Família promove vida e convivência com o Semiárido

Page 1

Ano 8 • nº 1771 Dezembro/2014

Fátima Boletim Informativo do Programa Uma Terra e Duas Águas

FAMÍLIA PROMOVE VIDA E CONVIVÊNCIA COM O SEMIÁRIDO Seu Valdério José de Santana e dona Maria Silva Santos, conhecida como Meire, moram na comunidade Araças, no município de Fátima na Bahia, com seus 3 filhos e 2 filhas. A família escreveu uma nova história há 20 anos, quando engajados nos movimentos sociais e com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais, começa a protagonizar uma caminhada de lutas e dedicação propriedade.

Seu Valdério, dona Meire e a filha Apolônia

Em 1995, a família participou do Projeto Viver, Resistir e Produzir desenvolvido pela ARCAS na proposta de Fundo Rotativo. A família iniciou a atividade de criação de caprinos que depois de um tempo repassava 5 % do que rendia (em quilos) para outras famílias.

Seu Valdério conta que há aproximadamente 20 anos deixou de criar gado e passou a criar os pequenos animais. Hoje, seu Valdério e dona Meire tem um rebanho de cabras e ovelhas, assim como outras famílias da comunidade. ‘A gente descobriu que pra nós, pequeno criador, o gado não dá recurso não’. A família cria animais, planta feijão, milho, mandioca e fruteiras e preserva áreas de caatinga. Tem muitos pé de plantas espalhadas na propriedade como pau de rato, mandacaru, cajueiro, genipapo, aroeira e macambira como cerca viva. O esterco das cabras e ovelhas é usado na plantação e a sobra, a família vende. Para a família, a criação de pequenos animais melhorou a renda, além de ser de fácil comercialização. ‘Você pega um burrego para levar para feira e já coloca o dinheiro no bolso’, diz Valdério fazendo relação com a comercialização do gado que sempre é a prazo. 'Eu via que a renda vinha da criação', dona Meire completa dizendo que sempre teve leite de cabra para a alimentação da família. ‘Depois que começamos a criar cabras nunca faltou uma xícara de leite’. Valdério lembra as vantagens de criar pequenos animais, que após serem adaptados a região também possuem bons preço, referindo-se que uma arroba de gado custa cerca de 100,00 reais e se for comparar com uma arroba de carne de ovelha por exemplo seria cerca de Rebanho de caprinos, semente que já dura 20 anos 225,00 reais. ‘Eles se adaptam bem’, diz Valdério.


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.