1 minute read

Em foco: a Família

Asmanchetes que anunciam bombardeamentos, ameaças de ataques nucleares, catástrofes naturais e golpes de terrorismo nos mantêm em alerta. Com a atenção absorvida pelas exigências diárias, inundados por um fluxo de impressões, corremos o risco de “perder o foco”. De não vermos o essencial entre tudo o que nos apresentam como decisivo e urgente.

O Papa Francisco nos alerta. Relança com vigor uma das principais linhas do seu magistério, aliás já um leitmotiv marcante dos seus predecessores, colocando uma vez mais no centro da atenção o tema da família: O lema do recente X Encontro Mundial das Famílias contém uma significativa mensagem de extrema atualidade: Amor em família, vocação e caminho de santidade.

Advertisement

Francisco convida as famílias de hoje a um protagonismo cristão no palco da história dos nossos dias: Ser família, viver a vocação de ser família significa testemunhar que é possível viver o amor. Um amor exigente, como total doação de si para o bem dos outros. Ele brota de contínuas pequenas e grandes renúncias, não exclui sacrifícios, inclui a dimensão da misericórdia e do perdão. A única Fonte inexaurível da qual pode brotar este amor é o AMOR infinitamente misericordioso do Pai que Jesus anuncia, comunica e ao qual conduz como caminho de santidade. Alimentado por esta Fonte do AMOR INFINITO, o amor humano conhece a alegria do amor. Amoris laetitia – é este testemunho das famílias chamadas à santidade que pode contribuir para ajudar muitos a reencontrarem em Cristo o foco essencial de sua existência.

Na verdade, é este o forte testemunho que João Pozzobon nos legou na simplicidade do seu testamento espiritual, poucos anos antes da sua partida para a casa do Pai: “Ofereço-me como holocausto pela minha rica família e pela grandiosa missão que me foi confiada....

O objetivo atual é salvar a família com as nossas forças de santificação: imitar Maria; ser um reflexo da justiça cristã, um pelo outro, para uma nova conquista de dignidade e respeito da pessoa humana com seus valores e fazer encontro com os mais necessitados.... Ninguém é dispensado da missão cristã. Unidos queremos salvar a família, numa caminhada de paz, como filhos de Deus”.

This article is from: