1 minute read

OpenCare 5G na saúde

O projeto OpenCare 5G* é a primeira rede 5G brasileira na saúde e foi desenvolvida em parceria com o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HCFMUSP), e um ecossistema diversificado entre tecnologia, telecomunicações, governo, universidade e instituição financeira. A iniciativa conta com dois conceitos inovadores: a rede privativa, uma faixa de frequências dedicada para tráfego exclusivo de empresas, não concorre com a ocupação da rede pública de telefonia celular dos consumidores finais e o conceito de Open RAN (Open Radio Access Networks, em inglês, ou Rede de Acesso de Rádio Aberto) flexibiliza a combinação de diversos provedores de soluções, permite a participação de novos entrantes de tecnologias e entrega uma solução de conectividade mais customizada

* Projeto coordenado pela Deloitte, conta com a participação do Itaú Unibanco, Siemens Healthineers, NEC, Telecom Infra Project (TIP), Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP).

Advertisement

Atualmente, a Siemens Healthineers utiliza a oportunidade para entender o comportamento de suas soluções na rede 5G e a evolução da conectividade remota dos equipamentos. A cooperação remota entre profissionais de saúde e equipamentos de imagem já faz parte da linha de serviços da empresa e a escalabilidade é o próximo passo para impactar ainda mais pacientes com diagnósticos precisos.

Para atingir o objetivo de universalização do atendimento remoto de saúde, o projeto foi concebido com duas etapas de expansão.

Após a conclusão com sucesso do piloto do HC serão executados dois testes: em uma cidade no interior de São Paulo e outro em uma localidade remota na Amazônia.

Da direita para a esquerda: Jacques Chicourel – Diretor de Digital Healthcare da Siemens Healthineers no Brasil; Marcia Ogawa - sócialíder da Indústria de Tecnologia, Mídia e Telecom da Deloitte; Paulo Pontes – Diretor da área de Ultrassom para a América Latina da Siemens Healthineers; Marco BegoDiretor de Inovação do Hospital das Clínicas

This article is from: