
1 minute read
Digitalização em Mineração: Brasil é hub mundial da Siemens
A especialização da Siemens em atender empresas mineradoras no Brasil levou à criação, ainda em 2021, durante a pandemia, do Mineral Digital Hub. Em 2022, essa estrutura dedicada a desenvolver soluções para o setor oficializou-se como hub global da companhia, inclusive com a inauguração de um espaço físico em Belo Horizonte (MG), com um ambiente pensado para promover a criatividade e a inovação. Durante o primeiro ano de atuação, o efetivo do hub de mineração dobrou, chegando a 80 profissionais. As soluções da Siemens permitem monitorar todo o processo produtivo da extração de minerais, desde o desmonte da frente de lavra, beneficiamento do material nas usinas, até a expedição na ferrovia, facilitando assim a tomada ágil de decisões para corrigir desvios na cadeia de valor e minimizando impactos financeiros e ambientais para o cliente.

Advertisement

Atualmente, cerca de 75% do minério de ferro produzido no Brasil passa pelos sistemas implementados pela Siemens.
Descomissionamento de barragens

No segmento de mineração, uma das prioridades das empresas brasileiras têm sido o descomissionamento de barragens de rejeitos líquidos, buscando a mitigação de riscos ambientais e sociais. As operações de secagem dessas barragens envolvem muitos processos, para os quais a Siemens tem fornecido diversas soluções de seu portfólio de eletrificação, automação e digitalização. Outra inovação no campo da mineração que conta com soluções Siemens está nas operações remotas. Com o objetivo de reduzir o número de pessoal de campo em suas minas, as empresas do setor contam com soluções digitais da Siemens para operar e monitorar remotamente diversas funções do processo de mineração, reduzindo, também dessa forma, os riscos sociais do negócio.
Produção do Brasil para o mundo
A fábrica da Siemens Large Drives tem sido um importante gerador de negócios para a empresa também fora do Brasil. O aumento da demanda de exportação para outras regiões, como países da América do Sul, Europa e Oriente Médio, ampliou a ocupação da unidade, reafirmando a competitividade da unidade de Jundiaí (SP).
Para manter o alto nível de desempenho e adequar-se cada vez mais aos parâmetros ambientais e sociais do negócio, a fábrica também passou por processos de aumento de eficiência energética, otimizando o funcionamento de estruturas como iluminação e ar-condicionado, garantindo ao mesmo tempo conformidade com os objetivos estratégicos da empresa e bem-estar para seus funcionários.