Casa de farinha gera renda para a família de seu Cícero Raimundo e dona Élcia Amélia

Page 1

Ano 8 • nº 1707 Outubro/2014 Marcolândia

Boletim Informativo do Programa Uma Terra e Duas Águas

Casa de farinha gera renda para a família de seu Cícero Raimundo e dona Élcia Amélia Viver no Semiárido não é difícil, é maravilhoso! Melhor que viver neste lugar é trabalhar com aquilo que a terra nos dá. Ela nos dá a oportunidade de tirar alimento para consumo e comercialização. Marcolândia é uma cidade do interior do Piauí, que fica localizada na divisa do estado do Piauí com Pernambuco, conhecida como a “Terra da Farinha”. De clima frio, devido a sua localização, nas proximidades da Serra do Araripe, o município tem como principal fonte de renda o cultivo da mandioca, em especial na produção de farinha e goma. Foi na comunidade Serra de Cicero Mundim que encontramos o seu Cicero e sua esposa dona Elcia, que há muito tempo trabalham com uma casa de farinha. O nome da comunidade é uma homenagem feita ao Cícero, primeiro morador da comunidade.

Seu Cícero Raimundo e dona Elcia Amélia

Mulheres raspando mandioca

“Quando cheguei aqui, tudo era só o mato. Tinham algumas veredinhas velhas. Só a conta de passar com o jumento. Na seca de 93, chegaram mais alguns moradores. Acabei ficando famoso, sem ser famoso”, diz o agricultor sorridente e feliz por a comunidade ter seu nome. Junto com a chegada à comunidade, veio a coragem, a força de vontade e o gosto pelo trabalho na casa de farinha. “Trabalho com a casa de farinha desde 1980, quando tudo era manual. Cevava, torrava e prensava manualmente. A água era difícil. Nós carregávamos com carga em Cícero Raimundo


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.
Casa de farinha gera renda para a família de seu Cícero Raimundo e dona Élcia Amélia by ArticulaçãoSemiárido - Issuu