2 minute read

Transparência Corporativa

Um dos pilares de uma governança ética é a transparência. A Siemens reforça essa cultura por meio da coleta e da disponibilização de informações sobre participações em licitações públicas, contratos firmados com a administração pública, incentivos e benefícios fiscais recebidos, patrocínios e doações, além de terceiros contratados para atuar em nome da empresa.

Incentivos e benefícios fiscais

Advertisement

A Siemens investe em pesquisa e desenvolvimento no País, buscando fomentar inovação à tecnologia. Consequentemente, usufrui de incentivos fiscais descritos na Lei 10. 973/2004, conhecida como “Lei do Bem”.

A Siemens faz parte do Movimento Transparência 100%, a primeira iniciativa de fomento à transparência corporativa do Brasil.

Terceiros

contratados para atuar junto à administração pública

Participações

em licitações públicas e contratos firmados com a administração pública

Atuando como tradicional fornecedora para obras ligadas à infraestrutura do Brasil, a Siemens participa regularmente de licitações públicas para a aquisição de produtos e serviços por diversas instâncias de governo.

Entre os empreendimentos contemplados nessas licitações, estão centrais elétricas, sistemas de distribuição de energia, de saneamento, de produção de petróleo e gás, entre outros.

(A lista completa está na página 102.)

A Siemens conta com empresas terceirizadas que atuam em seu nome junto à administração pública para fins diversos, como regularização de estrangeiros no Brasil, assessoria em pregões eletrônicos, despachos aduaneiros, serviços operacionais e de representação junto ao mercado livre de energia, entre outros.

(A lista completa está na página 101.)

Patrocínios e doações

Em 2022, a Siemens empregou em torno de 550 mil reais em patrocínios e 1,7 milhão de reais em doações. Neste último campo, o maior beneficiário foi a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (OSESP). Os valores de patrocínio foram pulverizados em eventos relacionados à inovação e a segmentos específicos de atuação da empresa, notadamente indústria e infraestrutura.

(A lista completa está na página 100.)

Sistema Integrado de Gestão

Primeira empresa do Brasil a obter a Certificação ISO 9000, em 1989, a Siemens seguiu aprimorando seu sistema de gestão ao longo dos anos. Em 2022, a companhia continuou contando com seu Sistema de Excelência Siemens (SES), que integra a gestão das normas de Qualidade, Meio Ambiente, Segurança e Saúde Ocupacional, e agora, também, Eficiência Energética (leia mais sobre a ISO 50001 na página 44).

O objetivo desse sistema integrado de gestão é garantir operações e processos estruturados e eficientes para que a Siemens cumpra sua estratégia de ser uma empresa que entrega resultados, respeita o meio ambiente e promove as pessoas, dentro e fora do ambiente corporativo.

Em 2022, a Siemens passou pelo segundo ciclo de manutenção das normas de Qualidade (ISO 9001) e Meio Ambiente (ISO 14001), além do primeiro ciclo de manutenção da norma de Segurança e Saúde Ocupacional (ISO 45000). A área também atuou junto ao processo de certificação da ISO 50001 (Eficiência Energética).

O SES também é o responsável pela realização do Prêmio Werner von Siemens, que reconhece iniciativas das equipes da Siemens em quatro categorias. O prêmio relativo a 2022, no qual foram inscritos 36 projetos no Brasil, voltou a ter a cerimônia de premiação em formato presencial.

Prêmio Werner von Siemens

36 projetos inscritos em 2022

Quatro categorias:

1

Technology with purpose: iniciativas excelentes para a inovação em tecnologias que ajudam a enfrentar os desafios mais urgentes da sociedade

2

Customer impact: projetos que resolvem desafios dos clientes, permitindo que eles transformem seus negócios

3

Digitalization: iniciativas destacadas na combinação de tecnologias dos mundos digital e físico

4

Siemens Matters: projetos que colocam o sucesso e a reputação da empresa em primeiro lugar, estimulando a sustentabilidade das nossas atividade

This article is from: