Boletim Informativo do Programa Uma Terra e Duas Águas
Ano 6 | nº 1008 |Setembro | 2012 Curimatá - Piauí
Criação de frangos ajuda na renda familiar Seu Hernanes vence as dificuldades da seca graças a renda extra com a venda dos frangos na cidade de Curimatá Há dois anos Hernanes Pereira Fernandes, de 70 anos, percebeu que a renda da família precisava aumentar. Foi aí que, junto com sua esposa e seus três filhos decidiram que iriam criar frangos. Hernanes é morador do município de Curimatá, no sul do Piauí, e mesmo a região atravessando a maior seca dos últimos anos, ele, desiste. Hernanes disse que as coisas já foram pior, mas desde 2005 conseguiu perfurar um poço na sua propriedade, e como isso, facilita a criação dos frangos. O poço tem uma vazão de mil e quinhentos litros de água por dia. Segundo a perfuração foi com esforço próprio. Segundo ele, cansou de esperar as promessas dos políticos. Seu Hernanes mostrando sua criação de frangos
“Hoje vendo esses frangos na feira de Curimatá, já ouve tempos que vendia 100 frangos por fim de semana, mas por causa das dificuldades de outras pessoas, hoje vendo pouco mais de 50. Mas é uma grande ajuda na renda da nossa família”, disse Seu Hernanes.
Seu Hernanes disse que já morou em São Paulo por cerca de 22 anos, mas com conversou muito com sua esposa e decidiu voltar para Curimatá. “Gosto disso aqui. Mesmo no meio desse sertão tenho certeza que mais qualidade de vida, aqui tenho paz”, informou. Seu Hernanes é aposentado, sua esposa também, com o salário dos dois e mais a renda extra da venda dos frangos, consegue ajudar os filhos, dos três, dois já são casados. “Estou reformando minha casa, construindo uma para minha filha. Ela mora em Brasilia, mas vou trazela de volta.”
Criação de frangos Seu Hernanes
Piauí