Cisterna Calçadão: uma mudança na vida da família de Dona Lurdes

Page 1

Boletim Informativo do Programa Uma Terra e Duas Águas

Ano 6 | nº 972 | nov | 2012 Buíque - Pernambuco

Cisterna Calçadão: uma mudança na vida da família de Dona Lurdes. D. Lurdes, do Sítio Cafundó, em Buíque, está rindo à toa. Contemplada com uma cisterna calçadão, mesmo nos períodos de seca, D. Lurdes mantém em sua propriedade diversas plantações como: alface, couve, repolho, couveflor, pimentinha, tomate, cenoura, batatinha, cebola e abacate. A produção é toda regada com a água coletada pela cisterna calçadão. Além disso, a D. Lurdes, casada com Sr. Heleno e mãe de seis filhos, vende o excedente na comunidade e na feira livre. “Não falta agora o dinheiro do gás, do remédio. Antesda cisterna calçadão era só mato”, afirmou D. Lurdes em relação ao rendimento extra que tem obtido com a venda das hortaliças.

A Cisterna Calçadão D. Lurdes e Sr. Heleno na cistena calçadão

A cisterna calçadão é uma tecnologia social implementada na região pela Diocese de Pesqueira através da parceria com a Articulação no Semiárido (ASA) especialmente com o objetivo de coletar água da chuva para produção de alimentos, garantindo assim a soberania alimentar e possível geração de renda através da comercialização dos produtos. Os contemplados com a cisterna calçadão passam por diversos momentos de formação como manejo e cuidados com a cisterna e a gestão de água para produção de alimentos, ministrados por profissionais capacitados. D. Lurdes e sua família, antes de receberam a cisterna calçadão, participou de todos os processos de formação. Além da cisterna calçadão, D. Lurdes e sua família são proprietários também de uma cisterna com capacidade de 16 mil litros, que serve para coletar e armazenar água da chuva para a família beber e cozinhar.

A criação de animais

Cisterna calçadão ao lado das verduras cultivadas

D. Lurdes também cria alguns animais na propriedade. Tem gado, porco e galinha supridos com água da cisterna calçadão. A rotina da família da D.Lurdes é movimentada. Acordam cedo para tirar o leite das vacas, aguar das plantas, dar ração aos animais e construir as cercas. No tempo em que chove, a produção de hortaliças

Pernambuco


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.