
2 minute read
Mobilidade
Impulsionada pelas megatendências de urbanização, digitalização, globalização e mudança demográfica, a demanda por mobilidade aumenta constantemente. Ao mesmo tempo, a sociedade encara uma necessidade cada vez maior de mitigar as mudanças climáticas, bem como o esgotamento dos recursos naturais, para moldar um futuro sustentável e habitável.
Esta é uma das motivações centrais da Siemens Mobility: atuar de forma decisiva e introduzir padrões de sustentabilidade que permitam a descarbonização e a desmaterialização de toda a cadeia de valor da mobilidade.
Advertisement
Megatendências
300%
3x mais movimento de passageiros previsto globalmente até 2050
70%
Até 2050, 70% da população mundial viverá em cidades
Saiba mais sobre nossas soluções em Mobilidade.
30%
Mais de 30% da demanda global de energia do setor de transporte
A Siemens Mobility apoia seus clientes na busca pelo transporte neutro em carbono, tanto para passageiros quanto para cargas. Fazemos nossa parte utilizando produtos com eficiência energética e acelerando sistemas de propulsão alternativos que usam bateria ou tecnologia de hidrogênio.
Nossos clientes também aproveitam os benefícios do aumento do valor dos ativos por meio de nossa estratégia de gerenciamento do ciclo de vida; isso, por sua vez, reduz a pegada ecológica de suas operações.
30%
É a redução estimada no consumo de energia com as soluções mais recentes da Siemens Mobility, como o trem de alta velocidade Velaro
Novo, desenvolvido na Europa, que também apresenta custos menores de manutenção, além da redução de emissões
95% – É a taxa de reciclagem ao final do ciclo de vida do trem regional Mireo, desenvolvido pela Siemens Mobility. O produto recebeu o Prêmio Alemão de Sustentabilidade de 2021. Ele consome 25% menos energia que um trem convencional e foi projetado para operar também com tecnologias alternativas, como hidrogênio ou baterias.
Metrô em São Paulo

Em 2022, a ViaQuatro concluiu a implementação de um moderno sistema de sinalização digitalizada na Linha 4 de metrô, com soluções da Siemens Mobility. Conhecida como Linha Amarela, foi a primeira do metrô totalmente automatizada no continente latino-americano.
A Linha 4 começa na estação Luz e hoje tem 15 km. Até
1 milhão de passageiros/dia podem utilizar a frota de 29 trens que ligam 11 estações

Criação da primeira linha de metrô totalmente automatizada (GoA4) na América do Sul
Equipando 11 estações e 29 trens com tecnologia de ponta
Instalação da tecnologia CBTC em toda a linha de 15 km
Desde 2007, a Siemens Mobility trabalha com a ViaQuatro para instalar avançadas soluções de sinalização digital, como CBTC-UTO (GoA4 – sem condutor), Trainguard MT, telecomunicações a bordo e na via, entre outros, aumentando a capacidade de transporte de passageiros, minimizando a distância entre trens e proporcionando flexibilidade com segurança.

Trens metropolitanos
Podendo transportar até 1 milhão de passageiros por dia com maior segurança, confiabilidade e disponibilidade
Ouça o episódio do podcast sobre o tema “Mobilidade urbana e elétrica”
Em 2022, a Siemens Mobility assinou dois contratos com a ViaMobilidade para atualizar e modernizar os sistemas de trens da Grande São Paulo. A Siemens Mobility vai equipar a linha 8 (Diamante) com um sistema de sinalização automatizado e instalar novos sistemas de eletrificação e de tração nas linhas 8 e 9 (Esmeralda).
A Linha 8, de 41 km, tem 22 estações, atravessa seis municípios, e é servida por 36 trens, transportando cerca de 500 mil passageiros/dia. A Linha 9, de 31,8 km, tem 18 estações e uma frota de 36 comboios, levando 600 mil passageiros/dia.