
1 minute read
1ª Jornada da Iniciação à Vida Cristã
A Basílica da Medianeira recebeu no dia 17 de julho a primeira Jornada da Iniciação à Vida Cristã. Entre palestras, celebração, orações e cantos a metodologia implantada na arquidiocese foi apresentada e aprofundada. Cerca de 500 catequistas participaram da atividade, esclareceram dúvidas e apresentaram avanços e dificuldades na caminhada da IVC. O evento contou com intervenções musicais a cargo do seminarista Mateus Bernardi.
Nas palavras de Dom Leomar: “Primeira porque esperamos iniciar um processo que terá continuidade, uma série de compromissos comuns, para que todos possam caminhar juntos. Jornada, porque trata-se de um dia que se dilata em tantos outros dias em nossas comunidades. Da Iniciação à Vida Cristã, porque queremos iniciar na fé os que desejam ser cristãos, para seguir Jesus Cristo em sua Igreja. Da Arquidiocese de Santa Maria porque somos vocacionados a testemunhar Jesus Cristo e seu Evangelho nesta Igreja Particular”.
Advertisement
A Ir. Maria Aparecida Barboza, ICM – que abordou “Como fazer a Leitura Orante da Palavra” e trouxe explicações do surgimento da Leitura Orante, seus passos e como aplicá-la na prática e recordou que a Leitura Orante sempre inicia com a invocação do Espírito Santo.
A segunda reflexão, acerca da Iniciação à Vida Cristã, o mergulho pessoal no mistério de Deus, o entendimento de seus símbolos e ritos e a ligação indispensável entre Catequese e Litur- gia ficaram sob responsabilidade de Dom Leomar que também trouxe elemento do Processo de Inspiração Catecumenal abordado no RICA (Ritual de Iniciação Cristã de Adultos).
O Pe. Cristiano Quatrin e a catequista Cristiane Rubim apresentaram a preparação dos espaços e como usar os livros. O uso de símbolos, tempo de duração, quantidade de crianças por turma e o momento correto para o testemunho da catequista.
As Celebrações no cronograma da catequese foram explicadas pelo Pe. Alcione Carvalho e a catequista Elisete Vianna. Cada etapa tem celebrações de entrega. No entanto, se faz necessário orientar as crianças para a participação nas missas de domingos.
A Avaliação da convidada, Irmã Maria Aparecida foi muito positiva: “Participar da 1ª Jornada da Iniciação à Vida Cristã da Arquidiocese de Santa Maria foi para mim uma grande alegria. Contemplar o olhar dos catequistas tão atentos aos conteúdos e entusiasmados com a proposta da Iniciação à Vida Cristã, que propõe uma catequese de experiência com Jesus Cristo, de formação discipular é um grande marco para a arquidiocese neste novo tempo.
A parte final foi destinada para comunicações gerais e para a leitura da Carta do Arcebispo para os catequistas. A atividade encerrou com a Bênção de envio realizada por Dom Leomar Antônio Brustolin.