Família mantém tradição, gera trabalho e renda no Semiárido

Page 1

Ano 7 • nº1465 Junho/2013 São João do Paraiso

Boletim Informativo do Programa Uma Terra e Duas Águas

Família mantém tradição, gera trabalho e renda no semiárido São João do Paraíso é famoso pela tradição na fabricação de doces de marmelo. Essa receita tem gerado renda para muitas famílias da região. Uma dessas famílias é a de Seu José Alves da Rocha e de Dona Ana Gomes Ferreira. Eles são casados há 20 anos e moram na Comunidade Taboquinha que fica a 9 km da sede do município. Juntos, eles tem 5 filhos: Thelma, Gilberto, Edvaldo, Josiane e Braulino, que foi acolhido ainda Dona Ana e seu José pequeno pela família.

mostrando os frutos do quintal.

Desde sempre, Seu José foi muito esforçado. Quando ele era mais novo, ajudava a sustentar a família trabalhando com o carro de boi,vendendo lenha e madeira na cidade. Porém, nesse tempo, o pai estava muito doente fazendo tratamento em São Paulo e o jovem José precisou vender o carro de boi, único meio de ganhar dinheiro para ir até São Paulo ajudar o pai. Dona Ana também não teve uma vida fácil. Assim como Seu José, ela também precisou ir para São Paulo trabalhar. Como já se conheciam em São João do Paraíso, quando se reencontraram em São Paulo, logo iniciaram um namoro e acabaram se casando. Com muita dificuldade eles compraram o sítio na comunidade Taboquinha, onde criaram a familia e moram até hoje. Como eles já sabiam fazer doce de marmelo, um aprendizado que herdaram dos mais velhos, eles foram colhendo o fruto, fazendo o doce e comercializando na feira livre.

A produção de doce e geléia de marmelo.


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.