Ano 8 • nº 1972 Julho/2014 Massapê
Boletim Informativo do Programa Uma Terra e Duas Águas
Em meio à caatinga e às onças, uma barraginha faz a diferença!
N
a comunidade Morro Vermelho, distante 12 quilômetros da cidade de Massapé (CE), vive o casal Antônio Cesário, de 63 anos, e Dona Maria Simone, de 48. Uma família típica do Semiárido, com uma história de superação das adversidades do meio e a peleja para criar seus nove filhos, quatro homens e cinco mulheres.
Antônio Cesário, Maria Simone e os filhos
Nessa localidade ainda se ouve o rugir de onças! Outros animais silvestres também vivem no lugar, revelando que parte da caatinga está preservada. Ali vivem cerca de 30 famílias. Povo simples e acolhedor. Quem chega lá, não sai sem um cafezinho ou uma espiga de milho bem verdinha cozida.
A terra em que a família mora e produz foi conquistada com o custo de muito trabalho. Um dos membros da família dos antigos proprietários prometeu ainda em vida que a sua parte da terra seria dos agricultores, como de fato fez. O restante foi comprada aos demais herdeiros. Antônio e Maria não tiveram a oportunidade de freqüentar a escola formal, mas fazem questão de que os filhos estudem. Os mais velhos já terminaram o Ensino Médio e os mais novos estudam na escola de Morro de Cima, que também faz parte da comunidade Morro Vermelho. No terreiro da família uma cisterna de primeira água do Programa Um Milhão de Cisternas (P1MC) garante o abastecimento para o consumo humano. No quintal uma barraginha adquirida através do Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2), que vem sendo utilizada para a produção