Família de Nova Russas se transforma em exemplo de como usar tecnologia social para conviver com o s

Page 1

Ano 8 • nº2011 Novembro/2014

Nova Russas Boletim Informativo do Programa Uma Terra e Duas Águas

Família de Nova Russas se transforma em exemplo de como usar tecnologia social para conviver com o semiárido Rosália Soares Lima Pires e o esposo Antônio Pires Magalhães utilizam cisterna-calçadão na produção de alimentos.

Na

Fotos: Janes P. Souza

localidade de Cachoeirão, em Novas Russas, no Sertão dos Inhamuns, uma família tem demonstrado como utilizar a tecnologia social implementada pela Articulação Semiárido Brasileiro (ASA) para viver de forma satisfatória. Maria Rosália Soares Lima Pires, de 42 anos, e o esposo dela, o agricultor Antônio Pires Magalhães, 50 anos, utilizam os alimentos produzido pela cisterna para o consumo familiar e o que sobra, eles vendem ou realizam doações, o que não pode é desperdiçar. “Temos aqui mamão, banana, acerola, laranja, melancia e muito mais. Quando estão no período de produção, é muita coisa, colhemos para nossa alimentação, o que é de uma grande ajuda (financeira). Quando tem muito, aí meu marido leva para vender, mas se não conseguir vender, doamos os alimentos, o que não pode é jogar fora alimentação”, enfatiza a agricultora Maria Rosália Soares. A ação de se preocupar em não desperdiçar as frutas e legumes, doando eles para outras famílias, demonstra a solidariedade do casal. Maria Rosália Soares Pires e Antônio Pires Magalhães têm dois filhos, Daniel Lima Pires, 15 anos, e Daniele Lima Pires, 19, que sempre ajudavam os pais no cultivo. “Recentemente minha filha casou e foi morar na cidade (Sede do município de Nova Russas), mas sempre mandamos ou levamos coisas produzidas aqui, já meu filho tá fazendo um curso técnico (Técnico em Agropecuária) e toda vida que vem passar os dias em casa quando tem folga, chega cheio de ideias para no quintal produtivo”, afirma Rosália Pires.


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.