Quintal produtivo gera renda e garante sobrevivência no Semiárido.

Page 1

Ano 7 • nº1263 Novembro/2013

Pendências

Quintal produtivo gera renda e garante sobrevivência no Semiárido.

Seu Hélio e dona Zilda

Seu Francisco Hélio dos Santos Silva, 42 anos e dona Maria Zilma da Silva Oliveira, 39 anos, são agricultores, residem há 12 anos, com o filho Eduardo, 15 anos, a filha Maria Zilda, 17 anos, e o genro José Bruno, no Projeto de Assentamento Mulungu, distante 29 km do município de Pendências/RN. Sempre investindo na agricultura familiar produziam um pouco de hortaliças para o consumo da família. Seu Hélio, um homem forte, trabalhador e como chefe, para dar de comer a família, trabalhava como vigilante em uma empresa de produção de camarão em viveiros, e nas folgas plantava canteiros de hortaliças. Como não tinha tempo para cuidar, a esposa e o filho encarregavam-se em mantê-los. E para aumentar a renda da família o filho que na época tinha apenas dez anos vendia a produção de porta em porta em uma bicicleta. Nesta mesma época seu Hélio descobriu que estava doente do coração e teve que pedir demissão do emprego, pois estava sempre doente e isso o impedia de trabalhar. A partir daí passou a dedicar-se totalmente as plantações, o único desafio a vencer era a falta de água, para manter a produção, como ainda não tinha água encanada carregavam água no lombo de um burro para regar as hortas.

No ano de 2009 foram contemplados através do SEBRAE, com o programa de reaplicação de tecnologias sociais, um PAIS (Produção Agroecológica Integrada e Sustentável). Foram sete famílias contempladas no assentamento, mas somente a família de seu Hélio conseguiu prosperar no programa. Seu Hélio disse que já recebeu vários projetos no assentamento, mas somente este deu certo. Com uma caixa de cinco mil litros de água recebida através do programa o problema com a falta de água amenizou um pouco, pois facilitou no armazenamento. Hoje, a água que abastece o assentamento vem de um poço comunitário que é encanada para as casas e cada assentado paga uma taxa pelo seu consumo. A família de seu Hélio produz coentro, alface, cebolinha, pimenta, pimentão, hortelã, mastruz, capim santo, romã, none, limão, acerola, goiaba, ciriguela, banana e coco, só não produz mais devido a água ser pouca. Este ano a família foi contemplada com uma cisterna-enxurrada através do programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2), da Articulação Semiárido Brasileiro


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.