Agricultor do município de Umburanas desenvolve técnicas de convivência com o Semiárido

Page 1

Boletim Informativo do Programa Uma Terra e Duas Águas

Ano 6 | nº 965 | novembro | 2012 Umburanas - Bahia

Agricultor do município de Umburanas desenvolve técnicas de convivência com o semiárido No município de Umburanas localizado, 450 km de Salvador, especificamente, na comunidade Verdadeira mora o agricultor familiar, Cícero Gomes da Silva. Ele tem uma propriedade onde, junto com a sua família, conseguem manter a criação de animais (caprinos, suínos e ovinos) e o sustento da família mesmo em período de longa estiagem. Tudo que desenvolve é através de técnicas simples e de estocagem de alimentos e de água, com base no entendimento da escassez da chuva e de que é possível conviver com o semiárido. Tudo começou quando iniciou no Projeto de Policultivo do Instituto de Permacultura da Bahia (IPB), onde permaneceu por dez anos como Seu Cícero em um dos campos de policutivo dele agricultor-monitor. A partir desse projeto, hoje ele tem três campos de policultivo destinados para a alimentação animal, busca constante por conhecimentos, praticas de técnicas de plantio, armazenamento de água e alimento e está na presidência da Cooperativa Agrícola Mista do Estado da Bahia (COPERBAHIA). Com tudo isso vem se destacando enquanto pessoa com significativo acúmulo de experiências exitosas de convivência com o semiárido.

A idéia é simples: estocar alimento e água de forma planejada “Dizem que o semiárido é lugar de pobre e miserável. Ao contrário disso, o semiárido é lugar bom de você viver e viver em abundância”, defende Cícero. Para ele, a qualidade de vida só tem sido garantida e conquistada desde que entendeu que não é possível combater à seca, mas conviver com o clima que predomina na sua região, o semiárido. A partir disso, sempre vem buscando conhecimentos necessários para o convívio com o clima e o desenvolvimento da cultura do estoque. “O pouco período de chuva que a gente tem, a gente armazena água e comida para o período de estiagem, calcula a quantidade de animais que tem e faz reserva estratégica baseado naquele número de animais. Não tem dificuldade”, ensina seu Cícero. No ano de 2012, em Umburanas, choveu cerca de 300 mm em dois meses e mesmo assim ele informou que teve alimentação para os animais e Criação animal que ele mantém o feno e a ração a produção o ano todo de abacaxi de boa qualidade. partir do que tem na sua propriedade Na propriedade dele mantém, além da produção de

Bahia


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.
Agricultor do município de Umburanas desenvolve técnicas de convivência com o Semiárido by ArticulaçãoSemiárido - Issuu