Da produção de hortaliças a criação de peixes: Barreiro-trincheira é fonte de alimentação no semiári

Page 1

Ano 8 • nº 1796 Setembro/2014 Itainópolis

Boletim Informativo do Programa Uma Terra e Duas Águas

Da produção de hortaliças a criação de peixes: Barreiro-trincheira é fonte de alimentação no semiárido Contribuir para a melhoria das condições de produção, consumo e renda das famílias, através da captação e boa gestão das águas das chuvas é uma das características dos barreirostrincheira. Essas mesmas explicações seu Luís ouviu, quando foi fazer o cadastro para receber a tecnologia, porém a vontade do agricultor era de trabalhar com um pequeno criatório de peixe. “Quando eu fiquei sabendo que eu, ia ganhar esse barreiro que era para a produção de alimentos, ai eu já perguntei logo os meninos, se podia aproveitar pra criar peixes e eles disseram que sim”, esclarece seu Luís.

Seu Luiz ao redor do barreiro-trincheira

O agricultor mora na comunidade Umbus, localizada a 6 quilômetros da cidade de Itainópolis. A família é composta por 4 pessoas: seu Luís, dona Maria de Fátima e os 2 filhos, Isaac Felipe e Mateus Felipe. A construção foi concluída em dezembro de 2013, mas foi somente no último dia do mês [31], em plena virada do ano que o agricultor, resolveu colocar 250 alevinos. De lá para cá, ele vem mantendo o criatório. A novidade é que ele já até vendeu vários quilos de peixe para os vizinhos de sua própria comunidade. O quilo custou 12 reais. “Eu já vendi alguns quilos de peixe, mas minha vontade mesmo é de criar pro consumo da minha família”, conta seu Luís. Família de seu Luís


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.