Cultura do reisado é forte na comunidade Costaneira

Page 1

Ano 8 • nº 1706 Julho/2014 Paquetá do Piauí

Boletim Informativo do Programa Uma Terra e Duas Águas

Cultura do reisado é forte na comunidade Costaneira

Figuras do Reisado

"O objetivo da dança do reisado é conscientizar as famílias do valor da cultura e da religião passada pelos nossos antepassados. Dizem os historiadores que, quando Jesus nasceu, em volta da sua manjedoura tinham alguns animais. Esses animais também acompanham o reisado hoje, para lembrar o nascimento de Jesus. Porém, os reis magos só foram visitar o menino no dia 6 de janeiro, prestando-lhe homenagens e lhe dando presentes. Então, para nós, também fica a data do nascimento de Jesus para celebração", explica Arnaldo de Lima, conhecido por Naldim, militante da comunidade e coordenador estadual das comunidades quilombolas.

O Reisado é uma das culturas mais ricas e mais apreciadas, principalmente no Nordeste. Seu repertório faz parte das Festas Juninas e é também apresentado de 24 de dezembro a 6 de janeiro, pelo Natal, Ano Bom e Reis. No Piauí, mais especificamente na comunidade quilombola Costaneira, localizada a 9 quilômetros da cidade de Paquetá, o reisado é presença forte e viva da cultura. É uma dança alegre e festiva. Estrela Dave é um grupo de reisado composto por 12 foliões, sendo 4 caretas, 4 dançadores de figuras, 2 cantadeiras de portas e 2 arrumadeiras de figuras para apresentação. Essas pessoas visitam famílias, levando cantorias e danças.

Arnaldo Lima

Segundo Naldim, o reisado na comunidade tem mais de 150 anos. “Pela idade da nossa comunidade dá para ter ideia do tempo de existência da manifestação do reisado. Nós temos 115 anos de Festejo do Sagrado Coração de Jesus, mas o reisado já vem há muito mais tempo e tem envolvimento com a juventude, com as crianças, com adolescentes e pessoas idosas”. Esses últimos, segundo ele, mestres no ensinamento. Uma das coisas mais interessantes do reisado da comunidade Costaneira é que as crianças com idade de seis anos também dançam. Elas mesmas trabalharam toda figura dos reis do seu jeito. Fazem as caretas e fazem apresentações dentro e fora da comunidade. “Ver as crianças dançar o reisado mirim é encantador. É como uma coisa que movia dentro de mim, um sentimento muito profundo pelo valor da cultura no sangue e na vida do povo desta comunidade Costaneira”, afirma Arnaldo Lima.


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.