Oinultiplicadorde
agroecologiá
Mateus Ferreira mostrando a parte de frente de sua horta, onde ele planta 'mamão para.proteqer a plantação de coentro .
.
~
4
Máteus Ferreira Freitas tem 20 anos e. nasceu para trabalhar com aqroecoloqia. Ele é filho de agricultorese'mora' no sifio Permissão, localizado a 19 quilômetros de Janduís, na reqião serniáridado l . " .' . Rio Grande do Norte.'. . . . .' . . '.
.
".
.
.....
I
.
",
:
Logo aos 15 anos, Mateus foi convidado pelo Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de - 'Janduís e pelo Centro Padre Pedro para fazer parte de um grupo de agroecologistas. .
..
Um dia ele' fez um intercâmbio no municlpio de Apodí - RN, na propriedade do agricultor Edjarles, que produz orgânico há muito tempo. Foi lá que Mateus se apaixonou pela aqroecoloqia. . Ao voltar' pra casa, decldiu.que era isso que queria fazer da vida, . . Então foi ao pai pedir um pedaço de terra para construir uma horta -.A princípio, seu pai, que usava praticamente todo o terreno para plantar capim esorgo para os animais,' não gostou da ideia. A área, de pouco mais de meio hectare,' fica localizada atrás do açude público do sítio Permissão. Após ele insistir muito: ganhou autorização do pai para fazer o planfio. .
'.
o
local escolhido, além de muito pequeno, fica embaixo da parede do açudee, na. época, estava. praticamente improdutivo devido à. . erosão e asalinização. Outro problema é que olocal era usado' para retirar barro, faz~r e queimar ttjolo. . . Mateus também aproveãa
ó
rnarnâo
o
O primeiro desafio de Mateus foi recuperar terreno. Para isso, ele usou um coquetel de leguminosas, uma técnica que requer tempo e