Apicultura é sinônimo de crescimento no Agreste pernambucano

Page 1

Boletim Informativo do Programa Uma Terra e Duas Águas

Associados possuem mais de 540 colméias em 27 apiários

Pernambuco Paraíba Os novos associados que ainda não tenham conhecimento e nem possuam a prática em apicultura são assessorados pelos mais experientes, a exemplo do apicultor Neir Almeida Antunes, associado há 4 anos. Na época, ele e o cunhado, João Barbosa dos Santos, tinham apenas 2 colméias. Receberam orientação e apoio dos integrantes da associação e hoje trabalham com mais de 17 caixas. Agora, passam essa mesma experiência aos novatos e continuarão transmitindo a sabedoria do trabalho para os que estão para chegar.

Nessa perspectiva, a Apiven pretende aumentar seu campo de produção e expandir a sua comercialização, fornecendo o mel para a prefeitura não só do Brejo, mas também para a do município de Venturosa, a fim de ser utilizado na merenda escolar. Um dos planos da associação também é acessar o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA/Conab). Outros projetos também estão sendo pleiteados, muitos com objetivo de haver melhorias sociais para as famílias das comunidades atingidas pela associação. “Nós queremos crescer, aumentar nossa renda e da nossa família, mas também queremos trazer melhorias sociais para os municípios”, conta Josimar orgulhoso de seu trabalho. Para quem pretende começar a trabalhar na área, o presidente Ronaldo aconselha: “Invistam na idéia. É vantajoso, pois não exige muita mão de obra, e tem um retorno garantido”. Nisete ainda finaliza com confiança: “Principalmente, trabalhem com amor, pois é gratificante”, conclui a apicultora. A APIVEN é integrante da Comissão Municipal da ASA onde, junto com outras entidades do município, conquistaram cisternas de placas, barragens subterrâneas, caldeirões de pedra e cisternas calçadões o que trouxe melhores condições de vida para a população dos municípios.O futuro da APIVEN é promissor, em conjunto com a ASA, a associação possui os artifícios e moldes para um desenvolvimento sustentável e social. A construção das Cisternas em suas comunidades auxilia principalmente as famílias das regiões e fortalece a vontade e as perspectivas de crescimento dos apicultores e da consolidação de mais uma cultura para a economia do Semiárido.

Boletim Informativo do Programa Uma Terra e Duas Águas

Ano Ano 3 | nº 5| 24nº | Setembro 112 | abril | 2009 | 2011 SolâneaParaíba Venturosa - PE

Apicultura é sinônimo de crescimento no Agreste pernambucano

Apiven surgiu em 2001 e já conta com 37 associados

Em 10 de Julho de 2001, no Sitio Goiabeira, em Venturosa - PE, foi criada a Associação de Apicultores de Venturosa (APIVEN). A concepção da organização tinha o objetivo de ajudar um grupo de agricultores que já trabalhava com abelhas, mas não tinha o apoio e nem instruções adequadas para a realização de tal atividade. O apicultor Josimar Henrique de Almeida reuniu amigos de infância, todos moradores de Venturosa e que também já trabalhavam com a apicultura, e em um grupo de 15 interessados fundaram a associação e iniciaram a jornada rumo ao aperfeiçoamento e comercialização do mel. Antes, o grupo trabalhava de forma artesanal para extrair o produto, sem nenhuma preocupação com o manejo, qualidade e higiene no beneficiamento da produção. “A fundação da associação surgiu da necessidade de organizar o grupo e aprofundar a formação dos apicultores do município”, afirma a tesoureira da organização Nisete Taraves de Almeida. Hoje, já são 37 participantes, sendo 33 homens e 4 mulheres, de 10 comunidades, na APIVEN. Além de Venturosa, a associação também atinge parte do município da Pedra, a Vila Alegre, os outros integrantes são sítios que fazem parte de Venturosa, como Barbado, Campo Grande, Macaco, Azeven e Rio dos Bois.

ARTICULAÇÃO NO SEMI-ÁRIDO BRASILEIRO

Paraíba1 Pernambuco


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.
Apicultura é sinônimo de crescimento no Agreste pernambucano by ArticulaçãoSemiárido - Issuu