Determinação é a chave do sucesso para o cultivo de hortaliças na comunidade de Lagoa do Frade

Page 1

Ano 8 • nº1493 Abril/2014 Cansanção

Boletim Informativo do Programa Uma Terra e Duas Águas

Determinação é a chave do sucesso para o cultivo de hortaliças na comunidade de Lagoa do Frade Todas as flores do futuro estão na semente de hoje. Provérbio Chinês

A 5 km de Cansanção, na comunidade Lagoa do Frade, na Bahia, vive o casal formado pelo Senhor José Ribeiro dos Santos, de 43 anos, e Dona Mirene Silva de Jesus, de 31 anos, mais os três filhos do casal. Há cerca de dois anos a renda da família vinha praticamente de uma pedreira da região onde Seu José trabalhava e de alguns trabalhos por fora que seu José arrumava para ajudar nas despesas da casa. Filho de agricultor, seu José sempre sonhou em fazer brotar do seu pedaço de chão o sustento da sua família. Foi com essa determinação que o nosso protagonista abandonou a pedreira e se engajou no cultivo das hortaliças. ''Meu pai é agricultor, o da Mirene também, isso me incentivou também, mas nunca tinha plantado alface, coentro, couve, essas coisas. Quando era criança e depois de adulto as únicas coisas que cultivava era o milho e o feijão, mas quis arriscar, tentar, e graças a Deus tem dado certo. No início foi difícil, pois o solo aqui é arenoso então requer mais cuidado, mais atenção, muito mais adubo, mas graças a Deus mesmo com pouca experiência, mas com muita força de vontade as coisas tem dado certo, diz Seu José. '' Além da alface, do coentro e da couve, o casal cultiva outras culturas na propriedade deles, como tomate, mamão, maracujá, acerola, seriguela. Dona Mirene nos conta que por falta da chuva este ano a colheita do tomate deixou a desejar. '’''Perdemos praticamente tudo, a gente molha toda a horta com regador, tudo a mão, tiramos a água de um tanque que temos no quintal, mas isso esse ano não foi o bastante, mas somos teimosos, já estamos iniciando uma nova plantação e tenho fé que desta vez vai vingar'', relata Dona Mirene. A família é assistida pelo Sindicato de Agricultores de Cansanção, o qual desde o começo do cultivo da horta de Seu José está presente. Foi a partir do sindicato que o agricultor aprendeu e cultiva o uso de adubos orgânicos, como esterco de bovinos, caprinos. Além do adubo orgânico Seu José passou a fazer uso também de inseticidas naturais no combate a pragas, como o uso da planta Nim e utiliza garrafas pet’s para construção dos canteiros.


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.