Ano 7 • nº1104 Dezembro/2013 Boa Nova
Boletim Informativo do Programa Uma Terra e Duas Águas
Artesanato é meio de vida na comunidade Departamento AO LONGO da BR-116, no município baiano de Boa Nova, é comum ver, as margens da rodovia, barraquinhas vendendo diversos itens de madeira: canecas, pilões, lembranças para os viajantes... Famílias de várias comunidades da região trabalham com o artesanato há anos, utilizando madeira das árvores encontradas localmente. Na comunidade Departamento, que fica às margens da Rio-Bahia, como é conhecida a rodovia, existem pessoas que fazem dessa arte o seu meio de vida, tirando o sustento através da coleta da madeira de umburana para a fabricação de utensílios de cozinha.
De jogos de chá a fruteiras e travessas: a diversidade criativa dos artesãos de Departamento
Erisvaldo Rodrigues Pereira e Josias Maria Marcos são vizinhos e trabalham juntos na labuta do artesanato da umburana. Juntamente com Edson, Paulo, Gildásio e Carlos, todos parentes de Erisvaldo, eles se dividem entre viajar pelas fazendas de cidades próximas, coletando madeira de umburana, e trabalhar em casa, transformando o material em diversas peças de cozinha e decoração.
Colheres de pau, as mais vendidas
Erisvaldo conta que o artesanato entrou na vida dele desde pequeno. “A gente não tinha emprego aqui, e desde novo comecei a trabalhar com as 'colherzinha'”, se referindo à primeira peça e a mais popular dos utensílios feitos com a umburana. “Eu aprendi com meu tio, na década de 80 ainda”. Josias aprendeu o ofício também na mesma época, e os dois passaram o conhecimento adiante, incentivando parentes e amigos da região a trabalharem com a umburana.
É notável o cuidado deles na forma de coletar a madeira. Josias explica: “Através do conhecimento das pessoas, a gente vai atrás dos fazendeiros da região. Conversamos e