma: “(..) duas pessoas dessa comunidade [BOA VISTA] participou, gostou, aprendeu a fazer o doce cremoso, o doce de corte, a compota e a geléia. (...) Aí as duas pessoas que tinham feito o curso desistiu. (...) Mas como a gente já tinha aprendido com elas, a gente pensou: 'Vamos seguir em frente, não vamos desistir'! Aí ficamos em três”. Entrega de produção diversificada ao PAA orgulha comunidade
Patrocínio
Em 2007, a persistência das experimentadoras levou à parceria com a Cooperativa Mista Agropecuária de Pequenos Agricultores do Sudoeste da Bahia (COOPASUB) dando início ao primeiro contato com o PAA, que representaria mais tarde o alicerce da Associação de Boa Vista. As vendas geraram o primeiro lucro, mas não foram a frente devido a necessidade em cooperar para dar continuidade à proposta. “Não, não adiantava a cidade Manoel Vitorino ir cooperar em Conquista, sendo que aqui pode criar uma cooperativa”, diz Vilma ao recordar a retomada e fortalecimento da Associação Boa Vista no que se refere a comercialização via PAA.