Boletim Informativo do Programa Uma Terra e Duas Águas
Ano 6 | nº 915 | Novembro | 2012 Montes Claros-Minas Gerais
Sementes crioulas e os Guardiões da Biodiversidade A Casa de Sementes Regional é um local de armazenamento e conservação de sementes crioulas dos agricultores e agricultoras familiares que está localizada na Área de Formação e Experimentação em Agroecologia em Montes Claros no Norte de Minas Gerais. Desde o surgimento do Centro de Agricultura Alternativa (CAA) na década de 1980 e 1990, os agricultores e técnicos discutiam sobre o tema de conservação das sementes locais em eventos da Rede de Intercâmbio de Sementes (RIS) para evitar a expansão das sementes híbridas. Vários trabalhos começaram a serem feitos como os ensaios nacionais de milho crioulo, acompanhamento aos campos de produção de sementes crioulas e estímulo e apoio as casas de sementes comunitárias.
Sementes de milho Crioulo
Em 2004 quando o CAA aprovou um projeto PBBI com foco na conservação da agrobiodiversidade surgiu a proposta de construir uma casa para armazenamento e conservação das sementes locais dos agricultores familiares do Norte de Minas, além de ser um espaço de formação com as famílias envolvidas. Como fala o agricultor Cristovino Ferreira Neto “A Casa é importante porque em casa a gente consegue guardar, conservar a semente em curto prazo, e aqui na casa é em médio prazo, posso guardar por 5 anos ou mais. É também um ponto estratégico para divulgar e conhecer sementes de outros locais.” A Casa foi inaugurada em julho de 2009 e após encontros com representantes de Sindicatos de Trabalhadores Rurais (STRs), Associações Comunitárias, Cáritas, instituições de pesquisa e do CAA/NM foram definidos as formas de funcionamento e gestão da Casa de Sementes e em 2011 começou a receber sementes para conservação.
Visita Técnica a casa de semente regional
Definiu-se que as primeiras coletas que seriam feitas deveriam ser de espécies e variedades alimentares, que estivessem em risco de serem perdidas e principalmente aquelas que os agricultores julgassem importantes enviar para
Minas Gerais