SEU ADÃO, SINÔNIMO DE LUTAS, CONQUISTAS E TRABALHO EM JEQUITINHONHA/MG

Page 1

Boletim Informativo do Programa Uma Terra e Duas Águas

Ano 7 • nº 1059 Junho/2013

Mas apesar de cultivar muitas espécies, ele sabe muito bem o que planta. Não sai plantando, por exemplo, tomate no meio do ano. Isso porque nesta época é mais comum encontrar outras pessoas vendendo tomate também, e por isso ele escolhe muito bem qual planta vai cultivar e em qual época do ano para não atrapalhar e nem ser atrapalhado na venda do alimento. Sabedoria é algo comum para ele. Seu Adão com toda sua humildade não se deixa cair pela conversa de qualquer um, e sempre nos transmite um saber que poucos doutores e “sabidos” que se tem por ai conseguem fazer. Sabe que a alegria e satisfação estão juntas da dedicação na organização social e na produção agroecológica de verdade, já que, segundo ele, “o orgânico que os governos querem que plantemos é tudo fabricado, pra esses tem que usar adubo e sementes que não é natural, mas é produzido pelas empresas.”

Jequitinhonha - MG

Boletim Informativo do Programa Uma Terra e Duas Águas

Seu Adão, sinônimo de lutas, conquistas e trabalho em Jequitinhonha/MG Morador do Assentamento Campo Novo em Jequitinhonha/MG, Adão Pereira dos Santos tem sua história de vida misturada com a luta pela terra e pela produção sustentável na região. Falar de resistência e organização popular no município sem falar desse camponês não tem como. “Seu Adão”, como é mais conhecido, é filho de agricultores vindo de Itaím na Bahia, que chegaram a Jequitinhonha na Fazenda Nicarágua com seus 02 filhos. Foi lá que nasceu e viveu até seus 22 anos, quando se casou e foi morar na Fazenda Bom Jardim por onde ficou por outros 18 anos. Seu Adão sempre participou ativamente da vida da comunidade. Seu envolvimento começou na CEB's (Comunidade Eclesiástica de Base), organização que foi porta de entrada para o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Jequitinhonha, onde foi presidente, para a Cáritas Diocesana de Almenara, que atualmente é vice-presidente, para a presidência da Associação da Escola Família Agrícola que está sendo construída no assentamento e membro fundador da Associação dos Feirantes de Jequitinhonha, a ASFEJE. Sua entrada no Sindicato no ano de 1988, tem um papel especial no cenário da luta e conquista da terra em Jequitinhonha. Ele começou a se inserir em uma reunião no salão paroquial da cidade que a Igreja e a Cáritas propuseram aos agricultores e agricultoras presentes para “reviverem” o Sindicato. Nesta reunião os/as participantes indicaram o nome do Seu Adão para presidência.

Realização

Apoio


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.