3 minute read

Descarbonização

O portfólio da Siemens ajuda os clientes a reduzirem suas emissões e, assim, alcançarem suas metas de descarbonização. A Siemens, no âmbito global, progrediu rumo à meta de neutralidade até 2030 e reduziu emissões de CO 2 em 46%, em comparação com o ano base de 2019.

Advertisement

A empresa pretende acelerar nesse campo e estabeleceu uma meta intermediária de 55% em relação a 2019 até o final do ano fiscal de 2025. Para isso, investiremos € 650 milhões. No Brasil, em 2022, a Siemens atingiu 67% de redução de emissões, na comparação com 2019. Em 2021, nossas comunicações reportaram redução de 86%, tendo como ano-base 2014. Ao aderir à Science Based Targets iniciative (SBTi), que define 2019 como base, a Siemens passou a reportar dados nesse novo referencial. Substancial parte dos esforços pela redução, no Brasil, foi realizada entre 2014 e 2019, daí a diferença nos números de 2021 para 2022.

Ouça o episódio do podcast sobre o tema “Cidades inteligentes”

Medição inteligente

Uma das soluções Siemens já disponíveis no mercado e que tem enorme potencial para transformar o futuro são os sistemas de medição inteligente, pelo qual o consumidor tem acesso em tempo real aos dados de consumo das suas instalações, sejam elas residenciais, comerciais ou industriais.

Cadeia de suprimentos

A Siemens está comprometida com a redução de 20% das emissões em sua cadeia de fornecimento até 2030, na comparação com 2020, e pretende alcançar neutralidade de emissões nessa cadeia até 2050. Comprometida com a Science Based Targets iniciative (SBTi), a Siemens apoia a meta do Acordo do Clima de Paris para limitar a mudança climática a 1,5 graus Celsius. Saiba mais sobre o programa de descarbonização da Siemens.

Infraestrutura de energia

A Siemens atua de forma intensa no desenvolvimento de soluções para controle e automação de redes elétricas, distribuição de energia de baixa e de média tensão, incluindo também produtos para seccionamento e controle, automação predial e várias soluções de energia. Com seu portfólio, a Siemens contribui para o uso racional da energia, impactando na redução de perdas e, desta forma, reduzindo as emissões.

Com a modernização do sistema elétrico, soluções desse tipo serão uma ferramenta valiosa para o usuário programar seus gastos, inclusive beneficiando-se de tarifas flexíveis.

As concessionárias de energia já contam com diversas soluções Siemens, até mesmo digitais, que auxiliam nas tomadas de decisão para evitar interrupções de fornecimento e para distribuir a energia de forma adequada nas regiões atendidas, de acordo com o consumo registrado em cada uma delas.

Eco Efficiency @ Siemens

Nosso programa Eco Efficiency @ Siemens aborda aspectos ambientais específicos dos nossos produtos e da nossa produção. Também define objetivos para melhorar nossa gestão ambiental, por exemplo, por meio do incentivo a uma economia circular e da desmaterialização dos nossos processos internos.

Empenhada em oferecer produtos e sistemas que ajudem nossos clientes a reduzir suas emissões e utilizar seus recursos de forma otimizada, a certificação sobre gerenciamento de energia é um atestado de que somos um exemplo real das nossas próprias soluções.

Ouça o episódio do podcast sobre o tema “Como o ESG impacta em nossos negócios”

Desenvolvimento de produtos responsáveis

Produtos e soluções estão no centro dos nossos negócios. Avaliar nosso portfólio e aplicar uma abordagem de design ecológica para famílias de equipamentos relevantes nos permite oferecer um portfólio ecoeficiente.

Cadeia de suprimentos limpa

Uma cadeia de suprimentos limpa é fundamental no caminho para reduzir o uso de recursos naturais. É por isso que priorizaremos cada vez mais o uso de materiais reciclados e desenvolveremos ações contínuas para substituir a utilização de substâncias regulamentadas, de acordo com IEC 62474 (declaração de materiais para equipamentos eletroeletrônicos).

Eficiência nas operações próprias

Gerir eficientemente as nossas próprias localidades de produção e escritórios continua a ser um ponto-chave para nossa abordagem ambiental, especialmente por meio do reforço em práticas de gestão de resíduos e na utilização de energia limpa de forma eficaz.

Anhanguera Green & Digital

Em 2022, a Siemens lançou o projeto Anhanguera Green & Digital. O objetivo é transformar a localidade onde fica a sede da empresa, na cidade de São Paulo, em um exemplo da utilização de soluções tecnológicas na consolidação de operações sustentáveis, em linha com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Estão sendo desenvolvidas soluções para ar-condicionado, controle de fluxo de água, de consumo de energia, entre outros, todos monitorados por ferramentas digitais. A localidade será conectada a uma rede mundial de edifícios da Siemens, na qual é possível trocar experiências e fazer benchmark.

A localidade Anhanguera (SP) foi inaugurada na década de 1970.

investimento ao longo dos últimos anos, já é exemplo de compensação de emissões.

preservada e também se destaca pelo forte trabalho em reciclagem de materiais.

híbrido, utilizou o mesmo mobiliário, apenas reciclando materiais.

localidade segue energia solar, para contribuir para a Siemens mundialmente tornar-se neutra em carbono.

Precificação de carbono

Em anos recentes, a Siemens implantou no Brasil um Programa Interno de Precificação de Carbono, no qual as atividades são mapeadas para o levantamento de suas pegadas de carbono. Uma evolução do programa, em 2022, foi a introdução do conceito do preço sombra (ou shadow price).

Antes, a área de negócios pagava valores equivalentes às suas emissões. Agora, o método olha para o futuro. Caso a empresa pense em novos processos, novas fábricas, essa metodologia ajuda a identificar o potencial de emissões, avançando com o desenvolvimento, mas já considerando a emissão de carbono e já prevendo a verba necessária para compensar emissões futuras.

This article is from: