Ano 8 • nº1916 Setembro/2014 Apodi
Boletim Informativo do Programa Uma Terra e Duas Águas
Como um pássaro semeador, Dona Irene espalha amor e dedicação em seu quintal produtivo. "Lá dentro do meu quintal, eu esqueço os problemas. Arrancar matinho no meu quintal, fazer qualquer coisa é mesmo que um lazer, uma terapia. Ao invés de eu passar o dia de frente pra televisão, passo a tarde no juazeiro cortando as cebolas, catando, limpando. Meu quintal, pra mim é meu campo de saúde. Lá eu trabalho com minha família". (Trecho da fala de Dona Irene, retirado da cartilha História de Quintais)
Maria Irene de Morais, 54 anos, em seu quintal, no assentamento Sitio do Góis, município de Apodi - RN, parece ter adotado como parte da família tudo que voa, tudo que ordenha, tudo que é verde, tudo que é vida. O amor pelo seu quintal produtivo, pelo sossego que lhe proporciona, pela algazarra de suas galinhas, pela lida com os seus caprinos é tão grande quanto o amor que tem pelas causas sociais. Como o pássaro semeador, Dona Irene cria galinha e caprinos, faz plantio de hortas sem a utilização de agrotóxicos, tem mamão, bananeira, pé de laranjeira, cheiro verde, cebola, além de plantas medicinais.
É a melhoria alimentar que eu busco, é uma forma de economizar dinheiro, porquê tudo que tenho no meu quintal não preciso comprar. Já economizo. Meu quintal é produtivo, apesar de poucas chuvas, consigo manter. Eu quero mesmo é pra melhorar a alimentação da minha família, livre de agrotóxicos"