Livreto GBF - Quaresma 2017

Page 34

tipo de árvores agradáveis aos olhos e boas para alimento. E no meio do jardim, a árvore da vida e a árvore do conhecimento do bem e do mal. O Senhor Deus colocou o homem no jardim do Éden para cuidar dele e cultivá-lo” (Gn 2,8-9.15). (Um breve silêncio)

A: Façamos novamente a leitura do texto, agora com mais calma, saboreando cada frase, com nossos ouvidos bem abertos, para que possamos entender cada palavra. (Reler o texto)

A: Com especial carinho, Deus encerra a sua obra, colocando ali homem e mulher, para que possam desfrutar de todas as maravilhas ofertadas no Éden. A criação é uma obra-prima das mãos de Deus. T:

O Senhor Deus tomou o homem e o colocou no jardim do Éden, para o cultivar e guardar (Gn 2,15).

A: Esse jardim não é apenas o local do qual o ser humano retira o seu alimento, mas é ambiente do encontro com Deus e da vivência da fraternidade. T:

“Cultivar” quer dizer lavrar ou trabalhar um terreno, e “guardar” significa proteger, cuidar, preservar, velar (Papa Francisco).

L:

O jardim, nosso planeta, precisa ser cultivado com o mesmo amor com que foi criado, para continuar frutificando, e deve ser guardado com cuidado, para que as relações entre as pessoas também sejam fecundas. a) Estamos conseguindo cumprir o nosso papel de guardiães da Casa Comum, da obra criada por Deus? b) O que Deus está nos falando? (Conversar e partilhar)

Canto: 1. Com carinho, desenhei este planeta. Com cuidado, aqui plantei o meu jardim. Com alegria, eu sonhei um paraíso para a vida, dom de amor que não tem fim. /: Ponho, então, à tua frente dois caminhos diferentes: Vida e morte, e escolherás. Sê sensato: escolhe a vida! Parte o pão, cura as feridas! Sê fraterno e viverás. :/ A: Cuidar do jardim que Deus criou é preservar o nosso bioma da Mata Atlântica, no qual nós, catarinenses, estamos inseridos, e

34


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.