Ano 8 • nº 2021 Setembro/2014 Quixeramobim Boletim Informativo do Programa Uma Terra e Duas Águas
Assentamento Alegre: Povo que luta e faz a história acontecer
O
Assentamento Alegre, localizado no Território Sertão Central/CE, vem encontrando na diversificação de atividades, alternativas para melhorar a renda das famílias, entre elas a apicultura. A experiência da produção de mel na comunidade foi iniciada pelos agricultores há 06 anos, com a implantação de uma casa de mel com recursos do Projeto Dom Helder Câmara, através da Associação dos Assentados do Assentamento Alegre, buscando apoiar o fortalecimento da cadeia apícola e possibilitando o acesso as novas práticas de beneficiamento do mel, melhorando a qualidade do produto: "nós já chegamos a produzir duas toneladas e meia de mel numa safra", afirma o agricultor Tochinha que está no grupo de produtores desde o início do projeto.
Casa de Extração de Mel Comunitária
A casa é equipada com centrífuga, mesa desoperculadora (equipamento para abrir os favos de mel) e decantadores, dentre outros equipamentos. A Casa de Mel é comunitária, atualmente trabalham nesse regime cerca de seis famílias que são beneficiadas diretamente com a produção e comercialização do mel. A comunidade vem se construindo como um exemplo do uso de tecnologias alternativas para melhorar a vida do homem do campo, na casa de Tochinha e Dona Navegantes há seis anos não se gasta dinheiro com gás de cozinha, muito menos desmatam para usar a lenha no fogão. A família, e outras três da comunidade receberam uma Unidade Demonstrativa - também do Projeto Dom Helder Câmara, de um Biodigestor Sertanejo, tecnologia social de baixo custo que produz gás e energia a partir do esterco de animais, trazendo benefícios ao meio ambiente, além de produzir biofertilizante de excelente qualidade: "Eu tive fazendo uns cálculos na economia que eu fiz, deu mais de três mil reais", afirma o agricultor.
O Biodigestor Sertanejo Muito difundida na China e na Índia, a tecnologia de utilização de biodigestores é capaz de beneficiar o produtor rural, além de contribuir para a conservação ambiental. O biodigestor oferece o destino correto para os dejetos animais, produzindo o chamado biofertilizante e melhorando a produção agrícola. Além disso, a técnica produz o biogás, que pode aumentar a economia na propriedade e reduzir os impactos ambientais.