Preservar para não acabar

Page 1

Boletim Informativo do Programa Uma Terra e Duas Águas

Projeto Piloto

Ano 1 | nº 06 | outubro | 2008 São Miguel do Tapuio - PI

Preservar para não acabar Apesar da seca, sementes brotam vida e esperanças de melhores dias na região semi-árida Em plena região semi-árida piauiense existe uma comunidade que se orgulha em preservar as sementes nativas, ou sementes crioulas como também podem ser chamadas as sementes que são retiradas e estocadas pelas próprias famílias preservando suas características naturais e adaptadas a cada região. A comunidade Santo Antônio dos Violas fica localizada a 19 quilômetros da cidade de São Miguel do Tapuio. Essa história começa na comunidade Angelca que fica distante cerca de 12 quilômetros do Santo Antonio dos Violas. Nela morava o seu Francisco Alves dos Reis, mais conhecido como Chico Viola. Seu Chico conhecia desde pequeno a dona Luisa Família Viola e a preservação das sementes crioulas Nogueira de Macedo que morava na comunidade Canabrava. Então, já crescidos, os dois decidiram casar e formar uma família, mas como “quem casa quer casa”, não podiam ficar morando com os pais. Foi quando o pai do seu Chico deu uma força para que eles saíssem dali, e, em 1973, ele comprou uma terra de 532 hectares e deu início à comunidade Santo Antonio dos Violas e a uma imensa família. Atualmente a comunidade é formada por onze famílias sendo todos parentes de seu Chico e de dona Luisa. No início, um dos maiores desafios enfrentado pelo casal foi a falta de água para o consumo e para os animais. Tinham que buscar água com jumento e cavalo a uma distância de seis a oito quilômetros, no açude Uberlândia, e quando chegava, ainda dividiam com as abelhas que vinham do mato, pois elas invadiam por ser uma região muito seca. Essa situação de escassez de água foi amenizada com a perfuração de um poço tubular para a comunidade e melhorou com a chegada do Programa Um Milhão de Cisternas Rurais (P1MC) através da construção de cisternas para beber e cozinhar. E agora irá melhorar ainda mais com a chegada do Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2) da ASA Articulação do Semi-Árido Brasileiro (ASA Brasil) com a construção de cisternas destinadas à produção de alimentos.

Criação de caprinos no fortalecimento da renda familiar

Na comunidade, as famílias sobrevivem da agricultura familiar através do cultivo de culturas anuais como milho, abóbora, feijão, melancia, mandioca, gergelim, fava, amendoim, e três variedades de mandiocas: naja, roxinha e

Piauí


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.